domingo, 22 de março de 2009

Guine 63/74 - P4069: Portugal, sociedade multicultural, a correr n Ponte 25 de Abril (Luís Graça)

Ponte 25 de Abril > 19ª Meia Maratona de Lisboa e Mini Maratona Vodafone > 22 de Março de 2009 > Uma festa popular, que reuniu mais de 35 mil, de todo o país, desde Baião a Estremoz, mas também do estrangeiro (Pode até mesmo dizer-se que o espanhol era a segunda língua mais falada, na travessia da Ponte). Partida da portagem da ponte, chegada frente ao mosteiro dos Jerónimos, em Belém...

Enquanto fazia horas, convivi com dois professores de música (o Lage e o Paulo Marinho) de um dos colégios da Casa Pia que animam um grupo de gaitas de foles e caixas, composto por alunos (externos) daquela instituição, onde há miúdos com diversas origens, filhos de pais caboverdeanos, guineenses, angolanos, brasileiros, portugueses... Fizeram toda a mini-maratona (c. 7,2 km) em marcha, a tocar, transmitindo uma alegria contagiante... e a lembrar que Portugal é uma sociedade multicultural (Quem disse que nós, ex-combatentes da guerra colonial, fomos os coveiros do Império ? Por que não também os parteiros de uma nova sociedade, aberta, plural, solidária ?)...

É uma ternura e uma alegria ver um puto, português, de origem caboverdeana, a tocar gaita de foles, um instrumento muito ligado à cultura popular de Trás-os-Montes e Alto Minho, mas que também faz parte do meu imaginário de infância, associado às festas dos camponeses e aos círios na minha Estremadura natal...

Gostei de os conhecer e de conviver duas horas com eles... Este vídeo é uma homenagem a este grupo de gaiteiros e de caixas, casapianos... Deixem-me acrescentar que o Paulo Marinho, um dos históricos do festival Andanças (a que eu me habituei a levar os meus filhos, desde o início) (*) é um dos elementos que integra o conhecido Grupo Gaiteiros de Lisboa, criado em 1991 e que já gravou 5 discos. O penúltimo tem por título Macaréu (Aduf Edições, 2002). Absolutamento obrigatório conhecer, ouvir, comprar.

Segundo percebi, os referidos professores e alunos da Cada Pia estavam ali a tíulo pessoal, não-institucional, embora a sua presença tivesse o apoio da Associação dos Trabalhadores da Casa Pia de Lisboa (recém criada) e da própria administração da CPL.

E, a propósito, não é de mais enaltecer a missão histórica da Casa Pia de Lisboa, a que preside hoje a minha amiga Dra. Joaquina Madeira: "A CPL cumpre a tradição nos objectivos que prossegue há mais de dois séculos: acolher, cuidar, proteger e inserir socialmente as crianças e jovens que experimentam situações de especial desfavor ou vulnerabilidade social, nas suas vidas".

Vídeo (''55): Luís Graça (2009). Copyleft

____________

Nota de L.G.:

(*) O festival Andanças realiza-se anualmente desde 1996. É uma ideia desenvolvida pela PédeXumbo - Associação para a Promoção de Música e Dança. O próximo Andanças 2009 vai decorrer de 3 a 9 de Agosto de 2009, como sempre em Carvalhais, S. Pedro do Sul. Aberto a todas as gerações: netos, filhos e avós... E também a ex-combatentes da guerra colonial. Os meus filhos têm as melhores recordações deste festival que é único...

1 comentário:

Anónimo disse...

Há 2 anos que acompanho o vosso espaço.
No ano passado viajei pela Casamansa e apenas entrei de bicicleta no Cabo Roxo,...
Este ano o ''bichinho'' foi mais forte e fiz uma pequena incursão na Guiné, uns 7 dias apenas... os meus amigos franceses ''roeram a corda''...
Fiquei cliente...
Será que na malta da vossa ''companhia'' há quem queira lá voltar por esgtrada???
A ponte do Cacheu, está práticamente pronta...
Sou autocaravanista e procuro ''valentes'' para me acompanharem.
Caso saibam de algum ''combóio humanitário'' para a Guiné, contem comigo como ''voluntário''.
O meu abraço.
António Resende