Também eu sou amigo do Cap Bordalo (Xavier).
Já fui a Lamego e tive dificuldade de comunicar com ele por estar completamente surdo. Encontrei-o no Clube de Lamego na sua paixão (jogar bridge).
Fui agradecer-lhe a ajuda que me deu no dia 10 de agosto de 1972, quando morreram 3 soldados da CART 3494. Os detalhes deste acontecimento estão no meu livro "A Minha Guerra a Petróleo" (Ed Chiado Books, fev 2019). (**)
Não tendo vantagem em ficar à beira do rio e debaixo de chuva torrencial, acabámos por "ser autorizados" a dirigirmo-nos a Bambadinca num percurso extremamente difícil pela bolanha. A certa altura começámos a ver uma luz para nos orientarmos. Era o Bordalo que, com um pequeno grupo da CCaç 12, trazia um petromax à cabeça para evitarmos as áreas mais alagadas.
Realizámos (a CART 3494) uma acção ("Garlopa II") com a CCAÇ 12, para Sul da zona da Ponta Varela. Fomos pela 2.ª vez a uma área que o In ocupava, usando a população como escudo humano. A CCAÇ 12 desceu pelo nosso lado direito em direcção ao Sul e, terminada a acção, retirámos pelas mesmas posições. Já no final houve um ligeiro contra-ataque sem consequências.
Sei que participou no 25 de Abril, mas não sei em que moldes. Depois de Abril, encontrámo-nos em Coimbra quando os oficiais da guarnição do Norte vieram pôr-se às ordens do brigadeiro Charais e alguns anos no breve contacto no Estado-Maior do Exército.
Um Ab.
António J. P. Costa (***)
____________
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 15 de junho de 2023 > Guiné 61/74 - P24401: Louvores e condecorações (14): Ordem da Liberdade, Grande Oficial, para o antigo cap QEO Humberto Trigo de Bordalo Xavier, cmdt da CCAÇ 12 (e também da CCAÇ 14, e antes da CART 3359)
(*) Vd. poste de 15 de junho de 2023 > Guiné 61/74 - P24401: Louvores e condecorações (14): Ordem da Liberdade, Grande Oficial, para o antigo cap QEO Humberto Trigo de Bordalo Xavier, cmdt da CCAÇ 12 (e também da CCAÇ 14, e antes da CART 3359)
3 comentários:
Não o conheci pessoalmente, mas sei que foi um comandante muito amado do pessoal da minha CCAÇ 12, companhia "africana", que ajudei (humildemente) a formar, no CIM de Contuboel, de 2 de junho a 18 de julho de 1969... E com quem depois fiz a guerra (e sobrevivi, até março de 1971)...
É descrito como um grande operacional e um comandante com grandes qualidades humanas...
Refiro-me ao cap QEO Humberto Brito de Bordalo Xavier hoje major na situção de reforma... Alguém sabe onde é que ele estava no 25 de Abril de 1974 ? E qual foi o seu papel nesses acontecimentos históricos ? Estaria em Lamego, no Centro de Instrução de Operações Especiais ? Terá estado ligado à revolta (p0rematura) do CIOE, em 15 de março de 1974 ?
Sobre a participção do CIOE no 25 de Abril, ler aqui:
25/04/1974 - CENTRO DE INSTRUÇÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS (CIOE) – LAMEGO
O Comandante, Ten.Cor. Sacramento Marques dá ordem de saída a uma Companhia de Comandos em final de instrução, comandada pelo Cap. Delgado da Fonseca. – Missão: Conquistar e ocupar a delegação no Porto da PIDE/DGS. Esta missão iria ser alterada no sentido de reforçar o CICA 1 que constituía o Posto de Comando alternativo no Norte.
https://a25abril.pt/timeline/centro-de-instrucao-de-operacoes-especiais-cioe-lamego/
... não é "Brito"; é "Trigo".
O maj qeo inf (ref) Humberto Trigo de Bordalo Xavier, estava de facto colocado com carácter de inamovibilidade «como chefe do Gabinete de Estudos do CIOE-Lamego, por um período de dois anos, contados a partir de 15 de Março de 1973», mas não meteu prego-nem-estopa nas cegadas do 16/3 ou do 25A; em 19Mar74 foi transferido para o BC9...
Enviar um comentário