quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9091: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (48): Como a publicação do Diário da CCAÇ 675 fez reencontar dois camaradas quase meio século depois (Manuel Joaquim)

1. Comentário do nosso camarada Manuel Joaquim, ex-Fur Mil de Armas Pesadas da CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67, deixado no Poste Guiné 63/74 - P9071: Notas de leitura (304)...:

Olá JERO!

JERO, o Fur. Mil. com quem passei umas horas, muito agradáveis, de um dia de outubro de 1965, no seu quartel de Binta.

Saído de Bissau por mar, subi o rio Cacheu até Farim, em serviço de segurança a dois batelões com abastecimentos às tropas sediadas nas margens do rio Cacheu.

Em Binta fui tão simpaticamente recebido que o facto me ficou na memória. Talvez, também, por ter folheado um livro que um certo furriel me apresentou, livro que me fez crescer água na boca e que virou tema de conversa prolongada. Perante a minha apetência pela obra a resposta veio logo: "não podes levar porque a sua matéria é confidencial". O livro tinha sido escrito por ele e editado recentemente. Relatava o percurso da CCaç 675, no seu 1.º ano de comissão.

Este encontro ficou-me gravado na memória e, quanto ao tal furriel, nunca mais o vi e esqueci o seu nome. Até que, por obra e graça desta Tabanca, ele aparece aqui e, ao identificar-se como autor deste "diário", fez-me recordar o nosso encontro. Ao contactá-lo, teve a gentileza de me oferecer um exemplar fotocopiado. Posteriormente adquiri a sua recente obra "Golpes de Mão's" de que gostei muito.

Meu caro JERO, meu caro camarigo,
um grande abraço.
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 15 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8778: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (47): De Cassiano Reginatto (Brasil) para o Mário Beja Santos, com pedido de sugestão de livros

1 comentário:

Luís Graça disse...

Não é apenas uma feliz... coincidência! É também a prova da utilidade deste blogue... E isso é reconfortante, inspirador e motivador para quem o alimenta, faz, edita, lê, comenta, critica, divulga...

Por outro lado, deixem-me sublinhar o seguinte: o "bichinho da escrita" já estava lá, em 1965, em Binta, ou já vinha de Alcobaça...

O nosso JERO, enfermeiro, operacional, ainda arranjou tempo para, nas horas vagas, dedicar-se à "escrituração da guerra", pensando de algum modo homenagear, no futuro, os valorosos combatentes da CCAÇ 675... Mas nada disto seria possível sem a "luz verde" do capitão Tomé Pinto e de outros oficiais, como o nosso Belmiro Tavares...

São os homens que fazem a diferença (na guerra, na paz, nos países, nas organizações, nas equipas)... Os homens e as mulheres, pois claro...