sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Guiné 63/74 - P13626: In Memoriam (194): João Dias Garcia (1950-2014), ex-1.º Cabo Mec Auto da CCAÇ 19, falecido no passado dia 11 de Setembro de 2014, no Hospital de Leiria (José Manuel Pechorro)


1. Mensagem do nosso camarada José Manuel Pechorro (ex- 1.º Cabo Op Cripto da CCAÇ 19, Guidaje, 1971/73), com data de hoje, 19 de Setembro de 2014:

Camarada Luís,
Envio esta notícia que julgo de interesse para o blogue e que sujeito à vossa consideração na sua postagem, que desde já agradeço:

Informo que faleceu o João Dias Garcia, no Hospital de Leiria, no passado dia 11 do corrente.


Ex-1º Cabo Mecânico Auto, Nº 617771, da CCac 19, 1971/73

Como tal suportou as colunas Guidage - Binta – Guidage, o assédio do IN e o cerco de Maio de 1973.

1.º Cabo, estimado por todos e pela população. Mencionei-o na postagem: Guiné 63/74 - P5310: O assédio do IN a Guidaje (de Abril a 9 de Maio de 1973) - II Parte (José Manuel Pechorrro):

“Fui até à caserna do 1.º Pelotão, onde conversei com o Garcia, 1.º Cabo Mecânico. Estava com ele, quando surge a 5.ª flagelação (por volta das 12 ou 13 horas), desta vez do lado das casernas do 3.º e 4.º Pelotões, com armas ligeiras, RPG,s e morteiro 82, também do lado de lá da bolanha, território Senegal. 
A minha arma desapareceu, apercebi-me ter sido um soldado que a utilizou, quando correndo se foi refugiar na vala. 
Abriguei-me com o 1.º Cabo Garcia, no ninho da metralhadora pesada, de que é responsável. 
Ao tentar manejá-la, entalou-se. O palavreado dele, muito sério, mas com piada, provocou-me o riso, que contive a muito custo, intercalado, no matraquear do tiroteio e estrondos das explosões”.

De pé: Mussá Uali que faleceu em Bissau. Em cima, da esquerda para a direita: Figueiredo, Sold Mec; Mayer Mané, Condutor; João Dias Garcia, 1.º Cabo Mec, falecido no Hospital de Leiria em 11SET2014; Ibrahimo Djaura, e Seco Sanó também já falecido

Pela sua actuação foi um dos louvados na folha de serviço do COP 3, sediado em Guidage, de 11 de Junho de 1973, pelo Comandante, Ex-Ten Cor Cav António Valadares Correia de Campos.

No passado Sábado, 14 do corrente, pelas 15 horas, teve lugar a cerimónia religiosa de corpo presente, na Igreja matriz de Maiorga, Alcobaça, seguindo-se o cortejo fúnebre para o cemitério desta localidade, participada de muito povo.

Anexo ficheiro com duas fotos do mesmo.

Um abraço,
José Pechorro
Ex-1.º Cabo Op Cripto,
CCaç 19 – Guidage - Guiné
1971/73

************

Nota do editor:
Em nome da tertúlia e dos editores deste Blogue apresento as nossas condolências aos familiares do nosso camarada João Garcia, com os quais estamos solidários nesta hora de dor.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 14 de Agosto de 2014 > Guiné 63/74 - P13496: In Memoriam (193): Manuel Vieira Moreira (1945-2014), ex-1º cabo mec auto, CART 1746 (Bissorã, Xime e Ponta do Inglês, 1967/69), natural de Águeda, poeta e amante do fado

6 comentários:

Juvenal Amado disse...

Não consigo ver as suas feições mas devo tê-lo conhecido pois sou natural da Maiorga de Alcobaça, morei depois de casado nessa freguesia e devemos ter ido no mesmo dia à inspecção por sermos do mesmo ano.
Lamento a morte do camarada à família enlutada apresento os meus mais sinceros pêsames e mando um abraço ao José Manuel Pechorro pela sua homenagem a mais um de nós que parte

Luís Graça disse...

Passamos, nas terras pequenas, pelas mesmas ruas, frequentamos os mesmos locais, cruzamo-nos com as mesmas pessoas... E, de repente, por um mero acaso, descobrimos que estivemos juntos na Guiné, em sítios diferentes... Quie somos do mesmo ano, da mesma incorporação, que até andamos juntos na mesma escola... É preciso chegar o mensageiro da morte... Acontece, mas é triste!... Significa que os antigos combatentes não tiveram, em vida, de se encontrar e dar a conhecer à sua comunidade...

Obrigado, Zé Manel Pechorro, por estares atento e homenageares aqui, no nosso blogue, a memória de mais um bravo de Guidaje.

Até sempre, camarada Garcia... Que a terra da tua Pátria, ao menos, te seja leve!

Luís Graça

Cesar Dias disse...

Os meus pêsames a toda a familia.
Descansa em paz GARCIA.

César Dias

Djaura disse...

Faleceu um ex-camarada amigo e companheiro do nossos dias em Guidage.
Foi um amigo que me salvou a vida, numa das nossas embrulhadas naquele inferno de Guidage, foi num dia fatídico nas pegadas dito estrada, de Guidage/Binta, aquando a minha viatura Berliet foi atingida em Cufeu, onde fui ferido desmaiado, se não fosse ex meu amigo Garcia,teria ficado naquele lugar,fui informado que desmaiei, mas despertei graças ao Garcia, como era mais conhecido entre nós, despejou um Cantil de Água na minha Cabeça e arrastou me para outra viatura inanimado.Devo a vida a esse meu muito e ex- companheiro. Assim, foi uma grande consternação,lamentado morte de António Garcia, enviando pelo nossos Camaradas as minhas mais sentidas condolências as famílias enlutadas, por limitação não poder assistir ultimas horas de um ex-camarada por ter conhecimento do seu estado agravamento da sua saúde, muito amigo dos seus amigos.
DJAURA

José Pedro Neves disse...

Mais um Camarada, combatente da Guiné, que parte.
Paz á sua Alma e que tenha o Eterno Descanso.
Á família enlutada, os meus sentidos pêsames.

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Embora saibamos que este tipo de notícias tem sido e será cada vez mais, mais frequente, ainda me recuso a "habituar" a tomar nota destes desfechos sem sentir emoção.

Como é costume dizer-se, só se morre de vez quando a nossa (de cada um) memória desaparecer da lembrança dos outros. Dos familiares e dos amigos.

Nós, os amigos, temos então o dever inalienável de contribuirmos para que essa memória perdure o mais possível.

O que o Pechorro fez só pode ter o agradecimento de todos nós. Contribuiu para que fique registado o acontecimento, homenageou um nosso camarada e permitiu que, desse modo, possamos também endereçar aos familiares a nossa consternação pela perda do seu ente querido e nosso camarada.

Que o Garcia possa descansar em paz!

Hélder S.