terça-feira, 2 de maio de 2023

Guiné 61/74 - P24277: Efemérides (390): Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar da Freguesia de Paus, Concelho de Resende, levada a efeito no passado dia 29 de Abril (Fátima Soledade / Fátima Silva)


1. Mensagem com data de 1 de Maio de 2023 das nossas amigas, Fátima Soledade e Fátima Silva, ambas filhas de antigos combatentes do ultramar, com a reportagem da Homenagem prestada aos Combatentes da Freguesia de Paus, levada a efeito no passado dia 29 de Abril. Nesta cerimónia, o nosso Blogue esteve representado pelo editor Eduardo Magalhães Ribeiro.

Caro editor Carlos Vinhal,
Eu, Fátima Soledade e Fátima Silva, gostaríamos de partilhar, com a equipa que dinamiza tão respeitável blogue, bem como com todos os seguidores, a concretização da Homenagens aos combatentes naturais da freguesia de Paus mortos no Ultramar, falecidos na vida civil e aos que, felizmente, ainda se encontram entre nós, que ocorreu no dia 29 de abril.

Estiveram presentes várias entidades/instituições, familiares e amigos dos combatentes e alguns membros da Liga dos Combatentes de Lamego. A cerimónia teve início com a alocução da Sr.ª Presidente da Junta, onde evidenciou a coragem dos jovens heróis que durante 13 anos foram mobilizados para palcos de guerra, indo ao encontro do desconhecido. Referiu que, desde sempre, ouviu muitas narrativas partilhadas pelo pai, também ele foi prisioneiro de guerra na Índia e que as guarda na memória, apesar de já ter falecido, destacando especial relevo ao legado histórico que lhe deixou.

Num outro momento teve a palavra o ex-Furriel Miliciano Operações Especiais/RANGER da CCS do BCAÇ 4612/74, Eduardo Magalhães Ribeiro, que partilhou a sua experiência em terras da Guiné, transmitindo alguns conhecimentos geográficos, culturais das comunidades nativas e experiências de cariz militar sobre o período decorrido em território da “Guiné portuguesa”.

Os três militares mortos em combate foram relembrados com base de testemunhos recolhidos junto de familiares, amigos e antigos combatentes. Foram eles:
Amadeu de Oliveira, Soldado de Armas Pesadas da CCAÇ 390/BCAÇ 381, falecido em 29 de janeiro de 1963, em Úcua, encontrando-se ainda sepultado em Pango-Aluquém, Angola;
Joaquim Rodrigues, Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2893, falecido em 15 de novembro de 1970, em Nova Lamego, Guiné, encontrando-se sepultado no cemitério de Benfica, em Lisboa e
Lucídio Rasinhas, Soldado Atirador da CCAÇ 2405/BCAÇ 2852, falecido em 13 de julho de 1969, em Bafatá, Guiné, encontrando-se tumulado no cemitério da freguesia de Paus de onde era natural.

A celebração religiosa esteve a cargo do Sr. Pe. Excelso Ferreira que, de forma singela, dedicada e atenciosa, deu o seu contributo devoto à homenagem aos combatentes do Ultramar.

Como forma de sensibilizar as gerações mais novas, uma neta homenageou o avô materno, prisioneiro na Índia, lendo um testemunho bastante emotivo e saudoso.

O primeiro momento da cerimónia terminou com a participação da cantora Mónica Pires que, com a sua extraordinária voz, cantou e encantou com a letra de uma canção escrita pela mesma em consagração ao pai, antigo combatente em Moçambique, depois de ter falecido. Também houve a intervenção do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, tendo presenteado os presentes com um pequeno testemunho pessoal na qualidade de antigo combatente e evidenciado o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas promotoras, a nível concelhio.

O momento de Louvor, no cemitério, começou com o descerramento de uma lápide alusiva aos três militares mortos em combate e com o canto do Hino Nacional, junto à sepultura do soldado Lucídio Rasinhas por parte da cantora Mónica Pires, tendo-se juntado à sua voz todas as vozes ali presentes.

Por fim, seguiu-se um momento de confraternização e convívio, onde os combatentes tiveram oportunidade de recordar e partilhar experiências vividas no Ultramar.

Foi um dia de muita comoção, mas também de muita alegria. Ambas queremos continuar a contribuir para dar VOZ aos HOMENS que não fora devidamente reconhecido pelo AMOR prestado em prol da PÁTRIA.

Muito gratas pelo apoio prestado. Podem contar sempre connosco.
Fátima Soledade e Fátima Silva


Momento religioso a cargo do Pe. Excelso Ferreira
Ex-Fur Mil Op Esp Eduardo Magalhães Ribeiro e elementos dos Órgão Sociais do Núcleo de Lamego da LC
Intervenção do Ex-Fur Mil Op Esp Eduardo Magalhães Ribeiro
Elementos dos Órgãos Sociais do Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes com Fátima Soledade e Fátima Silva
Descerramento da Lápide pela Presidente da Junta de Freguesia e Presidente da Assembleia Municipal
Lápide que homenageia os Combatentes de São Pedro de Paus caídos em campanha
Canto do Hino Nacional pela cantora Mónica Pires

Fotos: © Gentil José Pereira
____________

Notas do editor:

Vd. poste de 23 DE ABRIL DE 2023 > Guiné 61/74 - P24244: Efemérides (385): Convite para participação na homenagem aos antigos combatentes da guerra do ultramar da Freguesia de Paus, Concelho de Resende, vivos e caídos em campanha, dia 29 de Abril de 2023, que contará com uma represenção do nosso Blogue

Último poste da série de 1 DE MAIO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24273: Efemérides (389): "Primeiro de Maio", por Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (Canquelifá e Bigene, 1966/68)

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Sáo mulheres do Norte, estas duas Fátimas!...Não ficaram pelo blá-blá, levaram até ao fim a ideia inicial que tinham em mente, a de homenagear os filhos na terra, Paus, Resende, que morrera, em África. Estes nossos camaradas foram, de algum modo, resgatados da "vala comum do esquecimemto"... Bem hajam, Fátimas!... "Um vizinho duriense, do Marco de Canaveses"... Luís Graça.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado ao Eduardo por de algum modo nos representar a todos, incluindo o nosso blogue e a nossa Tabanca Grande. LG

Fátima Soledade e Fátima Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fátima Soledade e Fátima Silva disse...

Boa tarde, caros e bons amigos,
É como imensa satisfação que recebemos o Vosso reconhecimento, mas nada é comparado ao Vosso mérito e dedicação. Apenas queremos abrir uma janela para ajudar a resgatar memórias, sentimentos, ensinamentos e valores que foram esquecidos.
Acreditam, temos aprendido imenso com a Vossa partilha e dádiva. Foram e são "a geração de ouro" (expressão muito utilizada pela Fátima Silva para vos descrever).
Um abraço fraterno e muito sentido.

Fátima soledade e Fátima Silva