quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Guiné 63/74 - P1398: Poema de Natal: Só agora, camarada, te mataram (Jorge Cabral)

Correia da Manhã > S/d [Dezembro de 2006] > A recorte de jornal dando a notícia de que "um ex-combatente na Guiné, de 60 anos, foi encontrado morto na barraca que lhe servia de casa, em Ponte da Barca, Nazaré (...)". Segundo informações da GNR, não havia suspeita de crime e o cadáver estava já em adiantado estado de decomposição. "O ex-combatente, que era conhecido na vila piscatória como o Zé da desordem , era divorciado e tinha dois filhos já adultos"... Ultimamente afastara-se da família, vivendo sozinho numa barraca, "sem quaisquer condições de dignidade". Diz ainda a notícia que trabalhava esporadicamente na construção civil e sofria de diversos problemas de saúde, tendo já estado hospitalizado.

Foto e texto: © Jorge Cabral (2006). Direitos reservados.

1. Mensagem do Jorge Cabral, datada de 28 de Dezembro de 2006:

Luís Amigo,

A notícia comoveu-me! Um dia falarei da Alegria-Tristeza do regresso, e da dificuldade de voltar a ser eu. Envio poema ao Camarada Abandonado.

Abraço Grande

P.S. - Anexo também a notícia.


2. Esclarecimento posterior do Jorge:

A notícia chocou-me! Este Zé da desordem tinha sessenta anos e esteve na Guiné. Quantos como ele, afinal nunca regressaram? Tenho encontrado alguns - presos, doentes, alcoolizados, sem-abrigo.

Quando li no Jornal (Correio da Manhã), recortei a notícia. Era minha intenção deslocar-me à Nazaré para saber quem foi o Camarada.

Com o Natal, deu-me para pensar nele, e em todos os outros...

Não sei a data certa da publicação (talvez em princípos de Dezembro).

Bom Ano, Amigo!
Abraço Grande
Jorge

Natal
Só agora, Camarada, te mataram
Abandonado e só no teu Abrigo.
Finalmente, os pesadelos cessaram.
Não tens mais Inimigo!
A Paz foi sempre Guerra,
Porque jamais esqueceste,
Nem nunca regressaste à tua terra,
Pois foi ainda lá, que tu morreste.
Que te matou, Irmão?
Uma mina? Um tiro? Uma granada?
Ou foi a Solidão,
Que transformou a vida em emboscada?

Nunca te conheci, oh! Meu Amigo,
Apenas li a notícia no Jornal,
Mas hoje estarás comigo,
Na ceia de Natal.


Lisboa, 25/12/06

Jorge Cabral

Sem comentários: