domingo, 1 de abril de 2018

Guiné 61/74 - P18475: Efemérides (271): A minha Páscoa no mato, há 45 anos (José Claudino da Silva, ex-1º cabo cond auto, 3ª CART / BART 6520/72, Fulacunda, 1972/74)


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3ª CART / BART 6520/72 (1972/74) > 1973 > O José Claudino da Silva junto a cartaz d parede com os dizeres: "Páscoa Feliz, Os Serrotes, Fulacunda".

Foto: © José Claudino da Silva  (2017(. Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Publicação do capº 53 do próximo livro (na versão manuscrita, "Em Nome da Pátria") do nosso camarada José Claudino Silva [foto atual à direita]
(i) nasceu em Penafiel, em 1950, de pai incógnito" (como se dizia na época e infelizmente se continua a dizer, nos dias de hoje);

(ii) foi criado pela avó materna;

(iii) reside na Lixa, Felgueiras;

(iv) é vizinho do nosso grã-tabanqueiro, o padre Mário da Lixa, ex-capelão em Mansoa (1967/68), com quem, de resto, tem colaborado em iniciativas culturais, no Barracão da Cultura;

(v) tem orgulho na sua profissão: bate-chapas, agora reformado;

(vi) completou o 12.º ano de escolaridade;

(vii) foi um "homem que se fez a si próprio", sendo já autor de dois livros, publicados (um de poesia e outro de ficção);

(viii) tem página no Facebook; é avô e está a animar o projeto "Bosque dos Avós", na Serra do Marão, em Amarante;

(ix) é membro n.º 756 da nossa Tabanca Grande.


2. Efeméries > A minha Páscoa de 1973

Acreditam que foi no Domingo de Páscoa que vesti o camuflado a primeira vez, após a chegada a Fulacunda, ou seja dez meses depois de estar na Guiné?

Apenas o tinha usado na viagem desde Bolama e foi para tirar fotos a 200 metros do quartel. Volto a referir: eu era um sortudo que, embora prisioneiro, estava a passar a comissão sem correr grandes riscos. Foi no Domingo de Páscoa que comecei a perceber que o meu lugar também era ao lado dos meus camaradas.

Se eu recebi bolo-rei no Natal, o Zé Leal recebeu amêndoas na Páscoa e dividimos mais uma vez irmãmente. Foi pena não chegar uma para cada um.

Decerto não me vão culpar por, precisamente no dia em que a Igreja celebra a ressurreição de Cristo, eu argumentar que nem Jesus Cristo estaria tantos meses sem ter uma mulher.


Se me acusam de pecar, experimentem com aquela idade só verem mulheres nas revistas. Uma coisa vos digo, embora ainda me faltasse cerca de um mês para vir de férias, o que entretanto ia escrevendo, hoje dá vontade de rir.

“Quando eu for podemos ir à festa do S. Gonçalo, Santo António, S. João e S. Pedro mas uma coisa te aviso já, não admito que esse António pai da Ana vá connosco, quero passear contigo livremente. Que ridículo dizer aos teus pais que por eu estar aqui 11 meses era perigoso deixar-te sozinha comigo. Somos suficientemente grandes para ter liberdade de ir a festas sozinhos”.

Acham que fomos? Nem pensar!

Sabendo o que sei e o que passei, não queria estar no lugar dos pais que tinham filhos na guerra colonial mas, convenhamos que também ter filhas não era nada fácil. Já me debrucei sobre este assunto e quanto mais leio, mais me apercebo de que muitos sonhos de namoro foram por água abaixo e muitos corações ficaram destroçados pela distância. Daí me referir ao cuidado que os pais tinham na liberdade que davam às filhas que namoravam com soldados. Era mesmo muito mau. Mas havia outra faceta.

A Páscoa passada pelos nossos familiares por exemplo.

“Meu amor dizes-me que tu e os teus pais passaram um dia de Páscoa muito triste! Devia ser pois teres um irmão em França, outro em Angola e eu aqui não é fácil de aguentar, infelizmente este é o nosso destino. Também a minha avó me tem dito que sem mim as festas anuais só lhe servem para chorar”.

Ao menos, havia sempre quem tivesse… madrinhas de guerra.

O meu amigo Silva arranjou uma. Começaram a escrever um ao outro, cada vez mais assiduamente, e enquanto umas paixões se desmoronavam, outras se iam solidificando. A dele foi uma dessas.

Passámos muitas noites juntos a fazer reforço, contava-me os sonhos que tinha quando regressasse. Penso que conseguiu mais do que imaginava. Lembro-me de lhe ter dado algumas dicas de namoro e referi-me à miúda, que conheceu por fotografias, de ser bonita. Estive com ele esta semana. Ainda está casado com a madrinha de guerra, é claro.

Excerto do manuscrito "Ai, Dino, o que te fizeram!... Memórias de José Claudino da Silva, ex-1.º cabo cond auto, 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74)"
_____________

Nota do editor:

2 comentários:

Anónimo disse...

Dino, não tenho infelizmente qualquer memória de nenhuma Páscoa passada no mato...Só me lembro de uma segunda feira de carnaval, 9 de fevereiro de 1970, do outro lado de Fulacunda, na margem direita do rio Corubal: apenhei um enxerto de porrada... A gente só se lembra destas coisas... Claro, e das duas noites de Natal, passadas no mato...LG

Anónimo disse...

Caros amigos,

A proposito da celebracao da festa da Pascoa, veio-me a memoria a festa de ha 46 anos, no aquartelamento de Fajonquito, que terminou numa tragedia com a morte do Cap. Figueiredo, do Alferes O. Especiais Felix e do Furriel O. Especiais Alcino e do Soldado "comando?" Almeida.

Nesse dia compreendi que os soldados metropolitanos tinham uma forte ligacao aos seus Comandantes, a quem choraram como a um pai, envolvendo toda a nossa aldeia numa profunda tristeza.

Nesse dia observei uma faceta diferente e inedita dos Portugueses ate ai impensavel, a violencia contra um dos seus, no caso o Almeida, a quem agrediram com uma violencia selvagem e deixaram morrer diante dos nossos olhos, sem que houvesse um unico grito ou gemido por parte deste.

Nesse dia ou no dia anterior alguem teve a infeliz ideia de celebrar a festa da Pascoa com um prato de arroz com acucar para a malta do refeitorio geral, ninguem gostou, inclusive nos, Rafeiros do quartel.

O dia 2 de Abril de 1972 marcou-nos para toda a vida e ainda hoje, apesar de todas as voltas e reviravoltas, mantem-se viva a memoria e o memorial construido no mastro da bandeira onde, em 1 de Setembro de 1974, se fizeram a troca das duas bandeiras e que marcou o inicio da nova soberania que trazia em si enormes esperancas que nunca viriam a se realizar.

Com um abraco amigo,

Cherno Balde