domingo, 10 de dezembro de 2006

Guiné 63/74 - P1353: Ao correr da bolha (Torcato Mendonça) (1): O bababaga e o papa-figos

AO CORRER DA BOLHA - I

O Bagabaga e o Papa-figos

por Torcato Mendonça

Vi a foto – linda – do bagabaga (1). Recordei-os, espalhados por vários lados e sendo mesmo motivo de algumas estórias.

Com saudade, recordo uma. Eu conto:

O João Figueiras, 1º Cabo Condutor, algarvio de Faro, era um rapaz alegre e brincalhão. Havia, entre nós, uma natural empatia e cumplicidade por motivos vários. Coisas de homens do Sul e que ficam no vento ou vão com as aves… Dois breves episódios com ele:

1º episódio

Estava em Fá (1) e um dia fui chamado a Bambadinca. Viagem curta, rápida, sem perigos e fizemo-la de jipe. O João a conduzir, eu (à cautela devidamente armado) e um militar da mecânica para trazer baterias.

Assuntos rapidamente tratados, regressámos. Talvez, um quilómetro depois de Bambadinca disse ao João:
- A estrada é asfaltada, deixa-me conduzir.

Troca de lugar e lá vamos nós. Devagar dizia, de quando em vez o João. Abrandava um pouco e lá íamos nós.
- Olhe o cruzamento… o cruzamento!... - Só que tarde demais. Fui a direito capim fora, fintei bagabagas, tirei os pés dos pedais, agarrei forte o volante... mas zás, bati num tronco escondido no capim.
- Ai, ai!!! - gritava o João. Mas estávamos todos bem. Só que jipe tinha o pára-choques torcido.

Passou ele a conduzir e pouco depois estávamos em Fá. Um azar nunca vem só! Pouco depois da entrada, aí estava o 1º Sargento. Olhou, apontou o estrago e sorriu…
- Bateste!
- Não foi ele, fui eu. - Fez-se vermelho, inchou o peito gordo de ar e conteve a raiva. Tivemos sempre um contido ódio de estimação, desde Évora e mantivemo-la até fim da comissão.
Sendo assim abateu-se o pára-choques e siga a dança…

2º episódio

O João pediu-me, várias vezes, para ir comigo no mato. Numa daquelas idas simples... Sabe-se lá o que é simples. Eu dizia-lhe:
- Ó João isso não é para ti. Se te aleijas está tudo tramado e lá fica Faro sem um condutor de táxi.

Tanto insistiu, o bom do João, que um dia foi connosco.
- Vais sempre ao pé de mim e do Serra.

Íamos montar uma emboscada. Caminhamos, volteamos e, já com a noite a chegar paramos. Emboscada montada, silêncio total…toques nos rádios previamente combinados e pedrinhas atiradas, de tempos a tempos, para despertar algum dorminhoco. O João mexia-se, queria falar, soprava…para um algarvio estar tanto tempo calado é difícil. Tinha fome, sede…
- Então João, o colchão É duro…? Fumar…?

De repente o aviso. Aproxima-se qualquer coisa… Breve preparação… gestos treinados…à espera. Novo aviso: são bichos. Espera… É um casal de macacos-cães que berram desalmadamente. Ri a malta e descomprime. Fala o João:
- Mon dé, qué iste débe, nem cem cães?
- Cala, cala…quieto.

Com a primeira claridade da madrugada, redobram as cautelas. Só que o João olhou para o alto de um bagabaga, ali junto de nós, e exclamou:
- Olha um papa-figues.
- Cala-te, porra, aqui não há figos quanto mais papa-figos, não estragues isto.

Breve distracção e sinto um toque no ombro
– Olhe o gajo! … - E lá ia trepando o bagabaga…
- Ai o caraças… - Mas a malta olhava e apostava que ele apanhava o pássaro… Mais um pouco… um olho na picada, outro no João… ele estica, por fim a mão e quase apanha o pássaro que, certamente aflito, grasna e foge. Desequilibra-se o João, berra que nem capado e estatela-se no chão. Correm em seu socorro e com o barulho termina a emboscada.

O João estava triste e abanava a cabeça.

No futuro, quando passava pelo João às vezes dizia-lhe:
- Mon dé, queres um papa-figos? - Ou, se avistava um bagabaga e ele estava perto, bastava dizer o nome dele e olhar na direcção do formigueiro…

A 19 de Setembro de 1968, o meu camarada João Figueiras foi ferido gravemente, na célebre emboscada à fonte de Mansambo (3). Dizem que era comandada por um internacionalista cubano…!

Faleceu a 25 desse mês no Hospital Militar de Bissau (4).

E ainda dizem…

__________

Notas de L.G.:

(1) A CART 2339 (1968/69, a que pertencia o Alf Mil Torcato Mendonça, esteve originalmente em Fá (Mandinga), a nordeste de Bambadinca, antes de passar a undidade de quadrícula de Mansambo.

(2) Vd. post de 7 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1348: Concurso O Melhor Bagabaga (2): Bissau (David Guimarães)

(3) Sobre a fonte de Mansambo e as suas tragédias, vd. posts de:

5 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1248: Monteiro: apanhado à unha na fonte de Mansambo em 1968, retido pelo IN em Conacri, libertado em 1970 (Torcato Mendonça)

2 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXXV: Do Porto a Bissau (12): A fonte de Mansambo (Albano Costa)

14 de Abril de 2006 > Guiné 63/74 - DCCVIII: A emboscada na fonte de Mansambo (19 de Setembro de 1968) (Carlos Marques dos Santos)

30 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CDI: Mansambo, um sítio que não vinha no mapa (3): Memórias da CART 2339 (Luís Graça / Carlos Marques dos Santos)

(4) Vd. post de 9 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DIX: As baixas da CART 2339 (Mansambo, 1968/69) (Carlos Marques dos Santos).

Sem comentários: