segunda-feira, 10 de maio de 2021

Guiné 61/74 - P22188: Depois de Canchungo, Mansoa e Cufar, 1972/74: No Espelho do Mundo (António Graça de Abreu) - Parte IV: Parque Nacional de Yosemite:, Califórnia, EUA, 2005







EUA, Califórnia, Parque Nacional de Yosemite: paisagens.


Texto e fotos enviadas em 1/5/2021


1. Continuação da série "Depois de Canchungo, Mansoa e Cufar, 1972/74: No Espelho do Mundo" (*), da autoria de António Graca de Abreu [, ex-alf mil, CAOP1, Canchungo, Mansoa e Cufar, 1972/74: escritor e docente universitário, sinólogo (escialista em língua, literatura e história da China); natural do Porto, vive em Cascais; é autor de mais de 20 títulos, entre eles, "Diário da Guiné: Lama, Sangue e Água Pura" (Lisboa: Guerra & Paz Editores, 2007, 220 pp); "globetrotter", viajante  compulsivo com duas voltas em mundo, em cruzeiros,  é membro da nossa Tabanca Grande desde 2007, tem mais de 270 referências no blogue]


Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, Estados Unidos da América, 2005

por António Graça de Abreu


Para trás ficou o desvairo do calor pousado nos desertos do Vale da Morte.

Subo agora pelo esplendor da Sierra Nevada, por Tioga Pass, quase a quatro mil metros de altitude. Depois do Colorado e das Rocky Mountains, respiro outra vez o ar frio das enormes montanhas. Abertas as portas do céu.

As pinceladas fantásticas dos deuses, a ternura do ouro nas nuvens, as cascatas suspensas no espaço, cantando, depois desfazendo-se em lágrimas. No vale de Yosemite, restos de um glaciar, uma aldeia de índios Miwok, o rio Merced, as águas correndo, o lago do Espelho, os bosques e os prados, verdes, sumptuosos e tranquilos.

A magia da mãe natureza. El Capitán, uma imensa parede de pedra, o granito entrando pelas reentrâncias do céu. Gary Snyder, o poeta, jornardeando por aqui, há quarenta anos atrás, embebendo-se nas transparências da montanha.

Dizem-me que neste parque nacional os ursos, à solta, avançam e entram pelas janelas dos carros que cruzam e estacionam na floresta, que sequóias gigantescas se atravessam por estradas e caminhos. Não vi ursos, por certo escondidos em recortes pedregosos da falésia, ah, mas as sequóias, uma após outra, enraizadas no perpassar dos séculos, abriam-se, majestosas, ao entardecer. Escrevo, na casca da terra e no vento.

____________

Nota do editor:

Último poste da série > 6 de maio de 2021 > Guiné 61/74 - P22176: Depois de Canchungo, Mansoa e Cufar, 1972/74: No Espelho do Mundo (António Graça de Abreu) - Parte III: Chengdu, província de Sichuan, China, c. 2005. Aqui nasceu Deng Xiaoping (1904-1997), o sucessor de Mao Zedong (1893-1976)...Mas também o maior poeta chinês, Li Bai (séc. VIII)

5 comentários:

Valdemar Silva disse...

'...vale de Yosemite ....., uma aldeia de índios Miwok ...'. Prontus.
Uns adjectivos sobre o extermínio de mais de 20 milhões (20.000.000) de índios passa e temos 'os bosques e prados, verdes, sumptuosos e tranquilos'. Prontus.


Valdemar Queiroz

antonio graça de abreu disse...

Os índios Miwok têm hoje um museu em sua homenagem, em Yosemite. Não existia em 2005, quando por lá andei. Politicamente correcto, este amigo Valdemar, sempre ao lado dos humilhados e ofendidos, do PAIGC, dos índios, etc...

Abraço,

António Graça de Abreu

Valdemar Silva disse...

Pois, as visitas em viagens são para ver o que queremos ou nos deixam ver e como diria o outro 'sempre, sempre ao lado do povo', faltaram as Mães da Praça de Maio, da Argentina, e a repressão violenta das manifestações na Praça Celestial, em Pequim.
Ah! e amigo do PAIGC nem por isso, agora que houve por cá grandes condecorados a fazer, depois, negócios com eles por lá houve e até gostava de saber como seria o diálogo de 'vocês estavam a perder, não nós estávamos a ganhar vá lá estávamos empatados, continuemos e não se fala mais nisso'.
Abraço
Valdemar Queiroz

antónio Graça de Abreu disse...

Valdemar, tu não me conheces, não sabes o que tenho escrito. Mas tiras conclusões gratuitas a meu respeito.
Sobre Buenos Aires recomendo-te a leitura do meu extenso texto sobre a cidade, em Fevereiro de 2020, no meu mais recente livro "Odisseia Magnífica", Lisboa, Guerra e Paz Editora, 2020, pag. 34. Aí podes ler: "Na Praça de Maio, as mães e avós dos jovens, dos cerca de 30 mil desaparecidos e mortos na sequência do golpe militar de 1976, continuam, todas as semanas, a reunir e a pedir justiça, honrando a memória dos seus filhos e netos."
Sobre a China e os incidentes em Tiananmen, a Praça da Paz Celestial, recomendo-te também a leitura do meu texto no jornal Diário de Notícias de 11 de Junho de 1989. Recordo-te palavras minhas há 32 anos atrás: "Os comunistas sabem que o descontentamento é geral. A inflação, o despotismo, a corrupção, a criminalidade,as carências aos mais diversos níveis afectam toda a vida do país. Quantos anos vão ainda ser precisos, quantas convulsões abalarão ainda o velho Império do Meio antes de, a exactamente duzentos anos da Revolução Francesa, se começarem a escrever nas paredes da Grande Muralha as palavras liberdade, igualdade e fraternidade?"

Abraço,

António Graça de Abreu

Valdemar Silva disse...

Graça Abreu, 'tá bem.
Não procurando a bibliografia de quem escreve, os comentários feitos são em relação ao que aqui é escrito.
Não é considerável comentar com 'Xiaoping com o socialismo suave da coca-cola, dos donuts e dos macdonalds e os brutais incidentes em Tiananmen' ou com 'a sangrenta ditadura militar de Videla ter cometido milhares de mortes na Argentina' ou até com 'extermínio de milhões de índios pelos colonos nos EUA', seja tirar uma conclusão gratuita a respeito de quem escreve.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz