Foto nº 20
Foto nº 20A
Foto nº 20B
Foto nº 20C
Guiné > Região de Tombali > s/l > 1971 > Vista aérea de um reordenamento, talvez entre Catió e Cufar.
Foto s/n (1)
Guiné > Região de Tombali > Gadamael > 1971 > Vista aérea do reordenamento de Gadamel e da pista de aviação (em 1), e com maior detalhe (em 2).
Fotos (e legendas): © Morais da Silva (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Guiné > Região de Tombali > Carta de Bedanda (1956) (Escala 1/50 mil) > Posição relativa de Bedanda, rio Cumbijã e, a sudoeste, Cufar, Mato Farroba, Ilhéu de Infandre e Príame (Catió).
Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2024)
1. A foto nº 20 é mesmo a última das 4 fotos aéreas de que falta identificar a localização. jlJá vimos que:
(i) a nº 30 diz respeito a Cacine;
(ii) as nºs 23 e 25 são de Catió;
(iii) e a nº 29 é referente a Cabedu (*)...
Recorde-se que o cor art ref Morais Silva andava a "rearrumar" fotos do seu álbum da Guiné. Mas tinha umas tantas, sem legendas... E pediu-nos "ajuda"...
São vistas aéreas, tiradas de avioneta quando um dia, em finais de 1971, foi fazer uma visita de cortesia, camaradagem e amizade ao Augusto José Monteiro Valente (1944-2012), cmdt da CCAÇ 2792 (Catió e Cabedu, 1970/72) (precocemente falecido, com o posto de maj gen ref).
Na altura, ele comandava, desde janeiro de 1971, a CCAÇ 2796, os "Gaviões", em Gafamael. Deixou ao cuidado dos seus homens o aquartelamento de Gadamael. A caminho de Catió tirou umas tantas fotos ("slides"), incluindo umas quatro ou cinco do quartel e reordenamento de Gadamael.
Reconstituindo o seu percurso de avioneta (DO 27 da FAP ou Cessna dos TAGP), já vimos que:
Na altura, ele comandava, desde janeiro de 1971, a CCAÇ 2796, os "Gaviões", em Gafamael. Deixou ao cuidado dos seus homens o aquartelamento de Gadamael. A caminho de Catió tirou umas tantas fotos ("slides"), incluindo umas quatro ou cinco do quartel e reordenamento de Gadamael.
Reconstituindo o seu percurso de avioneta (DO 27 da FAP ou Cessna dos TAGP), já vimos que:
- ele seguiu para sul, ao longo do rio Cacine;
- sobrevoou Cacine (foto nº 30);
- atravessou a península de Cubucaré (que é delimitada pelos rios Cacine e Cumbijã);
- tirou uma foto ao destacamento de Cabedu (nº 29);
- e chegou finalmente a Catió (fotos nºs 23 e 25).
Recorde-se que, na altura, em finais de 1971, o PAIGC ainda estava fortemente implantado no Cantanhez. A reocupação da península de Cubucaré começa só em finais de 1972 (Op Grande Empresa), não havendo aqui, até então, reordenamentos feitos pela NT.
Onde terá sido, pois, tirada esta última foto (nº 20) ? Catió, Príame, ilhéu de Infandre, Mato Farroba, Cufar, na margem direita do rio Cumbijã ?
________________
Nota do editor:
(*) Último poste da série > 20 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26171: Fotos à procura de... uma legenda (187): O fotógrafo, o então cmdt da CCAÇ 2796, "Gaviões" (Gadamael, 1970/72), Morais Silva (hoje cor art ref) pergunta se seria Cabedu... Vejam se o podem ajudar, que ele quer arrumar os "slides"...
Vd. postes anteriores:
18 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26163: Fotos à procura de... uma legenda (186): O "gavião" que perdeu, não a "pena", mas... as legendas das fotos nº 23 e 25 do seu álbum... Ele pergunta se será Catió (...falamos do cor art ref Morais Silva)
17 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26161: Fotos à procura de... uma legenda (185): O fotógrafo, o então cmdt da CCAÇ 2796, "Os Gaviões" (Gadamael, 1970/72), Morais Silva (hoje cor art ref) pergunta se seria Cacine... Vejam se o podem ajudar, que ele quer arrumar os "slides"...
16 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26159: Fotos à procura de... uma legenda (184): Vistas aéreas de guarnições militares, povoações, tabancas e reordenamentos da Região de Tombali (Morais Silva, cor art ref, ex-cmdt, CCAÇ 2796, Gadamael, 1970/72)
11 comentários:
Julgo ser Gadamael Porto (Reordenamento).
Repare-se na pista que também, assim vemos, no P16158.
Valdemar Queiroz
O Morais desmente, e ele conheceu bem, durante mais de um ano, Gadamael e o reordenamento que estava em construção...
