sábado, 6 de maio de 2023

Guiné 61/74 - P24289: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XXV: Premonição da morte do cap graduado 'cmd' João Bacar Jaló


Guiné > Região de Quínara > Tite > s/d > Aquartelamento de Tite


Guiné > Bissau> Cupilão  pou Pilão >  Bairro > 

Fotos publicadas no livro do Amadu Djaló: cortesia do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2010)


1. Continuação da publicação das memórias do Amadu Djaló (Bafatá, 1940-Lisboa, 2015), a partir do manuscrito, digital, do seu livro "Guineense, Comando, Português: I Volume: Comandos Africanos, 1964 - 1974" (Lisboa, Associação de Comandos, 2010, 229 pp, + fotos, edição esgotada) (*).

O seu editor literário, ou "copydesk", o seu camarada e amigo Virgínio Briote, facultou-nos uma cópia digital; o Amadu, membro da Tabanca Grande, desde 2010, tem 94 referências no nosso blogue

[Foto à esquerda > O autor, em Bafatá, sua terra natal, por volta de meados de 1966. (Foto reproduzida no seu livro, na pág. 149) ]

Síntese das partes anteriores:

(i) o autor, nascido em Bafatá, de pais oriundos da Guiné Conacri, começou a recruta, como voluntário, em 4 de janeiro de 1962, no Centro de Instrução Militar (CIM) de Bolama;

(ii) esteve depois no CICA/BAC, em Bissau, onde tirou a especialidade de soldado condutor autorrodas;

(iii) passou por Bedanda, 4ª CCaç (futura CCAÇ 6), e depois Farim, 1ª CCAÇ (futura CCAÇ 3), como sold cond auto;

(iv) regressou entretanto à CCS/QG, e alistou-se no Gr Cmds "Os Fantasmas", comandado pelo alf mil 'cmd' Maurício Saraiva, de outubro de 1964 a maio de 1965;

(v) em junho de 1965, fez a escola de cabos em Bissau, foi promovido a 1º cabo condutor, em 2 de janeiro de 1966;

(vi) voltou aos Comandos do CTIG, integrando-se desta vez no Gr Cmds "Os Centuriões", do alf mil 'cmd' Luís Rainha e do 1º cabo 'cmd' Júlio Costa Abreu (que vive atualmente em Amesterdão);

(vii) depois da última saída do Grupo, Op Virgínia, 24/25 de abril de 1966, na fronteira do Senegal, Amadu foi transferido, a seu pedido, por razões familitares, para Bafatá, sua terra natal, para o BCAV 757;

(viii) ficou em Bafatá até final de 1969, altura em que foi selecionado para integrar a 1ª CCmds Africanos, que será comandada pelo seu amigo João Bacar Djaló;

(ix) depois da formação da companhia (que terminou em meados de 1970), o Amadu Djaló, com 30 anos, integra uma das unidades de elite do CTIG; a 1ª CCmds Africanos, em julho, vai para a região de Gabu, Bajocunda e Pirada, fazendo incursões no Senegal e em setembro anda por Paunca: aqui ouve as previsões agoirentas de um adivinho;

(x) em finais de outubro de 1970, começam os preparativos da invasão anfíbia de Conacri (Op Mar Verde, 22 de novembro de 1970), na qual vai participar (**):

(xi) a narrativa é retomada depois do regresso, por pouco tempo9,  a Fá Mandinga, em dezembro de 1970; a companhia é destacada para Cacine  [3 pelotões para reforço temporário das guarnições de Gandembel e Guileje, entre dez 1970 e jan 1971], Amadu Djaló estava de licença de  casamento (15 dias), para logo a seguir ser ferido em Jababá Biafada, sector de Tite, em fevereiro de 1971; supersticioso, ouve a profecia do velho adivinho que tem "um recado Deus(...) para dar ao capitão João Bacar Jaló".



Capa do livro do Amadu Bailo Djaló, "Guineense, Comando, Português: I Volume: Comandos Africanos, 1964 - 1974", Lisboa, Associação de Comandos, 2010, 229 pp, + fotos, edição esgotada.


Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XXV:

Depois do regresso da Op Mar Verde, Fá Mandinga andam 
nas bocas do mundo | Premonição da morte 
do cap graduado 'cmd' João Bacar Jaló


A nossa Companhia não podia continuar em Fá Mandinga. A operação “Mar Verde” (**), a Conakry, para libertar os nossos prisioneiros, estava a ser falada em todo o lado e Fá passou a ser um alvo para a imprensa de todo o mundo.

Depois do nosso regresso em De
zembro [de 1970], ficámos a descansar uns dias. Tempos depois, a nossa companhia foi destacada para Cacine[1]. Eu não fui, estava a gozar os quinze dias de férias do meu casamento. Acabadas as férias desloquei-me para Bissau, para arranjar transporte para Cacine.

Quando cheguei a Bissau, ouvi uns rumores de que a 1ª CCmds tinha ido para Tite, no dia anterior[2]. Fiquei satisfeito, já não ia para Cacine. Dias depois, desloquei-me com a minha mulher para Tite e dois dias depois de ter chegado, saímos para Ajufa. Uma saída sem qualquer contacto com o IN. Voltámos a sair mais uma e outra vez, sempre com o mesmo resultado.

A terceira saída foi para a zona de Jabadá Biafada. Quando a companhia estava a progredir em direcção de um acampamento do PAIGC,  apanhámos um homem, Ansumane, que estava a regressar ao acampamento onde vivia com a sua família. João Bacar perguntou-lhe onde era o acampamento dos combatentes.

- Não é aqui, onde vocês se estão a dirigir é um acampamento da população, respondeu o homem. E acrescentou:

- A minha mulher e os meus filhos vivem neste acampamento. Eu levo-vos lá, mas por favor não façam fogo.

O grupo de que eu fazia parte, o do Alferes Tomás Camará, ia à frente e nesta missão coube à minha equipa seguir à cabeça da companhia. Caminhava à minha frente um soldado e à medida que nos aproximávamos íamos ouvindo barulhos vindos do acampamento. De vez em quando João Bacar mandava passar palavra para ninguém abrir fogo.

Já muito perto do acampamento, a cerca de meia dúzia de metros,  ouvimos vozes. Eram de um guerrilheiro, sentado num tronco de palmeira, a comer, estava a chamar duas pessoas para comerem também. Vi-as chegar, fardadas, e apercebi-me de que tinham encostado qualquer coisa que traziam que não descobri o que era. Reparei melhor no que estava sentado, tinha uma Kalash no colo, dependurada pela bandoleira.

Fiz um sinal com a minha arma para trás, que estava ali gente armada. De um momento para outro o furriel Lalo Baio chegou-se à frente e disparou uma rajada. Tivemos que entrar logo, já não havia mais nada a fazer. Dois RPG estavam ali à mão, um dos guerrilheiros já estava morto e outros em fuga, a dispararem para trás. Perseguimo-los e logo à frente demos com o acampamento da guerrilha. Já tinham fugido todos e enquanto procurávamos mais material,  a zona do acampamento ficou debaixo de fogo de morteiro. Foi nessa ocasião que fui atingido por um estilhaço de uma dessas granadas no tornozelo do pé esquerdo.

O capitão João Bacar queria evacuar-me para Tite, mas achei que não valia a pena, não sentia grandes dores. Mas, depois de um dia inteiro a andar, a perna inchou até ao joelho. Fiquei arrependido de não ter sido evacuado, mas agora tinha que aguentar até chegar a Tite.

 Aqui, fui para a enfermaria e o médico, depois de me observar, disse que era melhor ser evacuado para o Hospital Militar de Bissau, porque em Tite não tinha meios para me tratar.

No dia seguinte, eu, a minha esposa e a esposa do João Bacar, partimos para Bissau e, no dia a seguir fui ao Hospital Militar.

Guiné > Bissau > Hospital Militar 241 >   Foto: cortesia do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

Fui atendido por um médico que mandou tirar radiografias. Depois de as ter observado concluiu que os estilhaços estavam muitos fundos e que, talvez mais tarde fosse mais fácil tirá-los. Deu-me alta e saí dali com a ideia de regressar a Tite no dia seguinte.

Quando cheguei a casa, encontrei lá o Capitão João Bacar Jaló, que tinha acabado de chegar de Tite. E quando o informei da minha intenção de regressar no dia seguinte, ele disse para eu esperar, que ia quando ele fosse.

Dias depois, encontrei em casa de um amigo do capitão, chamado Sabana, o tal Homem Grande que tínhamos conhecido em Bambadinca, o Mamadu Candé, conhecido como um grande adivinho.

O Mamadu Candé foi o tal de que falei atrás, que um dia, em fins de Outubro de 1970, quando estava em Paunca, me mandou chamar por um homem, chamado Sore Bombeiro. Na altura ele pediu-me para eu dar um recado ao capitão João Bacar:

 – Tu, Amadu, vais dizer ao capitão, para não aceitar transferência para qualquer local que fique na direcção do pôr-do-sol.

Fiquei a olhar para ele.

 – Se vocês continuarem cá, no leste, terão muita fama e serão invencíveis. Se forem para oeste, serão vencidos e terão muitas baixas.

E disse mais. Que nós, nos finais de Outubro, iríamos fazer uma operação a uma grande cidade e que iríamos para lá de barco. E que após essa operação iríamos sofrer até ao fim da guerra.

Nessa altura, lembro-me de lhe ter perguntado de que cidade se tratava, se era na Europa ou em África e ele respondeu que não sabia. Recomendou-me para não me esquecer de dar esta mensagem ao João Bacar, mas o capitão quando ouviu esta previsão não lhe deu qualquer valor.

Só sei que, em princípios de Novembro, o capitão entrou em férias por um mês e, a seguir recolhemos todos a Fá Mandinga, donde partimos para a operação “Mar Verde”.

Vou agora, então, retomar a história do encontro com o Mamadu Candé em Bissau, em casa de um amigo do João Bacar. Isto estava a passar-se em Abril de 1971, no Cupilão, em Bissau.

Eu ia para casa do capitão e encontrei o Mamadu Candé sentado, na rua onde morava o capitão. Quando ia a passar, reconheci-o e fui ter com ele. Depois de nos abraçarmos, disse-me que andava há três dias à nossa procura porque tinha uma mensagem para transmitir ao capitão. Respondi-lhe que viesse comigo porque eu ia precisamente a casa do capitão João Bacar.

Mas, como não o encontrámos em casa, levei-o para a minha casa, almoçámos e passou a tarde comigo. Antes ainda de chegar a noite, voltámos novamente a casa do capitão mas ainda não tinha chegado.

 – Custa-me dormir cá, mas não regresso sem lhe transmitir esta mensagem que recebi directamente de Deus.

Voltámos outra vez a casa do capitão e, desta vez, tivemos melhor sorte, encontrámo-lo em casa. Estava em orações e ficámos a aguardar. Depois de as ter terminado e dos cumprimentos que se seguiram, o velhote voltou-se para mim e disse:

 – Amadu, eu venho aqui para transmitir um recado que Deus me deu para dar ao capitão.

O João Bacar, depois de o ouvir, disse:

 – Muito bem, amanhã vamos para Tite, vens connosco, lá divertimo-nos à vontade e lá posso dar-te algo que valha alguma coisa, porque aqui tenho muito pouco para dar. 

O velhote respondeu:

 – Amadu, eu não vou para Tite e o João Bacar também não deve ir. Lá é só escuridão para toda a vida. João Bacar que vá para a cama, que diga que está doente, que não quer ir para Tite. E a sua companhia vem ter com ele a Bissau.

O capitão sorriu, disse que não podia ser assim. Morrer em Tite ou em Bissau, era Deus que destinava. Pegou em 100 escudos e deu-lhos, pedindo desculpa porque aqui em Bissau não tinha mais para dar.

O velhote não queria aceitar, fui eu que peguei na nota e lha meti no bolso. Mamadu Candé despediu-se do capitão e, quando chegámos à rua, disse-me que ia devolver o dinheiro. Eu disse-lhe que não fizesse isso, que o capitão ia ficar aborrecido. Mas o velhote insistiu, que lhe ia devolver a nota e João Bacar não ia saber.

No dia seguinte, quando nos encontrámos, o capitão desabafou comigo:

 – A morte é o destino de todos. Quando chegar o dia é infalível, e eu, portanto, vou para Tite. Não posso abandonar a minha companhia, por medo da morte. Regresso a Tite amanhã e tu não vais, Amadu.

 – Como não vou, meu capitão? Tenho coisas levantadas na arrecadação, como é que vou entregá-las?

O capitão respondeu que o furriel Braima Bá tratava disso. Que nós agora íamos para Fá Mandinga, para o curso da 2ª Companhia de Comandos. E rematou a conversa:

 – Os teus colegas que vêem de Tite trazem a tua guia de marcha e tu ficas aqui à espera.

E seguiu com o condutor para o quartel de Brá, enquanto eu fui para casa, vestir-me à civil.

Tinha pensado dar uma volta até ao Mercado de Santa Luzia e, quando estava à entrada da rua alcatroada que ia para o mercado, vi a viatura do capitão na minha direcção. O carro parou, João Bacar agarrou na minha mão esquerda e disse-me:

 –Tu vais ficar aqui em Bissau. Não te vou dizer agora porquê.

Mandou seguir a viatura e eu fui para as minhas voltas, dar o passeio.
___________

Notas:

[1] Nota do editor: “3 pelotões para reforço temporário das guarnições de Gandembel e Guileje, de princípios [?] de Dezembro 1970 a finais de Janeiro 1971”; cf “Resenha [...]”, vol.cit.).

[2] Nota do editor: início de Fevereiro 1971.

[Seleção / Revisão e fixação de texto / Parènteses rectos com notas / Subtítulo / Negritos: LG]
_____________

Notas do editor LG:

(*) Último poste da série > 15 de abril de 2023 > Guiné 61/74 - P24224: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XXIV: As previsões agoirentas do adivinho Mamadu Candé que nos via, a mim e ao João Bacar Jaló, a viajar num barco para desembarcarmos numa grande cidade e aí a sofrer muitas baixas (... só não nos disse o nome da cidade: Conacri...)

(**) Vd. poste, publicado fora de ordem, 22 de novembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23804: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte X: Op Mar Verde, há 52 anos, em 22/11/1970: para Conacri, rapidamente e em força.

8 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Amadu volta a manifestar aqui as suas anteriores reservas à invasão de Conacri. Reservas, para não dizer objeções, por parta dele e da generalidades dos graduados e soldados da CCmds Africanos... Na sua cabeça ficou apenas, como legítimo, o objetivo da "libertação dos portugueses portugueses", o que de resto foi conseguido, como sabemos...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Amadu é um típico homem africano do seu tempo: crente, bom muçulmanp, mas "supersticioso" dando ouvidos aos "adivinhos"... Esta "premonição" da morte do João Bacar bate certo com os factos posteriores: no capítulo a seguir ele gvai descreve a trágica morte do seu comandante, confidente e amigo... que conhecia de Catió há muitos anos...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Os cristãos também são dados a "crendices", próprias dos animistas... Mas talvez o nosso Cherno Bakldé nos possa acrescentar algo mais sobre o papel dos adivinhos na Guiné-Bissau, ontem e hoje...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Os cristãos também são dados a "crendices", próprias dos animistas... Mas talvez o nosso Cherno Baldé nos possa acrescentar algo mais sobre o papel dos adivinhos na Guiné-Bissau, de ontem e de hoje...Reprodu

Há uns anos atrás estava muita na moda, em Lisboa, o professor Karamba (já agora gostava de saber se ele era de origem guineense)... Nos para-brisas dos carros e nas caixas de correio, havia muita publicidade, folhetos e cartões com o seu nome, a sua foto, ps seus contactos e e a sua "ciència & arte" no domínio do "ocultimo"...

Reproduzo um texto que encontrei sobre ele na Net, no blogeue "Belenenses Sempre"

quinta-feira, 27 de outubro de 2005 > Mais um Nome para a Lista - Professor Karamba

http://belenensessempre.blogspot.com/2005/10/mais-um-nome-para-lista-professor.html

Dado que o inquérito agora lançado pelo BelenensesSempre apenas permite 20 nomes, sugerimos mais um nome, reputado a nível internacional:

Porfessor Karamba (foto)

Apresentação:

O Professor Karamba é um reputado e poderoso médium vidente.Especialista em todos os trabalhos ocultos, ele é procurado, há largos anos, por inúmeras personalidades nacionais e internacionais.O Prof. Karamba tem um “dom” hereditário, transmitido de geração em geração há mais de mil anos. O seu avô já era astrólogo, assim como seu pai. Foi aí, junto de sua família, que ele fez a sua aprendizagem.

Áreas e Resultados:

Internacionalmente reconhecido pela sua grande sabedoria e mediunidade ele irá, através do seu poder, ajudá-lo a solucionar todos os tipos de problemas, até mesmo aqueles que você considerava desesperados tais como: dinheiro, amor, trabalho, sorte, inveja, droga, mau-olhado, solidão, depressão, afastamento e aproximação de pessoas amadas, etc... entre os quais futebol...

Rapidamente, e com toda a precisão, o seu caso será estudado e os resultados far-se-ão sentir logo após a primeira semana. Assim, se realmente pretende mudar a sua vida e a dos seus entes mais queridos, não hesite, dê, hoje mesmo, o passo que o pode levar a viver dias mais felizes.O prof. Karamba põe o seu grande poder natural ao serviço de todos aqueles que realmente precisam da sua ajuda.

Horários:

Especialista em todos os trabalhos ocultos, conhecido por grandes personalidades no Mundo inteiro.

O Prof. Karamba é um Astrólogo experiente e aconselha rapidamente sobre todos os seus problemas, mesmo os mais difíceis e desesperados tais como: Amor, Negócios, Família, Droga, etc.

Consultas de Segunda a Sábado das 9h00 às 20h00 e Domingo das 10h00 às 20h00

FACILIDADES DE PAGAMENTO - PAGAMENTO APÓS O RESULTADO

Contactos:

MORADA: Avenida de Roma, 35 - 4º. Esquerdo - 1700-340 Lisboa

TELEFONE: 21 781 79 00
Publicada por Pedro Patrão (...)

Fernando Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valdemar Silva disse...

Luís, este professor Karamba é do caramba.
Espanta-me não ter sido convidado, sendo conhecido por grandes personalidades do Mundo inteiro, para altos cargos no FMI, OMS, ONU ou NATO, caramba era um ver se te avias a resolver problemas que afectam a humanidade.
Sempre me fez confusão como é quem lhe pediria por estar farto de amar o afastar da pessoa amada e o aproximar doutra pessoa, como que 'sr. professor já não quero amar mais aquela loiraça aproxime-me outra pra amar'. Não sabemos se o professor Karamba afastava uma de 60 e aproximava duas de trinta anos.
Provavelmente dentro dos trabalhos ocultos, e talvez muito caros, estão os ligados ao futebol e aos números do Euromilhões.
Eu morei na rua ao lado, a cerca de 50 metros, deste prédio 35 da Av. de Roma-Lisboa. É dos primeiros prédios construídos a seguir ao viaduto da linha do comboio*, agora ao lado do Hotel Roma. Este prédio, julgo todo ele do mesmo senhorio, tem muitos inquilinos por piso dos seus 6 andares, e dizia-se que alugava quartos a clientes do hotel.

Bem, para o professor Karamba ter "consultório/laboratório/central telefónica" deve ocupar um grande espaço no prédio e de ter uma boa facturação para pagar o aluguer naquela Avenida.

Há coisas do caramba.

Valdemar Queiroz

*comboio, antiga linha do comboio que saía da Estação do Rossio-Campolide para Braço de Prata, e agora para a Estação do Oriente.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, a Internet está cheia de sítios sobre "amarração amorosa"... O vocábulo "amarrar-se" popularizou-se entre nós por via do portuguès do Brasil, creio eu... Estes videntes (africanos, brasileiros, portugueses, etc.) são os "psis" dos pobres (psiquiatras, psicólogos, psicoterapeutas...). Dantes era o padre, no confessionário... Mas perdeu para a concorrència... O que se pode dizer é que a miséria da alma humana continua a ser grande...

O problema é tão antigo como o homem...Os gregos consultavam a "pitonisa de Delfos" antes de tomar grandes decisões como a declarar a guerra... Os romanos queriam "ler" nas vísceras das aves sinais de bons augúrios... E a nossa gente ia à Nossa Senhora de Fátima fazer o "conveniente seguro", antes de "embarcar para o ultramar"... Dizem que a fé move montanhas, e eu acredito: veja-se com o nosso Amadu (e tantos camaradas nossos, guineenses) andaram na guerra, do princípio ao fim... (se é que a guerra chegou a acabar para eles).

Valdemar Silva disse...

Luís, a questão de se ir rezar à Nossa Senhora de Fátima é muito complicada.
E seria uma pergunta, até pode ser feita agora, por que em 1917 os padres pediam para se rezar à Nossa Senhora para acabar a guerra e nunca se viu/ouviu nos anos 60s os padres pedirem para se rezar à Nossa Senhora para acabar a guerra no ultramar, até se pedia no Ultramar.
Quando muito pedia-se à Nossa Senhora para regressar sãozinho.
O mais interessante, em 1917 a nossa entrada na guerra era apoiada pelos republicanos para defesa das colónias.

Valdemar Queiroz