quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7845: Álbum fotográfico de Vasco da Gama (ex-Cap Mil, CCAV 8351, Cumbijã, 1972/74) (2): Aldeia Formosa, 1973; Cumbijã, 1974


Guiné > Região de Tombali > Cumbijã > Janeiro de 1974  > Foto 12> Da esquerda, Califa, o homem mais velho de Aldeia Formosa com 83 anos de idade, Aliú, chefe da antiga Tabanca do Cumbijã, eu, Sekúna (filho do Cherno Rachide, há pouco falecido, e seu herdeiro no "posto") e o Cherno da República do Senegal ( irmão do falecido Cherno Rachide).


Guiné > Região de Tombali > Aldeia Formosa > Janeiro de 1973 > Foto 9 >  Com alguns homens grandes de Aldeia. O que tem a "seta" na mão é o Califa, o homem mais velho de Aldeia Formosa e antigo chefe religioso. [Em Janeiro de 1973, o Cherno Rachide ainda era vivo, tendo presidido, em Aldeia Formosa,  à "festa do carneiro" ]. 




Guiné > Região de Tombali > Aldeia Formosa > Janeiro de 1973 > Foto 13 > A população,  na sua maioria constituída por "homens grandes",  segue a leitura do alcorão pelo Cherno Rachide. Os fatos que envergam não os usam habitualmente mas só em dias festivos como o "Ramadão" ou "Festa do Carneiro", que significa para eles o início de um Novo Ano. 



Fotos (e legendas): © Vasco da Gama (2011) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.


Mais três fotos do álbum do Vasco da Gama (ex-Cap Mil, CCAV  8351, Cumbijã, 1972/74), disponibilizadas ao Pepito e, através deste,  ao seu amigo Califa Aliu Djaló, filho do falecido Cherno Rachide) (*). 


Recorde-se, aqui, entretanto, as andanças da CCAV 8351 (1972/74) por terras da Guiné, e em especial na Região de Tombali:






(i) Cumeré,  entre 27 de Outubro e 15 de Novembro de 1972;  


(ii) Aldeia Formosa,  desde Novembro de 1972 até inícios de 73; 


(iii) a partir daqui, "dormíamos no mato na zona de Colibuía (desértica) quatro vezes por semana"; 


(iv) "ocupámos o Cumbijã em Março de 1973 e ficámos lá até finais de Junho de 1974";


(v)  O Vasco e os seus homens ainda estiveram em NHACOBÁ: "depois de ter assaltado este local em 17 de Maio de 1973, estivemos lá, dia sim dia não, recebendo ordens para aí nos  fixarmos em definitivo a 23 de Maio, e tendo abandonado esse local  às 22h00 do dia 24 de Maio após ordens superiores"); 


(vi) finalmente em Bissau,  em Julho e Agosto de 1974.
 __________

4 comentários:

Anónimo disse...

Compreendo que a nomes de Almirantes da Carreira das Índias tudo será permitido. MAS....ambos os bracos(com cedilha!)sobre os ombros dos "grandes" dos Homens Grandes,Califa,etc,etc e tal? Lá se vai o protocolo.(Ou seria o "preto ao colo"?)-É claro que,em linguagem de caserna....já tinham "chegado à Madeira"! Caríssimo D'A Gama:Aquele abraco Amigo!

Anónimo disse...

Camarigo Vasco da Gama, Saudações.

Assim, com a grandiosidade do nosso Blogue e a particularidade dos nosso Editores, foi muito bem conseguida a conjugação do teu album fotográfico com imagens óbtidas em Aldeia Formosa, tal como as que eu obtive na Festa do encerramento do Ramadão, em Bissau-1970.

Dadas as circunstâncias das oportunidades, conseguimos reunir um rol muito abrangente de entidades e de muita força cultural e/ou religiosa.

Com um Abraço
Arménio Estorninho

Anónimo disse...

Mail enviado aos editores pelo Vasco da Gama, com data de 24/2/2010:

Queridos Amigos,

Na certeza absoluta de que o nosso Blogue viverá para além de nós e que contém um manancial impressionante de informação a ser aproveitada pelos estudiosos e não só, quero que as informações que publicamos contenham o mínimo de imprecisões.

É na validade deste princípio que queria referir correcções de somenos importância no que aos postes sobre as fotografias que enviei ao Pepito dizem respeito, e que o nosso Comandante Luís Graça entendeu por bem publicar, a saber:

Poste P 7845

A minha Companhia teve o percurso seguinte na Guiné:

(i) Cumeré desde 27 de Outubro a 15 de Novembro;

(ii) Aldeia Formosa desde Novembro de 1972 até inícios de 73;

(iii) a partir daqui dormíamos no mato na zona de Colibuía (desértica) quatro vezes por semana ;

(iv) ocupámos o Cumbijã em Março de 1973 até finais de Junho de 1974;

(v) Estive ainda em NHACOBÁ, depois de ter assaltado este local em 17 de Maio de 1973, dia sim dia não, recebendo ordens para aí me fixar em definitivo a 23 de Maio, e tendo abandonado esse local ás 22h00 do dia 24 de Maio após ordens superiores );

(vi) finalmente em Bissau, Julho e Agosto de 1974.

1ª fotografia a data correcta é Janeiro de 1974

Poste P7835:

Foto 4 Onde se escreve que encontrei, deve ler-se que encontrámos


Obrigado por tudo e quando houver energia moral ainda tenho muito a dizer sobre Nhacobá.

Vasco da Gama
Buarcos

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Meu querido Vasco:

1. Aprecio a tua preocupação de rigor, que é coisa que faz parte da nossa cultura bloguística... Como toda a gente, também erramos, mas também somos capazes de logo dar a mão à palmatória... Tu (tal como eu) és sensível, pro formação científica e pedagógica, a essa cultura de rigor... Obrigado por mo teres lembrado...

Acontece que, às vezes, o erro nasce da insuficiência de elementos enviados pelas nossas fontes primárias, os nossos camaradas... Daí pedirmos que mandem sempre, por exemplo, as fotos devidamente legendadas: local, data, assunto principal, nome das pessoas, nº das unidades, etc. Estamos a falar de acontecimentos que decorreram entre 1961/63 e 1974... portanto há meio século ou quase... Não há memória que resista à simples transmissão oral...

2. Quanto à sobrevivência do nosso blogue, para além da nossa morte, bom... é preciso primeiro acautelar isso ,e pagar as contas, todos os anos, ao "senhorio" (e nosso futuro "coveiro"), que é o Google (dono do Blogger)... É que já não há blogues grátis...