Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 1 de outubro de 2026

Guiné 61/74 - P27393: In memoriam (589): António Dâmaso (ex-srg-mor pqdt) (1940-2026): Textos publicados no blogue dos Especialistas da BA12 - Parte IV: Recordações amargas de Gadamael (1)




Foto nº 1A, 1






Foto nº 2,  2A, 2B, 




Foto nº 3,  3A, 3B

Guiné > Região de Tombali > Gadamael > Maio / junho de 1973 > BCP 12 > Chegada, de LDG (foto m 1) e abertiuras de abrigos e trincehiras(Fotos nº 2 e 3). Fotos originais, a preto e branco, publicados pelo António Dâmaso,oriundas da Hstória do BCP 12.

Restauro, melhoria técnica e coloerização: LG + IA (Gemini / Google) (2026)

 

1. Em 1973, o 1º srgt paraquedista António Dâmaso, natural de Odemira, a exercer a função de 2º cmdt do seu 3º Gr Comb / CCAÇ 121 / BCP 12, depois de ter perdido 3 dos seus  homens no Cufeu, de má memória,  a caminho de Guidaje (Op Mamute Doido, 23 de maio de 1973) , é enviado para reforçar a defesa de Gadamael, no sul da Guiné, região de Tombali, junto à fronteira (Op Dinossauro Preto, Gadamael, 2 juh - 17 jul 1973). 

Ele escreveu , na primeira pessoa, como viveu e sobreviveu à batalha de Gadamael, sempre operacional, e mesmo doente.  (À mesma CCP 121/BCP, 2º Gr Comb, pertenceu o nosso amigo e camarada Victor Tavares. ex-1º cabo pdqt, apontador de MG42, natural de Águeda.)

Este texto, que se segue, foi inicialmente publicado no Bogue Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 65/74 > Domingo, 20 de fevereiro de 2011 > Voo 2164_ a Operação "Dinossauro Preto" contada na primeira  pessoa 

É agora republicado, com melhoria das imagens (que o acompanhavam, a preto e branco), em homenagem a este camarada do BCP 12 que em vida nos honrou com a sua presença, ativa e produtiva, na Tabanca Grande, bem como em homenagem a todos os nossos camaradas que participaram na Batalha dos 3 G (Guidaje, Guileje e Gadamaael) (maio-julho de 1973).


Recordações amargas de Gadamael (1)

por António Dâmaso (1940-2026)


Operação “Dinossauro Preto” > Entre 2jun73 e 17jul73 em Cacine e Gadamael Porto > Força:  BCP 12 com 3 Companhias a 4 Gr Comb (*)


Os primeiros paraquedistas que chegaram a Gadamael Porto (1), além de terem quase tudo arrasado, viram-se na necessidade de cavar abrigos e abrir valas suficientemente profundas para poderem sobreviver à intensidade e pontaria dos ataques.

É do conhecimento geral que fora abandonada uma posição fortificada (Guileje), transitando essa tropa (CCAV 8350) para outra (Gadamael),  sem as mínimas condições de defesa fortificada (2).

Desnheço se não tiveram tempo de cavar trincheiras, por se verem repentinamente sob um inferno de metralha em cima, ou se estiveram nas tintas para o fazer. A “necessidade aguça o engenho”, durante uma emboscada vi um militar esgravatar com as mãos para proteger a cabeça e o resto do corpo, depois do bagabaga que o tinha protegido ter sido arrasado, isso permitiu-lhe escapar e estar cá entre nós.

Depois os Páras começaram a fazer a segurança próxima e afastada como se impunha.

No dia 2jun73, chegou a Gadamael Porto a CCP 122, depois a CCP 123 a 4jun73 e a minha Companhia, CCP 121, ainda não completamente refeita dos acontecimentos de Guidage, embarcou no dia 11jun73 pelas 23h30, no cais de Bissau, na LDG Bombarda, rumo a Cacine aonde chegámos no dia 12 de madrugada. Fomos transferidos para um Navio Patrulha (LFG) que nos levou até perto de Gadamael Porto.

Fizemos transbordo para botes de borracha e sintex em virtude da maré estar baixa e da zona do cais estar a ser atacada. 

