é membro da nossa Tabanca Grande desde 13/5/2009]:
Camaradas, tendo recentemente lido no site Tabanca Grande diversas versões ácerca do triste acidente junto ao Cheche [, no Rio Corubal], quando as nossas tropas abandonaram Madina de Boé [, Op Mabecos Bravios], devo dizer que algumas delas não são as verdadeiras.
Camaradas, tendo recentemente lido no site Tabanca Grande diversas versões ácerca do triste acidente junto ao Cheche [, no Rio Corubal], quando as nossas tropas abandonaram Madina de Boé [, Op Mabecos Bravios], devo dizer que algumas delas não são as verdadeiras.
Isto porque nesse terrível dia 6 de Fevereiro 1969 estava a sobrevoar a coluna no avião T6G 1724 com outro T6 no tempo 3h 10m. A Força Aérea tinha, em Nova Lamego, 6 T6 uma DO e um Heli .Estavam sempre dois T6 a fazer protecção. Este pormenor não li em parte nenhuma.
Quero dizer o seguinte:
1º O acidente deu-se por excesso de peso na jangada.
2º Não houve nenhum ataque do inimigo.
3º O Heli que se encontrava lá não era o Heli canhão, o piloto era 1º Sargento Ribeiro.
4º Passado umas horas apareceu, de Heli, o General Spínola que acompanhou a companhia até Canjandude.
Para terminar quero vos dizer que é para nunca mais esquecer o que se passou no dia 12 de Fevereiro. Eu, com o Tenente Coronel Piloto Costa Gomes e um Tenente Piloto do qual não me recordo do nome, sobrevoámos o rio na DO27 3329 no total de 4h 05m, onde vimos o triste espectáculo, os crocodilos de volta dos corpos que estavam a boiar.
Para provar tenho estes voos registados na minha caderneta de voo.
1º O acidente deu-se por excesso de peso na jangada.
2º Não houve nenhum ataque do inimigo.
3º O Heli que se encontrava lá não era o Heli canhão, o piloto era 1º Sargento Ribeiro.
4º Passado umas horas apareceu, de Heli, o General Spínola que acompanhou a companhia até Canjandude.
Para terminar quero vos dizer que é para nunca mais esquecer o que se passou no dia 12 de Fevereiro. Eu, com o Tenente Coronel Piloto Costa Gomes e um Tenente Piloto do qual não me recordo do nome, sobrevoámos o rio na DO27 3329 no total de 4h 05m, onde vimos o triste espectáculo, os crocodilos de volta dos corpos que estavam a boiar.
Para provar tenho estes voos registados na minha caderneta de voo.
Sem mais um grande abraço.
Vitor Oliveira (Pichas)
1º Cabo Melec
Vitor Oliveira (Pichas)
1º Cabo Melec
______________
´
´
Nota do editor:
2 comentários:
Esta é mais uma prova de que a guerra não se faz, à secretária, e que os homens são mais importantes que o material de guerra.
Vitor, certamente por lapso escreveste 12 de fevereiro de 1969 em vez de 6... Ests é que foi a data fatídica...
A tua tese é a do alf mul Rui Felício, da CCAÇ 2405, Galomaro e Dulombi, 1968/70, que também ia na jangada que se virou e que perdeu 17 dos homens do seu grupo de combate...
Podes ler aqui, na I Série do nosso blogue, o seu precioso depoimento:
12 Fevereiro 2006
Guiné 63/74 - DXXVI: O desastre do Cheche: a verdade a que os mortos e os vivos têm direito (Rui Felício, CCAÇ 2405)
http://blogueforanada.blogspot.pt/2006/02/guin-6374-dxxvi-o-desastre-do-cheche.html
Enviar um comentário