domingo, 19 de novembro de 2006

Guiné 63/74 - P1295: Fotos falantes (Torcato Mendonça, CART 2339) (7): Mariema, a minha bajuda...


Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Mansambo > CART 2339> 1968 > "Mariema ou Nalhu... A minha bajuda"... (TM)

Texto e foto: © Torcato Mendonça (2006) . Direitos reservados.

Fotos alojadas no álbum de Luís Graça > Guinea-Bissau: Colonial War. Copyright © 2003-2006 Photobucket Inc. All rights reserved.

Continuação da publicação do álbum de fotografias do Torcato Mendonça, ou melhor, de uma primeira selecção de trinta e tal fotos. Chamou-lhe fotos falantes: vd último post, de 8 de Novembro de 2006 (1)

1. Caro Luís Graça:

Certamente não enviei a legenda das fotos e slides. Anexo agora, com chamada de atenção para a 6 e 24 [Mariema ou Nalhu]. Porquê, mudas, caladas? Pu-la (s) então a falar e vai noutro anexo. É o relato possível.

A Pedra tem significado para aquelas gentes.

Ontem era uma simples mensagem (2). Por vezes uso frases de que gosto. Geralmente faço breve referência – frase copiada, plagiada, etc. Não digo de quem são. Parece-me que posso ser entendido como snobe ou coisa pior. Tantas Vidas é de um blogue[, do nosso camarada Virgínio Briote]. Prazeres da memória é uma frase da Margarite Yourcenar.

Um abraço,

2. Fotos Falantes (7): Mariema ou Nalhu...

A 24 ficou muda! Eu, catchurri di dus pés – cachorro de dois pés - me confesso. Não é necessário dizer tudo, mas a foto 24 merece falar.

Tabanca de Mansambo, num fim de tarde. Em primeiro plano, a Pedra. Estávamos na zona do chefe de tabanca, Leonardo Baldé. Homem Grande e antigo empregado, ele e a mulher, no Palácio do Governador.

Meditando, encostada a um suporte do telheiro a Mariema ou Nalhu. Era uma fula de menos de vinte anos. Olhar meigo, sorriso pronto, mama firme. Era a minha bajuda. Minha é termo forte demais. Não temos dono e ela também não. Lavava-me a roupa e tínhamos uma boa amizade.
Creio que veio do Xitole. Seguiu a tropa e, em Bambadinca, a conselho do Lali, veio até Mansambo. Tinha a sua história. Metia um encontro, na sua tabanca, com combatentes do PAIGC. Daí a sua fuga. Verdade? Talvez.

Em Mansambo tornou-se lavadeira dos militares. Tratava-me da roupa, de outras coisas, era pessoa de minha confiança. Nalguns fins de tarde, ou à noite, conversávamos. Ia-me contando muito do que eu queria saber. Jogaria com um pau de dois bicos? Creio que não.

Nas minhas ausências tratava da roupa de outros. Quando eu ia para operações ficava a olhar. Na chegada aí estava ela ao longe. Acenava e sorria. Um dia disse-me: - Quando tu vai no mato não como.

Conversas e daí… talvez não. Nunca procurei saber. Estava interessado no que ela me contava e não só.

Ofereceu-me um ronco com mesinho para colocar na cintura. Eu já tinha um para a cintura e um outro para usar ao pescoço. Ainda os tenho. O fio com caixa é mandinga. Veio da zona de Fá no inicio da comissão. Foi e é o meu amuleto. Anda sempre no meu saco, metido num pequeno saco plástico. O desgaste provocado pela idade não perdoa. Os outros e o velho cinturão, estão guardados algures.

Quando ia a Bafatá comprava roupa e bujigangas para a Mariema. Nada de especial. Antes de sair de Mansambo no fim da comissão, ela tinha-se ido embora.

Voltei a ter notícias dela, talvez entre 70 e 72. Um furriel meu amigo falou com ela. Depois esfumou-se…

Que sejas ou tenhas sido feliz, Mariema!

3. Comentário de L.G.:

Há um toque de delicadeza, humanidade e até poesia nas tuas palavras... Mesmo lá no cu do mundo, em Mansambo, um clareira no mato, era possível estalecer uma relação humana positiva, afável e até cúmplice, entre pessoas que estavam nos antípodas, desempenhando papéis (sociais) muito diferentes, não raro antagónicos: alferes / lavadeiro, tuga / nharro, homem / mulher... Também eu, às vezes, me interrogo sobre a dura, difícil, senão mesmo trágica, condição da mulher africana, de ontem e de hoje... A evocação da Mariema trouxe-me à lembranças as doces, alegres, esquivas submissas fulas (e mandingas) com que convivi/convivemos em Contuboel e em Bambadinca... Não vejo mal em que uses o adjectivo possessivo... Afinal, todo o mundo tinha a sua bajuda...
______________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 8 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1257: Fotos falantes (Torcato Mendonça, CART 2339) (6): Julho de 1969, já velhinho, destacado em Galomaro

(2) Vd. post de 18 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1289: Estórias de Bissau (6): os prazeres... da memória (Torcato Mendonça)

Sem comentários: