terça-feira, 24 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P2983: Dando a mão à palmatória (14): O Régulo Iero não veio na coluna (Jorge Picado)



Jorge Picado,
ex-Cap Mil,
CCAÇ 2589 e CART 2732,
Guiné 1970/72




1. No dia 22 de Junho recebemos uma mensagem do nosso camarada Jorge Picado, com uma correcção ao poste 2807 (1), entre algumas ideias que também expõe.

Amigo Carlos
Já se passaram alguns dias sem dar notícias, mas não foi por esquecimento. Apenas para além das obrigações com os meus netos, tenho agora a passar uns tempos cá na terra, o meu único irmão ainda vivo, emigrante nos USA, está doente… de forma que a minha disponibilidade diminuiu ainda mais. Mas não me esqueci de aparecer por aí e espero fazê-lo numa das vossas quartas-feiras. Depois aviso-te para me indicares como lá chegar, indo de combóio até ao Porto e depois de metro.

Fiz algumas tentativas para contactar ex-camaradas da minha CCAÇ 2589, pois agora não me conformo por não os ver a contar os seus sofrimentos e também as boas recordações muito mais ricas que as minhas.
Já estive pessoalmente com um ex-1.º Cabo de Trms Victor Vieira e falei pelo telefone com o ex-Alf Assude, mas com este foi uma conversa relativamente curta e não foi possível obter alguns esclarecimentos que desejo sobre o assunto de 12OUT70 (P2807).

No quase dia que passei com o Victor Vieira pressionei-o bastante para transmitir ao papel a sua vida de militar na Guiné, porque é riquíssima de factos operacionais e de militância de Apsico. Eu já sabia algo, mas agora ainda fiquei mais impressionado pelo muito mais que me contou, já que nada sabia sobre o ano anterior à minha chegada à CCAÇ.

Vou só referir que desde o 1.º dia que desembarcaram em Bissau assumiu as funções de comando duma Secção do seu Pelotão (logo como se fosse Furriel) porque o Sargento do quadro respectivo instalou-se imediatamente em Bissau (até montou um negócio, acho que de batatas fritas!) e depois de 8 meses de actividade operacional por Mansoa, Porto Gole e Bindoro, foi encarregado de acções de Apsico (sem no entanto ser dispensado das operacionais) fundamentalmente no Infandre, onde praticamente cumpriu o resto da comissão, ainda que tenha desenvolvido algumas em Braia.
Deu a instrução primária a muitas crianças de ambos os sexos e até a adultos das milícias.

Tenho de conseguir que ele não deixe perder todo o manancial de factos que, graças à sua excelente memória armazena. Pena é que sobre o 12OUT70, pessoalmente não tenha assistido, porque estava de férias na Metrópole quando se deu tal acontecimento, mas confirmou-me que era o Pelotão do Alf Mil Assude que estava em Braia e foi ele que acorreu em socorro, estando o Alf Mil Almeida no Infandre, como aliás eu tinha na ideia.
Sobre este Alf Mil Almeida (que julgo era licenciado em letras) aí dos teus lados (Porto?, Matosinhos?, Póvoa?), ninguém mais conseguiu contactar com ele, apesar de terem tido conhecimento que trabalhou na empresa das Páginas Amarelas. Creio que bloqueou o seu contacto.

Quero para já, mesmo antes de obter quaisquer informações do Assude que promovas umas correcções no meu P2807 se for possível, pois a verdade acima de tudo.

“Referi que o Régulo Iero também veio na coluna e que depois foi capturado.”

Não é verdade pelo que me penitencio, mas tenho uma desculpa. Lembrava-me que tinha deixado de ver este régulo no Infandre. Sabia quanto ele tinha a cabeça a prémio.
Dada a sua posição como régulo do Cubonge, por direito ancestral e mansoanca como era, tinha muito prestígio e exercia uma grande influência sobre todos os chefes das Populações vizinhas estando totalmente ligado às NT.

Enganei-me porque a sua captura tinha acontecido quando eu me encontrava de férias na Metrópole de 5JUL-9AGO70 e por isso passou-me. Transcrevo o que consta da História da Unidade (HU) no Cap II/Fasc 12 : “Em 111630JUL70, foi raptado o Régulo IERO BAMBA, empenhado na recuperação de um chefe In importante”.

Será que conseguirei ver esta e outras histórias contadas pelo ex-1.º Cabo de Trms da CCAÇ 2589 Victor Vieira? Tenho uma certa esperança, porque agora não o vou largar até que ele se decida.

Quanto ao posicionamento dos Pelotões da CCAÇ naquela época, posso agora afirmar que no Infandre estava o Pelotão do Alf Mil Almeida (um ex-camarada da zona metropolitana do Porto). Pelo que a foto que está no P2162 (2) onde se identificam os Furriéis Serralha e Simões (pertenciam ao Pelotão do Almeida) não é desse período.

Em Braia estava estacionado o Pelotão do Alf Mil Assude. Em boa verdade a ideia que guardava na memória era a de que tinha sido o Assude que me informara que a coluna não tinha parado, que ele tinha acorrido logo que possível, tinha mandado fazer fogo de morteiro para a zona adjacente à medida que avançavam e que tinha dado com o Augusto Djaló ferido.
Este ex-2.º Sarg Mil, louvado e condecorado em 20AGO70 por S.Exa. o Ministro do Exército, também tinha a cabeça a prémio, pela sua posição militar e social.

Da HU Cap II/Fasc 15 (Período de 01OUT70 a 31OUT70) A – Situação Geral

2.Inimigo, pode ler-se: - “Em 121230OUT, numeroso grupo In (mais de 100 elementos), utilizando Mort, LGrGog e Arm Aut, emboscou uma coluna que se dirigia a Infandre, na região MANSOA 5 F3. O In, que chegou ao corpo a corpo, provocou 10 mortos (01 Furriel), 09 feridos graves (01 Furriel) e 08 feridos ligeiros e reteve 01 praça.”

Depois em B – Actividades e relativo a 14OUT pode-se ler : - “… notícia C-3 refere que o grupo In que fez a emboscada à coluna de Infandre em 12OUT, passou por NHAÉ, nessa mesma noite, em direcção a QUERÉ”. E mais à frente - “Em 22OUT70, notícia B-2 refere que o ataque à coluna de Indandre em 12OUT, foi executado por dois grupos, com cerca de 50 elementos cada, sendo um de SANSABATO (armas pesadas) e outro de QUERÉ.”.

Anexo também o esquema da emboscada que já digitalizei.

Esquema da emboscada à coluna de Infandre em 12 de Outubro de 1970, enviado por Jorge Picado

Para já é tudo.
Um abraço e até à próxima oportunidade.
J Picado
_____________

Notas de CV:

(1) Vd poste de 3 de Maio de 2008> Guiné 63/74 - P2807: Estórias de Jorge Picado (1): A emboscada do Infandre vivida pelo CMDT da CCAÇ 2589 (Jorge Picado)

(2) Vd. poste de 7 de Outubro de 2007> Guiné 63/74 - P2162: O fatídico dia 12 de Outubro de 1970 - Emboscada no itinerário Braia/Infandre (Afonso M. F. Sousa)

Sem comentários: