quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Guiné 63/74 - P13624: Estórias avulsas (79): A melhor coisa que me poderia acontecer, uma viagem sem pressa que até parecia que estava no país das maravilhas (José Maria Claro)

1. Mensagem do nosso camarada José Maria Claro, DFA, (ex-Soldado Radiotelegrafista de Engenharia da CCAÇ 2464/BCAÇ 2861, Biambe, 1969), com data de 15 de Setembro de 2014:

Caro camarada
Segue em anexo mais uma pequena memória bem como mais algumas fotos.

Cumprimentos
José Claro


Depois de ter sido capa de jornal do Diário Popular do dia 6 de Maio (Segunda-feira) na entrada da porta de armas do Campo de Tiro da Serra da Carregueira, foi constituído o pelotão dos tipógrafos e fotógrafos que tinham por destino o RT1 no Porto (foto que apresento nas aulas de morse).
Daí, feito o curso, ida para BC10 (Chaves), que foi uma das melhores e mais bonitas viagens que fiz em toda a minha vida (até aí).

 Nas aulas de Morse

Estive recentemente na Régua e andei a bisbilhotar se via a linha estreita que ia para Chaves(*) (não a encontrei, para me recordar), pois foi a melhor coisa que me poderia acontecer, uma viagem sem pressa que até parecia que estava no país das maravilhas.

Rio Corgo - 1978 (Rui Morais)

Uma paisagem de sonhos numa linha que fazia que tudo abanasse, com o andamento lento das carruagens, uma linha cheia de curvas, altos e baixos curvas e contracurvas, vales profundos e serras enormes. As pessoas que já a conheciam saltavam das carruagens em andamento e daí a um bocado o comboio passava junto à via no outro lado e apanhavam outra vez o comboio, foi uma viagem de sonhos, com maravilhosas e lindas paisagens.

Sem outro assunto aqui envio mais umas fotos, como me pediste, mas vê se têm interesse, se vires que não têm não vale a pena repetir.

Mais não digo.
Do amigo Claro

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Nota do editor:
(*) A Linha de comboio a que o camarada Claro se refere é a Linha do Corgo que ligava a Régua a Vila Real.
Aceder a Movimento Cívico pelo Linha do Corgo - MCLC
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Nota do editor

Último poste da série de 11 de Abril de 2014 > Guiné 63/74 - P12967: Estórias avulsas (78): O meu amigo cigano Zé Beiroto (Francisco Baptista)

3 comentários:

Anónimo disse...



Como eu te entendo amigo José Claro, quando falas da linha do Corgo e da beleza das paisagens dos montes e vales que ela proporcionava aos viajantes.
Em Trás-Os-Montes, a rivalizar com a linha do Corgo, havia ainda a linha do Tua e a linha do Sabor.
Esses comboios eram miradouros ambulantes que deliciavam os seus passageiros com toda a variedade de tons, linhas e contornos da terra transmontana.
Infelizmente hoje são linhas mortas, às mãos assassinas dos politicos ilustres que nos têm governado nas últimas decadas. Com essa e outras práticas está cada vez mais lançado ao abandono e despovoado todo esse reino maravilhoso de que falava Miguel Torga.
Um grande abraço
Francisco Baptista

Anónimo disse...

Amigo e Camarada das Trams, do RT e do CTIG, conforme o escrito do Camarada Francisco Batista, essas linhas do Corvo, do Tua e do Sabor, desativadas aquando da governação do maior "embrulho" da política em Portugal e que mantemos no poder há já uma eternidade -escrevo no plural porque não temos coragem de o afastar de vez, ele e não só- desgraçaram o nosso futuro. Conforme acabaram essa ligações, também a nossa ligação com o futuro, está mais que comprometida. A desertificação do país só serve para manter a preguiça e o "doce não fazer nada" que impera nos ministérios do Terreiro do Paço.
Um abraço e muita saúde.
Álvaro Vasconcelos

Bispo1419 disse...

Informação complementar:
A "Linha do Corgo" ligava Régua a Chaves, passando por Vila Real. O troço Vila Pouca de Aguiar-Chaves foi desactivado em 01/01/1990.
Mais recentemente, em Março de 2009, foram encerrados os troços restantes, disse a REFER que por razões de segurança mas com promessa de reabertura posterior. Para o efeito começaram a desenvolver-se trabalhos preparatórios mas a REFER, em Julho de 2010, suspendeu o projecto de recuperação da linha aduzindo razões orçamentais.
Manuel Joaquim