domingo, 6 de abril de 2008

Guiné 63/74 - P2726: Fórum Guileje (13): Não foram as Forças Armadas Portuguesas que perderam a guerra (Paulo Santiago)


Mensagem do Paulo Santiago, de 25/03/2008


Após a leitura do P2679, escrito pelo camarada Mexia Alves, existem algumas questões que importa esclarecer. Comecemos pela frase A guerra da Guiné estava perdida.



Vou socorrer-me do livro Contra-Insurreição em África, de John P.Cann, oficial-aviador da Marinha norte-americana.
Cito da pág 255 do livro referido.

Numa análise final, enquanto Portugal lutava numa campanha imaginativa a fim de conservar as suas colónias numa época anti-colonial, não havia fibra militar que conseguisse superar o problema político da legitimidade de Portugal em África.

Devido a esta circunstância, Portugal perdeu a guerra e finalmente as suas colónias, apesar dos enormes sacrifícios feitos (…)

Em 1970, o General Spínola refreara o ímpeto do PAIGC e originara um impasse através de uma liderança enérgica e do seu progama social 'Uma Guiné Melhor'.

Este impasse começou a desaparecer em 1973, à medida que o exército compreendia que a solução política necessária não estava à vista (…) as forças militares não poderiam pôr fim à guerra.

Nenhuma espécie de campanha imaginativa conseguiria fazê-lo. O general Spínola e todas as forças armadas portuguesas estavam cientes deste facto. Contudo, os líderes políticos de Portugal permaneceram sem visão e afastados da realidade.

No post anunciado acima vem também a frase A política fez a guerra, a política acabou a guerra, e esta é a verdade.

Concordo com a primeira parte, foram de facto os políticos, a partir do Terreiro do Paço, que 'fizeram' a guerra, mas não foram eles que a acabaram, e volto ao livro referido, pág.256:




Administrou (o exército) habilmente a utilização das vidas e dos bens. Quando os políticos não conseguiram providenciar o necessário apoio complementar, foi o exército que interveio a 25 de Abril de 1974 e ofereceu a solução política que não só libertou as colónias mas libertou também Portugal e tornou possível a transição para a democracia.

Penso que não está a haver um endeusamento do PAIGC e um apoucamento das Forças Armadas Portuguesas, estas com os poucos meios disponiveis bateram-se arduamente sempre à espera da solução política que nunca apareceu.

Para terminar, façam o julgamento, pondo de um lado o Cor Coutinho e Lima que retirou de Guiledje, levando 800 pessoas, militares e civis, do outro o Cor Castro Lemos e o Lourenço que mandaram para o matadouro (Paulo Malu dixit) do Quirafo os militares, milícias e civis que nós sabemos.

Abraço
Paulo Santiago


_________


Fixação de texto da responsabilidades de vb.


Artigos relacionados em:



5 de Abril de 2008 >
Guiné 63/74 - P2722: Fórum Guileje (12): Bombas de napalm e outras curiosidades da nossa visita ao Cantanhez (Nuno Rubim)


4 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2718: Fórum Guileje (11): Relembrando a velha Guileje do Zé Neto e do Eurico Corvacho, onde perdi 2 soldados em combate (Idálio Reis)


25 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2679: Fórum Guileje (10): Não ao endeusamento do PAIGC e ao apoucamento das Forças Armadas Portugueses (Joaquim Mexia Alves)


19 de Março de 2008 >
Guiné 63/74 - P2666: Fórum Guileje (9): O Simpósio foi uma festa, uma grande festa! (Carlos Silva)


18 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2662: Fórum Guileje (8): O nosso património histórico comum (Leopoldo Amado)

16 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2649: Fórum Guileje (7): A importância do Caminho do Povo (Paulo Santiago)


15 de Março de 2008 >Guiné 63/74 - P2645: Fórum Guileje (6): Antes que se esgote... Gandembel (Jorge Félix, ex-Alf Mil Pil Av Al III, BA12, Bissalanca, 1968/70)


15 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2642: Fórum Guileje (5): Que sentido dar a esta vaga de fundo ? Da guinefobia à guinefilia (Hélder de Sousa / Luís Graça)


14 de Março de 2008 >Guiné 63/74 - P2638: Fórum Guileje (4): Minas aquáticas em Bedanda (Ayala Botto)


13 de Março de 2008 >
Guiné 63/74 - P2629: Fórum Guileje (3): A Marinha esteve como peixe dentro de água no CTIG, e teve um papel logístico fundamental (Pedro Lauret)




12 de Março de 2008 >
Guiné 63/74 - P2626: Fórum Guileje (1): E Cameconde ? Cabedu ? E a nossa Marinha ? (Manuel Lema Santos / Jorge Teixeira / Virgínio Briote)

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Paulo Santiago, estou de acordo com o que adiantas, tanto no que escreves como dos textos de que socorres. É claro que já não deviam haver confusões do tipo das que ainda vão aparecendo e que motivam a tua intervenção mas como elas por vezes se manifestam é sembre bom que aclarem as coisas.
Hélder Sousa

Anónimo disse...

Meu caro amigo Paulo Santiago

Quando eu digo, «A política fez a guerra, a política acabou a guerra», repara que não estou a dizer os "politicos", mas sim a "politica", (que aliás tu referes, quando dizes «solução política»), para diferenciar exactamente aquilo que dizes, ou seja, que não foram as Forças Armadas que perderam a guerra.
O que eu digo ainda é que a frase tantas vezes repetida de que a "guerra da Guiné estava perdida", no sentido militar, é uma frase que não corresponde à verdade e é baseada apenas em três ou quatro acções bem desenvolvidas pelo PAIGC, quer militarmente, quer como propaganda, mas não constituem minimamente o todo da guerra.
Se nos quisermos lembrar por exemplo da guerra civil, infelizmente acontecida em Angola depois da independência, veremos que a dada altura a maior parte dos analistas dava como certa uma vitória da UNITA, o que afinal não veio a acontecer, e tantos mais exemplos que poderemos citar em tantas guerras infelizmente acontecidas na humanidade.
Atenção que com isto eu não estou a fazer a apologia da guerra! Acabou, ainda bem que acabou, não deveria ter acontecido, e é importante que se faça o encontro entre povos e que se possam ajudar mutuamente.
Quando me refiro ao "endeusamento" e "apoucamento", refiro-me a que, volto a repetir na minha opinião, alguns textos pareciam transmitir de um lado um PAIGC vencedor, inteligente, a fazer tudo bem feito e do outro lado umas Forças Armadas, derrotadas, desesperadas e sem rumo.
Poderei estar a exagerar, mas sei que muita gente o sentiu assim e o que eu quis dizer foi que, para haver um verdadeiro encontro entre povos não se pode adquirir "poses" de vencedor e atitudes de "vencido".
Agora, ó meu amigo Paulo Santiago, que raio de comparação entre a decisão da retirada do Guiledge e a decisão que levou à emboscada do Quirafo!
Abraço amigo do
Joaquim Mexia Alves