domingo, 7 de agosto de 2005

Guiné 63/74 - P145: Bissalanca, Bambadinca, Anura... ou três fotos com legenda (1) (Marques Lopes)

Textos e fotos avulsos, enviados pelo A. Marques Lopes, coronel, DFA, na situação de reforma, e membro da tertúlia dos ex-combatentes da Guiné:

1. Este avião foi capturado à Guiné-Conakry em 27 de Março de 1968. Estava eu, nos princípios de Maio desse ano, à espera da DO [Dormier] que me havia de levar a Barro quando o vi.

O sentinela da Polícia Aérea que estava a montar guarda explicou-me o que era. Preparei-me para tirar uma fotografia, mas ele disse:
Não pode tirar fotografia, meu alferes, é proibido!". Perante isso, disse-lhe simplesmente:
- Vira a cara para o lado e já não vês nada... - E tirei a fotografia.


2. Almoço no Clube de Caça da Anura, em 1998. Eu sou o segundo do lado direito, no primeiro plano. O segundo do lado esquerdo, no primeiro plano, é o Rocha, economista casado com a Juvelina Cabral (irmã do Amílcar Cabral), que moravam na altura em Bissau (estão actualmente em Angola).

Mesmo de frente, o homem de bigodes é o comandante do navio mercante que trouxe os portugueses quando se deu o golpe de Ansumane Mané; ao seu lado direito está o gestor da GUIPOR (empresa detentora da exploração do Porto de Bissau, na altura em mãos de portugueses).



3. Alô, pessoal que esteve em Bambadinca!

Em 1998, passei também por Bambadinca. Esta é a Casa do Camilo. Lembram-se? Ele já está lá, pelo menos, há várias dezenas de anos... Estou com a minha amiga Lita. O rapaz negro [noutra foto, não inserida aqui] é o tal Cinq, meu companheiro de várias viagens.

Comentário do Humberto Reis (ex-furriel miliciano, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71, e também membro da nossa tertúlia):

Eu, com esse nome, Camilo, só me lembro de uma casa comercial em Bafatá, ao lado da fábrica do gelo.

Em Bambadinca só me recordo de dois comerciantes portugueses: (i) o Zé Maria cá em baixo próximo do cais, do lado esquerdo de quem ia para o aquartelamento; (ii) e lá em cima, mas do lado direito, o Rendeiro. Este último lembro-me de o ver na RTP, em 74/75, na época dos retornados, em Castelo Branco ou na Covilhã.

PS - O Didinho deu-me conhecimento destes novos portais sobre a Guiné-Bissau. São portais sedeados em Portugal, como vêem, embora se apresentem, ou se façam apresentar, como sendo de cariz oficial do Governo da Guiné-Bissau. Que se estará a preparar?

Têm em comum o facto de a concepção, o desenho, a edição e a publicação serem da responsabilidade do nosso já conhecido Fernando Casimiro (Didinho). a Vale a pena ir consultando (os três sítios), para ver as semelhanças... e as diferenças.

Os endereços dos dois novos portais são os seguintes:

Portal Nacional da República da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Portal do Governo

Sem comentários: