quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Guiné 63/74 - P13950: Efemérides (179): Deixem-me celebrar o dia de Ação de Graças, o Thanksgiving Day, no meio de vós, nos dois lados do Atlântico (José da Câmara, ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56)



1. Mensagem dirigida à Tertúlia do nosso camarada José da Câmara (ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Brá, Bachile e Teixeira Pinto, 1971/73), com data de hoje, 27 de Novembro de 2014:

Meus queridos amigos,
Amanhã, Quinta-Feira, irei celebrar o Dia de Acção de Graças nos Estados Unidos da América.

Eu e muitos de nós escolhemos este grande País americano para nossa segunda Pátria. Aqui fizemos as nossas vidas, formámos e vimos crescer as nossas famílias, realizámos muitos dos nossos sonhos. 
De uma maneira geral fomos recebidos sem reservas pelos EUA. Em troca apenas nos pediram que compreendêssemos e respeitássemos as suas instituições. Na verdade, pediram muito pouco para aquilo que recebemos em troca.

Sou agradecido e penso que a maioria dos que aqui vivem me acompanham nesse sentimento. Também celebro com estes. Lá longe, onde a Europa acaba e a América começa vivem muitos familiares, companheiros e amigos da escola, da minha juventude, do trabalho, do desporto.

Do serviço militar reconheço os camaradas que ao longo dos anos viveram as mesmas horas de aflição, os mesmos sacrifícios e também os grandes momentos de alegria e camaradagem, que também os houve, que só a guerra do Ultramar poderia proporcionar.
Se me permitem, deixem-me também celebrar o dia de Ação de Graças, o Thanksgiving Day, no meio de vós, nos dois lados do Atlântico.

Com um abraço,
JC


2. Comentário do editor

Caro amigo, camarada e irmão José
Em nome da tertúlia muito obrigado por te lembrares dos teus camaradas e amigos, neste Dia de Acção de Graças, festividade com muita tradição nesse país onde a comunidade portuguesa foi integrada e é reconhecida como gente de bem, e que, como dizes, pouco pediu em troca.

Retribuímos, desejando um dia muito feliz para toda a família Câmara.

Um grande abraço do camarada, amigo e irmão
Carlos Vinhal
____________

Nota do editor:

Último poste da série de 18 de Novembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13910: Efemérides (178): Evocação do Centenário da I Grande Guerra na cidade de Vila do Conde (Núcleo de Matosinhos da LC / Carlos Vinhal)

11 comentários:

Abílio Duarte disse...

GOSTEI DA SUA MENSAGEM, E ADMIRO QUEM TEVE QUE SAIR DO NOSSO PAÍS, DEPOIS DE AMARGAR NAS MATAS DA GUINÉ, PARA PODER TRABALHAR E VIVER EM PAZ.BEM HAJA.

Abel Santos disse...

Camarada José da Câmara:
Li a mensagem que envias à tertúlia, e fiquei muito sensibilizado pelas tuas palavras em relação aos teus amigos, e especialmente aos teus camaradas que contigo conviveram em terras da Guiné ,e que também é extensivo a todos os outros que por lá passaram, mas o mais importante é o reconhecimento que fazes a esse povo que te acolheu só isso denota que és um homem com sentimentos, e que sabe estar na vida.
Para vós um alfa bravo, e que continues por muitos anos a celebrar o dia de Ação de Graças.
Abel Santos, Guiné Nova Lamego e Burumtuma 1967/1969.

Tony Borie disse...

Olá José da Câmara, meu vizinho.
Obrigado pelos teus votos, extensivos a todos nós.
Oxalá continuemos, todos nós, a festejar este "Dia de Acção de Graças", por muitos anos.
Um abraço, companheiro e vizinho.
Tony Borie.

Luís Graça disse...

Um alfabravo fraterno, deste lado do Atlântico... Luis Graça

José Botelho Colaço disse...

Caro amigo José da Câmara parabéns por celebrares o dia de acção de Graças na USA, eu ainda tentei a emigração mas creio que não me adaptei, para mim um emigrante é sempre português, o cantinho onde nascemos criou umas raízes com um espigão tão comprido por mais que se cave não se consegue descobrir o fim onde termina.
Um abraço.
Colaço.

Anónimo disse...

Eu tenho um grande respeito pelos povos que receberam e recebem os portugueses com hospitalidade e seria bom que esse respeito prevalecesse sempre e entre todas as culturas porque na verdade a Terra deve ser um espaço comum usufruível por todos os humanos. Caro Câmara, sinto-me grato por nos convidares para nos associarmos ao Dia de Ação de Graças.
Um abração
carvalho de Mampatá

Anónimo disse...

José da Câmara

Quero repetir aqui o meu agradecimento que já te transmiti em mail pessoal, com o pedido de que comesses por mim, neste Thanksgiving, uma boa colherada de iogurte com cereais.
MAS:
Espero que esta Festa, tão enraizada na cultura dos States desde os primeiros colonos, NÃO venha a ser exportada para aqui, para a nossa terra, tal como foram o S Valentin e o Halloween, porque, apesar do calor humano que contém, nada tem a ver connosco.
Mais uma vez: agradecido pela dádiva e um abraço.
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Caros amigos,
Os vossos comentários são um aconchego que me apraz regstar.

Se me permitem, o Alberto Branquinho foca algo com que concordo plenamente.

Portugal é um país riquíssimo em tradições religiosas e populares, para necessitar de importar coisas que nada lhe diz. Por exemplo, O Dia do Pão por Deus em Portugal (pelo menos nos Açores), é bem mais significativo do que a palhaçada imitante das bruxas americanas levadas a cabo pelas escolas portuguesas. Mas esta é uma opinião muito pessoal e que em nada pretende denegrir a boa vontade e o trabalho de quem faz coisas. Mesmo que eu não goste e difinitivamente não gosto do Halloween à portuguesa.

Grande abraço.
José Câmara

Hélder Valério disse...

Caro camarada José Câmara

Também aqui venho registar com apreço a tua iniciativa.
Creio que já antes também te tinhas referido a outros eventos que por aí ocorrem e de alguma forma te 'transportam' para as tua 'memórias africanas' e para a afectividade para connosco.

Sem dúvida que estes gestos, de lembrança, de amizade, de solidariedade, nos trazem algum calor ao coração, em tempos de bastante incerteza, como os que vão correndo.

Um grande abraço
Hélder S.

Anónimo disse...



Um pouco atrazado, não quero deixar de saudar o patriotismo que demonstras pela grande pátria que te acolheu. De Portugal, tua pátria por nascimento, já sabia que eras um grande amigo. Sei-o não só por aquilo que escreves mas, também pelo testemunho camaradas que te conhecem pessoalmente. Sei pelo meu primo e pelo Carlos Vinhal, que tu apesar de lá longe, és o grande dinamizador dos convívios da tua companhia. Pois é José Câmara, tu nascido no meio do oceano Atlântico tens uma alma tão grande e boa, que abraça todo esse mar que é teu, quer estejas na América, nos Açores ou em Portugal continental.
Um forte abraço

Francisco Baptista

Juvenal Amado disse...

José da Câmara

UM abraço e obrigado por nos incluíres nesse dia tão importante para quem aí vive.