1. Comentário de Joaquim Mexia Alves [ foto à esquerda,] ao poste P8495 (*) e outros relacionados:
Repito aqui o comentário que coloquei noutro lado sobre os nossos médicos.
(i) Ora bem, o Prof Doutor Pereira Coelho, para os amigos Mané Pereira Coelho, é um homem de eleição. um grande homem e um grande médico. [ Já foi aqui evocado pelo nosso camarigo Luís Dias (*)...Aliás, conheci-o no Galomaro numa "aventura" que me "obrigaram" a fazer e que um dia contarei.]
O seu trato de uma simpatia extrema, a sua dedicação á medicina e àqueles que tratava, grangearam-lhe um capital de simpatia que prevaleceu para além da tropa.
É conhecido por ser o pai do bébe-proveta em Portugal. Conheço-o bem embora já alguns anos o não veja, com grande pena minha.
(ii) O António Alfredo [Viana Pinheiro] Azevedo não lhe fica atrás em grandeza de alma e dignidade, como homem e como médico, como aliás eu já tinha afirmado.
[E a propósito, escreveu o Paulo Santiago, foto à esquerda, quando comandante do Pel Caç Nat 53, Saltinho, 1970/72, em comentário ao poste P8485 **]:
O Dr. Azevedo é um camarada que eu gostaria de encontrar. Foi ele que, definitivamente, conseguiu curar-me das otites que, ciclamente, me apoquentavam,e aquilo eram dores do c... Também ele me tratou do primeiro, e único, "ataque" de paludismo. Aquela vala da foto, utilizei-a ao ínicio da noite de 3 de Agosto de 1972...O Mexia estava lá, e o Dr. Azevedo,penso que também estava... Uma vala com uma profundidade pouco adequada ao tamanho do Joaquim]...
Também sobre estes dois médicos, escreve o Luís Dias [, foto a seguir à direita,, quando jovem Alf Mil At Inf da CCAÇ 3491/BCAÇ 3872, Dulombi e Galomaro, 1971/74] (***):
Segundo informações colhidas junto do Professor Doutor Pereira Coelho, o Médico Pinheiro Azevedo pertencia ao BART 3873 (Bambadinca) e não ao BCAÇ 3872 (Galomaro). Ambos seguiram para a Guiné no mesmo barco (onde ia o BART3873, mas com destinos diferentes). Devido ao facto de ele se encontrar no Xitole, à data da emboscada do Saltinho [, ou melhor, Quirafo], foi ele que avançou para o terreno. A seguir chegou o Dr. Pereira Coelho por determinação do Comandante, que conversou com o colega que chegara em primeiro lugar, pois já não havia nada a fazer. Era sua convicção que quem passou as certidões de óbito foi o Dr. Pinheiro Azevedo.
(iii) E continua o Joaquim Mexia Alves:
Já agora e porque noutros postes se fala dele, o Dr. Moreira Figueiredo [, António Lebre Moreira de Figueiredo, estomatologista,] assentou a sua vida em Leiria, tendo-o eu conhecido muito bem. (****)
Para além da sua carreira médica, dedicou-se muito às artes e cultura na cidade do Liz.
(iv) Acrescento então que o Prof. Maymone Martins está, (estava?), no Hospital de Santa Cruz. Julgo que está mais dedicado à cardiologia pediátrica, pois foi quem tratou o meu filho André, quando era ainda criança, e tinha um "sopro cardiaco".
É um homem que apenas conheci nessa altura, mas de uma simpatia e competência extremas, pelo que lhe estou muito agradecido.
Foi-me indicado por um primo meu, Dr. Francisco Machado, (naquela altura chefe da hemodinâmica no Hospital de Santa Cruz, salvo o erro), e que curiosamente foi Comando em Angola. Entramos para Mafra no mesmo dia, tendo-nos separado em Lamego, pois ele foi para os Comandos e eu para os Rangers. (*****)
Um abraço a todos,
J. Mexia Alves
_______________
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 1 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8495: Os nossos médicos (32): Fotos do Serviço de Saúde do BCAÇ 2845 (Albino Silva)
(**) 30 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5732: Os nossos médicos (15): Professor Doutor Pereira Coelho (ex-Alf Mil Méd do BCAÇ 3872 e Director do Hospital Civil Bafatá, 71/74
(***) Vd. poste de 29 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8485: Os nossos médicos (29): O arraial minhoto do Alf Mil Med Pinheiro Azevedo no Xitole, em 4 de Abril de 1972 (Joaquim Mexia Alves, CART 3492 / BART 3873, 1971/74)
(****) Vd. poste de 30 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8491: Os nossos médicos (31): HM241: Pessoal médico do meu tempo por especialidades (J. Pardete Ferreira)
(*****) Último poste da série > 11 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8540: Os nossos médicos (37): Dr. Fernando Garcia, chefe da equipa cirúrgica do HM241, Bissau, 1966/68 (J. Pardete Ferreira)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Guiné 63/74 - P8552: Os nossos médicos (38): O Prof Pereira Coelho, o pai do bebé-proveta em Portugal... e que esteve em Galomaro... Recordando ainda os Dr. Pinheiro Azevedo, Dr. Moreira Figueiredo e o Prof Maymone Martins (Joaquim Mexia Alves / Paulo Santiago / Luís Dias)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Camarigo Joaquim Mexia Alves
Referes que já há alguns anos que não vês o Prof-Doutor Pereira Coelho, com muita pena tua. Vou encaminhar as tuas palavras para ele, a ver se o convencemos a ir almoçar com a malta. É difícil tirá-lo do trabalho na clínica durante a semana e do aconchego do lar ao fim de semana (porque fica na brincadeira com as netas), mas irei insistir. Já tentámos levá-lo aos almoços da companhia (terá ido a um da CCS)mas corta-se sempre.
Um abraço (e puseste-me no lugar quando escreveste sobre a minha foto:"quando jovem Alf....". O tempo passou tão depressa....e custa tanto ver como éramos e como somos,... caraças!)
Luís Dias
Luís:
1. Este poste resulta de uma "colagem" de comentários... Há uma série de informações sobre os "nossos médicos" que se perderiam se ficassem na "cave" do blogue...
2. Não conheço pessoalmente o Prof Pereira Coelho (teu amigo, nosso camarada e... meu colega, por que também dou aulas e participo em júris académicos da Faculdade de Medicina de Lisboa`... embora sendo da UNL - Universidade Nova de Lisboa).
Se o conseguires trazer ao nosso convívio, terás direito a lugar vitalício na Tabanca Grande...
3. Fala-lhe desta nossa singela (mas bonita) tentativa de ir recuperando as "peças soltas" das nossas memórias dos médicos da nossa guerra, que nos ajudaram a sobreviver, que trataram das nossas mazelas do corpo (e até da alma), que nos ajudaram a "enterrar" e a "fazer o luto" dos nossos mortos, que salvaram as vidas de muitos dos nossos camaradas, feridos, que tiveram apesar de tudo a sorte de chegar a tempo às suas mãos (sobretudo no HM241)... Acho que temos uma dívida de gratidão para com eles... os nossos médicos, os nossos enfermeiros, os nossos maqueiros, as nossas enfermeiras pára-quedistas, os nossos radiologistas, os nossos fisioterapeutas, os nossos condutores de ambulância...
4. Claro que será uma grande honra para nós todos, se ele, o Prof Pereira Coelho, um dia quiser utilizar as nossas "facilities", as páginas do nosso blogue...
Enviar um comentário