E se for Mato Farroba, pergunto eu ? Ver aqui fotos do "lourinhanense" Luís Mourato Oliveira:
21 de abril de 2017 > Guiné 61/74 - P17267: Álbum fotográfico de Luís Mourato Oliveira, ex-alf mil, CCAÇ 4740 (Cufar, dez 72 / jul 73) e Pel Caç Nat 52 (Mato Cão e Missirá, jul 73 /ago 74) (15): Tabancas de Cufar e Matofarroba
Meu caro Morais Silva:
Está mais difícil este último exercício (foto nº 20)... Temos uma vista área parciual de um reordenamento e de um troço de pista de aviação... que se pode confundir com Gadamael... (Mas o meu amigo diz que não...).
Se não for Gadamael, eu mando um palpite: Mato Farroba... (mas era apenas um reordenamento de antiga gente turra, não devia ter pista...).
Vamos perguntar ao Luis Mourato Oliveira que conheceu bem Cufar e Mato Farroba... Não estou a ver mais reordenamentos em finais de 1971, na margem direita do rio Cumbijá...(Talvez Ilhéu de Infandre, mas não também não deveria ter uma pista como a da foto nº 20)...
Não temos foto aérea de nenhum reordenamento de Catió...O Manuel Vaz também poderá dar uma ajuda, bem como o António Graça de Abreu, que esteve no CAOP1, em Cufar, em 1973, e que conheceu a regiáo "by air". E O C. Martins, que "fechou a guerra" em Gandemel...O Manuel Reis e o J. Casimiro Carvalho também tèm recordações (amargas) destes sítios (pelo menos Guileje e Gadamael)...Sem esquecer o Armindo Batata.
Mantenhas para todos. Luis
Manuel Augusto Reis
25 nov 2024 19:24
Luís: Tudo indica que se trata da parte final da pista de Gadamael. Nas imediações dessa pista ( não é visível), existia uma grande vala onde permaneci com o meu grupo de combate, durante 15 dias. Nessa vala parmaceram também 2 companhias de paraquedias com os respectivos comandantes, Araújo e Sá e Moura Calheiros.
Esta é a memória da localização, que pode não ser muito fiel, pois o tempo nem sempre é um fiel amigo.
Manuel Reis
Conheci bem Mato Farroba e não é o caso desta foto. Não tinha pista de aviação, a pista com dois quilómetros, era entre Cufar e Mato Farroba, asfaltada,, bem diferente desta da foto.
Luis Mourato (by email)
25 nov 2024 20:50
Mato Farroba quase de certeza não é.
Senhor Coronel Morais Leitão,
Tenho seguido este poste relativamente à foto aérea à procura do local.
Gostaria de ajudar e colaborar, mas infelizmente não posso, não sei.
Tenho várias fotografias aéreas, das minhas deslocações mensais do Comando do meu Batalhão até Bissau e vice versa.
As minha fotos, podem encontrar-se em aquartelamentos entre Nova Lamego, São Domingos e Bissau.
Também não sei onde ficam, mas na rota dos Dakotas, e DO.
Não são de certeza no Sul da Guiné, onde nunca passei por lá, quer de avião ou a pé...
O meu palpite vai para Gadamael, não pode ser numa vilazita qualquer, é um grande reordenamento, e conheço alguns, bem mais pequenos que este.
Certezas, nenhumas, nas estou curioso por saber.
Alguém deve conhecer isto, mas quem fez viagens de avião, pois no Chão é difícil ter esta perspetiva.
Espero que se consiga.
Virgilio Teixeira
Nas fotografias (s/n) aparece um quadrado pintado de branco bem visível na pista, e são exactamente as mesmas identificadas como Gadamael que aparecem no P16158.
Valdemar Queiroz
Retifico o nome de Coronel Moraís da Silva
Estava a pensar noutra pessoa chamada de Morais Leitão
As minhas desculpas
Virgilio Teixeira
Comparem-se as fotos aéreas de Gadamael e a que não sei identificar. Conclua-se que esta não é de Gadamael, porque:
Reordenamento de Gadamael (pista na direcção Norte-Sul)
- parte Norte do Reordenamento PARALELA à pista e APENAS a Oeste desta
- quadriculado da construção na totalidade do reordenamento
- inexistência de vegetação expressiva no interior da área construída
- inexistência de profusão de traçados de “pé posto” no interior
Foto ainda não Identificada
- Não há PARALELISMO COM A PISTA
- há construção nas duas áreas laterais da pista
- vegetação expressiva no interior
- profusão de traçados de pé posto
Então e a foto publicada no P16158 que está identificada como sendo Gadamael está mal
legendada?
Valdemar Queiroz
Enviar um comentário