Caro camarada
Segue em anexo mais uma pequena memória bem como mais algumas fotos.
Cumprimentos
José Claro
Depois de ter sido capa de jornal do Diário Popular do dia 6 de Maio (Segunda-feira) na entrada da porta de armas do Campo de Tiro da Serra da Carregueira, foi constituído o pelotão dos tipógrafos e fotógrafos que tinham por destino o RT1 no Porto (foto que apresento nas aulas de morse).
Daí, feito o curso, ida para BC10 (Chaves), que foi uma das melhores e mais bonitas viagens que fiz em toda a minha vida (até aí).
Nas aulas de Morse
Estive recentemente na Régua e andei a bisbilhotar se via a linha estreita que ia para Chaves(*) (não a encontrei, para me recordar), pois foi a melhor coisa que me poderia acontecer, uma viagem sem pressa que até parecia que estava no país das maravilhas.
Rio Corgo - 1978 (Rui Morais)
Com a devida vénia a Movimento Cívico pela Linha do Corgo
Uma paisagem de sonhos numa linha que fazia que tudo abanasse, com o andamento lento das carruagens, uma linha cheia de curvas, altos e baixos curvas e contracurvas, vales profundos e serras enormes. As pessoas que já a conheciam saltavam das carruagens em andamento e daí a um bocado o comboio passava junto à via no outro lado e apanhavam outra vez o comboio, foi uma viagem de sonhos, com maravilhosas e lindas paisagens.
Sem outro assunto aqui envio mais umas fotos, como me pediste, mas vê se têm interesse, se vires que não têm não vale a pena repetir.
Mais não digo.
Do amigo Claro
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Nota do editor:
(*) A Linha de comboio a que o camarada Claro se refere é a Linha do Corgo que ligava a Régua a Vila Real.
Aceder a Movimento Cívico pelo Linha do Corgo - MCLC
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Nota do editor
Último poste da série de 11 de Abril de 2014 > Guiné 63/74 - P12967: Estórias avulsas (78): O meu amigo cigano Zé Beiroto (Francisco Baptista)
3 comentários:
Como eu te entendo amigo José Claro, quando falas da linha do Corgo e da beleza das paisagens dos montes e vales que ela proporcionava aos viajantes.
Em Trás-Os-Montes, a rivalizar com a linha do Corgo, havia ainda a linha do Tua e a linha do Sabor.
Esses comboios eram miradouros ambulantes que deliciavam os seus passageiros com toda a variedade de tons, linhas e contornos da terra transmontana.
Infelizmente hoje são linhas mortas, às mãos assassinas dos politicos ilustres que nos têm governado nas últimas decadas. Com essa e outras práticas está cada vez mais lançado ao abandono e despovoado todo esse reino maravilhoso de que falava Miguel Torga.
Um grande abraço
Francisco Baptista
Amigo e Camarada das Trams, do RT e do CTIG, conforme o escrito do Camarada Francisco Batista, essas linhas do Corvo, do Tua e do Sabor, desativadas aquando da governação do maior "embrulho" da política em Portugal e que mantemos no poder há já uma eternidade -escrevo no plural porque não temos coragem de o afastar de vez, ele e não só- desgraçaram o nosso futuro. Conforme acabaram essa ligações, também a nossa ligação com o futuro, está mais que comprometida. A desertificação do país só serve para manter a preguiça e o "doce não fazer nada" que impera nos ministérios do Terreiro do Paço.
Um abraço e muita saúde.
Álvaro Vasconcelos
Informação complementar:
A "Linha do Corgo" ligava Régua a Chaves, passando por Vila Real. O troço Vila Pouca de Aguiar-Chaves foi desactivado em 01/01/1990.
Mais recentemente, em Março de 2009, foram encerrados os troços restantes, disse a REFER que por razões de segurança mas com promessa de reabertura posterior. Para o efeito começaram a desenvolver-se trabalhos preparatórios mas a REFER, em Julho de 2010, suspendeu o projecto de recuperação da linha aduzindo razões orçamentais.
Manuel Joaquim
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