terça-feira, 24 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P2982: Tabanca Grande (76): José Gonçalves, ex-Alf Mil Op Esp da CCAÇ 4152 (Guiné 1974)

Guiné >Região de Tombali > Gadamael - Porto > Tabanca, reordenada pelas NT.

Foto: Autores desconhecido. Álbum fotográfico Guiledje Virtual. Gentileza de: © AD -Acção para o Desenvolvimento (2007).


1. Em 23 de Junho passado, recebemos uma mensagem do nosso novo camarada José Gonçalves que passamos a apresentar

Luis
Eu sou o anónimo que respondeu a polémica de quem ganhou ou perdeu a guerra na Guiné relatando a minha experiência em Gadamael e obviamente dando a mnha opinião.

Não é normal fazer comentários anonimamente, mas como comentaste eu não tenho usuário do Google mail.

Como podes também verificar, eu tentei apresentar-me aqui há uns tempos atrás e por duas vezes mandei este e-mail (aqui anexado) o que nunca vi publicado no Blog.

Também tenho dialogado com o Nuno Rubim acerca de Gadamael e tentar ajudá-lo sobre o pedido dele, mas não tenho muito conhecimento de como o quartel era durante o tempo quente de Maio de 1973.
O Nuno Rubim também me disse que o conhecimento que eu tenho do Pós 25 de Abril poderia ser interessante para este Blog. Eu estou disposto a colaborar naquilo que nos aconteceu em Gadamael durante 1974 até entregarmos o quartel ao PAIGC.

A minha memória já não é o que era, mas há acontecimentos que nunca nos esquecemos apesar de os nomes de algumas personagens estarem apagadas da minha memória.
Podes publicar as estórias que aqui envio e se quiseres fotos, posso mandá-las, mas talvez possa demorar algum tempo porque vou de férias a Portugal por algum tempo.
O Nuno Rubim tem muitas fotos que lhe mandei e se quiseres tens a minha autorização de as usar.

Um abraço do
José Gonçalves

2. Já em 16 de Março este nosso camarada tinha reenviado a mensagem que se segue com a sua apresentação. A original tinha data de 23 de Fevereiro de 2008. Ei-la:

Luís
Não sei se recebeste este meu email pois agora verifiquei que o tinha mandado para um endereço que não é o actual. De qualquer maneira aqui vai.

Caro camarada Luís.
Apresenta-se o Alferes Miliciano de Operações Especiais José Gonçalves.

Antes de mais tenho que pedir desculpa pelas acentuação e ortografia (1) uma vez que vivo no Canadá (já lá vão 33 anos) o meu teclado não tem acentos e a minha língua agora é o inglês.

Sei que, ou te encontras na Guiné ou vais em breve para a Guiné para o Simpósio sobre Guilege. Espero ler o teu parecer sobre este acontecimento.

Tenho vindo a acompanhar este teu/nosso blog que aprecio muito, e dou os meus parabéns a todos os responsáveis e participantes pela capacidade de reviverem da sua memória com toda a emoção que lhes vai na alma a sua história da Guiné que por vezes é bastante dolorosa.

Também é emocionante a galhardia como muitos dos nossos camaradas prestam homenagem aos seus companheiros de batalha.

Pela minha parte decidi desde início esquecer tudo aquilo que para mim foi algo traumático principalmente pelo esforço e sacrifícios inúteis que todos nós fizemos por uma Pátria que valorizava mais um helicóptero ou um jacto do que um dos seus filhos a morrer no mato.

Todas estas experiências e recordações foram esquecidas e raramente contadas porque não via razão para recordar tais experiências.
Achando e lendo este Blog muitas coisas me vieram à mente e aqui encontrei coragem de recordar e de uma certa maneira reviver alguns momentos que julgava perdidos.

Também pensei que poderia juntar algumas passagens pós 25 de Abril que ainda não vi contadas.
Eu como a maioria dos participantes deste Blog também estive na Guiné em Gadamael Porto desde Janeiro de 1974 até Junho do mesmo ano, quando o mesmo quartel foi entregue ao PAIGC.

De Gadamael, a minha Companhia (CCAÇ 4152) foi para Cufar e aí também entregou o quartel ao PAIGC. (...) (2)

3. Caro José Gonçalves
É com imensa alegria que recebemos cada camarada que se nos apresenta, mais ainda quando nos escreve alguém da diáspora.

Finalmente estás apresentado aos camaradas e leitores do nosso Blogue.
Contigências várias concorreram para que só agora chegues ao conhecimento de todos os tertulianos.

Quando puderes, manda as fotos da praxe, a antiga e a actual (tipo passe de preferência, já agora em JPEG) para constar da nossa fotogaleria, em construção, que servirão também para encabeçar os teus trabalhos publicados.

Aguardamos as tuas estórias vividas no pós 25 de Abril, aí na Guiné, pois é um período pouco tratado no nosso blogue.

Para evitar desencontros com a tua correspondência, deverás enviar as tuas mensagens para luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com, com conhecimento para os endereços pessoais dos editores. Ficamos desde já ao teu inteiro dispor.

Por agora recebe um abraço de boas vindas em nome dos editores e de todos os tertulianos.
Carlos Vinhal
___________________

Notas do co-editor:

(1) - Os editores corrigem os textos de modo a apresentar uma ortografia correcta a quem lê.
(2) - Esta mensagem é muito extensa e vai ser alvo de um poste, a publicar pelo Editor do Blogue. Neste, fica só o essencial.

Sem comentários: