Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
segunda-feira, 7 de agosto de 2006
Guiné 63/74 - P1030: Postais Ilustrados (2): Dança nalu, Cacine (Beja Santos)
Legenda: FF2 - Dança nalu, Cacine
Edição: Casa Mendes, Bissau, s/d.
Kodachrome de A. B. Geraldo.
Bilhete postal gentilmente cedido pelo nosso camarada Beja Santos (1).
Segundo a brochura Missão na Guiné, editada em 1971 pelo Estado-Maior do Exército, os Nalus (cerca de 5500, de acordo com o censo de 1960) habitavam a região de Tombali (Cacine), no sul. Eram descritos pelos nossos etnógrafos, como sendo "pouco robustos e de estatura média. Muito individualistas, recusam-se a manter relações com as tribos vizinhas. Têm um conceito perfeito de justiça. Encontram-se em grande parte islamizados"... (LG)
________
Nota de L.G.
(1) Vd. post de 4 de Agosto de 2006 > Guiné 63/74 - P1023: Postais Ilustrados (1): Pescadora, de etnia papel (Beja Santos)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário