quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Guiné 61/74 - P20340: Memória dos lugares (400): Roteiro de Bissau, antes e depois de 1975: principais artérias e pontos de referência


Guiné > Bissau > s/d > Vista aérea da Ponte Cais, Bissau. Bilhete Postal, Colecção "Guiné Portuguesa, 119" . (Edição Foto Serra, COP 239 Bissau. Impresso em Portugal, Imprimarte - Publicações e Artes Gráficas, SARL).

Legenda: Porto de Bissau, ou ponte-cais, o edifício das Alfândegas, à direita, a praça com o monumento a Diogo Cão (derrubada a seguir à independência), a entrada para a Fortaleza da Amura, ao centro, e à esquerda, se não erro, a Casa Gouveia (ou um estabelecimento da Casa Gouveia... Este é que é (era) o coração de Bissau Velho... A marginal chama-se hoje Av. 3 de Agosto.


Guiné > Bissau > c. 1960/70 > Pormenor de monumento a Diogo Gomes (às vezes confundido com Diogo Cão) e Edifício das Alfândegas > Bilhete Postal, Colecção "Guiné Portuguesa, 136". (Edição Foto Serra, C.P. 239 Bissau. Impresso em Portugal).


Guiné > Bissau > c. 1960/70> > Vista aérea parcial da cidade de Bissau e, ao fundo, o  Ilhéu do Rei. Bilhete Postal, Colecção "Guiné Portuguesa, 142". (Edição Foto Serra, C.P. 239 Bissau. Impresso em Portugal, Imprimarte - Publicações e Artes Gráficas, SARL).



Guiné > Bissau > c. 1960/70 > Vista aérea de Bissau. Ao centro, o Palácio do Governo e a Praça do Império. Bilhete Postal, Colecção "Guiné Portuguesa, 118". (Edição Foto Serra, C.P. 239 Bissau. Impresso em Portugal, Imprimarte - Publicações e Artes Gráficas, SARL).

Bilhetes postais da coleção do nosso camarada Agostinho Gaspar / Digitalização, legenda e edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Luís Graça & Camaradas da Guiné (2010



Guiné > Bissau > c. 1969/70 > Vista aérea de Bissau: principais artérias e pontos de referência

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2019)

I. Legenda da nova toponímia de Bissau (alterada em 21/1/1975, na sequência da independência) (*)

1. Av. Amílcar Cabral (antiga Av. da República)

2. Praça Heróis da Pátria (antiga Praça do Império) (é cruzada na vertical pela Av. Amílcar Cabral e na horizontal pela Av. Francisco Mendes)

3. Rua de Bolama (, alguém sabe como se chamava antes?)

4. Rua de Bafatá (, alguém se recorda como se chamava antes de 1975?)

5  Av Pansau Na Isna (antiga Av. Américo Tomás, e antes R. Mouzinho de Albuquerque, e ainda antes 5 de Julho), ligando à Estrada de Santa Luzia. (É paralela à Av. Amílcar Cabral, do lado esquerdo de quem desce para o Geba) (**)

6. Av. Domingos Ramos (antiga Av. Carvalho Viegas) (É paralela à Av. Amílcar Cabral, do lado direito de quem desce para o cais do Pidjiguiti)

7. Av.  Francisco [João]  Mendes (, nome de guerra, "Chico Tê") (antiga Av. Teixeira Pinto)

8. R. Osvaldo Vieira (no sentido descendente, tem à direita o Estádio Lino Correia)

9. Estádio Lino Correia (, antigo Estádio Sarmento Rodrigues)

10. Forte da Amura (fortificação do séc. XVIII, hoje Panteão Nacional onde repousam os restos mortais de alguns heróis da liberdade da Pátria, como o Amílcar Cabral, o Domingos Ramos, o Osvaldo Vieira, etc.)

11. Av. Unidade Africana (, alguém se lembra do nome anterior?)

12. Porto de Bissau

13. Cais do Pidjiguiti (ao fundo da Av. Amílcar Cabral)

14. Av. 3 de Agosto [, de 1959] (marginal)

15. Edifício da Catedral

16. Edifício do antigo Palácio do Governador

17. Edifício das Alfândegas


Guiné-Bissau > Bissau, capital do país. Planta da cidade, pós-independência. Pormenor. Cortesia do nosso camarada e amigo A. Marques Lopes (2005)


II. Chama-se a atenção para outras perpendiculares à artéria principal (a Av. Amílcar Cabral), já aqui referidas e descritas no nosso blogue 

