terça-feira, 9 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14718: Inquérito online: "No TO da Guiné confesso que não tive relações com nenhuma mulher local"...Resultados preliminares (n=61 votantes): mais de metade (57%) diz que nunca "conheceu" (no sentido bíblico do termo) nenhuma guineense, fosse cristã, muçulmana ou animista



Guiné > Região do Óio > Canjambari > CCAÇ 2533 (1969/71) > Jovem mãe. (Foto inserida no documentário fotográfico anexo à brochura "Histórias da CCAÇ 2533" (*)


I. Mensagem enviada hoje a toda a Tabanca Grande, pelo correo interno

Assunto: Sondagem: "NO TO DA GUINÉ, CONFESSO QUE NÃO TIVE RELAÇÕES SEXUAIS COM NENHUMA MULHER LOCAL"

Amigos e camaradas:

1. É sempre tramado "falar com números" sobre realidades complexas e sensíveis sobre as quais não há (bem nunca chegará a haver) "investigação científica"...

O "olhómetro" pode dar  jeito, às vezes, mas não chega... 

Isto vem a propósito das "bocas" que ouvimos e que também mandamos acerca das relações (afetivas, sexuais, psicossociais...)  dos militares portugueses, metropolitanos, com as mulheres guineenses, durante a guerra colonial...(Grosso modo, de 1961 a 1974). (*)

Recordo aqui uma intervenção, recente, em 22 de maio último, do nosso camarada Jorge Cabral, no final da conferência sobre os "Filhos da Guerra", no Cinema São Jorge, em Lisboa:

"Defenderei até à morte a honra do soldado português na Guiné. Nós não eramos  nenhuns emprenhadores compulsivos. Mais: atrevo-me a dizer que 80% a 90% dos soldados portugueses na Guiné não tiveram quaisquer relações sexuais com mulheres africanas… E se querem falar de prostituição organizada (que no meu tempo praticamente se restringia a Bissau e, em pequena escala, a Bafatá), pois tenho a dizer que é muito maior hoje, só na capital da Guiné-Bissau, do que no meu tempo"…

2. Podemos falar, serena e honestamente, sobre este tema (que não deve ser tabu...), respondendo à sondagem em curso no nosso blogue  (votar diretamente no canto superior esquerdo) e mandando textos e comentários... 

Mais uma vez contamos com a participação ativa dos nossos camaradas que foram combatentes no TO da Guiné... Felizmente que ainda estamos vivos, ativos e saudáveis, para podermos ser nós, e não os outros,  a contar as nossas próprias histórias...

Um alfabravo fraterno. Luís Graça


II. Camarada: a "sondagem" admite teoricamente seis hipóteses de resposta... Deves escolher a que for mais apropriada ou adequda no teu caso. Responde com sinceridade. A resposta é anónima...

Sondagem: "NO TO DA GUINÉ, CONFESSO QUE NÃO TIVE RELAÇÕES SEXUAIS COM NENHUMA MULHER LOCAL"

1. Não, não tive

2. Sim, tive, pelo menos uma vez

3. Sim, tive mais do que uma vez

4. Sim, tive bastantes vezes

5. Sim, tive com muita frequência

6. Não sei, já não me recordo bem



III. No primeiro dia, responderam 61 camaradas... Eis os resultados preliminares, quando faltam 5 dias para encerrar a votação:

1. Não, não tive  > 35 (57%)

2. Sim, tive, pelo menos uma vez  > 4 (6%)

3. Sim, tive mais do que uma vez  > 13 (21%)

4. Sim, tive bastantes vezes  > 4 (6%)

5. Sim, tive com muita frequência  > 5 (8%)

6. Não sei, já não me recordo bem  > 0 (0%)


Votos apurados: 61
Dias que restam para votar: 5

IV. Alguns comentários que já nos chegaram, e que vamos manter anónimos, por razões de garantia de sigilio e confidencialidade:

(i) Não, não tive, o medo de qualquer problema de saúde foi mais forte que a vontade de dar umas quecas!!!

(ii) Não tive relações sexuais com nativas.

(iii) Não, não tive.

(iv) Não, não tive.

(v) Não tive.

(vi) Sim,  tive pelo menos uma vez.

(vii) Sim,  uma vez,  mas foi no Pilão,  em Bissau,  nas "mulheres da vida" que na altura havia,  na minha passagem já no regresso [à metrópole].
[
(viii) Resposta 3 [ . Sim, tive mais do que uma vez.]

(ix) Sobre tão íntima situação, devo informar que sim, senhor, tive várias vezes seguidas. É natural que isso faça desequilibrar a balança e, como tal, cá estou a responder, caso seja tido em conta.

(x) Resposta 5 [. Sim, tive com muita frequência.]


V. Apelo dos editores ao pessoal da Tabanca Grande:

Camarada: è importante que votes... Não só para animarmos o blogue neste fim, acolarado, de primavera, mas também para podermos ter uma razoável amostra...

No primeiro  dia, atingimos os 61 votantes. Podemos calmamente chegar aos 200, com um maior empenhamento de todos...

Não se trata de nenhum "estudo científico", é uma mera auscultação de opinião. Interessa-nos a tua opinião sincera e honesta... Imagina que estás a responder a uma pergunta dos teus filhos, ou até da tua companheira.

NÃO RESPONDAS POR EMAIL Insere o teu voto automaticamente no espaço criado para esse efeito, ao canto superior esquerdo do blogue. O voto é anónimo, queremos que te sintas inteiramente à vontade...

Um grande abraço. Os editores.

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Nota do editor:

Vd postes de

8 de junho de  2015 > Guiné 63/74 - P14715: (Ex)citações (279): Sexo em tempo de guerra... Em Jumbembem, o pessoal da CCAV 488 entranhou a ideia de que as bajudas da tabanca eram da família... Tivemos um relacionamento com a população, baseado na sã convivência e no respeito mútuo, de tal modo que nos despedimos em lágrimas, sinceras (Armor Pires Mota, autor de "Estranha Noiva de Guerra", 2008, ex-alf mil, CCAV 488, 1963/65)

7 de junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14708: (Ex)citações (276): Sexo em tempo de guerra... De Ganturé ao Pilão (Mário Gaspar, ex-fur mil At Art, MA, CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68)

5 de junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14701: (Ex)citações (275): Hospitalidade, brejeirice e ... instinto de sobrevivência das mulheres e bajudas fulas de Nhala, na receção aos "periquitos", em 29/4/1973 (António Murta, ex-alf mil inf MA, 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513, Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74)


Guiné 63/74 - P14717: Histórias da CCAÇ 2533 (Canjambari e Farim, 1969/71) (Luís Nascimento / Joaquim Lessa): Parte XXXI: um data para recordar, o dia 1 de abril de 1970, dia das mentiras... (Armando Costa Tavares, fur mil at inf, 3º pelotão)


Continuação da publicação das "histórias da CCAÇ 2533", a partir do documento editado pelo ex-1º cabo quarteleiro, Joaquim Lessa, e impresso na Tipografia Lessa, na Maia (115 pp. + 30 pp, inumeradas, de fotografias). (*)

Gostamos de recordar (e agradecer o envio de) esta brochura, com cerca de 6 dezenas de curtas histórias, de uma a duas páginas, e profusamente ilustrada (cerca de meia centena de fotos). Chegou às mãos dos nossos editores, em suporte digital, através do Luís Nascimento, que vive em Viseu, e que também nos facultou um exemplar em papel. para consulta.

Hoje reproduz-se um texto da autoria do ex-fur mil at inf, Armando Costa Tavares, do 3º pelotão : uma data para recordar, o dia 1 de abril de 1970, dia das mentiras (pp.99/100).  Recorde-se, para melhor seentender a história,  que o comandnate da CCAÇ 2533, era o cap inf Sidónio Martins Ribeiro da Silva (hoje cor inf ref).



Guiné > Região do Oio > Canjambari > CCAÇ 2533 (1969/71) > Uma saída para o mato, em operações... O melhor era o regresso, "sãos e salvos", se possível já não a pé, mas à boleia, no transporte da "carreira Lar, doce lar",,, (Foto inserida no livro, s/a, s/d).







In Histórias da CCAÇ 2533. Edição de Joaquim Lessa, tipografia Lessa, Maia, s/d, pp. 99/100.

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Nota do editor:

Último poste da série > 18 DE MAIO DE 2015 > Guiné 63/74 - P14631: Histórias da CCAÇ 2533 (Canjambari e Farim, 1969/71) (Luís Nascimento / Joaquim Lessa): Parte XXX: (i) 'fogo amigo' em dia de sexta-feira treze; e (ii) perdido na selva...por uma hora! (Timóteo Rosa, alf mil, 4º Gr Comb)

Guiné 63/74 - P14716: Parabéns a você (918): Ernesto Duarte, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 1421 (Guiné, 1965/67)

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Nota do editor

Último poste da série de 8 de Junho de 2015 Guiné 63/74 - P14711: Parabéns a você (917): Antero Santos, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3566 e CCAÇ 18 (Guiné, 1973/74)

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14715: (Ex)citações (279): Sexo em tempo de guerra... Em Jumbembem, o pessoal da CCAV 488 entranhou a ideia de que as bajudas da tabanca eram da família... Tivemos um relacionamento com a população, baseado na sã convivência e no respeito mútuo, de tal modo que nos despedimos em lágrimas, sinceras (Armor Pires Mota, autor de "Estranha Noiva de Guerra", 2008, ex-alf mil, CCAV 488, 1963/65)



Guiné > Região do Oio > Farim > Jumbembem > CCAV 488 (1963/65) > "Mostra de grande empatia que se estabeleceu entre a população e a tropa. Cp Fernando Tomaz filmando a menina Usita, no fim de uma dança. Criança que, rapariga feita e bonita como era, se enamorou, de verdade, de um alferes. Teria uns belos 18 anos. Casou, foi viver para Bissau, mas não foi feliz. Morreu cedo, vítima de violência doméstica e de saudades do seu alferes."



Guiné > Região do Oio > Farim > Jumbembem > CCAV 488 (1963/65) > "Grupo de bajudas cujas blusas lhes foram ofertadas pelos alferes de CCAV 488. Houve lágrimas sinceros quando a tabanca soube, em 13 de junho de 1965, que íamos ser rendidos" (*)...

Fotos (e legendas): © Armor Pires Mota (2013). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]


1. Mensagem de Armor Pires Mota [ex-Alf Mil da CCAV 488/BCAV 490, Bissau e Jumbembem, escritor, autor dos livros, entre outros,  o "Tarrafo", 1965 (com edição facsimilada, com as anotações do "lapis azul" dos censores, em 2013); "Guiné, Sol e Sangue, 1968; "Cabo Donato, Pastor de Raparigas", 1991; "Estranha Noiva de Guerra, 1995: e a "Cubana que dançava flamenco", 2008, podendo ser adquiridos pela interneta, aqui]

O bairradino Armor Pires Mota, c. 1963/65


Data: 8 de junho de 2015 às 12:14

Assunto: RE: Sondagem: "No TO da Guiné confesso que não tive relações sexuais com nenhuma mulher local"


Meu caro Luis Graça:

Vi a vossa iniciativa corajosa, oportuna, e apetece-me deixar aqui uma pequena nota sobre afectividades e relações com as nativas (bajudas).(**)

Vou-me cingir ao acantonamento da companhia de cavalaria 488 (batalhão 490, de intervenção,  na região de Farim, mais concretamente em Jumbembem, que era localidade onde havia um cabo verdeano que explorava uma serração.

Havia casa de habitação e pouco mais. A serração estava já vandalizada. No entanto, passado algum tempo, fomos recolher, a pedido do "homem grande", a gente de uma tabanca que estava a ser muito visitada pelos guerrilheiros, tentando o seu apoio, e queriam estar junto da tropa. Se o desejavam, assim acontecia. Montaram a sua tabanca. Viviam dentro do arame farpado, conviviam com a tropa, trabalhavam as bolanhas, as mulheres, de crianças às costas, enquanto os homens ficavam a conversar no bentabá.

Dentro desta situação, era necessário fomentar a sã convivência e o respeito entre todos, respeitar as tradições religiosas. De algum modo, éramos todos uma família e as crianças, que nos iam esperar aos frágeis portões da arame farpado, que abriam tanto para Farim como para Cuntima, sobretudo para Canjambari, onde havia casas de mato e guerrilheiros instalados, para saber se tudo tinha corrido bem, para nos darem as suas mãos, o seu sorriso ternurento, elas  eram a nossa alegria, tornavam o local menos árido.

Foi falado e definido entre o capitão Arrabaça e os oficiais milicianos e sargentos que a nossa melhor acção psico-social era respeitar as bajudas e as mulheres da tabanca. Todos estivemos de acordo, não poderia ser de outro modo. Para não haver melindres, atritos desnecessários, uma guerra fria dentro de outra guerra bem quente. Esse desejo foi transmitido a todos os soldados, como lema ideal do nosso futuro comportamento.

Como o exemplo vinha de cima e vinha (alferes e furriéis), os soldados abstinham-se de relações sexuais com as raparigas, ainda que por vezes conversassem sobre esteira estendida como jovens que precisam de conversar e de rir na verdura dos anos e dos sonhos. Mas não iam além. A não ser aquela eterna tentação do soldado aproveitar a colocar a mãozinha marota sobre os seios bem firmes ("mama firme") das raparigas, e não se coibiam de tirar assim uma foto para mais tarde recordar.

 Se o respeito já acontecia, com a chegada do alferes Bretão, açoreano, que tivera problemas com a PIDE e fora para ali mobilizado, esse clima de bom entendimento acentuou-se. O Bretão comprou-lhes pano para as blusas, vestimos as "nossa" raparigas. Outra acção de carácter psico-social, foi a construção de uma nova tabanca, com a ajuda dos soldados que empreenderam fazer adobes de terra preta e ajudar a erguer depois as paredes. A colocação do telhado já era com os homens e rapazes. Alinhadas, até foram dados nomes de ruas.

Queremos dizer que o Bretão era abertamente contra a guerra, mas nunca se recusou a fazer qualquer operação. Só dizia: "não matem ninguém, mas, se nos atacarem, não nos deixemos morrer". Era a sua filosofia. De certo que os soldados, na força da virilidade, não tivessem as tentações da carne, mas souberam sempre separar fronteiras. Eram da família as raparigas. Nunca me constou que algum levasse bajuda para o mato e muito menos que deixasse por ali geração. Não consta. Mas sei que algumas raparigas se apaixonavam por este ou aquele, era normal.

Havia uma miúda, a Usa, aí de uns dez anos ou pouco mais, a quem fora ensinado a ler. Era uma miúda muito querida, que chegou a gostar de um furriel e, passados anos, de um alferes de companhia que estacionara também em Jumbembem, e mais tarde, rapariga feita e muito bela de rosto, busto perfeito, se havia de apaixonar por um alferes, querendo vir com ele para Lisboa. Um amor forte. Cheguei a ver a fotografia em toda a sua beleza. Não viera para Lisboa e havia de casar e ir viver para Bissau, onde foi vitima de violência doméstica e ali veio a falecer nova, com saudades do seu alferes.


Esta notícia que me chegou com a fotografia, deixou-me triste, fiz um filme de Jumbembem e da gente negra, lembrei o grupo de crianças que varriam a parada e entre elas lá estava sorridente a Usa.

Isto é o que podemos testemunhar das nossas boas relações humanas com a gente negra da tabanca de Jumbembem, porque as outras relações, se não estavam proibidas, os soldados entranharam a ideia de família e foi isso que concorreu para ninguém fazer filhos em tempo de guerra.

Armor Pires Mota [, foto atual,  à  esquerda]


Guiné 63/74 - P14714: Brunhoso há 50 anos (5): Uma sociedade paternalista (Francisco Baptista, ex-Alf Mil da CCAÇ 2616 e CART 2732)

Brunhoso - Com a devida vénia


1. Em mensagem do dia 31 de Maio de 2015, o nosso camarada Francisco Baptista (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2616/BCAÇ 2892 (Buba, 1970/71) e CART 2732 (Mansabá, 1971/72), fala-nos mais uma vez da sua terra natal de há 50 anos.


Brunhoso há 50 anos

5 - Uma sociedade paternalista

Nesses tempos primitivos da minha meninice, que eu por vezes chego a comparar com os tempos bíblicos pela pobreza, pela simplicidade e despojamento nas relações entre pessoas e nas suas relações com a natureza e com os animais, íamos vivendo de acordo com as leis seculares dos nossos antepassados.

O episódio representado pelo presépio, segundo a história ou a lenda, com o Deus menino, Maria, José, o burro e a vaca, era um quadro que podia ser considerado natural, em Brunhoso, talvez também por isso as pessoas adoravam esse Deus humilde, filho de pais pobres como eles, que conviviam tal como eles com as vacas tão pacientes e trabalhadoras e com os burros tão calmos e sempre afáveis para suportar o peso dos donos ou outras cargas. As pessoas amavam-se e respeitavam-se, sem manifestações excessivas, dentro de códigos que tinham recebido dos seus antepassados.

Eram felizes ou não dentro desses condicionalismos tão estreitos e antiquados que remontavam já a tantos séculos. As mulheres tinham tantos filhos, como a natureza lhes impunha, que criavam com amor, beijos, com o leite materno e a alimentação possível, os homens trabalhavam nos campos de sol a sol para garantir pão para todos. As mulheres falavam do seu homem, os homens falavam da "minha" (todos os outros a conheciam) geralmente com respeito de parte a parte.

Na taberna, ("venda", dizia o meu avó Francisco) um local de convívio, onde os homens da aldeia, por vezes se juntavam para alegrar a vida com uns copos de vinho, ou no Balcão, a praça principal, onde também se juntavam, fosse inverno ou verão, para trocar ideias e conhecimentos acerca da terra, dos animais e das culturas, sempre vi homens, que embora mantendo um aspecto calmo e sério, não deixavam de sorrir pelas larachas de uns e outros. Não há dúvida que a actividade física faz bem ao corpo e ao espírito. 

 Além disso eles eram os chefes da batalha que dia a dia travavam com os elementos vindos do céu, da terra, da água,. do vento e das trovoadas, que condicionavam as boas ou más colheitas. Santa Bárbara, essa santa protectora dos lavradores a quem faziam uma festa tão grande e uma procissão tamanha a que por vezes associavam juntas de bois e vacas, nem sempre os libertava das secas e das grandes trovoadas.

Era uma sociedade paternalista, uma sociedade governada por homens. Eles, a par da autoridade e governo da casa, tinham que garantir o sustento da família. As mulheres pariam muitos filhos, cuidavam deles, do arranjo da casa e doutras tarefas domésticas. Ao tempo havia em Portugal sociedades matriarcais, onde o poder pertencia sobretudo às mulheres que eram também as principais responsáveis pelos meios de sustento da família.

Bem perto de Brunhoso, no planalto mirandês, a sociedade era matriarcal, eram elas que lavravam a terra e tratavam dos campos, a par doutras tarefas domésticas. No Minho também eram as mulheres que geralmente lavravam a terra, pelo que dá a impressão que quem mandava tinha que saber cuidar dos campos para lá doutras actividades. Sei também que nesse tempo as raparigas minhotas geralmente casavam com rapazes mais novos do que elas pelo menos dois ou três anos. Seria uma forma de garantir a continuidade do matriarcado?

Miguel Torga, no livro "Portugal", transcreve a seguinte quadra popular do Minho:

Da minha saia amarela
Fiz as calças do meu home;
Com a alegria das calças
Há três dias que não come

Nesse tempo esta quadra não poderia ser recitada ou cantada em sociedades paternalistas, Torga diz que a atrevida podia levar um tiro, que eu acho exagerado, talvez uma bofetada.

A sociedade de Brunhoso, moldada por esse poder paternalista, era contida nas palavras e gestos afectivos, impróprios de machos dominadores pois era assim que os homens eram educados. Será exagerado escrever isto, pois no silêncio das noites e no recato e aconchego possível dos casais, poderia também haver lugar para momentos de afecto e ternura para lá das relações sexuais, mais ou menos instintivas.

As mulheres tinham os seus momentos de relaxe e diversão. apesar do trabalho, quando se juntavam nos ribeiros ou nos tanques a lavar as roupas da casa.

A propósito, um tio meu que já partiu, leis da vida, contou-me uma pequena história passada numa aldeia da Beira Alta:
- Chico, disse-me ele, num dia de Inverno, eu ia com a tua tia de mula a apanhar o comboio para Lisboa, a Celorico da Beira, para ela consultar um médico. Ao passarmos por uma aldeia estavam aí cerca de 20 mulheres, num tanque, a lavar a roupa, com as pernas metidas na água. Eu perguntei-lhes se não teriam frio. A mais faladora, respondeu-me que não, que tinham o forno quente. Então disse-lhes que tinha as mãos muito frias, se não mas deixavam aquecer no forno delas. A mesma mulher respondeu que nesse momento não podiam porque estavam a assar castanhas.

Este diálogo verídico, não sei se um pouco fantasiado, também transmite um pouco do humor dessas mulheres apesar da dureza dos campos, dos homens e da vida.

Nunca irei esquecer o dia em que, ainda adolescente, tive que fugir de um bando de mulheres que obedecendo à palavra de ordem de uma mais divertida disse para as outras: "vamos cantar os galos ao patrão". Andavam a mondar as ervas daninhas dum terra de trigo nossa, e o meu pai tinha-me mandado ir com elas. Não passou de uma ameaça em tom de brincadeira, pois essa prática de "cantar os galos", depois de lhe baixarem as calças, aos rapazes, da iniciativa das mulheres, como calculam, não era nada agradável.

Os sentimentos estavam calibrados em vivências de dureza que não admitiam príncipes, nem sonhos impossíveis. O ajustamento dos casais era feito dentro dos teres e haveres de cada um e um ajustamento psicológico que eles e elas pela idade dos vinte anos iam fazendo em conversas e em namoricos ligeiros.

Recordo-me que eu sendo da terra, mas sendo também um observador estranho, porque da minha idade era o único rapaz que estudava fora da terra, talvez a partir dos 17 anos, os rapazes da minha idade começaram por namorar e passado um ano ou nem tanto, praticamente todos tinham trocado de namoradas entre eles. Para que se entenda bem, realmente não havia troca, havia sim um acabar e recomeçar de novo para uma melhor combinação de personalidades.

Nesse tempo os homens e mulheres da minha aldeia, no casamento arriscavam todo o projecto de uma vida futura, que consciente ou inconscientemente era planeado para garantir o futuro dos filhos; pelo trabalho apenas limitado pelo descanso necessário para recomeçar de novo; pelo sexo que devia sobretudo garantir o nascimentos de filhos saudáveis.

Desde o amor platónico, ao amor cortês, ao amor romântico mais carnal ou idílico, há mais formas de amar do que formas de cozinhar bacalhau. O amor intelectualizado em parte como a filosofia, nasce da contemplação e do ócio. Casanova foi um intelectual e escritor, Dante Petrarca e Camões foram grandes poetas. Muitos filósofos escreveram ensaios sobre o amor.

O amor entre os meus conterrâneos seria pouco complicado, seria um amor que se confundia com o amor à família, o amor à terra, aos campos de trigo, às hortas, às oliveiras, aos animais domésticos. Era um amor que não admitia desvios porque era também um compromisso pela palavra dada perante o padre e outras testemunhas e cujo cumprimento seria vigiado por toda a comunidade. As relações sexuais, entre eles, satisfatórias ou não, era um segredo que não revelavam. Entre eles não se falava em amor, essa palavra era demasiado delicada para se coadunar com a sua condição de pequenos ou médios lavradores ou filhos sem terra, de terras que tinham que trabalhar para outros. Falar de sentimentos entre os casais, ou ter manifestações públicas sentimentais eram actos considerados impróprios e impúdicos. Os sentimentos entre os dois sexos estavam contaminados pela atração sexual que era um tabu religioso e social.

Por vezes, raramente, ouvia-se uma estória picante real ou um pouco inventada como a de um lavrador, conheci-o ainda, que ao regressar do trabalho quando metia as vacas na loja, que ficava debaixo da casa, ouviu a mulher, por cima, a gemer com dores em trabalhos de parto. Ele que era um brincalhão impenitente pôs-se a imitar os gemidos da mulher. Ela apercebeu-se e prometeu-lhe que nunca mais iria poder brincar com o seu sofrimento daquela forma.
O que se passou depois ninguém sabe, o que se sabe é que eles só tiveram aquela filha, por sinal alegre e simpática, como o pai. Apesar das vozes do povo, esse lavrador que nunca parava, ele e as vacas, foi um homem sempre alegre e divertido pelas piadas que ia distribuindo a uns e outros. Enfim há pessoas que nasceram para serem felizes seja quais forem as contrariedades com que se deparem.

Este homem bondoso e galhofeiro que tinha sempre uma palavra para todos, fossem jovens ou velhos, faz parte da minha galeria dos notáveis de Brunhoso. Como diziam os antigos "que Deus o guarde!"
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Nota do editor

Último poste da série de 1 de abril de 2015 > Guiné 63/74 - P14426: Brunhoso há 50 anos (4): A Páscoa (Francisco Baptista, ex-Alf Mil da CCAÇ 2616 e CART 2732)

Guiné 63/74 - P14713: Notas de leitura (724): “Olhos de Caçador”, de António Brito, Porto Editora, 2014 (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 14 de Julho de 2014:

Queridos amigos,
Não é habitual saltar da Guiné para outros teatros de operações. Exceciono quando se justifica o termo de comparação ou para chamar à atenção para literatura relevante que é imperdoável ignorar.
“Olhos de Caçador” é de facto um livro assombroso, inesquecível. O publicista Luís Caetano observou que se trata de um dos melhores romances-testemunho sobre a guerra colonial.
A arquitetura da obra é primorosa, Brito soube cozinhar com todos os ingredientes um livro avassalador, um livro cru e excessivo como um retábulo barroco.
O livro tem um preço muito abordável e não dececionará quem viveu no mato, atacou e foi atacado.

Um abraço do
Mário


Olhos de Caçador: Livro soberbo, o poliedro das brutalidades da guerra (1)

Beja Santos

Chama-se “Olhos de Caçador”, de António Brito, Porto Editora, 2014. Temos aqui a guerra em toda a sua dimensão, um homem reduzido a escombro relata a sua mobilização para Moçambique e descreve sem tibiezas a grande camaradagem e os horrores que viveu no Planalto dos Macondes. Ele chama-se Zé Fraga, foi contrabandista e passador de emigrantes, cresceu a viver de expedientes na Serra da Gardunha, foi preso e mobilizado compulsivamente para Moçambique. O leitor que se prepare, pois, como observou Lídia Jorge, trata-se de um documento fortíssimo, muito bem escrito.

António Brito brinda-nos com uma história muito bem contada, com os ingredientes indispensáveis: a linguagem da caserna, a sensualidade sem bridas, a brutalidade da selva, a agonia e o êxtase plasmados em corpos estropiados ou a satisfação da missão bem cumprida. É um livro burilado em excessos, o leitor não tem pausas e tem que se conformar com as desmesuras nos ódios, nas infâmias, na verbosidade desbragada. Logo assim, no arranque:
“Passou muito tempo desde que matei um homem pela primeira vez. Na minha cabeça embotada pelo vinho e pelo peso dos anos, recordo com uma ponta de vaidade o destemor do meu golpe, o ar de espanto, a incredulidade do filho da puta em que enterrei a navalha varando-lhe as tripas (…) Vivo um tempo sem regresso nem esperança. Todas as noites me arrasto num chão tão difícil como a serra onde combati. É uma calçada demolidora, difícil de subir, assaltada pelo vento que me vergasta com fúria. Caminho inchado de vinho merdoso, tropeço aqui e além nos passos molengões de uma prótese a fingir de perna e de uma perna a rebentar de artrose. A caminho da decadência, dissolvo-me dia e noite sem ter onde cair morto”.

E finalmente temos um mote para o relato que se segue, a peregrinação de Zé Fraga vai começar:
“Mas hoje, antes que a senhora da gadanha afiada decida vir buscar-me, recordarei pela última vez como tudo começou, quando me atiraram para dentro do navio e África me tragou com o seu apetite voraz”.

Os excessos deste livro soberbo medem-se de diferentes maneiras. Os camaradas são conhecidos por alcunhas: Cu de Chumbo, o Peida Grande, o Sacristão, o Caga Lume, o comandante da companhia é o Galo Doido. Só pessoas excecionais, como o alferes Perdigoto e o sargento Bezerra têm direito ao seu próprio nome. Viajam no Niassa, Zé Fraga vai nos porões de carga. Passou os últimos dias de embarque no Bairro Alto na pensão de Julieta Ganhão. Acamaradam, fazem petiscadas, cantam, assim desafiam a monotonia entre enjoos, vómitos, jogos de lerpa, bebedeiras, dolência e exercícios de salvamento. Recorda os seus tempos de contrabando e agora, antes da partida, as idas às meninas. Casualmente, conhece uma loiraça e apalpou-a a sorrelfa, mais tarde saberá que é a mulher de um general. Chegam a Lourenço Marques e logo se mete em andança, a polícia militar leva-o a bordo. Os confrontos com o Galo Doido sobem de tom, e dentro do excesso peculiar de todo este romance ouvimos o comandante de companhia encrespado, a azoar-lhe o juízo:
“Ao longo da minha vida de militar, percorri este mundo pagão, espalhado pelas terras de África. Vi muitos filhos da mãe com os cornos no ar, conheci beberrões, zaragateiros, indisciplinados, ladrões, sabichões, intelectuais da treta. Vi toda essa fauna desgraçada acolhida por este pobre Exército. Passaram por estas mãos calejadas todos os vícios expelidos por esses desgraçados sem ética, sem honra, vergastados pela falta de brio. E sempre, sempre essas bestas foram trazidas à minha presença para o castigo reparador. E sempre esses infelizes mostraram arrependimento, sempre imploraram o perdão ou a redução da sanção. Mas tu não, tu não. Deves ter sido enxertado nalguma cabra bravia, sodomizado por algum touro da lezíria, porque és uma besta, porque não distingues a selva da civilização”.

Zé Fraga é metido na prisão, os camaradas dão-lhe apoio. E assim chegam a Porto Amélia, “o Niassa expelia soldados do ventre bojudo como cagalhões em tripa cheia”. Zé Fraga entra em contacto com marginais, gente que lhe propõe negócios, coisas como a troca de bidões de gasóleo por bidões de água. E são informados do seu destino, Magolé, passam por Chai, vão-se deslocando de aquartelamento em aquartelamento, as equipas de sapadores avançam para localizar as minas enterradas na picada. É uma belíssima descrição:
“Passam por nós com ar abatido, o rosto inquieto coberto de sombras. Com suavidade, perfuram o piso de areia onde assentarão as rodas dos camiões que seguem atrás. São médicos da estrada que auscultam a barriga do doente. Pressionam a areia em busca de tumores ocultos para os extirpar, para repor a saúde no chão infecto. Cada passo é feito com moderação, quase com timidez, enterrando a pica na terra como uma seringa comprida, à espera de ouvir o som cavo do bico de ferro a bater na caixa da mina. Para os sapadores o perigo não vem da mina anticarro. Se os pés passarem por cima, são precisos duzentos e cinquenta quilos para quebrar a cavilha e a fazer rebentar. O corpo do sapador não tem esse peso. Só as viaturas que o seguem. O perigo para o sapador vem da minha antipessoal, pronta a explodir ao mais ligeiro toque da bota, ao mais pequeno fervilhar de areia”.

E surge a primeira vítima, nessa progressão infernal, a caminho de Magolé:  
“Tombado no chão, imóvel, coberto de terra e sangue, o camuflado esfarrapado até à cintura, está o corpo do primeiro soldado que se abrigou do sol. Uma das pernas, arrancada pelo joelho, pende grotescamente numa massa disforme de onde sobressai a alvura dos tendões. O socorrista fadiga-se com o garrote (…) O ferido parou de gemer. Entrou em choque. O corpo treme como se fosse Inverno. Um fio de baba corre-lhe da boca suja de terra. A outra perna, apesar de inteira, está numa lástima, dilacerada, cheia de golpes, cravejada de grãos de areia. Parecem borbulhas escuras”.

O primeiro jantar em Magolé é praxado por uma flagelação dos frelimos:
“Mas antes que alguém leve a colher à boca, a noite enlouquece com os estrondos dos primeiros rebentamentos. A fila do jantar desfez-se. Os homens correm céleres em busca de segurança. Saltam para dentro dos abrigos, atiram-se para debaixo das viaturas, mergulham nas valas da trincheira, rastejam pelo chão protegendo-se atrás das árvores. Alapam-se à terra, cosem-se com o pó. Ninguém quer ser apanhado por o furacão de estilhaços que esburaca quem se encontrar de pé. O que mais impressiona é o silêncio que se abate em volta. Duas centenas de homens, e nem um pio. Ninguém fala, ninguém protesta, ninguém grita, ninguém dá ordens ou pede seja o que for. Cada um encontra o seu canto para viver, para implorar proteção, para se borrar de medo, para sufocar de pânico, para se deixar matar. Gemidos, gritos de socorro, apelos pelo enfermeiro ouvem-se nos intervalos de explosões. Ninguém os vai socorrer. Ninguém ousa pôr-se de pé no escuro e ser varado por o ferro dos estilhaços”.

Zé Fraga está em fúria, bem arrependido de se ter sentido fascinado por África:
Nunca devia ter posto os pés no Niassa. Devia ter segui os emigrantes que ajudei a fugir para a Europa. Regressei, e a bófia deitou-me a mão, chutando-me para dentro deste cagalhão malcheiroso. Não perguntaram se queria vir, não ouviram a minha opinião. Não sabem que um leão da savana não se deixa domar nem faz a vontade ao domador?”.

(Continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 8 de junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14712: Notas de leitura (723): "Cabra Cega": tem valor acrescentado, é uma narração da guerra feita por quem lá andou... Aivecas fomos todos nós (Jorge Ribeiro)

Guiné 63/74 - P14712: Notas de leitura (723): "Cabra Cega": tem valor acrescentado, é uma narração da guerra feita por quem lá andou... Aivecas fomos todos nós (Jorge Ribeiro)


Matosisnhos > Biblioteca Municipal Florbela Espanca > 3 de junho de 2015 >  Sessão de lançamento do livro Cabra Cega – do Seminário para a Guerra Colonial, de João Gaspar Carrasqueira (pseudónimo literário de A. Marques Lopes) (Lisboa, Chaido Editora, 2015): Aspeto parcial da mesa: da esquerda para a direita, o escritor Jorge Ribeiro (que fez a apresentação do livro) e o nosso camarada A. Marques Lopes. 

Foto (e legenda): © Carlos Vinhal (2015): Todos os direitos reservados


1. Cabra Cega – do Seminário para a Guerra Colonial: apresentação por Jorge Ribeiro (*)


[Texto enviado por A. Marques Lopes, no passado dia 6, para publicação no blogue]


Cabra Cega – do Seminário para a Guerra Colonial é um livro surpreendente.
 
Há muitos livros de memórias. A maioria são relatos muito pessoais, memórias exaltantes, inúmeras referências a experiências de camaradagem, de entreajuda na picada, cenas no aquartelamento, piadas ou anedotas picada fora, saudades da família, das namoradas. Mas quanto a cenas de guerra - muito poucas. De resto, era assim que escreviam os aerogramas e as cartas à família, salvando-as do sobressalto.

Mas é raro um testemunho como Cabra Cega, porque está dentro da guerra. É a guerra vivida, sofrida em direto. E isto tem muito valor. Como se não bastasse, também fala do inimigo.

A maioria do milhão e tal que combateu nas colónias veio afetada, sofreu e ainda sofre duma doença que não existia no catálogo português – DPTS, a síndrome pós-traumático do stress de guerra.

Traumas, trazer recordações recalcadas, libertar emoções sofridas.

Ler, conversar, ver filmes, ou escrever. No caso do autor de Cabra Cega, ele faz a sua própria catarse. E fá-la pormenorizadamente, completa.

António Aiveca, a figura central da obra, viveu uma juventude diferente. Ingressou num seminário, e a diferença é a educação. Como a história dele é cronológica, o início do livro retrata o sofrimento do futuro padre: aceitar as ordens superiores e os sacrifícios, não se queixar de nada, obedecer ao chamamento de Deus, amar o martírio e cultivar permanentemente a obediência.

É a primeira parte do Cabra Cega, muito bem explicada, pois se entendermos isto compreenderemos facilmente todo o livro. Isto é, o autor traça ao mesmo tempo o quadro das contradições da religião, de tratamento frontal, que infalivelmente vão por fim ao tal chamamento. E do seminário para o quartel, quando Deus menos espera, é um tiro.

A partir daqui é a via sacra de qualquer futuro combatente: as peculiaridades da recruta, a especialidade, a primeira colocação, a ordem de mobilização, o embarque … e a chegada a Bissau. Instalação no mato e primeira operação. E as contradições sempre presentes no relato de vida. Os soldados a caírem como tordos e a reflexão sempre presente: então Deus deixa-nos morrer assim, eu que não tenho nada a ver com isto… nem isto é meu, nem eu quero isto para nada!

A segunda parte do livro torna-se, assim, concisa e não poucas vezes arrebatadora. Porquê? Porque para quem não foi à guerra pode ter a certeza que se passou assim. Isto foi verdade. Para quem lá esteve, o autor ajuda a fazer a catarse. Haverá sempre lugar para livros como Cabra Cega.

Dois terços da obra, praticamente, são diálogos. É a fórmula ideal para nos fazer reviver tudo a cada palavra escrita. É um processo que o autor utiliza muito bem, que dá para o elogio e a crítica – a opinião.

A narração de coisas por vezes terríveis (a guerra é uma coisa terrível) mas adornada pelo sistema político, o regime que enquadrava a guerra colonial: o falso patriotismo, a caridade para com o soldadinho coitadinho que ficou sem uma perna, o ter cuidado naquilo que se diz, a rádio que transmitia infalivelmente o futebol e os fados para aquecer os corações, lá longe. «Anda tudo a distrair-me», descobre o Aiveca, um belo dia.

Partilhar a realidade. Descrever as cenas mais dramáticas. Experimentar o pânico, bastava pensar Os Turras estão a ver-nos! Constatar que a preparação que nos deram não tinha nada a ver com o que nos confrontamos. A imagem dos mortos que nunca mais se esquece. O chico do bar de oficiais a dizer O´ nosso alferes não pode estar aí sentado de camuflado – suja o sofá. O Ferreira que se deitou na picada e se recursou a andar mais. O reencontro no mato de camaradas da…cidade da Metrópole – a confraternização mas também as rivalidadesinhas. Os que acarretam do mato o ferido, às costas, e ele morre à chegada.

Cabra Cega tem valor acrescentado. É uma narração da guerra feita por quem lá andou. O Aiveca é protagonista e testemunha. E isto é uma garantia - sei do que falo. Ninguém conta o dia a dia da guerra como nós, os que lá andamos. Todos, ou quase todos, ver-se-ão ao espelho ao ler Cabra Cega - do Seminário para a Guerra Colonial.

O Aiveca é o alter-ego do João Gaspar Carrasqueira. O João Gaspar Carrasqueira é o alter-ego do António Marques Lopes. Aivecas fomos nós todos!

Jorge Ribeiro Biblioteca Florbela Espanca / 3 de Junho 2015 (**)


2. Nota sobre o apresentador, Jorge Ribeiro,  jornatlista e escritor, que também foi  combatente na guerra colonial, em Moçambique:

Jorge Ribeiro nasceu no Porto em 1949. Jornalista, começou a escrever no semanário "Actualidades", no "Norte Desportivo", e a fazer rádio nos Emissores do Norte Reunidos (1969). Na tropa fez a  especialidade de Fotografia e Cinema. Foi mobilizado para Moçambique. Regressou a 24 de Abril de 1974.

De regresso à vida civil, continou a dedicar-se ao jornalismo e à rádio. Estudou jornalismo em Paris e em Praga.  Em 1978 foi trabalhar para o "JN", onde foi chefe de redacção.  Escreveu livros inspirados na sua experiência como repórter da guerra colonial: títulos como Capital Mueda e Marcas da Guerra Colonial continuam a merecer reedições

Centenas de artigos na imprensa, durante anos, reflectem uma investigação contínua da História do Colonialismo Português. É nesse contexto que surge a história do último tabu do Império: S. João Batista D’Ajudá – o seu primeiro romance na Arca das Letras.

Autor e realizador do único programa da rádio portuguesa produzido até hoje sobre os 13 anos de guerra em Angola, Guiné e Moçambique («Noites de África» / Rádio Press 1992-93), Jorge Ribeiro foi director de quatro estações de rádio,  e fez televisão durante 15 anos. Foi presidente do TEP (Teatro Experimental do Porto), fundador do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica), e secretário-geral da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto

(Fonte: Arca das Letras e Wook, adaptação livre, com a devida vénia)

Guiné 63/74 - P14711: Parabéns a você (917): Antero Santos, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3566 e CCAÇ 18 (Guiné, 1973/74)

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Nota do editor

Último poste da série de 6 de Junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14706: Parabéns a você (917): Belarmino Sardinha, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista do STM (Guiné, 1972/74)

domingo, 7 de junho de 2015

Guiné 63/74 - P14710: Libertando-me (Tony Borié) (20): Glória, a quem chamavam Lola e às vezes Ruça (1)

Vigésimo episódio da série "Libertando-me" do nosso camarada Tony Borié, ex-1.º Cabo Operador Cripto do CMD AGR 16, Mansoa, 1964/66.


Glória, Lola, a Ruça (1) 

Companheiros, hoje vamos iniciar a história da “Lola”, é um exemplo da emigração para os USA, terá que ser em duas ou três partes, pois é um pouco longa e não queremos abusar do espaço que o nosso blogue nos dispensa, mas vale a pena ler, pois também lhe chamavam “Ruça”, hoje vive aqui no estado da Flórida, anda por aí na praia, quase todos os dias a vemos, sempre com um sorriso. Vai-nos contando a sua história de vida de mulher emigrante, colocando para trás todas as amarguras e sacrifícios, mas também algumas coisas menos más, com que a sua já longa vida a contemplou.

Quando criança, na sua aldeia, o seu nome era Glória, mas chamavam-lhe “Lola” e, às vezes “Ruça”, porque tinha umas madeixas no cabelo, que eram um pouco louras, era a filha mais velha de um casal de agricultores que cultivavam umas terras, à renda, de uns senhores que viviam na cidade de Aveiro, que as tinham herdado, próximo da vila de Águeda, na base da montanha do Caramulo, nunca sabendo com quem faziam fronteira, sabiam, única e simplesmente que todos os anos, por altura de Novembro, princípio de Dezembro, o senhor Aniceto, pai da Glória, lá lhes ia levar um almude de azeite, meio saco de castanhas, uns tantos garrafões de vinho, que quase sempre eram entregues ao mês e, cinco contos de réis, em notas de quinhentos escudos, assim como durante o ano, lhes levava legumes e fruta da época. Por altura da Páscoa, levava a melhor galinha, um coelho ou dois, e às vezes até um galo, tudo isto já amanhado e limpo. Pelo Natal, levava alguma carne de porco, salgada e alguns rojões, numa panela cheia de unto.

O ano podia ser seco ou de chuva, não interessava, a renda e os produtos tinham que ser entregues na data combinada. Não era raro o mês que os senhores patrões pediam ao Aniceto para cortar umas árvores no pinhal, que fazia fronteira com o rio Alfusqueiro, vendê-las e levar lá o dinheiro, pois o menino Joãozinho já andava a estudar e precisava de algum dinheiro, lá por Coimbra. O senhor Aniceto, até fazia isto com gosto, bendizendo a sua sorte por o menino Joãozinho estar em Coimbra, pois nos anos anteriores passava às semanas, até meses, lá na aldeia, na sua casa, comendo e bebendo todo o seu governo, que às vezes era tirado da boca dos seus filhos, tudo isto sem contar, quando vinham trazê-lo e buscá-lo, porque nessa altura, os pais, ficavam pelo menos dois dias e, quando se iam embora, diziam:
- Oh Aniceto, vê a cor do menino Joãozinho, parece outro, o ar do campo sempre lhe fez bem. Vê se arranjas aquele quarto onde dormimos, as paredes estão um nojo e aquela janela bateu toda a noite. Olha, leva-me lá um cesto com alguns pêssegos e outra fruta, que possas apanhar. Há, já me esquecia, leva-me também uns limões e uma ceira com alfaces e cenouras. Que raio, pagas uma miséria de renda! Temos mas é de fazer um contrato, assinado.

E lá iam embora, conduzindo o seu carro a toda a força, fazendo uma poeira que ninguém se via. O senhor Aniceto cumpria rigorosamente as ordens do senhor seu patrão, dono das terras que ele e a sua família cultivavam e, quando era necessário levar todos aqueles bens alimentares para a cidade de Aveiro, fazia o trajecto para a vila de Águeda a pé, viajando depois no comboio da CP, que na altura se chamava, “Ramal de Aveiro”.

A Madalena era a dedicada esposa do senhor Aniceto, mesmo muito dedicada, pois já lhe tinha dado quatro filhos, os três últimos vieram a seguir uns aos outros, agora andavam com a impressão que a Madalena, estava outra vez grávida, mas não tinham ainda a certeza. A Glória, que também era a “Lola”, e para alguns era a “Ruça”, era a mais velha, tomava conta dos irmãos, praticamente era a mãe, só não lhes dava de mamar. Todavia, era ela que os vestia, lhes dava de comer, os lavava e os ia deitar, a Madalena, sua mãe, só os deitava ao mundo. O sistema em casa estava assim ordenado, Madalena trabalha com o Aniceto nas lides da lavoura, a Glória toma conta e zela pelos irmãos.


Os vizinhos viam a Glória descalça, com um vestido de chita, às vezes roto, com o irmão mais novo ao colo e os outros dois de mão dada, agarrados ao vestido da Glória. Se choravam, quem os atendia era a Glória, se tinham fome, quem lhes dava o comer era a Glória, se passava um cão na rua e ladrava, os irmãos iam logo meter-se debaixo do vestido da Glória.

Em casa, ninguém dava pela Glória, era como se fizesse parte da mobília, todas as suas tarefas em cuidar dos irmãos era normal. Chegados à noite, a mãe dizia:
- Oh Glória, vai mudar o farrapo ao teu irmão que está todo borrado, pois está aqui um cheiro esquisito.

O pai, dizia:
- Que raio, deixa de dar ordens à Glória, coitada da rapariga, que anda farta de trabalhar.

E continuava:
- Oh Glória, dá-me aquele avental da tua mãe para eu limpar os pés.

Entretanto, o irmão chorava com dores de barriga, pois tinha comido nêsperas, ainda verdes e sem querer saber de mais nada, ia encostar-se à Glória.

A Glória, era quase sempre a última a ir deitar-se, pois tinha que lavar a bacia de barro vermelho onde comiam à noite que era também usada para lavar os pés aos irmãos, dar uma papa de leite de cabra com farinha de milho ao mais novo que era depois  levado para a cama, porque dormia com ela, pois a mãe Madalena andava enjoada, devendo de estar grávida outra vez.

(continua)

Tony Borie, Junho de 2015
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Nota do editor

Último poste da série de 31 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14683: Libertando-me (Tony Borié) (19): ...É o destino

Guiné 63/74 - P14709: Os nossos seres, saberes e lazeres (98): A Ana Luísa Valente mais o José Manuel Lopes, a Quinta Senhora da Graça e o Pedro Milanos à vossa espera hoje, das 17h às 22h, nos jardins setecentista do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, no Festival de Vinhos Europeus e do Enoturismo


Oeiras > Jardins e Adega do Palácio do Marquês de Pombal > Festival de Vinhos Europeus e do Enoturismo, 6 de junho de 2015 > Aspeto parcial do recinto... Confesso que já não ia lá, ao palácio do marquês de Pombal, desde os tempos do INA - Instituto Nacional de Administração (que tinha aqui a sua sede, até â sua lamentável extinção; passou agora a ser uma obscura direção geral da qualificação dos trabalhadores da função pública; em contrapartida, o munícípio de oeiras ficou a ganhar a com o negócio; o palácio e os jardiins são visitáveis)...


Oeiras > Jardins e Adega do Palácio do Marquês de Pombal > Festival de Vinhos Europeus e do Enoturismo, 6 de junho de 2015 > A Luísa e a Alice


Oeiras > Jardins e Adega do Palácio do Marquês de Pombal > Festival de Vinhos Europeus e do Enoturismo, 6 de junho de 2015 > O produtor e nosso camarada, grã-tabanqueiro, José Manuel Lopes



Oeiras > Jardins e Adega do Palácio do Marquês de Pombal > Festival de Vinhos Europeus e do Enoturismo, 6 de junho de 2015 >  As marcas expostas


Oeiras > Jardins e Adega do Palácio do Marquês de Pombal > Festival de Vinhos Europeus e do Enoturismo, 6 de junho de 2015 > O Pedro Milanos Douro Doc Reserva, tinto 2011  (1)



 Oeiras > Jardins e Adega do Palácio do Marquês de Pombal > Festival de Vinhos Europeus e do Enoturismo, 6 de junho de 2015 > O Pedro Milanos Douro Doc Reserva, tinto 2011 (2)



Oeiras > Jardins e Adega do Palácio do Marquês de Pombal > Festival de Vinhos Europeus e do Enoturismo, 6 de junho de 2015 > Atuação do Rancho Folclórico Lavadeiras da Ribeira da Lage, Oeiras (1)



Oeiras > Jardins e Adega do Palácio do Marquês de Pombal > Festival de Vinhos Europeus e do Enoturismo, 6 de junho de 2015 > Atuação do Rancho Folclórico Lavadeiras da Ribeira da Lage, Oeiras (2) > Vídeo (2' 37''): o fandango... Santa ignorância minha, não sabia que também era dançado pelas mulheres, fora taberna... O fandango é uma dança, aos pares, que existe na península ibérica desde o séc. XVIII...Portanto, não é uma dança exclusiva dos homens nem sequer do Ribatejo...


Fotos (e vídeo): © Luís Graça (2015). Todos os direitos reservados


1. Foram três dias dedicados ao deus Baco, ao senhor Vinho. Havia teoricamente a possibilidde de provar mais de mil vinhos, previamente selecionados e classificados por um conjunto de 70 jurados. A gastronomia (desde o choco frito ao leitão e à chanfana) também marcou presença, a par da farta e variada animação musical... O festival, que termina hoje,  tem entrada gratuita.

A abertura oficial deste Festival teve lugar no dia 5 de junho, às 18h00, nos Jardins stecentistas do Palácio do Marquês de Pombal, numa cerimónia em que foram divulgados os vinhos premiados no XIV Concurso Internacional “La Selezione del Sindaco” (a escolha do Presidente) - que se realizou em Oeiras nos últimos dias de Maio (29, 30 e 31) - e foi feita feita uma prova de vinhos das grandes medalhas.

 Para além dos vinhos do concurso, os visitantes puderam (e podem ainda, até ao fim deste domingo)  provar vinhos e produtos regionais apresentados por uma dezena e meia de municípios presentes na vertente enoturismo. Regiões  portuguesas presentes: Arcos de Valdevez; Cartaxo; Coruche; Lagoa; Mértola; Nelas; Oeiras; Ponte da Barca; Ponte de Lima; Reguengos de Monsaraz «Cidade Europeia do Vinho 2015»; Santa Marta Penaguião; Seia; Viana do Castelo; Vidigueira e as Rotas de Vinho de Bucelas, Carcavelos e Colares e da Península de Setúbal  .

A organização do evento foi da AMPV- Associação de Municípios Portugueses do Vinho e da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da ERT – Lisboa, Casa Ermelinda Freitas, Água do Luso, Delta Cafés e CP.

Ontem, o festival esteve animado com diversos grupos de música tradicional portuguesa.


2. Eu e a Alice fomos lá de propósito para dar um abraço à Luísa e ao José Manuel Lopes, o nosso camarada e poeta Josema.  A Quinta Senhora da Graça lá estava bem representava, no pavilhão do município de Santa Marta de Penaguião.

Claro que tivemos a oportunidade de, além do abraço e de dois dedos de conversa, beber um copo do último "Pedro Milanos Douro Doc,  reserva, tinto 2011" (enólogo: Vasco Lopes). É uma "grande pomada", com 14,5º!... Aquece o corpo, conforta a alma!

"Pedro Milanos"  é o anagrama de Armindo Lopes, pai (já falec ido) do nosso Zé Manel. Na sua pequena herdade de 3 hectares com vista largas, para o Marão e o Douro, o nosso camarada produz cerca de 11250 litros de vinho / 15 mil garrafas.  Principais castas do "Pedro Milanos": Touriga Nacional,  Touriga Franca,  Tinta Roriz,  Tinta Barroca, Malvasia Fina, Códego e Rabigato.  

Aqui fica o contacto da Quinta Senhora da Graça: telef 254 811 609 | telem 91665 1639 ou 91 335 1640.  No dia 10 de junho va receber um grupo de 17 (, camaradas nossos e acompanhantes). Há página no Facebook.

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Nota do editor:

Último poste da série > 3 de junho de 2015 > Guiné 63/74 - P14694: Os nossos seres, saberes e lazeres (97): Tomar à la minuta (2) (Mário Beja Santos)


Guiné 63/74 - P14708: (Ex)citações (276): Sexo em tempo de guerra... De Ganturé ao Pilão (Mário Gaspar, ex-fur mil At Art, MA, CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68)



Guiné > Região de Tombali > Canturé > CART 1659 (166/68) > Foto nº 1  > A bajuda mais linda de Ganturé



Foto nº 2


Foto nº 3



Foto nº 4


Foto nº 5


Foto nº 6  > A primeira, do lado esquerdo, foi minha lavadeira


Foto nº 7


Guiné > Região de Tombali > Canturé > CART 1659 (1967/68) > Beldades de Canturé.


Fotos (e legendagem): © Mário Gaspar (2015). Todos os direitos reservados Edição: LG]



1. Texto enviado ontem pelo Mário Gaspar (ex-Fur Mil At Art e Minas e Armadilhas da CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68; e, como ele gosta de lembrar, Lapidador Principal de Primeira de Diamantes):



Assunto: Filhos da guerra



Caros Camaradas

Já enviei um texto sobre o tema, oara publicação … Nós nunca poderíamos ser "santinhos", nem ponho a hipótese de violações. A verdade é que o Soldado português era Homem.

Exibicionismo? Nunca assisti! No mínimo dos mínimos o que se fazia era pela calada da noite, naquilo que conheço.


Cumprimentos

Mário Vitorino Gaspar


2. Sexo em tempo de guerra: de Ganturé ao Pilão

por Mário Gaspar



O nosso Camarada Jorge Cabral disse,  no Cinema São Jorge no dia 22 de Maio último sobre o tema “Filhos da Guerra”: (i) que defendia a honra do soldado português na Guiné; (ii) que " não éramos emprenhadores compulsivos”; (iii) que 80 a 90% dos soldados portugueses na Guiné não tiveram relações sexuais…”;  e (iv) que "a prostituição organizada se restringia a Bissau…”. (*)

Por aqui fico. Estou totalmente de acordo com o Camarada, acrescento novamente:  aqueles que “não estavam virados do avesso” – não gosto dessa gente – tinham necessidades normais para a idade. Os soldados portugueses eram,  na grande maioria,   virgens e alguns perderam a virgindade na véspera da despedida da namorada ou noiva. Existem estudos sobre o tema e participei nos debates. É mesmo verdade. E estive lá, na Guiné, e fico pasmado com os camaradas que percorreram aquelas paragens e que contestam.

No meu Livro “0 Corredor da Morte”, no Capítulo 9 (“O Rebentamento Durante o Batuque”), pode-se ler:
Estamos em Ganturé, 4 de Julho de 1967 (…). Do outro lado,  uma das mulheres do régulo – a mais nova – dono e senhor da população e colaborador da nossa tropa, com o posto de tenente de 2.ª linha Abibo Injasso, dirigia-se para a habitação fronteiriça, com um aspecto bem diferente das outras, como se fosse a rainha. (…). A mulher mais nova daquele rei,  de olhos escuros e seios grandes e firmes, que se soltavam do corpo gracioso quando caminhava. Era esbelta. Vestia um pano com cores berrantes, enrolado da cintura até aos joelhos. Sorri-me, notando­‑lhe os lábios carnudos rompendo-lhe o rosto. Atraía-me aquela mulher, que há bem pouco pilava, como se de uma dança se tratasse. 

(…). Ouvia-se o batuque. Aquele som, era diferente, bem diferente dos bailes em Alhandra, normal­mente aos sábados. A música vinha com eles do ventre. Eram sons vivos e ritmados que convidavam à dança. A mulher mais nova do régulo avançava, seguramente em direcção do batuque. O enrolar da saia, aquele acto de enrolar, assemelhava-se decerto ao ritual do toureiro, quando veste o seu traje de luzes, enrolada da cintura para baixo, deixando ver um palmo acima do joelho, e antevendo-se o nu do corpo escuro e brilhante. Uma volta, e outra, que com o andar, deixavam ver as pernas bem torneadas, não no torno das oficinas da Fábrica Grande, mas no do nascimento. As ancas carnosas sentiam-se roçando, num movimento ligeiro e cadenciado, o tecido multicolor. Seguiam-se uns seios harmoniosos, espetados, com os bicos tenros ainda, de rosas. Era aquilo que nós chamávamos naquelas terras: - de “mama firme”. 

As relações sexuais eram impensáveis. Se o Abibo soubesse! Toda a que fosse apanhada com o branco, era severamente castigada, depois de sujeita a um “julgamento”, em que participavam “os homens grandes”. Funcionava o chicote, tal e qual como nos filmes de histórias da escravatura dos americanos. As madeiras das traves que sustentavam o alpendre daquela tabanca luxuosa, que não era luxo, serviam para amarrar as “pecadoras” que cometessem adultério. Depois funcionava o chicote. Eram os usos e costumes daquele povo onde o Abibo era rei e senhor. (…). 

Mesmo em frente lá estava o centro das atenções daquela festa, o famigerado batuque. Os ouvidos ficaram repentinamente presos ao corpo. Mulheres e crianças em círculo, rodeavam os músicos munidos de tambores artesanais. As mulheres grandes e as bajudas dançavam, quase todas, com os seios descobertos – existindo excepções – a alegria transmitida por aquele ritmo trepidante fazia lembrar ciganos nas danças dos seus acampamentos e até em feiras. Os seios, ora rijos da juventude, flácidos outros e grandes movimentavam-se acompanhando as notas musicais, não existindo parte alguma daqueles corpos que não trepidasse. 

Os movimentos dos corpos faziam-me vibrar. Eram escuros, com um brilho envernizado. Luz quase inexistente, quase somente a claridade do luar batia meigamente nos corpos de miúdas de palmo e meio, que enfeitavam o quadro. Avançavam como que desafiando as mais velhas que sorriam. Uma fotografia para recordar aqueles momentos? Talvez não fosse necessário porque jamais esqueceria aqueles momen­tos. Os homens do centro batiam com força nos tambores molhados do suor que escorria das suas faces. Não haviam frequentado qualquer escola de música mas fabricavam o som que fazia tremer o meu corpo. Aprenderam decerto com os pais, os avós e, recuando gerações, de escravos quem sabe, transportados para longínquas paragens em naus para os cinco cantos do mundo. No futuro seriam eles os professores dos filhos. Poucos eram os militares presentes. Pretendiam envolver-se na dança, notei-lhes nos olhos quando o círculo se alargou e o 1.º cabo, olhando-me com um sorriso gaiato, afirmou com convicção.
– Tão boas...Que mamas,  minha mãe!... E as bundas?
– Daqui não levas nada, só com os cinco dedos da mão! Podes apro­veitar o balanço e faz-me uma, pode ser com a canhota ou com a irmã dela! – Ouvi da boca do soldado.
– Olha-me esta merda?! Dou-te uma tampona, que estás uns tempos que não vês o que tens entre as pernas... Vai mas é mijar que isso passa. É tesão de mijo. Podes agarrar-te àquelas de tetas grandes, deixa as bajudas para mim!

Logo de seguida afastaram-se ambos sorrindo, quando avistei a filha do régulo. Magra e bem esculpida, de seios pequenos. Os olhos escuros brilhavam no escuro do rosto onde sobressaía um nariz também pequeno. O pai vendia-a, segundo diziam os militares pretos, por três mil patacões (três mil escudos).

Ela olhou-me e riu-se.
– Meu furriel...

Imaginei estar encostado à sua bunda arredondada que trepidava com a música e colocar-lhe os braços em redor da cintura estreita, subindo as mãos até aos seios rijos de 20 anos. Afastou-se de mim. Embora não dan­çasse, balanceava com os pés presos ao chão, ao sabor dos tambores. Não entendia o que se estava a passar comigo. Sonhava que lhe tocava em todo o corpo. Parece que adivinhava o que eu pensava:
– Mim, cá nega!

Ao mesmo tempo que soltou dos seus lábios carnudos a pequena frase, bateu com o interior do cotovelo na sua cintura e lançou o braço para a frente, repetindo e voltando a repetir.
– Mim, cá nega!... Mim, cá nega! Furriel!

Depois de a escutar só me restava uma solução: - Sair daquele local. (…).


Pois este é um exemplo daquilo que sucedia. Todos jovens e ávidos de sexo. Não o faço por acaso. No Livro naturalmente não existem personagens com rosto, os diálogos que passo são resumos de factos que assisti.

Aquilo que descrevo era a realidade. No final de comissão, em Bissau andava com um camarada Furriel Miliciano e vimos duas cabo-verdianas muito bonitas, e decidimos averiguá-las, responderam “que eram mulheres para Oficiais, e não para Furriéis”. Considerámos que não era assim e procurámos encontrá-las, o que veio a suceder. Batemos à porta indicada e vem atender-nos um homem grande e bem grande, a quem elas tratavam de “paizinho”. A sala grande quase sem mobília: um frigorífico no meio da parede do fundo; a cadeira onde se sentou o “paizinho”, a mesa e mais duas cadeiras.

O “paizinho” tratava as lindas moças por “filhinhas”, e nós incrédulos. O “paizinho” vendia e a bom dinheiro as “filhinhas”.  Depois do “paizinho” dar uma cerveja a cada um de nós, resolvemos deixá-los em paz.

Esta é uma entre muitas – até algumas no Pilão – há que não ter receio de contar: “O nudismo em Gadamael Porto” e “Nudismo em Mejo”; As “Meninas do Movimento Nacional Feminino”; “Meninas dos Correios de Bissau”, e que tal o apetite sexual de uma mulher branca por um Furriel Miliciano? São temas.

São algumas bajudas de Ganturé. Tenho mais fotos. Aquilo que relato no livro sobre as “bajudas” é o exemplo que dou e foi escrito em 1996. Não escondo de ninguém. Se como disse “não virei”, sou sempre um potencial candidato a um coração, só que em Ganturé e Gadamael Porto não existiam possibilidades, decerto um ou outro caso surgiu. Em Mejo, Guileje, Sangonhá, Cacoca, Cameconde e Cacine com certeza eram locais onde existiam outras liberdades.

Recordo que em Bissau quando vim de licença, fui com camaradas ao Pilão, e à noite.

E os filhos desses encontros e desencontros:

a) Existe uma criança e o pai desconhece;
b) Existe uma criança e o pai sabe mas não assume;
c) Existe uma criança e a mãe diz ser “x” o pai, mas este nega, por saber que ela andava com outros;
d) Existe uma criança e o pai assume pretender tomar conta dela, mas a mãe não autoriza e
e) Outros

Defendo um mundo de Amor.

Cumprimentos

Mário Vitorino Gaspar

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