Olá, Carlos Vinhal:
A faculdade de mudança será um atributo da idade, incluindo a de esquecer e eu entrei numa estratégia de embargo à ameaça do aparecimento da "doença do alemão", como lhe chama o Luís Graça, com as abatises das actividades mentais.
Assim, sujeito mais um texto evocativo à tua paciência beneditina, para lhe dares o destino que melhor entenderes.
Com um grande abraço,
Manuel Luís Lomba
A guerra, a água e o nosso 1.º de Novembro de há 50 anos…
Na mais remota antiguidade, a água e o leite materno eram mobilizados como bens estratégicos de guerra: aquela, porque a água é a vida; este, porque havia mais vida, para além da guerra. Na segunda quinzena de Outubro de 1964, a nossa CCav 703 recebeu a missão de desimpedir a estrada Mansabá-Farim, obstruída há mais de um ano pela malta do PAIGC do Oio e do Morés, logo na primeira onda da subversão no Norte da Guiné. A tropa invejava o livre-trânsito do médico Dr. Maurício, incansável combatente, mas contra lepra dos guineenses, e dizia-se que os guerrilheiros apareciam a desimpedi-la de minas e abatises, logo que a sua carrinha Peugeot 403 era avistada. O Dr. Maurício era avesso às colunas militares e a tropa “lerpava”…
Saímos da Amura, atravessámos Bissau adormecida, fizemos a cambança do Geba na vetusta jangada de João Landim, rodámos em velocidade de cruzeiro e o asfalto terminou em Mansoa, (era exemplar único, na Guiné!), onde nos dividimos em “coluna, vanguarda de segurança e guardas de flanco”, no sentido de Mansabá.
O Estado-Maior determinara a nomadização em Bironque, onde levantámos as tendas cónicas de lona, modelo dito de colonial. Nos tempos em que as guerras eram feitas por homens e bestas, os chefes determinavam os bivaques em locais com água; como aquela era feita por homens com amparo de máquinas, tal preocupação foi negligenciada.
Troço da estrda Mansabá-Farim. Vd. Carta de Farim 1:50.000
Em Bironque, os patrulhamentos sucediam-se mas não contactavam – nem água, nem IN; e os ”sintrep” chegavam ao QG em conformidade. Até que o Brigadeiro Sá Carneiro, Comandante do CTIG, veio pelo ar num Allouete II de evacuações sanitárias, característico pelas duas macas acopladas no exterior, a simular uma inspecção ao bivaque e a prevenir o capitão da iminência de um ataque; e, ao apressar-se de regresso o zingarelho, não teve como se furtar às queixas gerais, não da falta de guerra, mas da falta de água para beber, cozinhar, lavar as marmitas… Aquele segundo soldado da Guiné (o primeiro era o General Schulz) providenciou apenas a última:
- Na guerra, as marmitas lavam-se com terra e não com água! - retribuído com a “boca”, dirigida ao piloto:
- Não precisávamos de um brigadeiro; precisamos de gerricans de água!
Na Frente Norte do IN pontificava o comandante Osvaldo Vieira, ex-furriel do Exército Português e, duas noites depois, dirigiu-nos prolongada flagelação; teremos sido a primeira tropa a levar com morteiradas de 82. E sem dispor de abrigos cobertos, do nosso equivalente (de 81) e sem água.
Eu fora escalado para substituir o vaguemestre, de baixa ao então HM 241. Chegámos ao dia 1 de Novembro, o capitão mandou-me formar uma patrulha com o pessoal da cozinha e voluntários, constituída por 10 atiradores, um condutor e um apontador de morteiro de 60 e ir buscar água a Mansabá. Esfalfámo-nos a fazer parapeitos de sacos de areia na caixa de carga do camião Mercedes novinho em folha e fizemo-nos ao caminho, que havíamos desimpedido, levantando uma nuvem de pó. Os “Águias Negras” de Mansabá foram malta fixe: atestaram-nos o atrelado-tanque, facultaram-nos os chuveiros e as suas toalhas de banho, partilharam comida e bebida fresca. A minha já longa vida jamais experimentará satisfação idêntica à daquele banho, daquela cerveja gelada e daquela conserva de perdiz, da marca Brandão!
Fazia-se tarde, o comandante deles ajuizou-nos de temerários e mandou um pelotão num Unimog escoltar-nos até certo ponto do caminho, que avariou, e o tempo gasto a removê-lo da estreita via, colocou-me perante um dilema: retroceder para Mansabá ou prosseguir para Bironque. A nossa malta veio em meu auxílio:
- P´ra frente é que é o caminho! - expressão em voga, atribuída ao capitão Henrique Galvão, quando do assalto ao paquete Santa Maria.
Fizemo-nos ao caminho, mas o malvado do ex-camarada Osvaldo Vieira continuava por ali, aprontou-nos uma emboscada na margem direita, a misturar insultos às nossas mães com rajadas de metralhadoras, a cravejar os sacos de areia, a cabine do camião e as granadas de mão a explodir, afortunadamente, do lado oposto da estrada. O condutor Pardal (Domingos, estou a corrigir o erro do livro!), estirou-se sobre os bancos, cabeça de fora da porta, uma mão no volante, outra no acelerador e saiu da zona de morte, enquanto 5 dos nossos reagíamos à sua retaguarda e outros 5 à sua frente. Pude acompanhar todo o filme, a cabeça de encontro a um providencial poste telefónico, que eles deixaram derrubado na valeta, quase a sentir a respiração do IN e tive a noção do momento da sua manobra de retirada.
Corremos em zigue-zague até todos subirmos para o camião, que se aguentou até Bironque, com o motor a verter os seus líquidos e os sacos a espalhar a sua areia.
Fomos protagonista de duplo “ronco”: regressamos ilesos, nós e o atrelado-tanque; e, com metade do pessoal que pegara pela primeira vez numa G3, demos troco e escorraçamos o ex-furriel Osvaldo Vieira e os seus turras, que tinha dois anos do Exército Português, mais dois anos de especialização na Academia Militar de Pequim, ao passo que eu fizera a recruta e saíra “especializado” em guerra convencional, revolucionária e no seu comando em apenas 4 meses – de Agosto a Dezembro de 1963, no CISMI, em Tavira!
Novembro é o tempo de toda a Cristandade evocar os fiéis defuntos.
Evocamos a memória dos únicos derrotados da guerra da Guiné - os seus mortos, porque a(s) pátria(s) não os mereceu…
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Nota de editor
Último poste da série de 15 de Outubro de 2014 > Guiné 63/74 - P13739: Efemérides (176): A primeira Operação da CART 494 foi em 11 de Outubto de 1963 (Coutinho e Lima)
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