domingo, 20 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9067: O nosso blogue em números (20): A propósito dos 3 milhões de visitas... Comentários dos tertulianos António Estácio, Armandino Oliveira e Juvenal Amado

Mansoa > Mulheres à pesca
Foto: © Ex-Alf Mil Alfredo Montezuma do BCAÇ 2885 (2011). Todos os direitos reservados.


1. Comentário do nosso tertuliano António Estácio:

O Blog assume-se como o valioso repositório temático de depoimentos da chamada (e porque não dizê-lo) Guerra do Ultramar, em que a juventude portuguesa foi obrigada a intervir e em que grande parte sofreu e foi muito sacrificada, perdendo a vida, comprometendo carreiras profissionais, ficando cursos a meios, serem portadores de maleitas e limitações físicas, sem o merecido apoio pós traumático, etc.

Para além disso, o que muito me surpreende e, frequentemente, me leva a interrogar quanto a essa postura ─ que não encontro nem é evidenciado, por outros camaradas que (como eu) estiveram em cenários de guerra muito mais suaves, o não aparentam ─ que é a forte ligação que, de um modo geral, se estabeleceu com os guineenses, em que muitos dos antigos combatentes manifestam o desejo de voltarem ao que foi o autêntico Vietname militar português!

Dada a abundância de temas, afigura-se-me desejável e ouso (re)propô-lo que, muito embora reconheça o contributo que tem sido dado e a dificuldade em gerir-se a imensidão de informação acumulada, se proceda, logo que possível, a uma divisão temática o que, salvo melhor opinião, permitirá a celeridade a nível de busca e de análise. Aliás, creio bem que, mais cedo ou mais tarde, essa arrumação terá que ser feita e, ou muito me engano, quanto mais tarde a executarem, maior será o esforço e o tempo necessário para a efetuarem.

Sem destacar nomes, felicito pelo trabalho desenvolvido a equipe que é a alma do projeto e respondendo objetivamente ao que é solicitado, votarei atribuindo um merecido Bom.

Com um abração do guineense amigo
António J. Estácio


2. ...E do nosso camarada Armandino José de Jesus Oliveira, ex-Fur Mil da CCS/BCAV 1897, Mansoa, Mansabá e Olossato, 1966/682:

(…) Já votei e o meu único comentário é que o blog não está... ele é óptimo.

Considero que sou preguiçoso, pois poderia colaborar um pouco convosco, mas vou tentar, pelo menos enviando algumas fotos.
Parabéns pela vossa perseverança.

Abs
Armandino (Brasil )
Ex-Fur Mil
BCAV 1897


3. Mensagem do nosso camarada Juvenal Amado, ex-1.º Cabo Condutor da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74), com data de 19 de Novembro de 2011:

O blogue com três milhões de visitas e ser Proibido Proibir

Já por diversas vezes li afirmações de que o blogue está a ser afastado do caminho inicial para que foi criado e de que a sua utilização por franjas mais intelectuais, inibe os com menos facilidade de escrever e de se expressar.

Não me parece que esta crítica seja justa!
E não parece justa uma vez que ninguém aqui assumiu normas quanto ao que se escreve, no que diz respeito à qualidade da escrita mas por vezes sim ao conteúdo. Pela maneira que se expressam, tais assuntos bem como os próprios livros, (nas tais montras do blogue) deviam ser pura e simplesmente afastados do blogue.
As estórias, ou relatos, mais os diários, mais o antes e o depois das nossas comissões, mais as pessoas que viveram aqueles tempos ainda de forma paralela, são testemunhos importantes para se fazer a História daquela época das nossas vidas, que não começou com o nosso embarque, mas muito antes nas escolas, nos campos e nas fábricas. Também não terminou com o nosso regresso.

Porquê amputarmos o conhecimento e não transcrever o que nos tocou, ou a forma como tocamos nos outros?

No fundo nestas opiniões há uma forma subtil de censura à qualidade do que se escreve e sobre o que se escreve. Não restam dúvidas que a vontade de riscar alguns textos e postes do blogue é latente para alguns.
Há camaradas que não estão de acordo com aquilo que penso, que é a evolução do blogue. Defendem que ele só foi criado para relatar os dias de Sol tórrido, operações, minas, tiros e vitórias ou derrotas, estando logo em desacordo com a prática de neste sítio se dar a conhecer, o que se escreve politicamente desse tempo, (especialmente se for contra as suas ideias) as suas implicações na guerra e na sociedade portuguesa.
Com facilidade se suporta algumas mentiras e não se tolera algumas verdades.
Se não se falar desses assuntos como saberemos que eles existem? Quem lia livros de cowboys em criança nunca poderá ler Manuel da Fonseca ou Saramago?

O blogue pode e deve ser um veículo de abertura das mentes e dará assim um contributo para aclarar o nosso passado comum.
Algumas normas do blogue coincidem com os direitos básicos da nossa Constituição e a essas eu acrescentaria, a proibição da ignorância.
Atenção porque não quero que pensem que estou a chamar ignorante a alguém, mas sim ao princípio de que há coisas que não têm lá cabimento e por isso não se devem falar delas.

Dentro da estrita observação das normas da Tabanca Grande, penso que deve ser proibido proibir, porque proibir alguma coisa, pode levar a que proíbam todas as coisas.
Não fui que fui que criei esta frase mas sabe-me bem citá-la.

Um abraço a todos
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 19 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9063: O nosso blogue em números (19): A propósito dos 3 milhões de visitas... Bom mesmo é termos um espaço onde, cada um à sua maneira, diga a verdade da sua vida e da dos seus na mata da Guiné, no respeito e conservando a amizade que aqui se cultiva (José Brás)

3 comentários:

Unknown disse...

Caros Amigos, neste exacto momento, ainda estou indeciso se devo comentar. Mas aí vai.

Um Blogue é essencialmente um local onde se publica algo (quase sempre com carácter definitivo), e um 'Forum' um local onde se comenta tambem,a partir de algo publicado, e que por condição de publicação (um forum) se sujeita a todo o tipo de critica, contra-opinião etç. Colocada esta minha concepção.

Penso que na nossa Tabanca se confunde 'Post' com 'Coments'.
Na realidade, os comentários no blogue, deveriam simplesmente transparaçer uma opinião favorável ou não ao respectivo 'Post'.
Mas não é isso que muitas vezes acontece e tranformam-se em perfeitos mini-foruns.
Desvirtuando nalguns casos o perfil deste Blogue (não entendam isto como critica ao Blogue), principalmente para quem nos lê e não é habitual participar.
Esses mini-foruns nos 'Coments' criam receios, dúvidas... em quem eventualmente queira participar receando reacções de terceiros. (1)
Sobre a estrutura do blog, partilho das opiniões do Juvenal e do António Estácio, no geral, e claro tb de uma ou outra já publicada.

!!! Agora vou azedar um pouco o meu discurso...
Refiro-me ao número de visitas ao Blogue. Eu p.ex. visito no minimo 3-4 vezes por dia a Tabanca. Como é isto contabilizado ?? Não se estará a pecar por defeito ??
Concerteza que como eu um número infindável de outras pessoas.

(1) Como o António escreveu, penso haver uma necessidade de reorganizar as temáticas do Blogue.
Por outro lado queria lançar uma ideia para evitar os pseudo-foruns no espaço dos comentários.
O Blogue permitiria somente a possibilidade de gostar ou não de um 'Post'.
Sendo que estaria já criado um 'Forum', que devidido da mesma forma temática do blogue, só publicaria para discussão (então sem condicionalismos a não ser os do próprio Blogue da Tabanca), somente os mesmos titulos e nºs de cada 'Post' publicado sem respectivo texto.

Era só isto que tinha para escrever.
Um abraço para todos
Carlos Filipe
ex-CCS BCAÇ3872 Galomaro/71

Unknown disse...

Já cá não está quem falou em 'visitors'. Desculpem.

Carlos Filipe

Juvenal Amado disse...

Eu não sei como isso funciona, mas o facto de tu ires ao blogue várias vezes no mesmo dia não deixa de ser visitas.
Todas elas serão consideradas de utilidade, uma vez que tu necessitaste de lá ir por diversas vezes. É justo que todas sejam consideradas e entrem assim nas contas do apuro diário.
Para mais só se pode votar uma vez na opinião sobre a qualidade do blogue, embora possas mudar a o sentido de voto , o contrário é que era preocupante.
Um abraço