sábado, 26 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9102: O nosso blogue em números (25): A propósito da sondagem dos 3 milhões: E de repente deixássemos de fazer... anos ? (José Colaço / Carlos Vinhal)

1. Comentário do José Colaço ao poste P9093 (*): 

Acabar com os postes de parabéns de anos ? Não, têm muito significado para quem os recebe....Embora eu pessoalmente esteja mais de a acordo com o poema de João de Deus.

Dia de anos

Com que então caiu na asneira
De fazer anos na quinta feira
Vinte e seis anos! Que tolo!
ainda se os desfizesse...
Mas fazê-los não parece
De quem tem muito miolo!

Não sei quem foi que me disse
Que fez a mesma tolice
Aqui o ano passado...
Agora, o que vem, aposto,
Como lhe tomou o gosto,
Que faz o mesmo. Coitado!

Não faça tal, porque os anos
que nos trazem? Desenganos
Que fazem a gente velho,
Faça outra coisa, que, em suma,
Não fazer coisa nenhuma
Também lhe não aconselho.

Mas anos... Não caia nessa!
Olhe que a gente começa
Às vezes por brincadeira,
Mas depois se se habitua,
Já não tem vontade sua,
E fá-los queira ou não queira!

In: João de Deus (1830-1896) > Campo de Flores (1893),


2. Comentário do nosso co-editor Carlos Vinhal, que tem  - entre muitos outros -  o "pelouro dos aniversariantes":

Caro Manuel Joaquim

Não te penalizes por não reunires o consenso. Isto dos aniversários partiu de uma brincadeira muito a sério e achou-se por bem generalizar. No meio disto há um senão, o meu stress. Já arranjei "inimigos" por ter cometido o "crime" de me ter esquecido de um ou dois aniversários. A malta felizmente é muita, mas a imaginação para tanto escrever e ilustrar, foi-se. Daí ter optado por um modelo de postal uniforme, à excepção de uma vez ou outra para um camarada a quem me dirijo pela primeira vez no seu aniversário.

Como o Luís e o Eduardo têm o seu tempo ocupado,  tomei em ombros (com muito gosto, diga-se) a "responsabilidade" de não deixar esquecer os nossos aniversários. O Luís já pôs a hipótese de se repensar para o ano a maneira de manter esta simbólica homenagem, mas até "ordens" em contrário contem comigo.

Um abraço para ti e para os demais camaradas e amigos deste Blogue, onde 75% dos que se manifestaram na última sondagem o consideram 5***** estrelas.

Um é um prazer trabalhar para vós todos.

Carlos (**)
_____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de

25 DE NOVEMBRO DE 2011 > Guiné 63/74 - P9093: O Nosso Blogue em Números (24): A propósito da sondagem dos 3 milhões: Para mim o blogue está bem e recomenda-se (Manuel Joaquim) 
(...) Apetece-me dizer que o blogue se mantenha como está. Para mim “está bem e recomenda-se”. Mas, para não dizerem que não tenho ideias (!), vou ter a coragem de causar desagrado a alguns camarigos. É só isto (só?!): que se deixe de fazer edição de posts de aniversário.

Eu explico com o meu próprio comportamento, pois não encontrarão aí qualquer comentário meu, com exceção de um dedicado ao Luís Graça, o qual de certo modo era uma maneira de dar os parabéns à Tabanca, isto é, a todos os seus membros na pessoa do seu fundador.

Poupava-se espaço, aligeirava-se a consulta do blogue, ouso dizer que se acabava com comparações idiotas de quem tem mais votos de parabéns. No blogue somos todos iguais e todos os seus membros são meus amigos, mesmo que não os conheça. Digo, para oficialmente saudar no blogue um seu membro teria depois de o fazer com todos, no respetivo aniversário! Não acho razoável.

Desculpem mas acho que seria suficiente a publicação, como já se faz, da data de aniversário na margem esquerda da página e, então, cada um de nós (temos uma listagem) enviaria a mensagem a quem quisesse e nos termos que achasse melhores. (...)

(**) Até agora, manifestaram-se a favor da continuação dos postes de aniversários, além do José Colaço, os seguintes camaradas:

Rui Silva: (...) Desculpa, no entanto, Manuel, não concordar com a abolição dos parabéns 'em Post' e respectiva folha de comentários. Fazem-nos sentir vivos, lembrados. Que bom nos tempos de hoje!
A quantidade dos parabenizadores não tem relevância. Umas palavrinhas dos amigos caiem sempre como um bálsamo de conforto. (...)

Manuel Amaro: (...) Eu sou pelo continuação do sistema de comemoração dos aniversários dos tabanqueiros. É engraçado. E quando no meu último aniversário alguém contava o número de telefonemas, mensagens no 96 e no hotmail, eu fiz um figurão e apresentei mais os comentários aqui do blogue. Foi uma festa no meio de outra festa. E toda a gente achou que esta acção do blogue era muito bem pensada e muito bem executada. (...)

JERO: (...) Caro Manuel Joaquim: Gostei de te ler. Só não estamos de acordo em relação às postagens dos "parabéns". Apesar de eventualmente repetitivas ...acho que valem a pena.Porque acordar vivo, fazer anos e ter amigos a dar umas "dicas"...sabe sempre bem. Digo eu...que sou mais velho.Um grande abraço de Alcobaça (...).

2 comentários:

Colaço disse...

O poste vale pela sugestão do titulo.
Ao C.Vinhal os merecidos agradecimentos.

Um abraço
Colaço

Manuel Reis disse...

A recordação da data de aniversário dos ex-combatentes sabe sempre bem, é como um rebuçado na boca de uma criança faminta.

Sei que todo este trabalho e preocupação recai sobre o Carlos Vinhal, mas continua. Ser-te-emos gratos.

Um abraço amigo.

Manuel Reis