domingo, 21 de setembro de 2008

Guiné 63/74 - P3221: Em busca de... (40): Major Inf Abel Carvalho de Almeida, Mansabá, 1969 (Jorge Félix)


1. Mensagem do nosso camarada Jorge Félix, ex-Alf Mil Pil Av Al III, BA12, 1968/70 (1), com data de 8 de Setembro de 2008.

Caro Carlos,
Não te assustes com o tamanho do email, depois da explicação podes fazer delete.

Como sabes tenho andado a incomodar vários tertúlianos que escrevem no Blogue e estiveram na Guiné na mesma data que eu. Uns respondem outros não. Vem de longe o desejo de encontrar um Combatente que eu tivesse transportado para o Hospital.

Como podes ver nesta troca de Emails com o Raúl Albino, que esteve em Mansabá em 1969, indica-me o nome do Major Inf Abel Carvalho de Almeida (2.º CMDT), que ficou sem um pé e foi evacuado no dia 8 de Abril de 1969.

Os meus registos indicam que no dia 8 de Abril fui fazer uma evacução (TEVES) a Mansabá.

Este é o primeiro homem que consigo encontrar, agora falta saber por onde ele pára.

Conseguiremos encontrá-lo na nossa tertúlia? Agora que estou tão perto, espero me ajudes.

Se achares opurtuno podes postar os nossos email, ou delete com eles.

Fico à espera de boas noticias.

Um grande Abraço
Jorge Félix

2. Comentário de CV

Caro Jorge
Claro que as tuas mensagens e as de qualquer outro camarada não são apagadas... às vezes ficam esquecidas entre o montão de correio que aqui cai diariamente. Fora a publicação de postes há que responder a diversas solicitações que nos são feitas via email.

Fica desde já feito um apelo, em teu nome, à tertúlia e aos leitores em geral, para te ajudar a encontrar, o então, Major Inf Abel Carvalho de Almeida, a quem desejamos desde já a melhor saúde.

É natural que queiras saber daqueles que socorreste, quando mais precisavam de ajuda. Como bom militar que foste, tendo uma missão a cumprir, que implicava evacuações nas condições mais difíceis, não quererás agradecimentos. Sentirás sim uma ponta de orgulho pelo dever cumprido e por teres contribuído para salvar alguns infantes da morte certa.

Mansabá > Chegada de uma Operação helitransportada

Mansabá > Um Alouette na Placa

Fica agora a troca de correspondência entre os nossos camaradas Jorge Félix e Raúl Albino.

3.
De Jorge Félix para Raúl Albino

Caro Raúl Albino:
Quando li a História da CCAÇ 2402, pedi o teu email para tirar umas dúvidas sobre umas datas.

Fui piloto de helis entre 1968 e 1970 na Guiné, e tenho os registos de todas as operações que fiz.

Em Abril de 1969 fui dois dias a Mansabá e como a primeira data era 8 de Abril de 1969, fazer uma "Tves" (evacuação), fiquei na duvida se não terias trocado 0 3 pelo 8 por serem números parecidos.

Leio agora num outro poste da tua autoria P3156 que no dia 8 de Abril o rebentamento de uma mina fez dois feridos.

Nesse dia eu fui a Mansabá fazer uma evacuação.

No dia 24 de Abril também estive em Mansabá e pelos meus registos deve ter havido bastante movimento,pois fui 6 vezes à Zops.

Se tiveres alguma memória deste dia gostaria de saber.

Vou ficar atento aso teus posts,
um abraço
Jorge Félix

4. Resposta de Raúl Albino, com data de 3 de Setembro de 2008

Caro Jorge Felix,
É interessante a vantagem de pertencermos ao blogue. Aos poucos, cada um de nós vai construindo um puzzle sobre a nossa vivência e intervenção na Guiné. Dando algum desconto às nossas falhas de memória, mesmo assim podemos ficar com uma panorâmica bem alargada do trabalho daqueles que passaram pelos mesmos locais que nós, antes e depois.

Folgo imenso em saber que o Jorge também passou por Mansabá, na meritória função de evacuar os nossos feridos para o hospital, dando-lhes alguma esperança de vida. Vou tentar dar alguma ajuda.

No dia 8 de Abril de 1969 o rebentamento da mina A/P provocou 3 feridos: o major que ficou sem um pé, e mais dois feridos ligeiros, sendo um deles oficial sub-alterno.

No dia 24 de Abril não tenho qualquer acontecimento reportado pelo batalhão. Tenho sim registo de duas flagelações do IN às NT na zona dos trabalhos de estrada, uma a 19 e outra a 26, de curta duração e sem consequências.

Sempre ai dispor para qualquer esclarecimento,
um abraço,
Raul Albino

5. Mensagem de Jorge Félix dirigida a Raúl Albino

Caro Raul Albino,
Grato pela resposta.

Uma das normas do nosso Blogue é o tratamento por tu, por isso o meu à-vontade.

Quando entrei nesta troca de mensagens, tinha a esperança de um dia encontrar um combatente que tivesse transportado naqueles dias longínquos.

Hoje parece que estou perto de encontrar dois. Será posivel saber o nome e contacto desses companheiros evaquados no dia 8 de Abril de 1969? Fico à espera de novas.

No dia 24 de Abril de 1969 tenho registadas em Mansabá e Zops, 3 horas e 55 minutos de voo com TMAN (transporte Manobras) e Tger ( transporte geral) e DESP (deligência especial), que podia muito bem ser o transporte do Comandante Chefe António de Spinola.

No dia 24 de Fevereiro de 1969 também fiz uma TVES, com passagem por Farim. Fui duas vezes a Farim nesse dia e Canjamba.

No dia 3 de Maio fiz um TGER para Mansabá. O tempo da viagem entre Bissalanca e Mansabá era de 30/35 minutos. Tão perto e tão longe, não?

Voltei lá no dia 27 de Maio 1969 com outra DESP.

No dia 22 de Agosto de 1969 lá voltei a fazer "pó".

No dia 6 de Novembro de 1969 deve ter havido algo especial pois voei 5 horas e 45 minutos, fui 10 vezes às Zops e voei 35 minutos de noite.

Não mais voltei a Mansabá.

Caro Raúl, estas datas estão na minha caderneta de voo, as histórias sabe-as tu. Fico atento ao correio para saber novas.

Um abraço
Jorge Félix

6. Resposta de Raúl Albino com data de 4 de Setembro de 2008

Caro Jorge Felix,
Ajudas que eu posso dar:

No dia 3 de Maio houve de facto uma Operação com uma Companhia de Páras e outra de Caçadores normal. Terá sido abatido o chefe de um bi-grupo IN. Também nesse dia o CMDT do COP6 (Mansabá) deslocou-se ao Olossato, possivelmente de helicóptero.

No dia 22 de Agosto houve uma flagelação IN a uma coluna de reabastecimentos, onde um militar fracturou um pé ao saltar de uma viatura. Possivelmente terá sido evacuado. Em Agosto eu já estava no Olossato.

No dia 5 para 6 de Novembro, tenho registo de uma Operação grande a partir de Mansabá. No entanto não estão reportados feridos, porque não chegou a haver contacto com o IN o que quer dizer que a Operação foi um tiro de pólvora seca.

No dia 8 de Abril o major que ficou sem um pé terá sido o Maj Inf Abel Carvalho de Almeida, 2.º CMDT. O outro ferido ligeiro poderá ter sido um alferes, mas não sei o nome dele nem do outro militar.

Espero ter dado alguma ajuda sobre algumas datas. A minha passagem por Mansabá foi de facto muito curta.

Um abraço e até um dia.

Conto assistir à divulgação do 2.º livro do Beja Santos em Novembro. Talvez aí nos encontremos,
Raul Albino

7. Mensagem de Jorge Félix para Raúl Albino

Caríssimo Raúl Albino,
Grato por tudo o que me informou. Agora vou procurar saber onde pára o Maj Abel Carvalho de Almeida.

Vou tentar encontrá-lo através do nosso Blogue, para isso preciso de autorização da tua parte, para publicar esta nossa troca de emails.

Nos dias 5 e 6 de Novembro de 1969 não tenho assinalado TVES. Tenho 10 idas às ZOPS com a indicação TMAN e no dia 6 tenho DCON-Zops, já não sei o significado.

Em Dezembro de 1969 no dia 27 estive no Olossato. Um DESP, deligência especial, com passagem por Ingoré, Barro, Olossato, (com paragem em Olossato).

Depois levantei para uma localidade que não consigo decifrar, ANdoriNHA (?), ANtotiNHA (?)- as letras maiúsculas estão certas mas as outras não sei.

É natural que nesse dia tivessemos bebido um copo juntos. Eu não perdoava; uma pró caminho , outra pra viagem, e outra para o que der e vier!

Fico à espera de novas, desta vez do Olossato.

Como é que um acontecimento que se passou em 1969 pode hoje ter a indicação de novas? A relatividade do tempo.

Um abraço
Jorge Félix

8. Resposta de Raúl Albino, com data de 8 de Setembro de 2008

Jorge,
Está a autorização dada para a publicação no blogue e boa sorte na pesquisa a ser efectuada.

O nome a que te referes como sendo uma localidade situada perto do Olossato, não me diz nada, pelo que não te posso ajudar. No entanto fico a matutar e se me surgir alguma ideia, escrevo-te a informar. Em breve começarei os relatos das peripécias da CCAÇ 2402 no Olossato.

Fico sempre ao teu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Um abraço,
Raul Albino
________________

Nota de CV

(1) - Vd. postes de:

27 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2587: Gandembel: Será que ainda estão vivos os jovens que eu evacuei, em Outubro de 1968 ? (Jorge Félix, ex Alf Mil Piloto Aviador)

26 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2683: Estórias de Dulombi (Rui Felício, CCAÇ 2405) (9): O Jorge Félix e o Prisioneiro

Sem comentários: