Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
quarta-feira, 13 de dezembro de 2006
Guiné 63/74 - P1364: Palmeirim de Catió emboscado em Berlim (Mendes Gomes)
Berlim > Novembro de 2005 > Restos do tristemente famoso muro de Berlim que até cair em 1989 dividiu em dois a cidade, a Alemanha, a Europa, e até o mundo... A nova ordem internacional do pós-guerra ditou também a sorte do nosso Império... Daí que o mundo de Berlim e a guerra colonial da Guiné, a milhares de quilómetros de distância, não pudessem ser abordados e analisados separadamente...
Curiosamente foi também em Berlim que, em 1884/85, se realizou - por proposta de Portugal - a célebre Conferência de Berlim que ditou as regras da ocupação de África pelas potências coloniais europeias.
Fotos: © João Graça (2005). Direitos reservados.
Mensagem do Joaquim Luís Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Os Palmeirins (Catió, 1964/66).
Caro Luís:
Acabo de ler o 5º extracto das minhas crónicas (1). Como sempre, fiquei feliz. A vida é como um rio: quando nasce, todos sabem para onde corre... ninguém, por onde vai.
Quem me diria, há 4 longas dezenas de anos, que, pelo prodígio da técnica, ia ver publicada a memória sobre o meu baptismo de fogo, no caminho de Cufar, aqui em Berlim!..e, sobretudo, graças ao teu inestimável, engenhoso e empenhado Blogue...
Desta vez, por uma excelente e inefável causa: vim montar uma emboscadaexactamente no coração de Berlim, no Das Mite (2), ao meu 3º neto que pode nascer a todo o momento. É a Sara Joana.
Por essa razão, se Deus quiser, vou ter um Natal duplamente feliz. E, por isso também, aproveito para desejar a ti e tua familia, aos nossos amigos tertulianos e, claro, aos meus amigos Palmeirins, um Natal igualmente muito feliz e um Bom Ano.
Com um enorme abraço
Mendes Gomes
__________
Notas de L.G.:
(1) Vd. post de 11 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1359: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (5): Baptismo de fogo a 12 km de Cufar
(2) O centro de Berlim
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário