quarta-feira, 9 de abril de 2008

Guiné 63/74 - P2736: Tabanca Grande (60): Jorge Picado, ilhavense, ex- Cap Mil, CCAÇ 2589, CART 2732 e CAOP 1 (1970/72)





Ria de Aveiro > Agosto de 2006 > Homenagem a um dos mais belos pedaços da nossa costa, a Ria de Aveiro (que à vezes faz-nos lembrar a nossa Guiné...), e a à sua gente, brava e rija, muita da qual fez a "tropa do bacalhau"... Uma forma singela, nossa, da nossa tertúlia, de saudar 0 novo camarada, Jorge Picado, ilhavense, que foi capitão miliciano, na Guiné, nas regiões do Cacheu e do Óio, entre 1970 e 1972... (LG)
Fotos: © Luís Graça (2006). Direitos reservados.

1. Nota do co-editor Virgínio Briote:

Apresenta-se hoje o ex-Cap Mil Jorge Picado, que foi Cmdt das CCAÇ 2589 e CART 2732 e que antes de regressar à Metrópole ainda andou por Teixeira Pinto.

Caro Camarada, estás apresentado. Não precisas de guia de marcha nem tão pouco de seguir ao teu destino, como era costume lermos nas OS. Pedimos-te duas fotos, uma com os galões (ou sem eles) daqueles tempos e outra mais actual. As regras da
nossa tertúlia estão bem visíveis, já deves ter dado por elas.

E, caro Jorge Picado, puxa pela tua memória. As zonas por onde andaste foram conhecidas, bem demais, por muitos de nós e os tempos em que lá estiveste (1970/72) foram ricos em acontecimentos.

Recebe também as boas vindas do resto da nossa equipa editorial, o Luís Graça e o Carlos Vinhal. Seguramente que o Carlos Vinhal, o Luís Camões e o Luís Nabais terão todo o gosto em apadrinhar a tua entrada nesta caserna virtual dos camaradas da Guiné.

vb

2. Mensagem de
Jorge Picado:

Olá

Também pertenço ao grupo dos que palmilharam as poucas estradas alcatroadas e as muitas picadas da Guiné-Bissau.

Desde Bissau, Nhacra, Jugudul, Mansoa, Braia, Infandre, Cutia, Mansabá, Bironque, K-3, Farim, passando o rio Mansoa em João Landim, Bula, Có, Pelundo, Changalana, Jolmete, Teixeira Pinto, Canobe, Bara, Bajope, Blequisse, Cajinjassá, Capol, Bachegue, Boja, Chulame, Bassarel, Chanto, Bajobe, Bó, Calequisse, Cati, Biacha, Cabienque, Pandim, Cancal, Tame, Carenque, Batucar, Bugulha, Cajegute, Ponta Pedra, Caió, Tebebe, Belabate, Caiomete, Petabe, Beniche, a célebre Ponte Alf Nunes, Churobrique, Bachile, Capó, Cacheu (fui de meio aéreo) e também por meio fluvial acabei por pisar bolanhas na Ilha de Jeta e visitar Omaia na Ilha de Pecixe, além das bolanhas de Ilha de Jete.

Eis a minha identificação para que o Carlos Vinhal há 37 anos na CART 2732 em Mansabá, o Luís Camões há 38 anos na CCAÇ 2589, bem como o Luís Nabais na CCS do BCAÇ 2885 em Mansoa me sirvam de padrinhos na entrada desta Tertúlia, se ainda recordam este nome.

Jorge Manuel Simões Picado, natural e residente em Ílhavo, a poucos dias de chegar aos 71 anos, Eng.º Agrónomo de profissão (aposentado da Função Publica) e por gosto, Cap Mil por imposição e a contra-gosto, comandei (mal ou menos mal) a CCAÇ 2589 desde 24 de Fevereiro de 1970 até 15 de Fevereiro de 1971 quando a deixei a caminho do Cumuré e me apresentei no QG em Bissau para aguardar novo destino, tendo seguido para comandar a CART 2732 a partir de 8 de Março de 1971 até 29 de Abril de 1971, indo acabar a comissão no CAOP 1 em Teixeira Pinto desde 4 de Maio de 1971 até às vésperas de 9 de Fevereiro de 1972, dia do meu desembarque no Aeroporto de Lisboa.

Perdoem-me qualquer erro, mas sou ainda um neófito nas novas tecnologias. Só estou ligado à Internet desde o passado dia 29 de Março e ainda não domino estas ferramentas, de tal modo que tive de me socorrer dum dos meus netos para aceder ao blogue, depois de ter lido a notícia no suplemento Y do Publico de sexta-feira [, dia 4 de Abril de 2008, que fez uma referência ao blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné: Não deixes que sejam os outros a contar a tua guerra]. Por isso ainda não posso enviar fotografias.

J. Picado
_________

Nota de vb:

(1) Pede-me o Luís Graça, o fundador e editor deste blogue, que acrescenta o seguinte a esta nota de apresentação: há referências à tua terra, Ílhavo, por causa da pesca do bacalhau e de amigos dele, da Costa Nova, como o Arquitecto José António Paradela, o Cap Valdemar Aveiro ou o Dr. João Vizinho, médico. São ilhavenses ilustres, e para mais da tua geração (os dois primeiros). Sobre a "tropa do bacalhau", podes dar uma espreitadela em:



Ligado a Ílhavo e à Costa Nova, é também o Gilberto Madail, que passou pela Guiné (Bissorã, Xime, entre 1967 e 1969): vd. postes de:



Sem comentários: