Guiné > Zona Leste > COP7 > Margem esquerda do RCorubal > Gampará > 1972 > Monumento da CART 3417 (Magalas de Gampará), "assinalando a passagem da minha Companhia" por Gampará (AM). Vê-se que por ali também passaram, ao servlço do COP (Bafatá), vários DFE - Destacamentos de Fuzileiros Especiais (4, 8, 13, 21, 22), a CCP 121/BCP 12, a 2ª CCA - Companhia de Comandos Africanos, o Pel Art 29 e o Pel Mil 331.
Foto e legenda: © Amilcar Mendes (2007). Direitos reservados.
1. Em 4 de Abril passado, recebemos uma mensagem do nosso camarada José Quintas
Camarada Luis Graça,
Apresenta-se o 1.º Cabo Comando, da 38.ª Companhia de Comandos José Quintas.
Gostaria que me informasses se possível, como fazer parte desta magnífica tertúlia de ex-Combatentes e como posso participar na mesma, pois acho formidável a maneira como são abordados estes temas da guerra em que participámos e, não há duvida que é preciso fazer trabalhos como estes para a posteridade.
Fico desde já a aguardar, enviando um caloroso abraço a todos os ex-Combatentes.
José Quintas
2. Em 7 de Abril foi dada resposta a este nosso camarada
Caro José Quintas
Estou a receber-te em nome do Comandante Luís Graça.
Para fazeres parte da nossa Tabanca Grande, começarás por enviar uma foto tua do tempo da guerra e outra actual, tipo passe de preferência.
Na nossa página, do lado direito, poderás verificar quais são as 10 condições essenciais a cumprir no nosso Blogue, onde o respeito pela opinião dos outros é fundamental. Neste assunto da Guerra Colonial há diversos pontos de vista e alguns recalcamentos remanescentes em relação ao nosso inimigo de então, têm de ser abolidos definitivamente. A Guiné-Bissau de hoje é um país irmão que necessita da nossa ajuda.
Entre nós não existem apenas ex-combatentes, mas também guineenses, e portugueses que têm alguma ligação com aquele país.
Entre nós usamos o tratamento por tu, como já reparaste.
Podes contar-nos as tuas estórias e enviar fotos para as ilustrar.
Deves saber que já temos entre nós um teu camarada, o Amílcar Mendes que certamente conhecerás.
Ficamos à espera de notícias tuas para te apresentarmos formalmente aos restantes camaradas e amigos da Guiné-Bissau.
Para ti um fraterno abraço de,
Carlos Vinhal
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Oh Carlos
Temos outro camarada da 38ªCC,o
Miguel Vareta,tem sido pouco interventivo,é certo,anda a preparar oEuropean Golden Oldies
Rugby Festival na Madeira em Junho
onde espero participar.Depois deste
acontecimento,vou incentivá-lo a
escrever no blogue
Vd. poste de 14 de Junho de 2007
Guiné 63/74 - P1847: Tabanca Grande (12): Apresenta-se o ex-Furriel Mil Miguel Vareta, 38ª Companhia de Comandos, 1972/74
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2007/06/guin-6374-p1847-tabanca-grande-12.html
O Paulo Santiago e o Miguel Vareta conheceram-se num jogo de rugby, de veteranos: "Tive hoje um jogo de rugby de veteranos, disputado entre a minha equipe(Rugby Club da Bairrada) e o CDUP. Na terceira parte (o jantar) de leitão e bom vinho, ficou perto de mim, o Miguel Vareta, que com conversa sobre idades, enquanto se comia e bebia, me disse ter estado na Guiné na 38ª CCmds" (...).
O problema da nossa Tabanca Grande é que a rapaziada é muito avessa a escrever... LG, editor.
Enviar um comentário