1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 16 de Outubro de 2012:
Queridos amigos,
À semelhança da antologia que organizara para o uso dos quadros do PAIGC, na Guiné-Bissau, Mário Pinto de Andrade organizou nos mesmos moldes uma antologia que veio a ser publicada em França pela Maspero. Reúne, na ótica de um ideólogo que conviveu muitíssimo com Cabral, o que há de mais saliente para conhecer o ideólogo, o revolucionário, o organizador, o diplomata, o chefe de partido.
Mário de Andrade procurou fixar o pensamento luminoso, a linguagem acessível, a extraordinária capacidade pedagógica, o pensamento independente dentro de referentes tipicamente marxistas mas com uma grande abertura que chocava outros pensadores congéneres daquele tempo.
Um abraço do
Mário
Amílcar Cabral, os textos fundamentais
Beja Santos
Em 1980, a conceituada Librairie François Maspero publicava, com a coordenação de Mário Pinto de Andrade, uma seleção de textos de Cabral. Mário de Andrade, vale a pena insistir, foi um dos mais importantes ideólogos angolanos, teve larga convivência com Cabral, admiravam-se reciprocamente, a sua biografia do líder do PAIGC ainda hoje é obra de incontestável importância e esta seleção de textos mostra inequivocamente como Andrade conhecia as comunicações de maior peso de Andrade. Como se passa a referir.
O primeiro texto desta antologia intitula-se "Relatório geral sobre a luta de libertação nacional" apresentada na Conferência das organizações nacionalistas da Guiné e das ilhas de Cabo Verde, que se realizou em Dakar, em Julho de 1961. Trata-se da primeira dissertação de Cabral sobre o colonialismo, é um documento pleno de vivacidade, uma comunicação que pretende abraçar os diferentes manifestos colonialistas, com destaque para Angola. Refere a conferência das organizações nacionalistas das colónias portuguesas (realizada em Casablanca em Abril de 1961), refere a situação económica e social da Guiné e Cabo Verde e considera que a luta anticolonial está ao nível dos interesses fundamentais dos povos africanos e da paz mundial.
O segundo texto é de uma importância primordial, intitula-se “Os princípios do partido e a prática política”, é a coletânea das suas comunicações no seminário de quadros que se realizou em Conacri, em 1969. Temos aqui o registo do pensamento político de Cabral, a excelência da sua pedagogia, a visão do revolucionário. Aborda a unidade e a luta, socorrendo-se de imagens comuns, mostra-se conhecedor da vida guineense e da realidade cabo-verdiana. Depois centra-se na realidade, e fala da economia, da sociedade e da cultura, chama a atenção para o peso do animismo e apela para que os preconceitos e as crenças não sejam proibidos, que haja um diálogo para despertar nos camaradas ideias novas, instrução e compreensão da realidade. Quanto à realidade política, anuncia que a vida partidária não é para dar lugar a ministros e a gente que queira cuidar dos seus interesses, o PAIGC deve estar ao serviço de toda a população, a sua direção política, os seus quadros militares deverão ser plebiscitados pelo povo, só se deve premiar a responsabilidade e a competência e refere concretamente o papel da mulher, não ilude a aspereza do tempo que a luta armada reserva aos combatentes, haverá ainda muitos sacrifícios pela frente. E passa para a natureza da luta do povo, pelo povo e para o povo, para esclarecer contra quem se está a lutar e quais os objetivos da luta; aqui a sua linguagem revela a sua preparação marxista, luta-se contra o capitalismo e o imperialismo graças a forças materiais ou espirituais que configuram a vontade popular para atingir a liberdade, a independência e a justiça. Como se estivesse a estabelecer as bases de uma política externa, insiste na natureza da independência de pensamento do PAIGC face a todos os seus aliados, refere a solidariedade com os povos em luta e agradece o apoio que tem sido concedido pela Guiné-Conacri.
O trabalho partidário é pormenorizadamente abordado e explica a democracia revolucionária, a exigência de combater todo e qualquer oportunismo, exaltando a sinceridade nos debates como obrigatória. Documenta as tarefas do trabalho político e os perigos do laxismo, em que consiste a segurança, a importância das milícias populares e como estas devem estar enquadradas pelas forças armadas. Chamo a atenção para a economia das zonas libertadas e para a importância do bom funcionamento dos armazéns do povo.
“A arma da teoria” é o título da comunicação que ele proferiu em Havana no contexto da conferência de solidariedade dos povos de África, Ásia e América Latina, em Janeiro de 1966. Todos os investigadores do pensamento de Cabral consideram esta intervenção como o seu exercício ideológico mais original, mais visionário.
Surpreendo os ortodoxos, reaprecia o conselho de luta de classes, reavalia o modo de produção para ilustrar que a situação colonial é bastante distinta da luta conduzida pelo proletariado. A luta anticolonial é liderada por uma peque a burguesia autónoma que aceita o papel revolucionário.
“O papel da cultura na luta para a independência” foi uma intervenção de Cabral lida numa reunião da UNESCO e releva também a sua visão distinta de que a cultura tem um papel determinante no processo de independência, quem está a ser libertado tem que regressar às origens, é aqui que se dá a cisão entre a pequena burguesia revolucionária e aquela que se resigna à dominação estrangeira e que partilha os valores do colonizador.
A segunda parte da antologia intitula-se “A prática das armas”, inclui o famoso memorando do PAIGC ao Governo português, tem a data de Dezembro de 1960, mostra a evolução do pensamento da ONU quanto à independência das colónias e apresenta um caderno reivindicativo encimado pelo reconhecimento dos direitos dos povos guineenses e cabo-verdianos à autodeterminação. O segundo documento data de 1963 e fala já da luta de libertação nacional. Vem ali referida a declaração do ministro Gomes Araújo de que o PAIGC já tinha um controlo territorial de cerca de 15 %. Cabral refere existir terra libertada na região do Oio, uma quase total desorganização do sistema de comunicações entre Bissau e o interior, a instalação da guerrilha na zona de Binar-Bula. E sintomático do desespero colonial era o reforço em material de guerra e soldados: em 1959, havia mil militares, em 1961 5 mil, em 1962 10 mil, o número de 1963 ascendia a cerca de 20 mil homens e ao recurso a bombardeamentos maciços.
No relatório datado de Dezembro de 1966, sobre a situação da luta de libertação nacional, Cabral fala sobre os aspectos da guerrilha guineense, chamando a atenção que enquanto as incursões às terras libertadas iam diminuindo, cresciam os bombardeamentos e o uso das tropas especiais, chamando a atenção para a existência de casernas e quartéis fortificados que praticamente se limitavam a cuidar os seus abastecimentos e a lançar morteiradas ou granadas de obus em terras libertadas. Nesse relatório faz-se uma apreciação da situação catastrófica da economia colonial e termina o enunciado com as perspectivas de luta para o ano seguinte. No relatório sobre a situação referente a 1967, fala um efetivo de 35 mil militares, nos sucessos do trabalho político do movimento de libertação e de como os apoios internacionais se tinham intensificado.
Estes relatórios sobre a situação de luta anuais tinham um uso interno e externo, com o passar dos anos Cabral usava a panóplia de argumentos em areópagos internacionais, como comités da ONU ou reuniões da organização da unidade africana. Explora erros e dislates de documentos portugueses, caso de um documento emanado do general Kaulza de Arriaga, comandante-chefe em Moçambique, e dirigido ao presidente da República em que alegadamente dizia que a subversão é uma guerra sobretudo de inteligência e que os povos negros não eram altamente inteligentes, pelo contrário, estavam ao nível mundial entre os povos menos inteligentes.
A antologia inclui ainda as famosas palavras de ordem, documentos sobre as relações internacionais, o comunicado em que se anuncia a criação da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau e a mensagem de Janeiro de 1973, conhecida por “Testamento político de Cabral”.
Em suma, uma antologia que permite captar os rasgos de génio do organizador, do ideólogo, do diplomata, do revolucionário.
____________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 7 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10906: Notas de leitura (447): "Alpoim Calvão, Honra e Dever", por Rui Hortelão, Luís Sanches de Baêna e Abel Melo e Sousa (2) (Mário Beja Santos)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Guiné 63/74 - P10924: Meu pai, meu velho, meu camarada (36): Fotos recentes do Mindelo, em memória do meu avô Luís Henriques (1920-2012) (João Graça)
Foto nº 150 > 9/11/2012 > 11h11 > Mindelo > Baía do Porto Grande e Monte Cara, ao fundo
Foto nº 192 > 9/11/2012 > 12h56 > Mindelo > Baía do Porto Grande
Foto nº 152 > 9/11/2012 > 11h59 > Mindelo > Baía do Porto Grande e Monte Cara, ao fundo
Foto nº 154 > 9/11/2012 > 12h05 > Mindelo > Marina e Monte Cara, ao fundo
Foto nº 201 > 9/11/2012 > 14h45 > Mindelo > Praia da Laginha, porto e Ilhéu dos Pássaros, e a silhueta da Ilha de Santo Antão ao fundo
Foto nº 191 > 9/11/2012 > 12h59 > Mindelo > O calçadão da Praia da Laginha
Foto nº 161 > 9/11/2012 > 12h11 > Mindelo > Edifício da Câmara Municipal
Foto nº 150 > 9/11/2012 > 11h11 > Mindelo > Edificío da "Alliance Française"
Foto nº 209 > 9/11/2012 > 16h45 > Mindelo > Av Marginal > Réplica local da Torre de Belém, antiga capitania dos portos, na Praia de Bote.
Foto nº 211 > 9/11/2012 > 16h57 > Mindelo >211 > Rua típica, de estilo colonial
Foto nº 183 > 9/11/2012 > 12h24 > Mindelo > Praça Nova, na Av 5 de Julho, um dos pontos centrais da vida social mindelense.
Foto nº 169 > 9/11/2012 > 12h13 > Mindelo > Interior do "Café Lisboa".
Foto nº 170 > 9/11/2012 > 12h13 > Mindelo > Rua de Lisboa, o "Café Lisboa", um dos ícones da cidade. É gerido por uma das antigas glórias do futebol português e caboverdiano, o Alberto Gomes. Esta é um das ruas nevrálgica da cidade.
Foto nº 184 > 9/11/2012 > 12h25 > Mindelo > Quiosque Praça Nova, na Av 5 de Julho, um dos pontos centrais da noite mindelense.
Foto nº 295 > 9/11/2012 > 16h45 > Mindelo > Rua típica, com vendedores ambulantes
Cabo Verde > Ilha de São Vicente > Mindelo > 9 de novembro de 2012 > Fotos do álbum de João Graça, que passou por aqui, e passeou pela "capital da morabeza", em trânsito para a Ilha de Santo Antão, com a sua banda, os Melech Mechaya, por ocasião do Festival Sete Sóis Sete Luas. Mindelo, cidade cosmopolita com uma arquitetura de toque colonial que reflete a influência portuguesa e inglesa, é a capital cultural de Cabo Verde, a terra da Cesária Évora, B.leza, Bana, Luís Morais, Tito Paris, Bau, e de outros grandes músicos e cantores, terra da morna, da coladera, do funaná, do festival da Baía das Gatas... Terra que faz parte da minha infância e à qual nunca fui... Espero ainda ir um dia, mesmo sem o meu pai que amou tanto aquela terra... (LG)
Fotos: © João Graça (2012). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: LG]
Ao João,
que foi visitar o avô Luís Henriques (1920-2012)
ao Mindelo,
em 9 de novembro de 2012,
seis meses depois da sua morte.
Ouço os passos do meu avô,
arrastando as botas cardadas
ao longo do calçadão da Praia da Lajinha.
E, mais atrás, vislumbro
a sombra frágil do seu impedido, o Joãozinho,
que há-de morrer, meses mais tarde,
por volta de junho de 1943.
De fome. Da grande fome.
Ouço a voz do dr. Baptista de Sousa,
diretor do hospital:
- Então, ó nosso cabo,
há quantos meses é que estás na ilha ?
- 26 meses, meu capitão.
- Eh!, pá, estás farto de engolir pó,
vou te já mandar p'ra casa!
Ouço o meu avô falar, em verso,
em certas noites de luar,
com o Monte Cara,
a Baía do Porto Grande,
e o Ilhéu dos Pássaros.
Ouço o meu avô perguntar
ao Fortunato Borda d'Água
enquanto lhe escreve mais uma das suas cartas
às suas namoradas:
- Ó Fortunato, afinal, de quem é que tu gostas mais ?
Da que ri ou da que chora ?
Vejo uma multidão de gente,
portugueses, africanos, ingleses,
erguer-se do Monte Verde,
abraçar a ilha
e cantar uma morna
à doce e mágica cidade do Mindelo.
Luís Graça
______________
Nota do editor:
Último poste da série > 13 de dezembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10793: Meu pai, meu velho, meu camarada (35): José Baptista de Sousa (1904-1967), capitão médico-cirurgião, expedicionário, um 'anjo di céu', em São Vicente, fev 1942/ set 1944 - Parte II (Adriano Miranda Lima)
Guiné 63/74 - P10923: Blogpoesia (316): Apat(r)ia... (J.L. Mendes Gomes)
1. Em mensagem do dia 7 de Janeiro de 2013, o nosso camarada J.L. Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil e Catió, 1964/66), enviou-nos este poema para publicação:
APAT(R)IA
Ardem-me os olhos
E amarga-me a boca.
O coração me sangra
Dentro do peito.
Acordo atónito,
No terror deste Portugal de Abril,
Atraiçoado e traído.
Está tudo apático!...
Paralíptico, asséptico, seco e amorfo.
Andam à solta ladrões nos quintais
Ao pé das galinhas!
Não há caçadeiras!
Nem ladram os cães!...
Só para a caça!...
Ó que desgraça!
O abade ressona!
O regedor esgravata!
Os presidentes, sem guelra,
Andam nas feiras…
Enfiando barretes…
Exibem gravatas
E comem pipocas!
Mas que sujeira de gente de trampa...
Medra nestas paradas desertas,
Sem tropas…
Só mangas de alpaca
E sebo nas botas!...
Apanhem, ao menos,
Os fueiros das vacas !
E escavaquem-lhes os ossos das costas,
Se é qu’inda há costas erguidas de gente,
Com vergonha na cara!...
Choro de dor, vergonha e de raiva,
Neste País de tanta honra e glória
Na história!?...
Ouvindo Hélène Grimaud tocando Chopin
Zehlendorf, 7h41m do dia 7 de Janeiro de 2013
Joaquim Luís M. Mendes Gomes
____________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 7 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10909: Blogpoesia (315): Em louvor da CART 566 (Bissau, Bissorã, Olossato e Bissorã, jul 64/ out 65) (Viçoso Caetano)
APAT(R)IA
Ardem-me os olhos
E amarga-me a boca.
O coração me sangra
Dentro do peito.
Acordo atónito,
No terror deste Portugal de Abril,
Atraiçoado e traído.
Está tudo apático!...
Paralíptico, asséptico, seco e amorfo.
Andam à solta ladrões nos quintais
Ao pé das galinhas!
Não há caçadeiras!
Nem ladram os cães!...
Só para a caça!...
Ó que desgraça!
O abade ressona!
O regedor esgravata!
Os presidentes, sem guelra,
Andam nas feiras…
Enfiando barretes…
Exibem gravatas
E comem pipocas!
Mas que sujeira de gente de trampa...
Medra nestas paradas desertas,
Sem tropas…
Só mangas de alpaca
E sebo nas botas!...
Apanhem, ao menos,
Os fueiros das vacas !
E escavaquem-lhes os ossos das costas,
Se é qu’inda há costas erguidas de gente,
Com vergonha na cara!...
Choro de dor, vergonha e de raiva,
Neste País de tanta honra e glória
Na história!?...
Ouvindo Hélène Grimaud tocando Chopin
Zehlendorf, 7h41m do dia 7 de Janeiro de 2013
Joaquim Luís M. Mendes Gomes
2. Comentário dos editores:
Joaquim: Fizemos uma brincadeira com o título do teu poema: APATIA... Achamos que ficava bem o R, entre parênteses: APAT(R)IA... Vista de Berlim, a pátria está a sofrer de apatia... Todos o sentimos, mesmo às portas da capital... Espero que os nossos leitores o entendem como um grito de revolta, patriótico, apesar de irónico, de um antigo combatente, um grande palmeirim, que deu o melhor de si nas bolanhas e savanas da Guiné... (LG)
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 7 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10909: Blogpoesia (315): Em louvor da CART 566 (Bissau, Bissorã, Olossato e Bissorã, jul 64/ out 65) (Viçoso Caetano)
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Guiné 63/74 - P10922: Memórias de Mário Oliveira, Cabo Condutor de Máquinas da Vedeta de Fiscalização Belatrix (1): O Soldado Desconhecido do Ana Mafalda, 1961
1. Mensagem do nosso camarada Mário Ferreira de Oliveira* (1º Cabo Condutor de Máquinas, na situação de reforma, Vedeta de Fiscalização Bellatrix, 1961/63), com data de 8 de Janeiro de 2013:
Luís Graça e Camaradas da Guiné
Um Bom Ano Novo
Quero começar por agradecer a Honra que me foi concedida de ser admitido como membro de pleno direito da Tabanca Grande. Devo contudo fazer uma pequena afinação na minha ficha de inscrição, eu sou cabo C.M. dos Q.P. na situação de Reforma. Cabo CM significa cabo condutor de máquinas, antigamente éramos fogueiros-motoristas, aqueles gajos que enegrecidos pelo pó do carvão ou o corpo manchado por salpicos de óleo só seriam vistos e o seu labor valorizado, se o convés dos Navios de Guerra fosse de vidro. Conduzíamos enormes caldeiras e outras máquinas e “maquinetas” que propulsionavam os navios e alimentavam de energia todos os sistemas de armas. Apesar de sermos a base do poder técnico-militar dos navios, éramos mal amados pelos “Tétézinhos” que, de reluzente uniforme branco e unha envernizada, zelavam pela disciplina na Armada.
Isto que acabei de escrever não é História, é pré-história, fui há uns meses visitar uma fragata daquelas obsoletas nas Marinhas da NATO que os nossos aliados nos cedem a troco de uns milhões, e vim de lá “maluco”: o camarada cabo CM, que teve a gentileza de me mostrar as instalações de máquinas, levou-me no final a uma sala com ar condicionado, repleta de monitores, onde através de câmaras de vídeo e comandos à distancia os CM confortavelmente sentados, conduzem todo o sistema de máquinas.
E lembrei-me então daquela noite em Bissau, atracados à muralha, ia o NRP Sal a caminho de Angola, estava eu de “quarto” ao gerador, o chefe de máquinas, espreitando pela escotilha “caçou-me” sentado no vão da porta da casa das máquinas P.P. a menos de um metro do gerador, bastava-me estender o braço para apalpar o tubo de circulação de água, e só não me deu cinco dias de detenção, segundo me afirmou no dia seguinte, depois de me passar uma valente “piçada”, por eu estar na 1ª classe de comportamento, isto é absolutamente inacreditável, eu não abandonei o gerador, estava apenas sentado junto dele. Mas vamos lá então ao meu relato de hoje.
O Soldado Desconhecido do “Ana Mafalda”
Quando o “Botas” mandou apitar à faina e ordenou “largar cabos” e “avante a toda a força” que Angola é nossa, milhares de rapazes foram arrancados das suas aldeias, e depois de uma carecada, aprenderem a fazer direita volver e apresentar armas, foram enfiados em tudo o que navegava e enviados, parte deles sem saberem sequer a localização geográfica, para Angola, Guiné e Moçambique, defender sonho que se verificou irrealizável do Portugal do Minho a Timor.
Entre o que navegava e foi aproveitado para o transporte de homens e todos o tipo de equipamentos e armas, encontrava-se um navio da Sociedade Geral, o “Ana Mafalda”, pomposamente classificado na época de navio de passageiros, podia na realidade transportar 56 passageiros em três classes, 1ª, 2ª e 3ª e nos porões umas valentes toneladas de carga. Nos porões foram montados beliches e, onde anteriormente se estivavam toros de madeira ou carga a granel, passaram a alojar-se, nas piores condições, soldados (vulgo carne para canhão) e o "Ana Mafalda" passou a ter mais uma classe: a 4ª, transformando-se finalmente em navio de passageiros.
Mas perdoem-me a ironia, naquela viagem para a Guiné foi também um navio “turístico” porque para nós, marujos, navegar sem fazer “quartos” é turismo, é que o navio transportava também cerca de três dezenas de marinheiros que seriam a primeira guarnição do Comando da Defesa Marítima da Guiné e da primeira Esquadrilha de Lanchas, Bellatrix, Canopus, Denebe e LDP 1 e LDP 2.
Saída a barra do Tejo, apresentou-se-nos um mar calmo mas de ondulação larga que fazia baloiçar o "Ana Mafalda" de BB-EB e de proa a popa, curiosamente não estando mau tempo, é do pior que se fabrica para “maçaricos” que pisem pela primeira vez o convés de um navio a navegar.
Contudo, a maior parte dos soldados portou-se galhardamente, havendo mesmo grupos que jogaram à lerpa de Lisboa a Bissau, enquanto houve uns patacos jogou-se, a coisa só amainou quando os mais hábeis limparam literalmente os bolsos dos “saloios”. Recordo-me até de um dos rapazes ter sido apontado como o gajo que ganhou mais dinheiro.
Aí pelo quarto dia de viagem sem factos a registar, a não ser dois marinheiros dos mais antigos terem ido protestar junto do Comandante de Bandeira, pela má qualidade da alimentação, coisa que de imediato se resolveu, passando as praças da Marinha a comerem do rancho dos Sargentos do Exército, estava uma “gajada” composta de marinheiros e soldados a descascar favas (não estou a reinar, estávamos em Abril, mês das favas) em cima dos pranchões que tapavam a boca do porão, quando por nossa surpresa uns quanto soldados transportavam em braços, conforme podiam, um camarada meio desfalecido que depositaram em cima das cascas das favas.
- Ai, Ai - gemia o desgraçado! Ai que não volto a ver a minha rica mãezinha!
Olho para o gajo e disparo:
- Oh pá tem, lá calma que de enjoo ninguém morre!
- Morre, morre - afirmaram os que o tinham trazido do fundo da 4ª classe para o ar puro do convés, o que tinha sido uma boa ideia - ele há quatro dias que tudo o que come ou bebe vomita.
Acontecia que eu, apesar da minha pouca idade, 24 anos, era já um “velho marinheiro” e sabia que o enjoo é como o medo, todos o sentem, o segredo é aprender a dominá-lo. É que eu aos 24 anos já tinha navegado uns milhares de milhas. Além da comissão a Angola no N.R.P. Sal, no Petroleiro Sam Brás (quem é que se lembra dele) tinha feito sete travessias do Atlântico para as Antilhas Holandesas (Aruba e Curaçao) e contava no meu curriculum com duas viagens das Antilhas a Nova Yorque.
Quanto a enjoo tinha feito o meu “tirocínio” nos melhores navios que para esse efeito existiam: os Destroyeres. Nas manobras que em 1957 se fizeram com uma Esquadra da NATO, que foram interrompidas por causa da Gripe Asiática e do mau tempo, eu tinha sentido a bordo do NRP Dão o que o “Soldado Desconhecido” estava a sentir. Na Armada o enjoo não é doença, e um gajo mesmo que vomite as tripas e metade do fígado tem que fazer os “quartos”. Eu já tinha sofrido de enjoo até às lágrimas, quando se tem de recorrer às ultimas reservas do querer, no limite da resistência moral e física, e num esforço inimaginável fazer o que está superiormente determinado.
Decidi então dar a mão àquele “sacana”, começando por dizer aos camaradas que o reclinassem com as costas apoiadas num saco de favas, e ao gajo eu disse:
- Olha para o horizonte lá longe onde o mar se junta com o céu, não olhes para o mar aqui junto da borda, que te faz andar a cabeça à roda!
- Ai, Ai - continuava o rapaz.
Encosto-me a ele e digo-lhe ao ouvido:
- Tu és homem para guardar um segredo?
- Sou, sim, senhor marinheiro.
- Olha, eu sou um homem igual a ti, também enjoo (o que era verdade) mas tenho uma erva que trouxe da Índia (o que era mentira) e quando o mar está bravo e me vejo aflito, tomo um chá e fico logo bom, vou-te fazer um chá dessa erva que te faz passar o enjoo, mas tens de ficar de bico calado, porque já tenho pouca erva.
Feito o acordo, fui à cozinha do navio e pedi um púcaro de chá e umas bolachas ao despenseiro, o soldado bebeu o chá em pequenos goles como lhe recomendei e foi mordiscando as bolachas. Fui dizendo ao gajo:
- Olha que isto não vai passar já, vais ficar melhor pouco a pouco, se apetecer vomitar fazes força e não vomitas, porque o chá não deixa. Dormes cá em cima ao ar puro e vais ver que com o fresco da noite ficas melhor, e amanhã vais almoçar ao pé de mim, e depois voltas a beber outro púcaro de chá, calas é o bico!
Tive o meu “protegido” debaixo de olho até chegarmos a Bissau. O “gajo” recuperou bem. Nunca mais o vi. Que Deus o guarde se ainda for vivo.
Largamos de Lisboa a 27-4-1961 (salvo erro).
____________
Nota de CV:
(*) Vd. poste de 1 DE DEZEMBRO DE 2012 > Guiné 63/74 - P10746: Tabanca Grande (369): Mário Oliveira, ex- 1º Cabo Condutor de Máquinas (na situação de reforma), Vedeta de Fiscalização Belatrix, 1961/63, grã-tabanqueiro nº 589
Luís Graça e Camaradas da Guiné
Um Bom Ano Novo
Quero começar por agradecer a Honra que me foi concedida de ser admitido como membro de pleno direito da Tabanca Grande. Devo contudo fazer uma pequena afinação na minha ficha de inscrição, eu sou cabo C.M. dos Q.P. na situação de Reforma. Cabo CM significa cabo condutor de máquinas, antigamente éramos fogueiros-motoristas, aqueles gajos que enegrecidos pelo pó do carvão ou o corpo manchado por salpicos de óleo só seriam vistos e o seu labor valorizado, se o convés dos Navios de Guerra fosse de vidro. Conduzíamos enormes caldeiras e outras máquinas e “maquinetas” que propulsionavam os navios e alimentavam de energia todos os sistemas de armas. Apesar de sermos a base do poder técnico-militar dos navios, éramos mal amados pelos “Tétézinhos” que, de reluzente uniforme branco e unha envernizada, zelavam pela disciplina na Armada.
Isto que acabei de escrever não é História, é pré-história, fui há uns meses visitar uma fragata daquelas obsoletas nas Marinhas da NATO que os nossos aliados nos cedem a troco de uns milhões, e vim de lá “maluco”: o camarada cabo CM, que teve a gentileza de me mostrar as instalações de máquinas, levou-me no final a uma sala com ar condicionado, repleta de monitores, onde através de câmaras de vídeo e comandos à distancia os CM confortavelmente sentados, conduzem todo o sistema de máquinas.
E lembrei-me então daquela noite em Bissau, atracados à muralha, ia o NRP Sal a caminho de Angola, estava eu de “quarto” ao gerador, o chefe de máquinas, espreitando pela escotilha “caçou-me” sentado no vão da porta da casa das máquinas P.P. a menos de um metro do gerador, bastava-me estender o braço para apalpar o tubo de circulação de água, e só não me deu cinco dias de detenção, segundo me afirmou no dia seguinte, depois de me passar uma valente “piçada”, por eu estar na 1ª classe de comportamento, isto é absolutamente inacreditável, eu não abandonei o gerador, estava apenas sentado junto dele. Mas vamos lá então ao meu relato de hoje.
N/M "Ana Mafalda" (1951-1975)
O Soldado Desconhecido do “Ana Mafalda”
Quando o “Botas” mandou apitar à faina e ordenou “largar cabos” e “avante a toda a força” que Angola é nossa, milhares de rapazes foram arrancados das suas aldeias, e depois de uma carecada, aprenderem a fazer direita volver e apresentar armas, foram enfiados em tudo o que navegava e enviados, parte deles sem saberem sequer a localização geográfica, para Angola, Guiné e Moçambique, defender sonho que se verificou irrealizável do Portugal do Minho a Timor.
Entre o que navegava e foi aproveitado para o transporte de homens e todos o tipo de equipamentos e armas, encontrava-se um navio da Sociedade Geral, o “Ana Mafalda”, pomposamente classificado na época de navio de passageiros, podia na realidade transportar 56 passageiros em três classes, 1ª, 2ª e 3ª e nos porões umas valentes toneladas de carga. Nos porões foram montados beliches e, onde anteriormente se estivavam toros de madeira ou carga a granel, passaram a alojar-se, nas piores condições, soldados (vulgo carne para canhão) e o "Ana Mafalda" passou a ter mais uma classe: a 4ª, transformando-se finalmente em navio de passageiros.
Mas perdoem-me a ironia, naquela viagem para a Guiné foi também um navio “turístico” porque para nós, marujos, navegar sem fazer “quartos” é turismo, é que o navio transportava também cerca de três dezenas de marinheiros que seriam a primeira guarnição do Comando da Defesa Marítima da Guiné e da primeira Esquadrilha de Lanchas, Bellatrix, Canopus, Denebe e LDP 1 e LDP 2.
Saída a barra do Tejo, apresentou-se-nos um mar calmo mas de ondulação larga que fazia baloiçar o "Ana Mafalda" de BB-EB e de proa a popa, curiosamente não estando mau tempo, é do pior que se fabrica para “maçaricos” que pisem pela primeira vez o convés de um navio a navegar.
Contudo, a maior parte dos soldados portou-se galhardamente, havendo mesmo grupos que jogaram à lerpa de Lisboa a Bissau, enquanto houve uns patacos jogou-se, a coisa só amainou quando os mais hábeis limparam literalmente os bolsos dos “saloios”. Recordo-me até de um dos rapazes ter sido apontado como o gajo que ganhou mais dinheiro.
Aí pelo quarto dia de viagem sem factos a registar, a não ser dois marinheiros dos mais antigos terem ido protestar junto do Comandante de Bandeira, pela má qualidade da alimentação, coisa que de imediato se resolveu, passando as praças da Marinha a comerem do rancho dos Sargentos do Exército, estava uma “gajada” composta de marinheiros e soldados a descascar favas (não estou a reinar, estávamos em Abril, mês das favas) em cima dos pranchões que tapavam a boca do porão, quando por nossa surpresa uns quanto soldados transportavam em braços, conforme podiam, um camarada meio desfalecido que depositaram em cima das cascas das favas.
- Ai, Ai - gemia o desgraçado! Ai que não volto a ver a minha rica mãezinha!
Olho para o gajo e disparo:
- Oh pá tem, lá calma que de enjoo ninguém morre!
- Morre, morre - afirmaram os que o tinham trazido do fundo da 4ª classe para o ar puro do convés, o que tinha sido uma boa ideia - ele há quatro dias que tudo o que come ou bebe vomita.
Acontecia que eu, apesar da minha pouca idade, 24 anos, era já um “velho marinheiro” e sabia que o enjoo é como o medo, todos o sentem, o segredo é aprender a dominá-lo. É que eu aos 24 anos já tinha navegado uns milhares de milhas. Além da comissão a Angola no N.R.P. Sal, no Petroleiro Sam Brás (quem é que se lembra dele) tinha feito sete travessias do Atlântico para as Antilhas Holandesas (Aruba e Curaçao) e contava no meu curriculum com duas viagens das Antilhas a Nova Yorque.
Quanto a enjoo tinha feito o meu “tirocínio” nos melhores navios que para esse efeito existiam: os Destroyeres. Nas manobras que em 1957 se fizeram com uma Esquadra da NATO, que foram interrompidas por causa da Gripe Asiática e do mau tempo, eu tinha sentido a bordo do NRP Dão o que o “Soldado Desconhecido” estava a sentir. Na Armada o enjoo não é doença, e um gajo mesmo que vomite as tripas e metade do fígado tem que fazer os “quartos”. Eu já tinha sofrido de enjoo até às lágrimas, quando se tem de recorrer às ultimas reservas do querer, no limite da resistência moral e física, e num esforço inimaginável fazer o que está superiormente determinado.
Decidi então dar a mão àquele “sacana”, começando por dizer aos camaradas que o reclinassem com as costas apoiadas num saco de favas, e ao gajo eu disse:
- Olha para o horizonte lá longe onde o mar se junta com o céu, não olhes para o mar aqui junto da borda, que te faz andar a cabeça à roda!
- Ai, Ai - continuava o rapaz.
Encosto-me a ele e digo-lhe ao ouvido:
- Tu és homem para guardar um segredo?
- Sou, sim, senhor marinheiro.
- Olha, eu sou um homem igual a ti, também enjoo (o que era verdade) mas tenho uma erva que trouxe da Índia (o que era mentira) e quando o mar está bravo e me vejo aflito, tomo um chá e fico logo bom, vou-te fazer um chá dessa erva que te faz passar o enjoo, mas tens de ficar de bico calado, porque já tenho pouca erva.
Feito o acordo, fui à cozinha do navio e pedi um púcaro de chá e umas bolachas ao despenseiro, o soldado bebeu o chá em pequenos goles como lhe recomendei e foi mordiscando as bolachas. Fui dizendo ao gajo:
- Olha que isto não vai passar já, vais ficar melhor pouco a pouco, se apetecer vomitar fazes força e não vomitas, porque o chá não deixa. Dormes cá em cima ao ar puro e vais ver que com o fresco da noite ficas melhor, e amanhã vais almoçar ao pé de mim, e depois voltas a beber outro púcaro de chá, calas é o bico!
Tive o meu “protegido” debaixo de olho até chegarmos a Bissau. O “gajo” recuperou bem. Nunca mais o vi. Que Deus o guarde se ainda for vivo.
Largamos de Lisboa a 27-4-1961 (salvo erro).
____________
Nota de CV:
(*) Vd. poste de 1 DE DEZEMBRO DE 2012 > Guiné 63/74 - P10746: Tabanca Grande (369): Mário Oliveira, ex- 1º Cabo Condutor de Máquinas (na situação de reforma), Vedeta de Fiscalização Belatrix, 1961/63, grã-tabanqueiro nº 589
Guiné 63/74 - P10921: Blogoterapia (220): Tempo que não foi tempo (António Eduardo Ferreira)
1. Em mensagem do dia 6 de Janeiro de 2013, o nosso camarada António Eduardo Ferreira (ex-1.º Cabo Condutor Auto da CART 3493/BART 3873, Mansambo, Fá Mandinga e Bissau, 1972/74) enviou-nos um texto com o título que se segue:
Tempo que não foi tempo
Sem guerra! Teria sido tempo; de esperança, de amar, de rir, chorar, mas pensar sempre mais além… Aquele foi tempo que não foi tempo… porque a guerra não deixou. Foi o camarada, o amigo, que morreu ali ao nosso lado, o outro a quem a mina que ele próprio acionou, ao explodir, deixou marcas para o resto da vida, as físicas e as outras!… Aquela que tendo sido mãe, não foi esposa, a criança soube que teve pai porque outros lhe disseram. Tempo que não foi tempo!...
Também aquele que um dia regressou, mas que não tivera tido tempo para ver o filho nascer, dar os primeiros passos, aprender a dizer mamã, mas também papá. Ao chegar com uma vontade enorme de o beijar, viu o filho fugir com medo, chorando agarrado à mãe. Consequências de um tempo. Que não foi tempo!...
Aquela mãe, que um dia viu o filho partir para a guerra e não mais o voltou a ver, a quem a dor e a tristeza jamais deixaram só. Também para essa mãe, o tempo, passou a ser outro tempo.
Guerra!... Palavra triste, que um dia prometi a mim mesmo não mais voltar a pronunciar. Mas o tempo por influência dos homens, tantas vezes obriga-nos a dizer o que não queríamos. De guerra! Todos já ouviram falar… dos que a viveram muitos são os que a desejavam esquecer, mas por mais que se esforcem, jamais o conseguirão. A fome que passaram, a sede que os arrasava, a incerteza que era companheira de todos os dias!… Será hoje, que alguma mina me destruirá? Será hoje, que vou cair na emboscada? Quando será o próximo ataque ao aquartelamento? Será que chegarei a ver o meu filho? Quem serão os feridos que a parelha de helicópteros que nos sobrevoa levará?
Como estará a minha família na Metrópole?
De certezas!… Tínhamos apenas a incerteza! Naquele tempo que não foi tempo…
António Eduardo Ferreira
____________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 11 DE DEZEMBRO DE 2012 > Guiné 63/74 - P10783: Blogoterapia (219): Reflexão sobre a nossa condição militar (António Melo, camarada da diáspora)
Tempo que não foi tempo
Sem guerra! Teria sido tempo; de esperança, de amar, de rir, chorar, mas pensar sempre mais além… Aquele foi tempo que não foi tempo… porque a guerra não deixou. Foi o camarada, o amigo, que morreu ali ao nosso lado, o outro a quem a mina que ele próprio acionou, ao explodir, deixou marcas para o resto da vida, as físicas e as outras!… Aquela que tendo sido mãe, não foi esposa, a criança soube que teve pai porque outros lhe disseram. Tempo que não foi tempo!...
Também aquele que um dia regressou, mas que não tivera tido tempo para ver o filho nascer, dar os primeiros passos, aprender a dizer mamã, mas também papá. Ao chegar com uma vontade enorme de o beijar, viu o filho fugir com medo, chorando agarrado à mãe. Consequências de um tempo. Que não foi tempo!...
Aquela mãe, que um dia viu o filho partir para a guerra e não mais o voltou a ver, a quem a dor e a tristeza jamais deixaram só. Também para essa mãe, o tempo, passou a ser outro tempo.
Guerra!... Palavra triste, que um dia prometi a mim mesmo não mais voltar a pronunciar. Mas o tempo por influência dos homens, tantas vezes obriga-nos a dizer o que não queríamos. De guerra! Todos já ouviram falar… dos que a viveram muitos são os que a desejavam esquecer, mas por mais que se esforcem, jamais o conseguirão. A fome que passaram, a sede que os arrasava, a incerteza que era companheira de todos os dias!… Será hoje, que alguma mina me destruirá? Será hoje, que vou cair na emboscada? Quando será o próximo ataque ao aquartelamento? Será que chegarei a ver o meu filho? Quem serão os feridos que a parelha de helicópteros que nos sobrevoa levará?
Como estará a minha família na Metrópole?
De certezas!… Tínhamos apenas a incerteza! Naquele tempo que não foi tempo…
António Eduardo Ferreira
____________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 11 DE DEZEMBRO DE 2012 > Guiné 63/74 - P10783: Blogoterapia (219): Reflexão sobre a nossa condição militar (António Melo, camarada da diáspora)
Guiné 63/74 - P10920: Núcleo Museológico Memória de Guiledje (20): Vestígios da passagem de "Os Magriços do Guileje", a CCAÇ 2617 (mar 70/ fev 71), na reconstrução da antiga messe... Quem serão o José Sá e o João Castro ? (Pepito)
Foto nº 5
Foto nº 4
Foto nº 3
Foto nº 1
Foto nº 2
Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > Vestígios da antiga messe, agora em reconstrução, e que são do tempo da CCAÇ 2617 (Guileje, março de 1970/fevereiro de 1971).
Fotos: © Pepito / AD - Acção para o Desenvolvimento (2013). Todos os direitos reservados. [ Fotos editadas por L.G.].
1. Mensagem de ontem, do nosso amigo Pepito, diretor executivo da AD - Acção para o Desenvolvimento:
Olá Luís
Continuamos com o programa de reconstituição da Memória de Guiledje.
Agora, estamos a "reconstruir" de forma muito adaptada a zona da antiga Messe, onde irá ficar o Centro Interpretativo Ambiental e Cultural. [Fotos nº 1 e 2].
Prevê-se a sua inauguração no dia 29 de Março do corrente ano.
Hoje, ao andar a ver os pormenores da obra, dou com estas inscrições no que julgo ter sido o depósito de água da Messe. Não resisto a mandar-te as fotos [nºs 3, 4 e 5] , pois poderá dar muito prazer aos que lá deixaram o nome: 40 anos depois ainda lá estão e continuarão a estar.
um abraço
para todos
pepito
para todos
pepito
2. Comentário de L.G.:
Obrigado, Pepito. Se ainda estiverem vivos e nos lerem, os nossos Magriços da CCAÇ 2617, João Castro e José Sá vão ter um bom pretexto para sorrirem, ao verem os "vestígios arqueológicos" do aquartelamento do seu tempo e as inscrições, no cimento da messe, com os seus nomes... É um hábito muito antigo que nos vem da Alta Idade Média, altura em que os mestres canteiros deixavam a sua "assinatura" (geralmente simbolos geométricos, antropomórficos) nas pedras...
Se não erro, o José Crisóstomo Lucas é o primeiro Magriço (e até agora o único) a integrar a nossa Tabanca Grande. Talvez ele nos possa ajudar a localizar os camaradas José Sá e João Castro (que, tudo indica, terão pertencido à CCAÇ 2617).
Pepito, fico sensibilizado pelo carinho e competência com que tu e a tua equipa vão fazendo surgir dos escombros o antigo quartel de Guileje. Um bom ano para a AD e para os seus projetos. LG
______________
Nota do editor:
Último poste da série > 31 de março de 2011 > Guiné 63/74 - P8021: Núcleo Museológico Memória de Guiledje (19): Quem ajuda a reconstruir a Casa do Comandante (Pepito)
Nota do editor:
Último poste da série > 31 de março de 2011 > Guiné 63/74 - P8021: Núcleo Museológico Memória de Guiledje (19): Quem ajuda a reconstruir a Casa do Comandante (Pepito)
Guiné 63/74 - P10919: Memória dos lugares (204): Os meninos do Xime, do tempo da CART 3494 (1972/73) (José Carlos Mussá Biai)
Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Xime > CART 3494 / BART 3873 (Xime e Mansambo, 1972/74) > Meninos do Posto Escolar Militar nº 14.... Recorde-se que este batalhão esteve no TO da Guiné entre 28 de dezembro de 1971 (chegada a Bissau) e 3 de abril de 1974 (regresso). A CART 3494 esteve no Xime até abril de 1973, tendo sido depois transferida para Mansambo. E nessa altura a velhinha e cansada CCAÇ 12 passou a ser guarnecer o Xime como unidade de quadrícula.
Foto: © Ricardo Teixeira (2013). Todos os direitos reservados. [Foto editada por L.G.]
Guiné > Zona leste > Setor L1 > Bambadinca > CCS/BCAÇ 2852 81968/70) > População do Cuor (Finete ou Missirá) cambando Rio Geba Estreito. Fopto do álbum do fur mil Lopes, o homem dos reabastecimentos da CCS/BCAÇ 2852.
Foto: © José Carlios Lopes (2013). Todos os direitos reservados. [Foto editada por L.G.]
1. Mensagem do do nosso amigo José Carlos Mussá Biai:
Data: 9 de Janeiro de 2013 16:15
Assunto: Re: [Luís Graça & Camaradas da Guiné] Guiné 63/74 - P10907: Memória dos lugares (203): Xime, o Posto Escolar Militar nº 14 e os seus meninos, entre eles o José Carlos Mussá Biai, hoje engenheiro florestal a viver e a trabalhar em Portugal (Sousa de Castro) (*)
As fotos do novo "tabanqueiro" Ricardo Teixeira, não foram exeção, pois levaram-me a reviver a minha infância.
Assunto: Re: [Luís Graça & Camaradas da Guiné] Guiné 63/74 - P10907: Memória dos lugares (203): Xime, o Posto Escolar Militar nº 14 e os seus meninos, entre eles o José Carlos Mussá Biai, hoje engenheiro florestal a viver e a trabalhar em Portugal (Sousa de Castro) (*)
Meu Caro Luís,
Fico sempre muito emocionado quando vejo fotos da terra que me viu nascer e suas gentes.
As fotos do novo "tabanqueiro" Ricardo Teixeira, não foram exeção, pois levaram-me a reviver a minha infância.
Tempos muito difíceis, pois na minha opinião, as gerras nunca foram e jamais serão fáceis. Mas, apesar da guerra e do sofrimento causado, nós as crianças de então, vivíamos felizes.
Relativamente as fotos, infelizmente, não me encontro em nenhuma delas. Mas é com grande felicidade que vejo o meu irmão mais velho, hoje Juiz, na primeira fila, de camisa branca e alguns amigos da idade dele.
Cumprimentos e um abraço,
José C. Mussá Biai
PS: Muito agradeço o telefonema e como sempre a agradável conversa de segunda feira.
2. Comentário de L.G.:
De facto, já tínhamos falado ao telefone, eu e o Zé Carlo, a trabalhar no ex-IGP (Instituto Geográfico Português), agora Direção Geral do Território (, mudam os ministros, mudam as tabuletas dos serviços ministeriais).
Ele já tinha visto a foto do Ricardo Teixeira e confirmado que não estava no grupo (que era de alunos mais velhos do Posto Escolar Militar do Xime). Em contrapartida, reconhecia um seu irmão, que hoje é juiz em Bissau. É o moço, na primeira fila, à esquerda, de camisa branca. O Zé Carlos, nascido em 1963, tem hoje 49 anos.
Perguntei-lhe por notícias da sua terra... aonde não vai há 12 anos. Quer levar lá as suas duas filhas, para conhecerem a terra do pai (e julgo que da mãe) mas ele espera por melhores dias...Mora em Odivelas. Naturalmente que ele tem desejo de lá voltar, ao Xime, mas não quer ser apanhado, com a família portuguesa, no meio de mais um golpe de Estado. Como já aconteceu com amigos dele.
Sobre a família do Xime, diz que está bem. O Xime é que já tem pouco a ver com o do nosso tempo. O cais onde muitos de nós desembarcámos, vindos de Bissau em LDG, já há muito que desapareceu. Como desapareceu o cais flutuante montado pelos alemães, depois da independência. É com mágoa que o Zé Carlos vê o seu belo Rio Geba Estreito fechado à navegação. Dantes, no seu tempo de infância, navegava-se de Bissau até ao Xime, e daqui até Bafatá. Havia um grande movimento de embarcações nomeadamente até ao porto fluvial de Bambadinca. Xime e Bambadinca eram a grande porta de entrada da zona leste.
Hoje a situação é desoladora: há muito que o Rio Geba Estreito está assoreado, por incúria da administração dos portos. A natureza seguiu o seu curso. E os homens nada fizeram para manter aberta a "autoestrada" fluvial do leste...
O Zé Carlos ficou muito feliz pelo meu telefonema. Já me procurou duas vezes, no meu local de trabalho. E eu já estive com ele uns bons minutos, da primeira vez. Da segunda, eu não estava no gabinete.
Como se vê, pelço seu email, ele continua a acompanhar o nosso blogue. Com a saudade e a paixão de um guineense da diáspora, e também português, de alma e coração. Um grande abraço para ele e família alargada, em Portugal e na Guiné-Bissau.
2. Comentário de L.G.:
De facto, já tínhamos falado ao telefone, eu e o Zé Carlo, a trabalhar no ex-IGP (Instituto Geográfico Português), agora Direção Geral do Território (, mudam os ministros, mudam as tabuletas dos serviços ministeriais).
Ele já tinha visto a foto do Ricardo Teixeira e confirmado que não estava no grupo (que era de alunos mais velhos do Posto Escolar Militar do Xime). Em contrapartida, reconhecia um seu irmão, que hoje é juiz em Bissau. É o moço, na primeira fila, à esquerda, de camisa branca. O Zé Carlos, nascido em 1963, tem hoje 49 anos.
Perguntei-lhe por notícias da sua terra... aonde não vai há 12 anos. Quer levar lá as suas duas filhas, para conhecerem a terra do pai (e julgo que da mãe) mas ele espera por melhores dias...Mora em Odivelas. Naturalmente que ele tem desejo de lá voltar, ao Xime, mas não quer ser apanhado, com a família portuguesa, no meio de mais um golpe de Estado. Como já aconteceu com amigos dele.
Sobre a família do Xime, diz que está bem. O Xime é que já tem pouco a ver com o do nosso tempo. O cais onde muitos de nós desembarcámos, vindos de Bissau em LDG, já há muito que desapareceu. Como desapareceu o cais flutuante montado pelos alemães, depois da independência. É com mágoa que o Zé Carlos vê o seu belo Rio Geba Estreito fechado à navegação. Dantes, no seu tempo de infância, navegava-se de Bissau até ao Xime, e daqui até Bafatá. Havia um grande movimento de embarcações nomeadamente até ao porto fluvial de Bambadinca. Xime e Bambadinca eram a grande porta de entrada da zona leste.
Hoje a situação é desoladora: há muito que o Rio Geba Estreito está assoreado, por incúria da administração dos portos. A natureza seguiu o seu curso. E os homens nada fizeram para manter aberta a "autoestrada" fluvial do leste...
O Zé Carlos ficou muito feliz pelo meu telefonema. Já me procurou duas vezes, no meu local de trabalho. E eu já estive com ele uns bons minutos, da primeira vez. Da segunda, eu não estava no gabinete.
Como se vê, pelço seu email, ele continua a acompanhar o nosso blogue. Com a saudade e a paixão de um guineense da diáspora, e também português, de alma e coração. Um grande abraço para ele e família alargada, em Portugal e na Guiné-Bissau.
.________________
Nota do editor:
(*) V. poste de 7 de janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10907: Memória dos lugares (203): Xime, o Posto Escolar Militar nº 14 e os seus meninos, entre eles o José Carlos Mussá Biai, hoje engenheiro florestal a viver e a trabalhar em Portugal (Sousa de Castro / Ricardo Teixeira, CART 3494, Xime e Mansambo, 1972/74)
Nota do editor:
(*) V. poste de 7 de janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10907: Memória dos lugares (203): Xime, o Posto Escolar Militar nº 14 e os seus meninos, entre eles o José Carlos Mussá Biai, hoje engenheiro florestal a viver e a trabalhar em Portugal (Sousa de Castro / Ricardo Teixeira, CART 3494, Xime e Mansambo, 1972/74)
Guiné 63/74 - P10918: Parabéns a você (522): Bernardino Parreira, ex-Fur Mil da CCAV 3365 e CCAÇ 16 (Guiné, 1971/73)
____________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 9 de Janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10913: Parabéns a você (521): Manuel Vaz, ex-Alf Mil da CCAÇ 798 (Guiné, 1965/67)
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 9 de Janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10913: Parabéns a você (521): Manuel Vaz, ex-Alf Mil da CCAÇ 798 (Guiné, 1965/67)
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Guiné 63/74 - P10917: O nosso livro de visitas (156): João Nunes, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, ex-fur mil, CCAÇ 4544,/73 (Cafal Balanta e Bolama, 1973/74)
Guiné > Região de Tombali > Cafal Balanta > CCAÇ 4544 (Cafal Balanta, 1973/74) > Fotos do áçbum do João Nunes, de Angra do Heroísmo. Sem legendas. Recorde-se que a CCAÇ 4544/73 foi mobilizada pelo RI 15, partiu para o TO da Guiné em 23/9/73 e regressou a 8/9/74. Esteve em Cafal Balanta e em Bolama. Teve dois comandantes: Cap Inf Carlos Alberto Duarte Prata e Cap Art José Manuel Salgado Martins. Era uma companhia independente.
Fotos: © João Nunes (2013). Todos os direitos reservados
1. Mensagem do nosso leitor e camarada João Nunes, enviado em 20712/2012,. para o mail profissional do nosso editor L.G.
Assunto: Guiné
Camarada Luís Graça, fala aqui o ex-furriel João Nunes, da Cçac 4544/73, de Cafal Balanta]. a sul de Cadique, vd. carta de Cacine].
À semelhança do ex-furriel de transmissões António Agreira (`), gostaria que publicasse as seguinte fotografias, que anexo, respeitantes a Cafal Balanta.
Informo que estou de saúde e que resido em Angra do Heroísmo. Ilyha Terceira, Região Autónoma dos Açores.
Contacto > Telem 965272710 / E-mail - j.sousanunes@hotmail.com
Um grande abraço para si e as todos os ex-camaradas de Cafal Balanta.João Nunes
2. Comentário do editor:
Camarada Nunes: Sê bem aparecido!...
Da tua companhia lá fazem parte do nosso blogue o Carlos Prata (vosso antigo comandante) e o António Agreira, fur mil trms. Também o Manuel Santos Antunes nos procurou através da filha, Catarina., mas ainda não nos mandou as fotos da praxe.
Espero que a tua visita(**) seja também um pedido implícito para integrares esta grande família, que é a nossa Tabanca Grande. Manda-nos uma foto, tua, atual, para os teus camaradas te poderem reconhecer quando passarem pela bela terra, Angra do Heroísmo, a última cidade do Velho Mundo e a primeira cidade do Novo Mundo. Ao entrares no nosso blogue, reforças a presença dos camaradas açorianos, muitos deles dispersos pela diáspora.
Tenho gratas recordações da tua ilha e da tua cidade, onde já passei férias há largos anos. Já agora, completa as legendas das tuas fotos. Vê se te lembras quem são estes camaradas que aparecem contigo (em princípio, é malta da tua secção, não ?)...
Outra coisa: as fotos são todas tiradas em Cafal Balanta ? Havia então estruturas edificadas no teu tempo, contrariamente ao que se passava no tempo do Manuel Maia.
___________________
Notas do editor:
(*) Vd. postes do António Agreira:
15 de Agosto de 2011 > Guiné 63/74 - P8672: O Nosso Livro de Visitas (115): António Agreira (ex-Fur Mil Trms, CCAÇ 4544, Cafal Balanta, 1973/74)
(...) Camaradas, tive conhecimento da existência deste blogue pelo Manuel Moreira da CART 1746. Claro que na primeira oportunidade fiz uma visita!
Foi sem dúvida com alguma emoção que revivi alguns momentos passados em Cafal Balanta. Aproveito desde já para enviar um forte abraço ao Coronel Prata e ao Manuel Antunes, assim como a todos os camaradas da CCAÇ 4544.
Fui incorporado no Exército em Outubro de 1972 e fiz o Curso de Sargentos Milicianos. Fui Furriel de Infantaria com a Especialidade de Transmissões. Depois de passar por Caldas da Rainha, Tavira, Coimbra e Lisboa, em Outubro de 1973 juntei-me à CCAÇ 4544 em Tomar, e em Setembro lá abalamos.
Recordo algumas situações mais complicadas durante a estadia em terras de Cafal Balanta, onde rendemos a CCAÇ 3565. Aproveito para enviar aos camarada da 3365 um forte abraço.
No dia em que nos deixaram entregues a nossa sorte partiram-nos logo o bico, e foi forte! Já mais para o fim da guerra não esqueço que a noticia da Revolta dos Capitães chegou à CCAÇ 4544 através dos meus serviços, às primeiras horas do dia 25 de Abril de 1974. (...)
23 de Agosto de 2011 > Guiné 63/74 - P8699: Tabanca Grande (299): António Agreira, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 4544/73 (Cafal, 1973/74)
(...) Então o Manuel Maia esteve em Cafal Balanta.... Os dias que passei em Cafal não teriam sido muito diferentes. Para além das rotinas diárias, surgiam as visitas nada desejadas, que causavam sempre grande confusão. O período de maior agitação foi no NATAL de 1973 com a reconstrução da estrada entre Cadique e Jemberem, mas isso fica para depois.
Em Cafine estava uma força de Fuzileiros Especiais. Nós passávamos por lá uma vez por dia porque o nosso porto estava minado e com tal inoperacional. (...)
2 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8726: Os últimos dias da CCAÇ 4544/73 em Cafal Balanta (António Agreira)
(...) Camaradas, tive conhecimento da existência deste blogue pelo Manuel Moreira da CART 1746. Claro que na primeira oportunidade fiz uma visita!
Foi sem dúvida com alguma emoção que revivi alguns momentos passados em Cafal Balanta. Aproveito desde já para enviar um forte abraço ao Coronel Prata e ao Manuel Antunes, assim como a todos os camaradas da CCAÇ 4544.
Fui incorporado no Exército em Outubro de 1972 e fiz o Curso de Sargentos Milicianos. Fui Furriel de Infantaria com a Especialidade de Transmissões. Depois de passar por Caldas da Rainha, Tavira, Coimbra e Lisboa, em Outubro de 1973 juntei-me à CCAÇ 4544 em Tomar, e em Setembro lá abalamos.
Recordo algumas situações mais complicadas durante a estadia em terras de Cafal Balanta, onde rendemos a CCAÇ 3565. Aproveito para enviar aos camarada da 3365 um forte abraço.
No dia em que nos deixaram entregues a nossa sorte partiram-nos logo o bico, e foi forte! Já mais para o fim da guerra não esqueço que a noticia da Revolta dos Capitães chegou à CCAÇ 4544 através dos meus serviços, às primeiras horas do dia 25 de Abril de 1974. (...)
23 de Agosto de 2011 > Guiné 63/74 - P8699: Tabanca Grande (299): António Agreira, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 4544/73 (Cafal, 1973/74)
(...) Então o Manuel Maia esteve em Cafal Balanta.... Os dias que passei em Cafal não teriam sido muito diferentes. Para além das rotinas diárias, surgiam as visitas nada desejadas, que causavam sempre grande confusão. O período de maior agitação foi no NATAL de 1973 com a reconstrução da estrada entre Cadique e Jemberem, mas isso fica para depois.
Em Cafine estava uma força de Fuzileiros Especiais. Nós passávamos por lá uma vez por dia porque o nosso porto estava minado e com tal inoperacional. (...)
2 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8726: Os últimos dias da CCAÇ 4544/73 em Cafal Balanta (António Agreira)
Passearam à vontade pelo tabancal e também pela zona militar. Não houve incidentes, para além de uma tentativa de visitar o Posto de Rádio, à qual eu me opus, mantendo o acesso interdito à área das Transmissões, pois ainda não tinha recebido ordem para destruir componentes confidenciais. Esta visita estava a ser acompanhada pelo Segundo Comandante da Companhia. (..:)
22 de setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8807: Um apontamento sobre a CCAÇ 4544/73 em Cafal Balanta (António Agreira)
(...) Este homens que fazem parte destas fotos eram de Transmissões e Enfermeiros, todos os dias faziam patrulhamentos na mata do Cantanhez, com excepção de dois que eram Operadores Cripto.
Sendo patrulhas de rotina eram sempre motivo de conversa nestas reuniões, que como é evidente não ocorriam todos os dias.
Diariamente se fazia a picagem da estrada ao longo da bolanha até Cafine, mesmo que não ocorresse qualquer ida a Cufar ou Catió, cuja deslocação era sempre feita em barcos semi-rígidos pelo rio Combijã, no mínimo duas embarcações.
Voltando às fotos, o local destes convívios era sempre a tabanca das Transmissões, não era uma tabanca diferente das outras, a única coisa que tinha de diferente era o posto de rádio que se situava num abrigo localizado nas traseiras da tabanca, 7 ou 8 metros de profundidade, diga-se de passagem muito seguro.
Era no posto de rádio que se sabiam as noticias do exterior, e até dos familiares. Era o local que nos ligava ao Mundo e onde organizávamos a nossa defesa quando éramos atacados pelo PAIGC. Era também de lá que apoiávamos os camaradas das outras Companhias, pelo menos nos ataques com armas pesadas, em que utilizávamos o sistema de cruzamento de linhas para detectar as coordenadas dos pontos de saídas do fogo. Estas informações eram enviadas via rádio para: Jemberem, Bedanda, Catió e Bissau (BA 12). (...).
(**) Último poste da série > 6 de janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10905: O Nosso Livro de Visitas (155): Resposta ao pedido do António Bastos no poste P10630, de 7/11/2012 (José Ribeiro, CART 566, Bissorã e Olossato, 1964/65)
Guiné 63/74 - P10916: Postais ilustrados (19): O menino, Augusto, que fumava cigarros "White Horse" (Beja Santos)
1ª Exposição Colonial Portuguesa, Porto, Palácio de Cristal, 16/6/1934 - 30/9/1934.
Queridos amigos,
Eis o resultado de andar a vasculhar caixas com bilhetes-postais, uma atração irresistível em lojas de ferro-velho ou velharias de toda a espécie.
O Augusto a fumar não é para ficarmos indignados, à luz das mentalidades dos anos 1930. Ajuda a refletir sobre o tratamento de uma criança-objeto, uma imagem irrecusável que até talvez causasse simpatia, naqueles tempos em que havia crianças contorcionistas em trupes de ciganos, crianças trapezistas no circo ou a chicotear cavalos.
A exposição do Porto, em 1934, teve como uma das principais atrações os guinéus. Eduardo Malta, convém não esquecer, sentiu-se fascinado pelo régulo Mamadu Sissé, um dos incondicionais do capitão Teixeira Pinto, desenhou-o com imensa beleza. Fazia-se filas para ver os Bijagós desnudados, era um desregramento autorizado.
Para que conste.
Um abraço do
Mário
O menino da Guiné que fumava cigarros White Horse
por Beja Santos
Há, por ora, um embaraçante enigma que alguém, mais avisado, poderá contribuir para esclarecer. O postal que se exibe mostra o Augusto da Guiné, estamos em crer que ele veio na comitiva guineense que se apresentou na 1ª Exposição Colonial Portuguesa, que se realizou no Porto, em 1934. Na verdade, o Augusto aparece noutras fotografias, até tem honras de aparecer estampado no livro “O Império de Papel”. E a Tabacaria Trindade fez nome publicando imensos bilhetes-postais, basta ir ao Google. Como os tabacos White Horse também existiram, basta ir ao Google.
E vamos agora à exposição em que participou o Augusto. Diga-se desde logo que foi um invento com estadão e alto significado político. Uma coisa foi a Exposição Industrial de 1932, no que é hoje o Pavilhão Carlos Lopes, por lá acamparam uns régulos Fulas e respetivas famílias em pleno Parque Eduardo VII, foram tratados com uma atração de feira, era uma chamada de atenção para aquela terra de onde vinha amendoim, coconote, algumas madeiras exóticas, ceras e curtumes, convinha sensibilizar os investimentos para a orizicultura e outras potencialidades agrícolas, o Império não era só Angola e Moçambique, espaços largos, de se perderem à vista.
Em 1934, o regime consagrado pela Constituição de 1933 queria dar provas de que o Império era muito mais do que o imaginário, era obra de missionação, havia para ali recursos a explorar para o engrandecimento da Nação. O capitão Henrique Galvão recebeu instruções para que a encenação ultrapassasse tudo o que até agora fora mostrando dos diferentes povos no vasto Império. E ele não se poupou a esforços.
O problema foi a moral pública, a reclamar daquelas bajudas com maminhas ao léu, aqueles Bijagós despudorados com saias de ráfia, praticamente nus, e de olhar tão inocente. Faziam-se excursões, rezam as notícias publicadas nos jornais da época, para ver aqueles povos bárbaros, as crianças atiravam pedradas, a polícia tinha que agir, o ministro das Colónias, Armindo Monteiro, não gostou das críticas, ordenou ao capitão Henrique Galvão que acabasse com os desmandos, quem desrespeitasse os guinéus ia para a choça.
O Augusto devia ser uma criança muito dócil, os pais até devem ter achado graça ver o menino a fumar, reproduzido em bilhete-postal. Não vale a pena fazer comentários, fica o registo de um tratamento primitivo. Em muitos domínios, a História não dorme.
____________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 5 de dezembro 2009 > Guiné 63/74 - P5409: Postais ilustrados (18): Postais Antigos da Guiné, de João Loureiro - O Povo e os Costumes (Beja Santos)
Guiné 63/74 - P10915: O cruzeiro das nossas vidas (18): O meu batismo de voo, em 28 de março de 1973, num DC 6 da FAP (Abílio Magro)
1. Comentário do nosso leitor e camarada Abílio Magro ao poste P10912 (*):
28MAR1973, Aeroporto de Figo Maduro, Abílio Magro, 21 anos, Fur Mil Amanuense...
Passada, talvez 1 uma hora, olho pela janela e vejo um dos motores da asa direita a verter óleo às golfadas. Calculo que as minhas feições tenham tomado um aspecto de aflição tal, que o Fuzileiro barbudo sentado a meu lado se apressou a sossegar-me:
- Não se preocupe, tem 2 motores em cada asa e aguenta "x" horas com só 1 em cada lado e, se pararem os quatro, aguenta "y" tempo a planar.
Para quem voava pela 1ª vez, aquela informação "sossegou-me completamente (!!!)".
Nota do editor:
(*) Vd. poste de 8 de janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10912: O cruzeiro das nossas vidas (17): Relembrando as nossas separações e partidas...
28MAR1973, Aeroporto de Figo Maduro, Abílio Magro, 21 anos, Fur Mil Amanuense...
Embarco num DC6 da FAP com destino ao TO da Guiné, efectuando o meu baptismo de voo, já que se tratava da minha 1ª viagem de avião.
Calhou-me em sorte um lugar à janela, junto à asa direita da aeronave.
Á minha esquerda senta-se um barbudo e espadaúdo Fuzileiro com aspecto de já ter algumas comissões no "papo".
O DC6 arranca e, à medida que a velocidade aumenta, sinto que tudo aquilo treme e fico com a sensação de que, a qualquer momento, vai saltar um qualquer parafuso ou rebite. Já nem sei se quem treme sou eu, ou a aeronave.
Passada, talvez 1 uma hora, olho pela janela e vejo um dos motores da asa direita a verter óleo às golfadas. Calculo que as minhas feições tenham tomado um aspecto de aflição tal, que o Fuzileiro barbudo sentado a meu lado se apressou a sossegar-me:
- Não se preocupe, tem 2 motores em cada asa e aguenta "x" horas com só 1 em cada lado e, se pararem os quatro, aguenta "y" tempo a planar.
Para quem voava pela 1ª vez, aquela informação "sossegou-me completamente (!!!)".
Acabamos por aterrar na ilha do Sal, onde não saímos do Aeroporto e, depois de feita a manutenção, lá seguimos para Bissau, onde chegamos passadas 4 horas, de farda nº2, com blusão e camisola interior de manga comprida.
Quarta-feira, Janeiro 09, 2013 11:53:00 a.m.
Quarta-feira, Janeiro 09, 2013 11:53:00 a.m.
___________________
Nota do editor:
(*) Vd. poste de 8 de janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10912: O cruzeiro das nossas vidas (17): Relembrando as nossas separações e partidas...
Guiné 63/74 - P10914: Tabanca Grande (379): José Augusto Miranda Ribeiro, ex-Fur Mil da CART 566 (Cabo Verde e Guiné, 1963/65)
1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano José Augusto Miranda Ribeiro, ex-Fur Mil da CART 566, Cabo Verde (Ilha do Sal) e Guiné (Olossato), 1963/65, enviada ao nosso Blogue no dia 1 de Janeiro de 2013:
Amigo e camarada da Guiné, Luís Graça.
Pertenci a CArt 566, como Furriel miliciano e estive no Olossato cerca de 16 meses, em 1964-1965.
Foi a minha companhia que construiu os primeiros abrigos e, utilizando as velhas e destruídas casas dos comerciantes brancos (libaneses?) fez o aquartelamento do Olossato.
Tenho muitas fotografias do Olossato e também de Bissorã, Bissau e do mato que tirei quando nos deslocávamos em combate.
Não sei se há interesse em enviar mais fotografias. Espero uma resposta.
Um abraço deste amigo que deseja colaborar com a "Tabanca Grande".
JRibeiro
2. Mensagem de resposta enviada, no dia 2, ao nosso camarada Ribeiro:
Caro camarada José Ribeiro:
À boa maneira da nossa Tabanca Grande, como também é conhecido o Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, vamo-nos tratar por tu, pois aqui não há distinções de ex-posto militar e idade. Muito menos é para aqui chamado, como forma de diferenciação, as nossas habilitações e o que fazemos ou fizemos.
Posto isto, em nome do nosso editor Luís Graça, queria convidar-te a aderires formalmente à Tabanca Grande, a esta enorme família de quase 600 ex-militares e amigos da Guiné-Bissau. Para tal, queria que me mandasses um foto actual e outra do teu tempo de militar, que nos dissesses o teu antigo posto, especialidade, unidade a que pertenceste, quando foste e vieste para e da Guiné, por onde andaste durante a tua comissão, e tudo o que aches que devemos saber de ti para te conhecermos melhor. Podes contar uma pequena história sobre ti ou sobre a tua Companhia para publicarmos na tua apresentação.
Cumprida esta formalidade estamos aptos a publicar as tuas fotos e as tuas histórias.
És do início da guerra, quando a mesma não seria tão violenta, digo eu, mas quando as carências de instalações mais se faziam sentir. O mesmo é verdadeiro para os itinerários, autênticas armadilhas em cada metro percorrido. Se conheceste a estrada de Mansoa para Farim, imagina que no meu tempo (1972) ficou toda alcatroada. Impensável em 1964/65.
Cumprida a formalidade da apresentação vamos então publicar o teu espólio fotográfico que vai fazer delirar a muita malta que passou pelo Oio, em particular pelo Olossato.
Ficamos à espera das tuas notícias.
Até lá recebe um abraço dos editores.
Parti de Lisboa (Cais de Alcântara) a 8 de Outubro de 1963, no pequeno navio "Ana Mafalda", tendo passado pela Guiné a fim de descarregar mantimentos e duas companhias, e carregar outras duas companhias que iam regressar a Portugal.
Seguimos para a Ilha do Sal, em Cabo Verde tendo ali ficado de reforço à Guiné.
De surpresa, a minha companhia embarcou, no velho navio de guerra "Lima", a 25 de Julho de 1964 e passámos duas noites e um dia com chuva e com o mar muito agitado, dormíamos desprotegidos no convés.
Por fim lá chegámos à Guiné. Passámos cerca de um mês em Bissau onde conhecemos a G3 e treinámos com ela numa pequena carreira de tiro. Nessa mesma ocasião embarquei de avião da TAP para Portugal onde passei 28 dias de férias.
Quando voltei a Bissau a CART 566 já estava instalada em Bissorã. Desloquei-me para lá numa pequena avioneta militar, que sobrevoou algumas "casa de mato" para observar e fazer o reconhecimento.
Ali permanecemos, fazendo constantes patrulhamentos e acompanhando as colunas de mantimentos que vinham de Bissau e, depois de descarregar os nossos mantimentos, seguiam para o Olossato onde estava instalado um pelotão da nossa companhia a dar apoio a uma unidade de artilharia com 2 obuses.
Foi em Bissorã que, infelizmente tivemos duas vítimas mortais, quando levantávamos abatizes na estrada de Bissorã - Mansoa. Os seus nomes estão gravados, juntamente com o nome de muitos mortos em combate na nossa Unidade RAP 2, em Vila Nova de Gaia.
Em Dezembro, pouco antes do Natal, a CART 566 foi totalmente para o Olossato. Ali construimos um aquartelamento e os primeiros abrigos. Saímos do Olossato no inicio de Outubro de 1965 e fomos para Bissorã.
A 27 de Outubro embarcámos em Bissau com destino a Lisboa, no navio "Niassa", onde chegámos a 3 de Novembro.
Há muitas histórias para contar, mas isso fica para mais tarde. Apenas queria enviar uma fotografia do "Mamadu" que agora é o Jorge e vive no norte do País. O Jorge quando criança foi recolhido pela 566 e transportado às costa de vários militares.O Sargento Preto foi quem mais apoio lhe deu.
Agora o Jorge já tem cabelos brancos.
Estudou, fez o 5º ano do Liceu, foi protegido por um industrial do norte e tem ido aos nossos encontros anuais.
Para ti, Carlos Vinhal, vai um abraço.
JRibeiro
Fotos: © José Augusto Ribeiro (2013). Direitos reservados
4. Comentário de CV:
Caro camarada José Ribeiro:
Bem-vindo a esta tertúlia de camaradas ex-combatentes da Guiné.
Ficamos a saber algo de ti e da tua Unidade, que curiosamente fez trânsito em Bissau para deixar pessoal, indo depois para Cabo Verde em missão de soberania para, 9 meses depois, voltar à Guiné a fim de cumprir o tempo que restava de comissão.
Não conhecia esta situação, não sei se houve outras semelhantes. Sei sim de um caso de mudança de agulha para a Guiné em pleno alto-mar. O nosso camarada Rogério Cardoso foi um dos protagonistas.
Vamos então proceder à publicação das tuas fotos relativas ao Olossato, esperando também as tuas memórias escritas que hão-de ser muitas. Já agora, não te confines à Guiné, também gostaríamos de saber como foi a vossa vida, longe da guerra, em Cabo Verde.
Sou portador de um abraço de boas-vindas da tertúlia e dos editores para ti, pelo que fica assim entregue.
Amigo e camarada da Guiné, Luís Graça.
Pertenci a CArt 566, como Furriel miliciano e estive no Olossato cerca de 16 meses, em 1964-1965.
Foi a minha companhia que construiu os primeiros abrigos e, utilizando as velhas e destruídas casas dos comerciantes brancos (libaneses?) fez o aquartelamento do Olossato.
Tenho muitas fotografias do Olossato e também de Bissorã, Bissau e do mato que tirei quando nos deslocávamos em combate.
Não sei se há interesse em enviar mais fotografias. Espero uma resposta.
Um abraço deste amigo que deseja colaborar com a "Tabanca Grande".
JRibeiro
2. Mensagem de resposta enviada, no dia 2, ao nosso camarada Ribeiro:
Caro camarada José Ribeiro:
Muito obrigado pelo contacto e pelas fotos. Estamos, pois claro, interessados nas tuas fotos e eventuais textos de memórias para publicação no nosso Blogue.´
À boa maneira da nossa Tabanca Grande, como também é conhecido o Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, vamo-nos tratar por tu, pois aqui não há distinções de ex-posto militar e idade. Muito menos é para aqui chamado, como forma de diferenciação, as nossas habilitações e o que fazemos ou fizemos.
Posto isto, em nome do nosso editor Luís Graça, queria convidar-te a aderires formalmente à Tabanca Grande, a esta enorme família de quase 600 ex-militares e amigos da Guiné-Bissau. Para tal, queria que me mandasses um foto actual e outra do teu tempo de militar, que nos dissesses o teu antigo posto, especialidade, unidade a que pertenceste, quando foste e vieste para e da Guiné, por onde andaste durante a tua comissão, e tudo o que aches que devemos saber de ti para te conhecermos melhor. Podes contar uma pequena história sobre ti ou sobre a tua Companhia para publicarmos na tua apresentação.
Cumprida esta formalidade estamos aptos a publicar as tuas fotos e as tuas histórias.
És do início da guerra, quando a mesma não seria tão violenta, digo eu, mas quando as carências de instalações mais se faziam sentir. O mesmo é verdadeiro para os itinerários, autênticas armadilhas em cada metro percorrido. Se conheceste a estrada de Mansoa para Farim, imagina que no meu tempo (1972) ficou toda alcatroada. Impensável em 1964/65.
Cumprida a formalidade da apresentação vamos então publicar o teu espólio fotográfico que vai fazer delirar a muita malta que passou pelo Oio, em particular pelo Olossato.
Ficamos à espera das tuas notícias.
Até lá recebe um abraço dos editores.
O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
3. Mensagem de José Augusto Ribeiro recebida no nosso Blogue em 5 de Janeiro de 2013:
Caro amigo Carlos Vinhal, camarada da Guiné.
Conforme me solicitaste aqui envio os meus dados identificativos:
Nome: José Augusto Miranda Ribeiro
Naturalidade: Lousã
Residência: Condeixa-a-Nova
Data de Nascimento: 8 de Abril de 1939
Posto: Furriel Miliciano na CART 566
Especialidade: Atirador
Unidade mobilizadora: RAP 2 (Vila Nova de Gaia)
Ida e regresso:
Carlos Vinhal
3. Mensagem de José Augusto Ribeiro recebida no nosso Blogue em 5 de Janeiro de 2013:
Caro amigo Carlos Vinhal, camarada da Guiné.
Conforme me solicitaste aqui envio os meus dados identificativos:
Nome: José Augusto Miranda Ribeiro
Naturalidade: Lousã
Residência: Condeixa-a-Nova
Data de Nascimento: 8 de Abril de 1939
Posto: Furriel Miliciano na CART 566
Especialidade: Atirador
Unidade mobilizadora: RAP 2 (Vila Nova de Gaia)
Ida e regresso:
Parti de Lisboa (Cais de Alcântara) a 8 de Outubro de 1963, no pequeno navio "Ana Mafalda", tendo passado pela Guiné a fim de descarregar mantimentos e duas companhias, e carregar outras duas companhias que iam regressar a Portugal.
Seguimos para a Ilha do Sal, em Cabo Verde tendo ali ficado de reforço à Guiné.
De surpresa, a minha companhia embarcou, no velho navio de guerra "Lima", a 25 de Julho de 1964 e passámos duas noites e um dia com chuva e com o mar muito agitado, dormíamos desprotegidos no convés.
Por fim lá chegámos à Guiné. Passámos cerca de um mês em Bissau onde conhecemos a G3 e treinámos com ela numa pequena carreira de tiro. Nessa mesma ocasião embarquei de avião da TAP para Portugal onde passei 28 dias de férias.
Quando voltei a Bissau a CART 566 já estava instalada em Bissorã. Desloquei-me para lá numa pequena avioneta militar, que sobrevoou algumas "casa de mato" para observar e fazer o reconhecimento.
Ali permanecemos, fazendo constantes patrulhamentos e acompanhando as colunas de mantimentos que vinham de Bissau e, depois de descarregar os nossos mantimentos, seguiam para o Olossato onde estava instalado um pelotão da nossa companhia a dar apoio a uma unidade de artilharia com 2 obuses.
Foi em Bissorã que, infelizmente tivemos duas vítimas mortais, quando levantávamos abatizes na estrada de Bissorã - Mansoa. Os seus nomes estão gravados, juntamente com o nome de muitos mortos em combate na nossa Unidade RAP 2, em Vila Nova de Gaia.
Em Dezembro, pouco antes do Natal, a CART 566 foi totalmente para o Olossato. Ali construimos um aquartelamento e os primeiros abrigos. Saímos do Olossato no inicio de Outubro de 1965 e fomos para Bissorã.
A 27 de Outubro embarcámos em Bissau com destino a Lisboa, no navio "Niassa", onde chegámos a 3 de Novembro.
Há muitas histórias para contar, mas isso fica para mais tarde. Apenas queria enviar uma fotografia do "Mamadu" que agora é o Jorge e vive no norte do País. O Jorge quando criança foi recolhido pela 566 e transportado às costa de vários militares.O Sargento Preto foi quem mais apoio lhe deu.
Agora o Jorge já tem cabelos brancos.
Estudou, fez o 5º ano do Liceu, foi protegido por um industrial do norte e tem ido aos nossos encontros anuais.
Para ti, Carlos Vinhal, vai um abraço.
JRibeiro
Olossato > Entrada do quartel
Olossato > Hastear da Bandeira
Olossato > Casa dos Sargentos
Jorge, ou o jovem Mamadu, protegido CART 566, há muitos anos radicado em Portugal
O Sargento-Mor Abílio Preto
Fotos: © José Augusto Ribeiro (2013). Direitos reservados
4. Comentário de CV:
Caro camarada José Ribeiro:
Bem-vindo a esta tertúlia de camaradas ex-combatentes da Guiné.
Ficamos a saber algo de ti e da tua Unidade, que curiosamente fez trânsito em Bissau para deixar pessoal, indo depois para Cabo Verde em missão de soberania para, 9 meses depois, voltar à Guiné a fim de cumprir o tempo que restava de comissão.
Não conhecia esta situação, não sei se houve outras semelhantes. Sei sim de um caso de mudança de agulha para a Guiné em pleno alto-mar. O nosso camarada Rogério Cardoso foi um dos protagonistas.
Vamos então proceder à publicação das tuas fotos relativas ao Olossato, esperando também as tuas memórias escritas que hão-de ser muitas. Já agora, não te confines à Guiné, também gostaríamos de saber como foi a vossa vida, longe da guerra, em Cabo Verde.
Sou portador de um abraço de boas-vindas da tertúlia e dos editores para ti, pelo que fica assim entregue.
Alguma dúvida que queiras desfazer, é só contactar um de nós para o efeito.
O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________
Nota de CV:
Vd. poste da série de 7 de Janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10908: Tabanca Grande (378): José Sousa Pinto, ex-Alf Mil de Transmissões do BCAÇ 3863, Teixeira Pinto, 1971/73
O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________
Nota de CV:
Vd. poste da série de 7 de Janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10908: Tabanca Grande (378): José Sousa Pinto, ex-Alf Mil de Transmissões do BCAÇ 3863, Teixeira Pinto, 1971/73
Guiné 63/74 - P10913: Parabéns a você (521): Manuel Vaz, ex-Alf Mil da CCAÇ 798 (Guiné, 1965/67)
____________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 6 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10902: Parabéns a você (520): Paulo Santiago, ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 53 (Guiné, 1970/72)
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 6 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10902: Parabéns a você (520): Paulo Santiago, ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 53 (Guiné, 1970/72)
Subscrever:
Mensagens (Atom)