segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9072: Tabanca Grande (308): Carlos Luís Martins Rios, ex-Fur Mil da CCAÇ 1420/BCAÇ 1857 (Mansoa e Bissorã, 1965/66)

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano, Carlos Luís Martins Rios, ex-Fur Mil da CCAÇ 1420/BCAÇ 1857, Bissorã e Mansoa, 1965/66, dirigida a Virgínio Briote em 9 de Outubro passado:

Caro camarada de armas
Antecipo a tudo o mais o pedido de desculpas pela ousadia de te enviar este e-mail. Tenho lido com grande interesse e uma mescla de saudade e alguma paixão, onde é co-responsável, o julgo eu ex-alferes que algumas vezes comigo passou, algumas agruras e perigos no triângulo do OIO.

Pertenci à CCAÇ 1420 entre 1965 e finais de 1966 em Bissorã e Mansoa onde vim a ser gravemente atingido. Chamo-me Carlos Luís Martins Rios e era Fur. Milº.

Como sou um incipiente nestas novas tecnologias, não consigo entrar em contacto tornando-me mais um dos camarigos.
Daí ousar usar esta expediente para ver se me aceitam como mais um chato a choramingar quase 50 anos depois algumas recordações da juventude.

P.S.- Também sou natural de Cascais (Parede) e resido em Carnaxide.

Em anexo envio cópia de um pequeno cadernito de esparsas memórias que agradeço lhe dês o encaminhamento que entenderes e que agradeço com gratidão aceites um exemplar, porquanto já o mandei encadernar, bastando para o efeito se não vires inconveniente mandares-me a morada.

Apresento os melhores e mais respeitosos cumprimentos.
CARLOS RIOS

Mansabá > Ex-Fur Mil Carlos Rios e ex-Alf Mil Rui Alexandrino Ferreira da CCAÇ 1420

Alguns graduados da CCAÇ 1420 num jantar de confraternização no Bairro Alto. Da esquerda para a direita - Carlos Rios, José Monteiro, Henrique Sacadura Cabral, José Manuel Bastos e Rui Alexandrino Ferreira.


2. Comentário de CV:

Caro Carlos, estou a receber-te formalmente em nome da tertúlia e dos editores. Sê bem vindo à nossa Tabanca, onde esperamos te sintas como em casa. Não és propriamente um desconhecido, já que o teu, e nosso, amigo Rui Alexandrino Ferreira falou de ti no nosso Blogue, como se pode verificar nas ligações dos postes abaixo referidos*.

Muito obrigado por te quereres juntar à equipa e também pelo teu "Porto de Abrigo", trabalho que enviaste ao nosso camarada Virgíno Briote que por sua vez o fez chegar até nós. Vamos começar a publicá-lo estes dias porque será uma mais valia para o espólio do nosso blogue.

Publicamos hoje a Capa e a Dedicatória, início destas tuas memórias


Sabemos que neste momento estás a passar menos bem da tua saúde, mas podes contar desde já com a solidariedade destes teus 527 novos amigos e camaradas, que compõem este grupo enorme de tertulianos de que a partir de hoje fazes também parte.

Quando nos quiseres contactar usa o endereço luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com

Podes consultar os postes referentes à tua Unidade clicando no marcador CCAÇ 1420 existente no lado esquerdo da nossa página no grupo dos marcadores/descritores, assim como os teus postes, clicando no marcador Carlos Rios.

Antes de terminar o teu poste de apresentação quero deixar-te um abraço de boas vindas em nome da tertúlia e dos editores.

Recebe um abraço pessoal da minha parte com os votos de um rápido restabelecimento.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Notas de CV:

(*) Vd. postes de:

18 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8438: (Ex)citações (141): Hospital Militar Principal: Sofri as piores atribulações naquelas miseráveis e desumanas instalações, principalmente o anexo, o Texas (Carlos Rios, ex-Fur Mil, CCAÇ 1420, Fulacunda, 1965/67)

21 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8455: Memória dos lugares (156): Texas, o anexo do Hospital Militar Principal, na Rua da Artilharia Um, em Lisboa (Carlos Rios / Rogério Cardoso / Jorge Picado / António Tavares)
e
20 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8579: (Ex)citações (143): Ex-Fur Mil Carlos Rios da CCAÇ 1420, um menino que as circunstâncias fizeram homem (Rui Alexandrino Ferreira)

Vd. último poste da série de 9 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9065: Tabanca Grande (307): José Ferraz de Carvalho, português há mais de 40 anos nos EUA, ex-Fur Mil da CART 1746 (Xime, 1969)

5 comentários:

Luís Graça disse...

Carlos:

Sê bem vindo à nossa Tabanca Grande... Senta-te à sombra do nosso poilão e relaxa o teu corpo cansado de intrépido combatente...

De ti, e ainda na tua ausência, já aqui falaram. E bem. Que melhor apresentação, de resto, podias ter ? Foi o teu antigo comandante, o Rui Alexandrino Ferreira, quem escreveu o seguinte:

(...) "É dum desses meninos que as circunstâncias fizeram homem, herói duma verdadeira epopeia de Portugal em África, por quem tenho o maior orgulho de que te quero falar, pois vi o seu nome vir à baila não faz muito tempo no nosso blogue.

"Recorrendo a quanto está escrito em 'Rumo a Fulacunda' aqui te vou dar uma ideia do que foi, como era e como me marcou na vida esse ser de excepção que dá pelo nome de Carlos Rios." (...).

Carlos, contigo, o nosso "puzzle" fica mais completo e inteligível... Vieste ocupar o lugar que era teu e que há muito te esperava... Agora, descansa e cuida de ti...

Um abraço com muito afeto do camarada Luís Graça, em nome de toda a Tabanca Grande. Obrigado também ao Virgínio Briote por te ter acompanhado até cá.


PS - Que lindo o teu cartão, com dedicatória às tuas mulheres, às nossas mulheres. Foste valoroso na guerra, sabes hoje dar valor à paz.

Rogerio Cardoso disse...

Amigo Carlos Rios
Temos alguma afinidade, pois sou de Cascais, portanto vizinho, estive em Bissorã antes de ti, na Cart.643-Aguias Negras, também fui ferido lá para os lados do caminho de Barro, evacuado para o HMP e Anexo-Texas e temos um amigo comum, o José Manuel Bastos, teu camarada da 1420 e meu amigo de infância e residente perto de mim. Sê benvindo á Tabanca e despeja as tuas histórias.
Estou ao teu dispor para troca de impressões, visto sermos vizinhos e termos amigos em comum.
Um abraço
Rogerio Cardoso

Anselmo Garvoa disse...

Acabo de passar revista ao nosso blogue, e, para meu espanto vejo um amigo e camarada do anexo em Campolide (TEXAS) e do quartel que existiu no largo da graça, Carlos Rios, jamais posso esquecer o episódio do arrear da Bandeira Nacional.
Não sei se te lembras do episódio da compra do teu apartamento em Carnaxide, cujo construtor disse que espaço em frente seria construida uma piscina e passado pouco tempo vias nascer mais uma torre de apartamentos.
As voltas que o mundo dá,julgo que desde os fins de 1969 que não te voltei a ver, muito embora a nossa residencia seja muito perto, Massamá, e até sou um cliente bastante assiduo do Hospital de Santa Cruz aí em Carnaxide.
Recebe um abraço de grande amizade e espero que estejas boa saúde.
Anselmo Garvoa

Manuel Joaquim disse...

Olá Carlos, meu querido amigo e camarada! Até qu'enfim, que o "velhote coxo e surdo" chegou à Tabanca!

Estava difícil mas conseguiste. Vamos lá, espero que tenhas saúde para andares e participares nesta assembleia já que coragem e determinação não te faltarão. Sabes que gosto muito de ti, desde tempos "imemoriais".E não te exaltes! (olha que ainda não esqueci a cena de há 15 dias, na Amadora! ih ih ih!).

Como de costume, um ternurento abraço.
Força, amigão!

Rui Silva disse...

Caro Carlos Rios:
Escrevo por duas boas razões.
Uma por seres amigo (e ele teu) do Rui Ferreira, pessoa que eu muito considero, e aquilo já seria o suficente, mas também para particularmente te saudar, pois há coisa de 3-4 anos quando alguns elementos da 816 (Bissorã-Olossato-Mansoa 65/67) se associaram à vossa festa no Quartel de Viseu, num dia que chovia muito, tive o gosto e o prazer de te conhecer e cumprimentar (eu procurei isso) pois conhecia-te do fantástico livro "Rumo a Fulacunda", obra do Rui.
Vi em ti um homem com carácter e personalidade exemplares.
Um abraço e votos da melhor saúde e bem-estar para ti.
Rui Silva.