Fomos deixados na margem mas dentro de água num braço do rio oposto ao cais, choviam granadas que entravam na água à nossa frente mandando um repuxo de água pelos ares.  Primeiro “rebentavam”,  depois ouvia-se o silvo da trajectória e só mais tarde a saída. 

Chamávamos-lhe supersónicas, era um tipo de granadas a que não estávamos habituados, mais tarde vim a saber que se tratava dum canhão 130. Não houve estragos por se enterrarem no lodo, fez-me lembrar cenas do filme “ O dia mais longo”, a uma escala muito reduzida.

No Alentejo para pequena complicação costuma-se dizer “ se isto é conduto antes prefiro comer pão seco”. Naquele dia pensei para com os meus botões:  "Porra! …, Se isto é conduto não quero comer nada,  que bela recepção com que nos brindaram."

Assim que entrei no Aquartelamento, verifiquei que algum pessoal da CCP que lá estava, estava bastante “apanhado”, vi dois sargentos de braço dado a passear com chapéu-de-chuva aberto durante uma flagelação, a única chuva no momento era de granadas. Conhecia-os de outra comissão na mesma província, para mim não estavam a armar aos “cucos”, estavam mas era bem “apanhados”.

No dia 13jun73, ainda de noite, a minha  CCP 121 saiu para o mato, não tínhamos andado um km o pessoal da frente parou,  por ter ouvido algum ruído, ficámos todos atentos, estávamos assim havia pouco mais de 10 minutos, o dia ia começando a clarear.

Eu já estava como adjunto de comando, como não tinha havido tempo para instruir convenientemente um apontador do morteiro 60, eu tinha junto de mim o militar que levava o morteiro, foi ele que me alertou para um guerrilheiro que vinha a rastejar na nossa direcção, eu disse-lhe para abrir fogo para cima, rebenta ali um tiroteio de armas ligeiras e pesadas que durou cerca de meia hora.

Mais uma vez agarrei no morteiro e comecei a despejar granadas para cima deles. Eram muitos e alguns estavam em cima das árvores. Um apontador de RPG 7 da minha Companhia cortou uma palmeira ao meio deitando o guerrilheiro que lá estava abaixo. Se não tivessem sido detectados e não estivéssemos em posição defensiva, tínhamos tido ali mais um dissabor.

Aquilo para mim já se tinha considerado rotina, o pior era o meu estado físico, eu estava muito fraco, estava doente física e psicologicamente, era um hospedeiro nato de ténias e lombrigas. Tinha tomado uma droga para as matar mas que me provocava um tremendo mau estar, em toda a minha vida nunca me tinha sentido tão mal como naquela altura. 

Voltei a ter os mesmos sintomas quando depois de 25 de Abril fui submetido a outra desparasitação, tinha férias marcadas para aquela data e não me deixaram ir de férias, quando toda a gente tinha vindo até ali e estava mesmo necessitado de as gozar depois do que tinha passado em Guidage. Lei do funil, eu não fui mas o comandante da Companhia foi. Deixei enterrar o tubo do morteiro e não tive força para o desenterrar, teve de ser o novo comandante de companhia a desenterrá-lo.

Tivemos um morto e um ferido grave, do pessoal que fazia de guia, o morto estava esventrado de tal modo que quando passou na zona onde eu estava, vi um alferes cujo estômago não aguentou a cena e teve de "chamar pelo Gregório” ali mesmo. Tivemos de voltar para trás com eles e para nos remuniciar, em virtude de termos ficado com poucas munições.

Saudações Aeronáuticas

A. Dâmaso (**)

______________

Notas do autor AD:

(1) Devido às baixas sofridas por doença e ferimentos, o Comandante do Batalhão (BCP 12) teve de se socorrer de graduados e praças que prestavam serviço na CMI (Companhia de Material e Infraestruturas) para repor os efectivos. Foi assim que vi em Gadamael camaradas que estavam prestes ou já tinham acabado a comissão, a dar o seu contributo na ajuda aos camaradas que estavam numa situação difícil.


(2) A posição fortificada abandonada refere-se  a Guilege. Estive lá durante uma semana debaixo de ataques de morteiradas 120 mm em 1970. Se aquela posição tivesse sido reforçada em abril ou maio de 1973, provavelmente teria ficado mais um cemitério militar em Guilege.

(Seleção, revisão / fixação de texto, negritos, título: LG)

__________

Sem comentários: