terça-feira, 3 de março de 2009

Guiné 63/74 - P3970: (Ex)citações (17): Spínola e Nino, do guerreiro ao estadista (José Belo)


1. Mensagem de Joseph (ou José) Belo, membro da nossa Tabanca Grande, residente na Suécia,
ex-Alf Mil,
CCAÇ 2381,
1968/70:



Temidos militares operacionais.
Admirados!
Respeitados!
Únicos naquela guerra!
Que tragédia
a substituição dos honrados camuflados do mato
por elegantes casacos e gravatas
para melhor chafurdarem na política!


Estocolmo 3/3/09
José Belo
Cap Inf Ref
___________

Nota de L.G.:

(*) Vd. últimpo poste da série > 18 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3909: (Ex)citações (16): Por que é que a FAP não bombardeou Madina do Boé em 24/9/1973 ? (Luís Graça / A. Graça de Abreu)

2 comentários:

Anónimo disse...

Camaradas e amigos da Guiné
Agora que já passou o sobressalto do dia de ontem, bem triste para todos aqueles que lá estiveram e trouxeram aquela terra e aquelas gentes coladas à pele, como é o caso da generalidade dos que escrevem e visitam esta Tabanca Grande (o que não é o meu, que "guerreei" por Angola em 71/74), não paira no ar uma certa estranheza sobre o que se terá passado ?
Já diversos responsáveis politicos e militares no terreno têm falado e nunca se questionou sobre quem terá atacado a residência do Presidente e muito menos se mostrou intenção de perseguir, prender e julgar os autores. Para mim é estranho e fica-me a sensação que isto estava tudo premeditado e pouco falta para me convencer que constituiu um alívio para o poder politico instalado na Guiné.
Aguardemos os desenvolvimentos para se fazer um juízo mais claro.
J.C.Branco

Hélder Valério disse...

Pois caro amigo J.C.Branco acho que as tuas observações estão certas. Parece que acaba por ser um "alívio" para muita gente que aquelas duas figuras acabassem com a sua "pendência". Realmente é pena que pessoas que deram o seu melhor numa tarefa comum, que foram lutadores destemidos e de reconhecido valor, tenham acabado da forma inglória como foram "apagados".
Hélder Sousa