Boa noite
Bedandenses:
Felizmente, este movimento continua e hoje mais um reencontro, mais uma grande alegria. Graças ao amigo Vasco consegui finalmente chegar às falas com o ex-alferes Baltasar, que aparece aqui nesta foto fazendo parte de uma equipa de futebol de uma das selecções de Bedanda. O Baltasar está em primeiro plano e é o segundo a contar da esquerda, com a bola de futebol junto de si, tal ponta de lança matador. Está entre o Figueiral e o ex-furriel Vaguemestre, que suponho se chamava Revez (se alguém me puder ajudar...).
Claro que ficou bastante feliz com o contacto, onde tive a oportunidade de o por ao corrente deste movimento para o nosso reencontro. Estamos neste momento à procura de mais pessoal, e o que é certo é que o grupo vai aumentado. Falei-lhe também no nosso (acho que o posso chamar assim) blog, e já tive a oportunidade de lhe enviar via email um link.
Hoje vou-vos enviar mais algumas fotos de Bedanda, que passo a legendar.
B1 - Vista aérea de Bedanda. Em primeiro plano o Pelotão, dpois a pista de aviação e bem lá no fundo a tabanca o aquartelamento.
Foto editada por CV
Foto editada por CV
B2 - Parte do aquartelamento. Este edíficio era destinado aos oficiais - os seus quartos, banhos e refeitório. Lá no fundo vê-se o refeitório geral. Por trás de este edificio ficava a nosso bar.
B3 - A Tabanca
B34 - Por do sol
B61 - Por do sol
B98 - A parede do edifício das fotos anteriores depois de um ataque. Um rocket caiu bem perto, mas só fez este estrago. Pior foi outro que caiu na tabanca e fez uma mortandade em galinhas e cabras. Conclusão, comidinha para uns dias (as que se aproveitaram)
B140 - Ao fundo está a nossa secretaria e o gabinete do capitão. Em primeiro plano já não me lembro que edifício era.
B141 - Outra imajem do aquartelamento. Ao fundo o refeitório.
B222 - Seleção de Bedanda, onde se pode ver o ex-alferes Baltasar, em primeiro plano, segundo a contar da esquerda.
Um grande abraço
António Teixeira
____________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 14 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7784: Em marcha, a ideia de um próximo encontro da malta que passou por Bedanda (António Teixeira)
Vd. último poste da série de 20 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7822: Memória dos lugares (140): Bedanda e o seu reabastecimento no meu tempo (Rui Santos, ex-Alf Mil, 4ª CCAÇ, 1963/65)
8 comentários:
Caro Teixeira
Qualquer foto da Zona de Bedanda me recorda todos locais "pisados". Esta fotografia foi tirada sobre o Cumbijã e talvez por cima de Cabulol Nalu, e um pouco a sul do cais de Cobumba.
Ao longe, Amedalai e o Quartel da 6ªCªC., e ainda os tais dois bairros que já não existem. A estrada para Cobumba desde Bedanda,
vislumbra-se tenuemente sobre o centro esquerdo da foto, as bolanhas tratadas, não o estavam no tempo que as calcorreei (63/64).
Ao fundo sobre a vista do aquartelamento da 6ªCªC, veem-se 4 pontinhos brancos que eram o aquartelamento da 4ªCªC.
A maré estava cheia e asssim se consegue ver o Unguariuol, estendendo-se pela bolanha ao meio da foto, á esquerda a mata de Incala, Rossum Holé e Contumbum, ao fundo e também sobre a direita o.. Cantanhês !!
Obrigado Teixeira
Rui Santos
Caro Teixeira
Quando referi Cabulol Nalu, queria referir Cabulol Balanta, mas depois de me "colocar" no avião, acho que estava apenas sobre a margem direita e a seguir á curva que antecede a curva do cais de Cobumba.
Peço desculpa por ser chato, mas é que gosto de tudo esclarecido, aproveito para referir a mata que existia ao redor de Amedalai para norte e para sul, nada se vê nas fotos que indique a mata que existiu, pois o Cantanhês começava a cerca de 80 metros para sul daquelas casitas que eram o quartel da 4ªCª Caç., para norte todo aquele espaço entre essas casa e o campo de aviação, era mata, com arvores muito grandes e mato espesso, em especial do lado direiro sul/norte.
Rui Santos
Amigo Teixeira,parabéns por teres encontrado mais um,o Baltasar.O edifício ao lado da secretaria acho que era onde estavam os geradores,que produziam electricidade.No refeitório,também funcionavam as Escolas Regimentais(de tarde)e foram muitos os soldados que aí fizeram a 4.ªclasse.Um abraço. José Figueiral.
Caro Teixeira
Mais umas belas fotos de Bedanda.
Confirmo que o Fur. vagomestre, que está à esquerda do Baltasar na foto, é o Revez, alentejano de gema.
Aliás, lembrei-me ontem do nome dele, depois de dar muitas voltas à memória. Hoje, tu acabas por reconfirmar.
Numa das tuas fotos já aqui editadas, e que identificas como almoço de despedida(?) do Baltasar, está o Revez à mesa, em 1º plano, lado esqº., de óculos (que ele usava mesmo).
Em frente dele, de bigode, está o Furriel de Informações. Sei que ele era aqui de Lisboa mas, de momento, ainda não me consegui lembrar do nome.
Um grande abraço para ti, para o Figueiral, para o Vasco e restantes camaradas ex-Bedanda.
José Vermelho
Teixeira, peço desculpa.
Afinal a foto que indiquei, onde está o Revez (com óculos)e o Fur. de Informações à mesa (almoço de despedida do Baltasar (?)), não foi editada aqui no blogue. Mandaste-ma por mail. É a 2ª foto.
Um abraço
José Vermelho
Caro Amigo Vermelho, o Fur de informaçoes, que e ai de Lisboa,
e o Luz. lembra-me perfeitamente do nome pois trabalhamops algumas vezes em conjunto devido as "infos" que enviavamos para a Cheret.
Um abraço/vasco
Caro Teixeira, assim sendo temos toda a malta da tua foto B222 localizada. A saber:
de pe: Pinto Carvalho/Jaime Naia Ferreira/Ribeiro/Uniformizado/Gaia-nao sei nome)/Licio Cabeças
joelhos: Figueiral/Baltazar/Revez/Mario Bravo/Dias
um abraço/vasco
Amigo Vasco
Tens toda a razão. O Fur. de Informações era o Luz, sim senhor.
A pouco e pouco fomos identificando todo o pessoal da foto.
Um grande abraço
José Vermelho
Enviar um comentário