segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Guiné 63/74 - P13938: Consultório militar, de José Martins (11): Quem foi o alf mil Linhares de Almeida, da CCAÇ 1547, morto em combate em 1/4/1967, e condecorado, a título póstumo, com a cruz de guerra de 2ª classe ?




Guiné >Bissau > s/d> Placa toponímica > Rua Alferes Linhares de Almeida... >  Foto comprada na Feira da Ladra, em Lisboa, pelo nosso camarada e colaborador permanente Mário Beja Santos.

(...)"E acontece mesmo, há para ali uma chusma de fotografias que diz Foto Iris, Bissau. Mexo e remexo, não encontro fio condutor, terá sido seguramente alguém que andou entre a Guiné e Cabo Verde, encontrei fotografias do porto de Mindelo, S. Vicente, bem bonitas por sinal. Não chove, pus mais um plástico e ali ponho os joelhos, para contemplar demoradamente as fotografias. Escolho três de que gostei muito, não sei explicar porquê. Talvez no Google encontrasse referências a esta CCAÇ 1547, a que pertenceu o alferes Linhares de Almeida, morto em combate em 1 de Abril de 1967. O Zé Martins que descalce a bota, ele é que é o estudioso e conte como foi. Outro bico-de-obra é saber onde é que estava esta rua, num muro enegrecido de onde brota capim: será Bissau? Quem se recordar faça o favor de me explicar aonde estava esta rua. " (...) (Excerto do poste P13870 )(*).


.Foto: © Mário Beja Santos (2014). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]


1. Resposta do José Martins [ex-fur mil trms, CCAÇ 5, Canjadude, 1968/70, TOC reformado, residente em Odivelas]. no âmbito do seu "consultório militar" (**):

Pela mão do Mário Beja Santos, surge a pergunta de quem é o “Alferes Linhares de Almeida” que dá o nome a uma rua que, julga-se, ser em Bissau.

A entidade que poderia dar resposta a esta pergunta, “quem e porquê”, já não existe, pois seria a Câmara Municipal de Bissau, entidade que detem/detinha a função de aprovar a atribuição de nomes aos arruamentos e praças.

Com a leitura do registo mencionado no 8º Volume – Tomo II – Livro 1 – MORTOS EM CAMPANHA – página página 252, da CECA, passamos a saber que Carlos Manuel Sousa LINHARES DE ALMEIDA, filho de Luciano Ribeiro de Almeida e de Maria do Céu Linhares Ribeiro de Almeida nasceu na freguesia de Nossa Senhora da Candelária, concelho de Bissau.

Para informações mais detalhadas, teriamos que pedir autorização, ao Arquivo Geral do Exército, para consultar o seu processo individual. Porém, caso ainda não terem decorrido 50 anos sobre o acontecimento, só seria possivel se um familiar directo o autorizasse.

Não está indicada a data de nascimento, Porém, dado ter-lhe sido atribuido, militarmente, o número 27/63, terá nascido em 1942. O seu nascimento naquela então Província Ultramarina Portuguesa, poder-se-á relacionar com algum cargo, civil ou militar, que o pai tivesse naquela possessão.

Foi mobilizado pelo Regimento de Infantaria nº 1, aquartelada na Amadora, para fazer parte da Companhia de Caçadores nº 1547 / Batalhão de Caçadores nº 1887. Da ficha da unidade (7º Volume – Tomo II – Guiné – Página 83 e seguintes), respigamos que a unidade embarcou para a Guiné em 7 de Maio de 1966, tendo chegado a 13 desse mês.

A unidade seguiu para Fá Mandinga para efectuar o IAO e ficar como unidade de intervenção e reserva do Batalhão de Caçadores nº 1888, tendo efectuado operações no Xitole e no baixo Corubal.

Entre finais de Maio de 1966 e principios de Junho de 1966, foi deslocada para Nova Lamego, para realização de uma operação na região de Pataque e outras.

Em Setembro é transferida para Bula, para executar uma operação da região de Jol, na dependência do Batalhão de Cavalaria nº 790.

Em Setembro de 1967, a Companhia de Caçadores nº 1547, é colocada em Bigene, com a responsabilidade do respectivo sector e com um pelotão destacado em Barro, ficando na dependência do seu batalhão.

Rendida no sector de Bigene, passa para Bissau em 2 de Novembro de 1967, sendo por missão a a segurança e protecção das instalações e das populações da área.

A unidade regressou á metrópole em 25 de Janeiro de 1968.

Voltando à “ficha de óbito” do nosso camarada Carlos Linhares de Almeida, constatamos que foi ferido em combate na transposição do rio Talicó, no regresso a Bigene. Como local do óbito é indicado o Hospital Militar de Bissau, o que demonstra que foi evacuado do local de combate, dando como data do falecimento a 1 de Abril de 1967.

Quanto ao local de inumação – Cemitério da Praia do Ribatejo, leva-nos a especular que a família seria oriunda daquela zona ou ali teria fixado residência.

Pela consulta dos registos constantes da página de Ultramar.terraweb, baseada nos livros da CECA que regista as condecorações atribuídas e os louvores que deram origem às mesmas, de todos os Teatros de Operação, verificamos que o camarada em questão foi louvado e foi-lhe atribuída, a título póstumo, uma Cruz de Guerra de 2ª Classe, por feitos em 1 de Abril de 1967. Pela coincidência de datas da acção em que foi distinguido e a data do óbito, somos levados a crer que, apesar de ter sido evacuado, não obstou sucumbir aos ferimentos em pouco tempo. O registo dos termos de atribuição da condecoração, pode ser visto do 5º Volume – Livro IV – Página 422, e o facto foi publicado na Ordem do Exército nº 18 – 2ª sério de 1967.
José Marcelino Martins
23 de Novembro de 2014

2. Nota do editor L.G.:

Há um Carlos Linhares de Almeida, "Juca", "irmã do Banana", identificado n uma foto do Grupo do Liceu Honório Barreto, sem data, e da autoria de Armanmdo Grego Ferreira, Jr. Está assinalado como o nº 2  na foto de grupo. Disponível no blogue NhaGente.


_________________


5 comentários:

Luís Graça disse...

Mandei a seguinte mensagem ao administrador e editor do blogue NHagente:


Data: 24 nov 2014 21:45

assunto - Carlos Linhares de Almeida, com nome de rua em Bissau, morto em combate em 1/4/1967


Caro amigo:

Parabéns pelo seu blogue que é um local de reencontros. Tal como o nosso, Luís Graça & Camaradas da Guiné. Devemos ter amigos em comum.

Procuro fotos e informações sobre o Linhares de Almeida, que foi nosso camarada de armas durante a guerra colonial, e nascido em Bissau, c. 1942...

Ele passou pelo Liceu Honório Barreto, tal como o Pepito, o António Estácio, embora estes fossem mais novos ... Deve ter tido como professora a dra. Clara Schwartz, decana do nosso blogue, mãe do falecido Pepito...

O Linhares de Almeida morreu em combate, no TO da Guiné, em 1/4/1965, na região de Bigene. Encontrei uma foto de grupo, do tempo do liceu, no seu blogue e gostava de ter autorização sua para a publicar no nosso blogue.

http://nhagente-bissau.yolasite.com/foto-67.php

Em contrapartida, ofereco-lhe esta, publicada no nosso blogue:

24 de novembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13938: Consultório militar, de José Martins (11): Quem foi o alf mil Linhares de Almeida, da CCAÇ 1547, morto em combate em 1/4/1967, e condecorado, a título póstumo, com a cruz de guerra de 2ª classe ?

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2014/11/guine-6374-p13938-consultorio-militar.html

Diga-me se estamos a falar da mesma pessoa, o "Juca", o "irmão do Banana" (nº 2 da foto do seu blogue)... Se for o mesmo Linhares de Almeida que eu penso que é, irá morrer, anos mais tarde, como alferes miliciano do exército português, em Bigene. Foi condecorado com uma cruz de guerra, a título póstumo... Sabe algo mais dele e da família ?

Djarama. Mantenhas.

Luis Graça (ex-fur mil, CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 1969/71)

Luís Graça disse...

Mensagem que enviei também ao António Estácio:

Corpo di bó ?

Este camarada, Linhares de Almeida, teu conterrâneo, deve ser do teu tempo de Liceu... Morreu em combate, no TO da Guiné, em 1/4/1965, na região de Bigene. Nasceu em Bissau, c. 1942... Conheceste-o, decerto...

Vê aqui:

24 DE NOVEMBRO DE 2014

Guiné 63/74 - P13938: Consultório militar, de José Martins (11): Quem foi o alf mil Linhares de Almeida, da CCAÇ 1547, morto em combate em 1/4/1967, e condecorado, a título póstumo, com a cruz de guerra de 2ª classe ?

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2014/11/guine-6374-p13938-consultorio-militar.html

Vê também aqui (foto):

http://nhagente-bissau.yolasite.com/foto-67.php

Mantenhas. Luis

Anónimo disse...

Ainda que mais velho 10 anos pude conhece-lo antes de ir para a tropa. Irmão mais velho de dois amigos meus, O Banana, ainda em Bissau e o Bananinha, em Lisboa, que até há pouco tempo era jurista na Presidência da República de Portugal. O malogrado Juca era pessoa muito conhecida e popular no velho Liceu Honório Barreto. manuel amante

Luís Graça disse...

Obrigado, Manuel Amante, então bate certo... O "Juca" ´(da foto que aparece no blogue Nhagente) é mesmo o nosso Carlos Linhares de Almeida... Tu és xde 1952, ele era de 1942.

O seu nome faz partte da lista dos alferes mortos no CTIG... A lisat do Artur Conceição faz referência a 75, mas parece haver nomes que faltam... LG

___________________


29 DE JUNHO DE 2010
Guiné 63/74 - P6658: Lista alfabética dos 75 alferes mortos no CTIG, 54 (72%) dos quais em combate (Artur Conceição)


http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2010/06/guine-6374-p6653-lista-alfabetica-dos.html

BARRAGON disse...

O CARLOS LINHARES DE ALMEIDA ENCONTRA-SE SEPULTADO NO TALHAO DOS COMBATENTES NO CEMITERIO DA PRAIA DO RIBATEJO,JUNTO A CAMPA DOS MEUS AVÓS E PAIS,OS PAIS DO LINHARES DE ALMEIDA TEM UMA CASA DA FAMILIA,JUNTO A ESTAÇÃO DOS CORREIOS E DO RESTAURANTE DO CHICO,DA PRAIA DO RIBATEJO,O IRMÃO QUE VIVE EM LISBOA,VEJO-O DE VEZ EM QUANTO AQUI PELA TERRA,NA SUA CASA,ONDE VEM MATAR SAUDADES,ABRAÇO.