____________
Nota do editor
Último poste da série de 29 de Abril de 2023 > Guiné 61/74 - P24264: Parabéns a você (2163): Giselda Antunes Pessoa, ex-2.º Sarg Enfermeira Paraquedista da BA 12 (Bissau, 1972/74)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
Parabéns Luís Lomba.
O que é preciso é saúde, e da boa.
Abraço
Valdemar Queiroz
Parabéns.
Votos de ótima saúde e um dia feliz.
Abraço,
Ernestino Caniço
Há muito que não passo pela tua linda terra, Barcelos. Nem conheço Faria. E pior ainda com as minhas "namoradas canadianas"... Ando a ver se me livro delas, vou acusá -las de assédio... São umas "lapas", não "desgrudam"... Em casa, vá lá. Já sou capaz de dispensar uma... O meu pai, meu velho, meu camarada, que não era Graça mas Henriques, era muito mais engracado do que o filho, dizia para os amigos que tinha trocado uma velha (perna) por duas novas (canadianas)... Animava-se e animava-nos com as suas tiradas de bom humor: "Mais vale andar neste mundo de muletas do que no outro em carretas"...
E isso que te desejo, meu caro "alcaide de Faria": Boa continuação pela picada da vida... E vai aguentando o nosso baluarte do Norte!... Luís
Caro Camarada Manuel Luís Lomba,
Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.
Muita saúde, felicidades e um grande abraço.
Adriano Moreira
Parabéns e muita saúde para continuares em frente.
Abraço transatlântico.
José Câmara
Abraço de parabéns.
Caro amigo Manuel Lomba
As minhas felicitações pelo aniversário, votos de continuação de boa saúde e os meus parabéns.
Hélder Sousa
Muitos parabéns, caro Manuel Luís Lomba.
Espero que estejas bem.
Abraço
Carlos Vinhal
Caro Luis,
Não conheces Faria nem poderias conhecer, porque Faria não existe! Isto é, existem umas pedras daquilo que se supõe - mas não se tem a completa certeza - ter sido o castelo de Faria, que foi cenário de um célebre episódio narrado por Fernão Lopes, entre o alcaide do castelo e o seu filho. As pedras em questão encontram-se a escassas centenas de metros do santuário de Nossa Senhora da Franqueira, que por sua vez fica a poucos quilómetros da cidade de Barcelos. Os castelos costumam ficar em sítios altos, salvo algumas exceções (como Almourol), e a Franqueira fica precisamente num sítio alto, de onde se tem uma grandiosa vista que abarca todo o Baixo Cávado (https://goo.gl/maps/vku6jLeK8AjBWTBW9). O castelo de Faria, que ficaria próximo do atual santuário, dominaria a mesma região.
Camarada Lomba, da terra onde vivi 3 magníficos anos e onde religiosamente almoçava todos os domingos na Bagoeira um polvo assado na brasa com batata a muro. Hoje aconselho o Turismo (espetacular). Que continues a cantar de galo muitos e mais anos.
Um abraço
Joaquim Costa
Caro Fernando Ribeiro, julgo que o Luís se refere à freguesia de Faria, onde mora o Lomba, esta sim existente na margem sul do rio Cávado. Esta freguesia aparece já nas Inquirições de D. Afonso II de 1220, então designada como Sancta Maria de Faria.
Mais pormenores aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Faria
Abraço
Carlos Vinhal
Abraço de parabéns.
Para o VCC Manuel L. Lomba, um abraço e parabéns.
Victor Costa
Enviar um comentário