segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9073: In memoriam (97): Daniel Matos, ex-Fur Mil da CCAÇ 3518 (Gadamael, 1972/74), falecido no dia 13 de Novembro de 2011

1. A propósito do comentário aposto por um anónimo no Poste 6351 que dizia:  

Agora que o Daniel Matos nos deixou, traído pela doença que o minou, curvemo-nos perante a memória de UM GRANDE HOMEM E UM GRANDE CARÁCTER.

O nosso camarada José Martins acaba de nos mandar este mail com a confirmação da triste notícia:

Boa tarde
Também li o comentário a que te referes.
Procurei obter um contacto, e apenas tinha o mail que referia SITAVA.
É um sindicato ligado à aviação e, assim, telefonei de imediato para o sindicato que, infelizmente, confirmou que o Daniel Matos partiu em 13 de Novembro último, após doença prolongada.

Mais um no Batalhão Celestial, menos um no Batalhão Terreno.

Certamente foi mais cedo para preparar a nossa chegada.

José Martins


2. Comentário de CV:

Foi com enorme pesar que recebemos a confirmação do falecimento do nosso camarada Daniel Matos*. Quando se perde um amigo, um pouco de nós que vai com ele.

Infelizmente, cada vez mais, estas notícias fazem parte do nosso dia a dia e, como afirma o nosso diligente camarada José Martins, estamos todos, aos poucos, a mudar de Unidade, deixando o Batalhão Terrestre a caminho do outro, onde iremos seguramente ter uma comissão de serviço bem mais prolongada.

À família do nosso camarada Daniel Matos apresentamos as nossas mais sentidas condolências pelo infausto acontecimento.
Para nós continuará sempre presente, e a sua colaboração neste blogue é a prova de que podemos morrer, mas a nossa obra fica.

Caro Daniel, até um dia destes.

Pela tertúlia
Carlos Vinhal
____________

Notas de CV:

- Daniel Matos foi Fur Mil na CCaç 3518 - "Os Marados de Gadamael" - que esteve em Gadamael nos anos de 1971 a 1974. A madeirense CCAÇ 3518, independente, foi mobilizada pelo BII 19, partiu para a Guiné em 20/12/1971 e regressou  a 28/3/974.... Dois anos e três meses de comissão!... Esteve em Gadamael, Brá e Bafatá. Comandante: Cap Mil Inf Manuel  Nunes de Sousa.

- Para consultar o espólio deixado pelo nosso camarada Daniel Matos no nosso Blogue, utilizar os marcadores Daniel Matos e/ou CCAÇ 3518.

(*) Vd. poste 12 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P5981: Tabanca Grande (208): Daniel Matos, ex-Fur Mil da CCAÇ 3518 (Gadamael, 1972/74)

Vd. último poste da série de 17 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9054: In memoriam (96): Dia 17 de Novembro de 1967, data tão distante, ainda hoje lembrada (Felismina Costa)

14 comentários:

Luís Graça disse...

Até às últimas eleições (2009), o Daniel Matos pertencia à direção do SITAVA - Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos. Era um sindicalista ativo e combativo, pela pesquisa que fiz na Net.

Em 2009, havia outra direção de que ele já não fazia parte.

Não o conheci, pessoalmente, mas li com apreço os seus textos publicados no nosso blogue.

Como diz o Carlos Vinhal, por cada camarada da Guiné que hoje morre, é também um bocado de nós que morre.

A Tabanca Grande está mais pobre. Hoje estamos tristes, ao saber - tardiamente - a notícia da morte do Daniel (ocorrida a 13 deste mês).

Haja alguém, que o tenha conhecido melhor, que nos fale dele, da sua personalidade, da sua vida, dos seus projetos... E sobretudo do seu tempo de Guiné, da sua CCAÇ 3518...

Daniel, não serás esquecido!

Os nossos votos de pesar à família, aos amigos, aos olegas de profissão, ao SITAVA... Luís Graça

_________

Sitío do Sitava:

http://www.sitava.pt/

Anónimo disse...

Caros camaradas.

Esta funesta notícia abalou-me profundamente, sabia que o Daniel estava a convalescer de uma operação cirúrgica complicada a que foi submetido. Mal soube, enviei-lhe desejos de melhoras em correspondência que teve resposta. A semana passada tentei saber como estava a decorrer o seu estado de saúde e convidando o Daniel a participar num trabalho para o blogue, e é este o triste desfecho.

Á família enlutada as minhas sentidas condolências.

Daniel, descansa em paz camarada.

Manuel Marinho

Luís Graça disse...

Seu nome completo (?):

Daniel Rosa de Matos,
furriel miliciano de minas e armadilhas,
professor escolar no PEM 23

LG

Luís Graça disse...

O Daniel publicou em tempos a lista alfabética dos seus camaradas da CCAÇ 3518 (Gadamael, 1972/74)...

Julgo que ele também foi autarca e, se a informação está correta, meu vizinho de Alfragide... LG

_______________


http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2010/05/guine-6374-p6351-os-marados-de-gadamael.html

Anónimo disse...

À família enlutada, aqui deixo um voto de pesar, pelo triste acontecimrnto.
Ao Daniel, que não serás esquecido, e que continuaremos a tua/nossa saga.
Francisco Godinho.

augusto.d.s.santos@gmail.com disse...

De: Augusto Silva Santos
Estou abalado. Não tenho palavras para descrever a tristeza que esta notícia me trouxe. Tinha combinado no início deste ano encontrar-me com o Daniel. Trocámos inclusivé e-mails. Estranhei um pouco o seu silêncio, mal sabia eu o que realmente se estava a passar. Conheci o Daniel em Santarém / ECP onde tirámos a recruta. Mais tarde estive igualmente com ele em Tavira / CISMI onde tirámos a especialidade. Éramos amigos comuns do também já falecido Vicente "Passarinho" (ou Piu) a quem prestei a minha singela homenagem através do poste P7108 de 10-10-2010, e onde igualmente falei sobre este amigo agora desaparecido. Como eu lamento não nos termos voltado a encontrar.
Estejas onde estiveres recebe o meu abraço.

Luís Dias disse...

Caros Camaradas

Não tive o prazer de conhecer pessoalmente o Daniel Matos, embora nos possamos ter cruzado na ida e no regresso da Guiné. Na verdade a sua companhia - a CCAÇ3518 - embarcou no navio Angra de Heroísmo, em Dezembro de 1971, juntamente com a CAÇ3519,no porto do Funchal, onde já seguia o meu batalhão - o BCAÇ3872 - e regressou também connosco, a bordo do navio Niassa, que partiu de Bissau em 29 de Março de 1974.
Li com prazer os textos que apresentou aqui no blogue e ficamos mais pobres com a sua perda.
À família enlutada apresento as minhas condolências.
Luís Dias

Simoa disse...

Acabei de acessar o sítio e tomei conhecimento do falecimento do Daniel Rosa de Matos, Ex. Fur Mil Minas e Armadilhas, professor escolar no PEM 23 da CCaç 3518, que embarcou no porto do Funchal no Angra do Heroísmo, onde eu já me encontrava, no dia 20/12/1971 pelas 3 h da madrugada a CCaç 3518 (Gadamael Porto /Guidage). Acompanhados de uma bela imagem de N. Senhora de Fátima, quase no tamanho natural, que deu entrada no navio em procissão e envolta em muita devoção…
No navio já se encontrava o BCaç 3872, embarcaram também as CCaç 3519 e CCaç 3520.

De louvar e agradecer o seu livro OS MARADOS DE GADAMAEL, sobre a sua experiência e vivência da sua participação da guerra na Guiné e na batalha de Guidage.

Que N. Sra de Fátima, que os acompanhou no Angra do Heroísmo, não se esqueça dele e o receba no Reino de seu filho Jesus Cristo.

No próximo Domingo vou solicitar um Sufrágio pela sua alma e demais camaradas falecidos em Guidage.

Aos familiares envio as minhas condolências.
José Pechorro
Ex 1º Cabo Op Cripto
Ccaç 19 – Guidage - Guiné

Simoa disse...

Completo o parágrafo:
No próximo Domingo, na Santa Missa, vou solicitar um Sufrágio pela sua alma e demais camaradas falecidos em Guidage.
José Pechorro

Joaquim Mexia Alves disse...

Rezo pelo Daniel Matos e a sua familia.

Que descanse em paz

Anónimo disse...

Lamento.
Dele, ficará, lapidar, a descrição que fez de 'os dias da Batalha de Guidage', um dos mais humanos testemunhos da nossa presença na Guiné.

SNogueira

Anónimo disse...

Camarada

Descança em Paz.

É um dia triste...

Jorge Rosales

mario gualter rodrigues pinto disse...

Camaradas

Mais um de nós que parte e nos deixa descontentes, que viva onde estiver outra vida eternamente.....

Descança em Paz camarada..


Mário Pinto

Joana Matos disse...

Em meu nome, da minha mãe e dos meus irmãos, quero agradecer as mensagens deixadas via facebook e blog Luís Graça & Camaradas da Guiné.

Agradecemos ainda o apoio que deram ao meu pai nestes últimos dois e dolorosos anos, mas que lhe deram força para lutar, de forma digna e corajosa, contra a doença de que foi vítima e acabou por lhe tirar a vida.

Acreditamos que não perdeu esta batalha... apenas terminou.

Descança em paz e um beijo cheio de saudades.