terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Guiné 63/74 - P15727: In Memoriam (245): Maj-General PilAv Fernando Pedroso de Almeida, ex-Major PilAv da BA 12 (Bissalanca, 1972/73) (Miguel Pessoa)

1. Mensagem do nosso camarada Miguel Pessoa, Cor PilAv Ref (ex-Ten PilAv, BA 12, Bissalanca, 1972/74), datada de hoje, 9 de Fevereiro de 2016, com a notícia do falecimento do seu camarada, amigo e compadre, Maj-General Fernando Pedroso de Almeida, que foi responsável pelas Operações do GO 1201, na BA 12 de Bissalanca.

Caros editores
Envio-vos este mail para dar conhecimento do falecimento de um meu camarada dos tempos da Guiné, o Maj.General Fernando Pedroso de Almeida.
Nos anos 72/73, como Major, foi o responsável pelas Operações do GO1201, na BA12, e viveu a traumática perda de vários camaradas pilotos e a necessária transição para novas tácticas no Teatro de Operações originadas pelo surgimento do míssil Strela.

Voou nos Fiat G-91 e DO 27 da Esq.121 e nos aviões da "pesada" da Esq. 123.

Desaparece agora do nosso convívio acometido de doença súbita.
Era um amigo pessoal e padrinho de um dos meus filhos e alguém que vou lembrar com respeito.

O velório do corpo será realizado na Igreja da Força Aérea, junto aos Pupilos do Exército, a partir das 17H00 de 4.ª feira, 10 de Fevereiro, e o funeral efectuar-se-á na manhã de 11 de Fevereiro, em hora que não sei ainda indicar.

Um abraço.
Miguel Pessoa

O Maj. Pedroso de Almeida é, na foto, o último à direita na fila de baixo.

2. Nota do editor

Para a família do nosso malogrado camarada Maj-General PilAv Fernando Pedroso de Almeida, que agora nos deixa, as mais sentidas condolências da tertúlia deste Blogue.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15659: In Memoriam (244): Sezinando Ferreira Domingues (ex-Fur Mil da CCAÇ 3328), faleceu no passado dia 17 de Janeiro de 2016, em Leiria (José Câmara)

7 comentários:

Luís Graça disse...

Miguel: os amigos dos nossos amigos nossos amigos são... E para mais sendo o Fernando Almeida um camarada nosso, da Guiné!...

É toda uma geração que se está a despedir desta terra da alegria (apesar de tudo...), lenta mas inexoravelmente. É uma perda para a família próxima, para os amigos, para a família do Miguel, para a FAP, para todos nós!...

Façamos amanhã ou esta noite um minuto de silêncio em memória de mais um bravo dos céus da Guiné!... Luís

José Marcelino Martins disse...

Condolências á família e camaradas.

Hélder Valério disse...

Meu Amigo Miguel e Giselda

Um forte abraço de solidariedade.
Sabemos que, pela 'lei da vida', há um momento em que se dá a passagem deste mundo.
A idade vai avançando e não nos devemos admirar muito quando esse momento chega.
Agora, quando isso sucede de modo inesperado, fica-se sempre com uma sensação de surpresa.
Resta apenas endereçar as condolências aos familiares e fazer votos para que descanse em paz.

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Caros amigos e camaradas,
Mais um de nós partiu. No seu saco de viagem levou a vida que viveu. Com a família e com os amigos deixou um album cheio de recordações.
As mnhas condolências.
José Câmara

J. Gabriel Sacôto M. Fernandes (Ex ALF. MIL. Guiné 64/66) disse...

É com grande dor que acabo de tomar conhecimento, através do blog, do falecimento do meu amigo, colega de do Liceu Gil Vicente e colega de turma, companheiro de muitas aventuras próprias da adolescência.
Paz à sua alma.
Um abraço, camaradas,
JS

Anónimo disse...

Em nome da familia, agradeço profundamente todas as lembranças e recordações que nos ajudaram nestes dias dificeis. Muito obrigado. Sei que o meu pai está contente com as honras prestadas.

Um abraço especial ao Miguel e Gisela.

Joao Pedroso de Almeida

belem bispo disse...

Casualmente acabei de saber da noticia da morte do Major-General Fernando Pedroso de Almeida.
Fiquei triste e um pouco surpreendida.
Trabalhei com ele directamente, na Direcção Geral de Politica de Defesa Nacional, onde foi Sub-Director Geral, e de quem guardo belas recordações pela sua simpatia, dignidade, cortesia e acima de tudo humana no seu trato com todos os subordinados.
Condolências à família e Paz à sua Alma.
Belém Bispo