Foto nº 1 > Moçambique > Lourenço Marques > 1951 > Vista aérea
Foto nº 1A > Moçambique > Lourenço Marques > 1951 > Vista aérea
Foto nº 1B > Moçambique > Lourenço Marques > 1951 > Vista aérea
Foto nº 1C > Moçambique > Lourenço Marques > 1951 > Vista aérea
Foto nº 2 > ?
Foto nº 3 > ?
Foto nº 4 > ?
Foto nº 5 > ?
Foto nº 6 > ?
Foto nº 7 > ?
1. Estas fotos sáo do princípio dos anos 50. Para já não vamos citar a fonte, que é para os nossos leitores poderem fazer o TPC este fim de semana... sem ajudas.
Dizem respeito às ex-colónias portuguesas, promovidas em 1951 à categoria de "províncias ultramarinas"... Estão aqui todas representadas, menos Angola... A nº 1 náo tem nada que enganar: é Lourenço Marques, com algumas das suas artérias e edifícios emblemáticos... Quem, dos nossos leitores, a chegou a conhecer pode identificar facilmente alguns pontos de referència.
As outras (de 2 a 7) podem ser mais difíceis de identificar:
- um trecho de costa (nº 7),
- a vista aérea de uma capital (nº 6),
- um hospital psiquiátrico recém-inaugurado (nº 5),
- umas salinas (nº 4),
- uma embarcação típica (nº 3),
- mais uma vista aérea de uma capital com a sua conhecida baía (nç 2)...
Eu nunca cheguei ao Índico, aliás só conheço a Guiné e Luanda (não posso dizer que conheço Angola)... E de Cabo Verde, só pisei o areoporto do Sal... Aliás, nem pisei, não saí do avião, que lá fez escala em 1970..
Mas temos aqui, entre os nossos leitores, gente que conheceu bem o nosso antigo "império colonial"... Não é nenhum exercício de saudosismo..."colonialista". Mesmo se todos nós fomos, de uma maneira ou outra, "colonialistas"... Bastava ter, afinal, vestido a farda do exército colonial, a do caqui amarelo ou, mais tarde, a camuflada...
O António Rosinha tem razão, ele não foi o único "colón"...Às vezes, coitado, até parece que está aqui sozinho na Tabanca Grande...
Bom, quem quer dar uma ajuda ?
______________
Nota do editor:
Último poste da série > 25 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26189: Fotos à procura de... uma legenda (188): é mesmo a última das 4 fotos aéreas de que falta identificar a localização, diz o fotógrafo, Morais Silva, cap art, cmdt da CCAÇ 2796, Gadamael, em finais de 1971
1 comentário:
Um dos edifícios históricos de LM é o "Avenida Buildings (ou prédio Pott) que ainda se vê na foto nº 1...
THE DELAGOA BAY WORLD >15/05/2021
OS AVENIDA BUILDINGS EM LOURENÇO MARQUES, FINAL DOS ANOS 50
´"(...) Os Avenida Buidings, imóvel fulcral da iconografia da anterior e actual capital moçambicana, também é conhecido como Prédio Pott, designação que formalmente nunca teve, sendo que o edifício foi mandado construir e pertenceu a Gerard Pott, uma figura incontornável na vida da Cidade, na última década do Século XIX e nas duas décadas seguintes, não só por si mas também por alguma da sua descendência, nomeadamente, Karel Pott.
"Esta é, na minha opinião, a melhor foto que já vi de como era o icónico edifício antes do incêndio que o arruinou no início da década de 1990 e que aguarda projecto para a sua merecida reabilitação, o que teria um impacto brutal na Cidade Baixa." (...)
Enviar um comentário