Foto 1 > Este é T6G 1791 que um alferes periquito mandou para o capim perto de Madina do Boé.
Foto 2 > Aqui é pessoal a desmontar o todo o material que foi possivel. Esta operação foi feita sob a indispensável protecção de tropas paraquedistas [BCP 12].
Foto 3 > Já não me lembro deste pessoal a não ser do sargento ajudante Manuel Matacão
Foto 4 > Este é o avião que o brigadeiro Hélio Felgas [, na altura coronel,] viu quando da retirada de Madina de má memória e que eu assisti [, em 6 de fevereiro de 1969]. Mas através destas fotos também se pode analisar a capacidade técnica dos mecânicos da FAP, apesar da sua tenra idade.
Fotos (e legendas): © Vitor Oliveira (2009). Todos os direitos reservados. [Edição: L.G.]
1. Esta sequência fotográfica já foi publicada no nosso blogue, aquando da apresentação do Vitor Oliveira à nossa Tabanca Grande em 13/5/2009. Também foi publicada no blogue dos nossos amigos Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 65/74. Na altura, em formato reduzido e sem o devido enquadramento.
Não encontrei até agora mais nenhuma referência a este acidente que custou uma aeronave à FAP. E nem sabemos em que ano é que foi (1967 ? 1968? 1969 ?). Sabemos que no ano de 1968 o Vitor Oliveira voava muito com o sargento Honório, em missões de proteção de colunas de Lamego para Beli (, destacamento cuja guarnição é mandada retirar por Spínola, em 15/7/1968). Talvez estas fotos sejam dessa altura, de meados do ano de 1968, o que está por confirmar). Todavia, nada melhor do que esperar um esclarecimento adicional, da parte do Vitor. Fico-lhe desde já obrigado, a ele ou qualquer outro dos nossos camaradas que tenham informações sobre este acidente da FAP.
É natural que o PAIGC tenha, posteriormente, fotografado os restos da aeronave e tenha reclamado, como mérito seu, o seu abate. No Arquivo Amílcar Cabral, disponível "on line" no portal Casa Comum, desenvolvido pela Fundação Mário Soares, há diversas fotos de aviões "abatidos"... Um deles poderia ser este T6G,,, Obviamente que era um grande trunfo, em termos de propaganda, interna e externa, independentemente da verdade dos factos... Muitas das fotos do arquivo (que está integralmente tratado pela FMS) não tem legendas com datas e lugares precisos. Ou muito simplesmente carecem de legenda. LG
2. Sobre este assunto, o Vitor Oliveira mandou-me o seguinte esclarecimento (com conhecimento também ao Vitor Barata, editor do blogue Especialistas da Base 12, Guiné 65/74:).
Amigos Vitor e Luis:
Deram-me um livro sobre a Guiné que é Batalhas da História de Portugal: Guerra de África: Guiné, em que na página 120 aparece uma foto de um T6G a ser reparado em MADINA DE BOÉ... Isso não era possível porque a pista mal dava para aterrar uma DO27. A pista ficava no fundo dos montes.
Eu devo ser dos especialistas que mais vezes esteve em Madina e uma vez mais o meu grande amigo HHonório estivemos metidos dentro de um abrigo uma hora e tal até que acabasse o tiroteio entre as nossas tropas e o inimigo.
Tenho estes voos registados na minha caderneta de voo.
Sem mais um grande abraço.
Vitor Oliveira
1º Cabo Melec.
Eu devo ser dos especialistas que mais vezes esteve em Madina e uma vez mais o meu grande amigo HHonório estivemos metidos dentro de um abrigo uma hora e tal até que acabasse o tiroteio entre as nossas tropas e o inimigo.
Tenho estes voos registados na minha caderneta de voo.
Sem mais um grande abraço.
Vitor Oliveira
1º Cabo Melec.
3. Comentário de L.G.
Vitor, o livro de que falas é o do Fernando Policarpo (Batalhas da História de Portugal, Guerra de África, Guiné, 1963-1974, Vol. 21, Academia Portuguesa de História, Matosinhos, QuidNovi Editores,2006). A legenda da p. 120 só pode estar errada. Quando vir o Fernando Policarpo (e até pode ser já na próxima segunda feira, se ele for ao mesmo almoço-convívio, a que eu vou, em Ribamar, Lourinhã).De qualquer modo, ficamos sem saber quando (dia, mês e ano) se deu este acidente com o T6G, nas imediações de Madina do Boé. Um abraço. LG
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Nota do editor:
Último poste da série > 20 de junho de 2013 > Guiné 63/74 - P11737: FAP (74): A instrução do AL III no meu tempo: em Janeiro de 68, eu e mais cinco pilotos do P1 de 67, juntamente com quatro pilotos da Academia Militar e o Senhor Dom Duarte de Bragança, iniciamos com o Al II o curso de helis... Saí de Tancos com um total de 291 horas de voo, e no dia 1 de Outubro de 68 fazia uma evacuação (TEVS) em Cabuca.... (Jorge Félix)
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Nota do editor:
Último poste da série > 20 de junho de 2013 > Guiné 63/74 - P11737: FAP (74): A instrução do AL III no meu tempo: em Janeiro de 68, eu e mais cinco pilotos do P1 de 67, juntamente com quatro pilotos da Academia Militar e o Senhor Dom Duarte de Bragança, iniciamos com o Al II o curso de helis... Saí de Tancos com um total de 291 horas de voo, e no dia 1 de Outubro de 68 fazia uma evacuação (TEVS) em Cabuca.... (Jorge Félix)
1 comentário:
Vitor:
Republiquei esta sequência porque tu mereces!... E a FAP e o assunto também...
Procurei melhorar as fotos que têm baixissima resolução... Talvez valesse a pena voltar a digitalizar os originais com reoslução mais alta...
Há um mistério por desvandar: em que ano foi isto, este acidente ? Nunca esclareceste a data... Se é do teu tempo, só pode ser de 1967, 1968, 1969...
Inclino-me para 1968. O destacamento de Beli foi abandonado em 15/7/1968... Nessa altura voavas muito para esses lados, com o Honório... Verdade ?
Diz qualquer coisa. Um abraço. Luis Graça
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