Manuel Traquina ex-Fur Mil, CCAÇ 2382,
Buba, 1968/70
1. Mensagem do nosso camarada Manuel Traquina em 23 de Novembro de 2007
Memórias da Guera da Guiné
Exmo. Sr. Luís Graça:
O meu nome é Manuel Batista Traquina e resido em Abrantes.
Com o posto de Furriel Miliciano fui combatente na Guiné, no período 68/70, na região de Aldeia Formosa e Buba.
A minha Companhia era a CCAÇ 2382 que saiu do RI2 em Abrantes em Maio de 1968, juntamente com as CCAÇ 2381 e CCAÇ 2383 (Companhias Independentes).
Quando da minha permanência na Guiné fui escrevendo alguns episódios que achei relevantes, outros a memória guardou.
Porque esta guerra me marcou, sob o título Memórias da Guerra da Guiné, em 2005 iniciei uma publicação no Jornal de Abrantes; foram cerca de cinquenta pequenos artigos publicados acerca desta guerra, alguns acompanhados de fotografias.
Fruto destas publicações muitos ex-combatentes me contactaram e me manifestaram o seu apoio, alguns também eles tinham trilhado os mesmos caminhos. Encaro a hipótese de um dia publicar um pequeno livro.
Anualmente no primeiro Sábado do mês de Maio, reunimo-nos no habitual almoço de convívio; muitos dos elementos da Companhia não têm comparecido, aguardamos que os faltosos se juntem a nós, é sempre agradável quando aparece um de novo.
Gostaríamos um dia de nos reunirmos com os militares da CCAÇ 2381, bem como da CCS do BCAÇ 2834, que na Guiné bastante tempo estiveram connosco em Buba.
De igual modo gostaria que o meu nome passasse a fazer parte da Tertúlia.
Com os meus melhores cumprimentos, e um abraço para todos os ex-combatentes da Guiné
Manuel Batista Traquina
2. Em 25 de Novembro era enviada esta mensagem ao Manuel Traquina
Caro camarada Manuel Traquina:
É para nós uma alegria quando um ex-combatente da Guiné se quer juntar à nossa Tabanca Grande. Claro que és bem-vindo. Considera-te já parte da família.
Queremos que envies para já as fotos destinadas à nossa fotogaleria mais ou menos em tipo passe, uma dos teus tempos de Guiné e outra de agora. Esperamos que nos envies, para publicação no nosso blogue, algumas das tuas estórias, para que possamos partilhar das tuas experiências. Poderás enviar juntamente algumas fotos para as ilustrar.
Consulta a nossa página da Tertúlia onde terás uma panóplia de informações e fotos diversas.
Uma das normas da casa é que nos tratamos todos por tu. Se bem te lembras, entre camaradas não há tratamento de excepção.
Ficamos a aguardar notícias tuas e contamos contigo no próximo encontro dos tertulianos do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.
Recebe um fraternal abraço da malta,
O camarada Carlos Vinhal
3. Em 23 de Dezembro recebíamos esta mensagem do nosso camarada
Junto envio as fotos destinadas à fotogaleria, esta dos tempos de guerra foi tirada no Quartel General em Bissau.
Achei uma certa piada ao nome de Tabanca Grande.
Como já referi estive na zona de Aldeia Formosa, Buba e cerca de três meses em Bissau.
Neste momento sou aposentado, ex-funcionário do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a residir nesta cidade de Abrantes, e estou a trabalhar no livro Memórias da Guerra da Guiné que pretendo publicar no próximo ano.
Recebe um abraço e votos de Boas Festas, extensivos a todos os camaradas da Guiné
Manuel Batista Traquina
Telf. 241107046
Ex-Furriel Mil.
C.Caç 2382
Buba 1968/70
4. Comantário do co-editor CV
Caro Manuel Traquina, estás oficialmente apresentado à nossa Tabanca Grande.
Desejamos-te os maiores êxitos na tarefa que tomaste em ombros de elaborares e editares as tuas Memórias da Guerra da Guiné.
Pessoas como tu, que irão deixar memória deste pedaço da História do Portugal do Século XX em que fomos protagonistas involuntários, são importantes para o conhecimento das futuras gerações.
Bem-vindo, camarada
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário