Foto nº 1 A
Foto nº 1 B
Foto nº 1
Foto: © Pierre Fargeas / Jorge Félix (2009). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]
1. Uns dias antes, a 22, Spínola tinha mandado um telegrama ao Ministro da Defesa, gen Horácio José Sá Viana Rebelo (1910-1995), com o seguinte teor:
"Conforme seu pedido telefónico informo que sob pressão IN comandante local mandou evacuar Guileje e destruir acampamento sem ordem deste comando. Trata-se de lamentável estado de pânico perante manifesta superioridade inimigo, o que em caso algum justifica tal decisão. Esclareço Guileje estava sem comunicações Bissau virtude destruição antena pelo inimigo. Mandei levantar auto corpo de delito comandante responsável. Insisto pedido reforços" (Fonte: Carlos Matos Gomes e Aniceto Afonso - Os anos da guerra: volume 14: 1973: perder a guerra e as ilusões. Matosinhos: QuidNovi, 2009. p.46).
Na foto (, por nós editada), vê-se o CEMGFA, Gen Costa Gomes à direita de Spínola, falando com milícias guineenses (ou um mílicia e um civil). É a única foto que temos dos dois, juntos, Spínola e Costa Gomes, no CTIG... É a única foto, aliás, que temos do Costa Gomes no CTIG...
A foto é do francês Pierre Fargeas (técnico que fazia a manutenção dos helis AL III, na BA 12, Bissalanca, em representação do fabricante), gentilmente enviada pelo nosso camarada Jorge Félix (ex-alf mil pil heli, BA12, Bissalanca, 1968/70). Presumimos que o Pierre Fargeas tenha acompanhado, por razões de segurança, a comitiva militar...
2. De acordo com o documento do CEMGFA que reproduzimos no poste P15731, o gen Costa Gomes deslocou-se novamente à Guné, passados uns dias, numa visita de 4 dias, com início a 6 de junho de 1973, acompanhado do cor Ramires de Oliveira: "Durante os quatro dias que ali permanecemos, tivemos ocasião de observar, auscultar e conversar com muitas pessoas". No dia 8, teve a tal renião com os comandos do CTIG...
Pergunta-se: não haverá aqui uma troca de datas ? Fazia sentido duas visitas do CEMGFA à Guiné no espaço de suas semanas (uma a 25 de maio e outra a 6 de junho) ? É verdade que ele fez mais do que uma visita à Guiné...
3. De qualquer modo, fica aqui o desafio aos nossos leitores: para além do Spínola e do Costa Gomes, quem serão os outros oficiais ?
(i) Quem é oficial que está por detrás do Costa Gomes ? (Foto nº 1 A)
(ii) E o que carrega um coleção de papelada, provavelmente mapas, e que está entre o Costa Gomes e o Spínola ? (Foto nº 1 A)
(iii) Quem são os dois oficiais que estão à esquerda de Spínola ? (Foto nº 1 B)
(iv) Quem seria este milícia e este civil ? (Foto nº 1)
(v) Onde é que a foto foi tirada ? (Foto nº 1)...
... Dão-se "alvíssaras" a quem responder e acertar!
_____________
Nota do editor:
Último poste da série > 7 de fevereiro de 2016 > Guiné 63/74 - P15719: Fotos à procura de... uma legenda (68): cinco fotos históricas do cmdt da Op Mabecos Bravios, cor inf Hélio Felgas, na retirada de Madina do Boé (Cortesia da revista Camões, abr-jun 1999, nº 5)
2 comentários:
A dobra nas mangas do camuflado do Spínola eram, de certeza, postiças.
E, se calhar, tudo o resto. Estava-mos em 1973.
Valdemar Queiroz
O Gen. Costa Gomes visitou a Guiné por duas vezes em 1973 (Janeiro e Maio).
Estas fotos foram tiradas em Caboxanque- Cantanhez . Julgo que a foto é de Janeiro mas sendo assim entre estes oficiais deveria estar o Ten.Cor. Araújo e Sá Cmd. do BCP 12 e do Cop 4 e/ou o Major Moura Calheiros. No livro "A Última Missão" do agora Cor. Moura Calheiros verificarão que a paginas 351 se encontra uma foto desta visita em que se reconhecem muitos dos presentes nas fotos agora publicadas. E nessa foto vê-se parcialmente a minha cara atrás do Gen. Spinola.
Não reconheço o militar que está atrás do Gen. Costa Gomes.
A carregar a papelada meio encoberto julgo ser o Cap. Matos ao tempo comandando o destacamento de Caboxanque.
O oficial à esquerda do Gen Spinola (de boina) é o Cap. Cav. Carvalho Bicho ao tempo comandando a C.Caç. 4541/72 sediada em Caboxanque tendo participado na operação "Grande Empresa" de ocupação do Cantanhez. O outro oficial por estar parcialmente encoberto não consigo identificar.
Em primeiro plano temos um milícia de Cufar e o homem grande e chefe da tabanca de Caboxanque. Tenho que recorrer aos papeis para me recordar do seu nome que merece ser referido.
Rui Pedro Silva
Ex-Cap.Mil. C.Cav 8352/72 - Caboxanque - Dezembro de 1972 a Junho de 1974
Um abraço a todos
Enviar um comentário