Por exemplo, a Rua Eduardo Mondlane (Antiga Rua Engenheiro Sá Carneiro), que parte do Chão de Papel (Av. do Brasil), atravessa a Av. Amílcar Cabral, a artéria central ( a antiga Av. da República,) e vai até ao Hospital Simão Mendes, ao cemitério municipal e à antiga zona industrial...(***)

Era a rua dos Serviços Meteorológicos e da messe de sargentos da FAP... O nosso amigo Nelson Herbert lembra-nos que "Nha Maria Barba viveu na Guiné, na então Rua Engenheiro Sá Carneiro, a rua dos Serviços Meteorológicos, numa casa... de três moradias (nasci e cresci numa das moradias adstritas) , mesmo defronte à Messe dos Sargentos da Força Aérea. (Com a independência, foi a primeira chancelaria da embaixada da China.). (****)
_____________

Notas do editor:

(*) Vd. alguns postes anteriores cm referências à toponímia de Bissau, antes e depois da independência;

7 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20322: Historiografia da presença portuguesa em África (184): Roteiro de Bissau: ainda as velhas e as novas toponímias, depois de 21/1/1975

7 de novembro de 2019  > Guiné 61/74 - P20320: Historiografia da presença portuguesa em África (183): o desenvovimento urbano de Bissau, no período em que viveu Leopodina Ferreira Pontes, "Nha Bijagó" (1871-1959)

6 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20319: Memória dos lugares (397): Roteiro de Bissau, que outrora foi um cidadezinha colonial, com as suas belas casas de sobrado...Mas umas achegas para a se compreender o "tsunami" toponímica que aconteceu em 20/1/1975, ao tempo do Luís Cabral...

4 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20311: Memória dos lugares (395): Roteiro de Bissau Velha: ruas antigas e ruas atuais, onde se localizavam algumas casas comerciais do nosso tempo: café Bento, Zé da Amura, Pintosinho, Pinto Grande / Henrique Carvalho, Taufik Saad, António Augusto Esteves, Farmácia Moderna...

(**) Vd.postes de;

12 de janeiro de  2008 > Guiné 63/74 - P2435: PAIGC - Quem foi quem (6): Pansau Na Isna, herói do Como (Luís Graça)

9 de abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2737: Dando a mão à palmatória (8): Erros factuais nas notas biográficas sobre Osvaldo Vieira (1938/74) e Pansau Na Isna (1938/70)

3 comentários:

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Aplaudo este estudo da evolução do tecido urbano da cidade de Bissau que permite lembrar o que ela era no nosso tempo e o que é hoje. Creio que as maiores diferenças estarão ao nível de toponímia. Não tenho nada contra as alterações introduzidas pelo PAIGC.
É possível que já haja alterações no traçado das ruas ou com a construção de novas artérias.
O novo comércio e as novas instalações industriais e de serviços são também alterações a registar no que respeita ao que era no "nosso tempo" e o que é hoje.
Acho que não faria sentido se essas alterações não se tivessem verificado.
Este estudo deverá sempre constituir um banco de dados cujo valor histórico vai aumentando com o tempo. Somos nós, especialmente os que lá vão matar saudades, que devemos colectar informação, nesta área, mesmo nas áreas rurais por onde andámos.

Um Ab.
António J. P. Costa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Tó Z+e: leio no sítio da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, esta "coisa tão elementar", que é uma cidade, como Bissau, não ter ruas nem números de polícia (na maior parte dos sítios / bairros)... A notícia (11/8/2017) já tem mais de dois anos, deve ser da agência Lusa, e está incompleta...

Espero que ao fim deste tempo (dois anos e mais alguns meses), eu já possa mandar mandar uma encomenda postal sem ser para uma caixa postal... DE qualquer modo, uma coisa é a toponímia e a outra a atribuição de nºs de polícia às casas, e outra coisa ainda é o funcionamento dos Correios...

Talvez o Cherno Baldé nos possa fazer o "ponto da situação"... LG

____________

Guiné-Bissau, Bissau

Atribuição de números e nomes de ruas em Bissau

A Câmara Municipal de Bissau (Membro Efetivo da UCCLA), na Guiné- Bissau, vai começar a numerar as casas e a colocar nomes nas ruas da capital, com o objetivo de melhorar a toponímia da cidade.

Em Bissau, as casas não têm número e a maior parte das ruas dos bairros não têm um nome, o que impede a atribuição de moradas às pessoas.

Esta será uma das medidas de Baltazar Cardoso, presidente da Câmara de Bissau, que está no cargo há dois meses. A proibição de lavagem de carros no centro da cidade e a remoção de carros velhos estacionados serão outras das medidas implementadas por Baltazar Cardoso. (...)

https://www.uccla.pt/noticias/atribuicao-de-numeros-e-nomes-de-ruas-em-bissau

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Em Bissau, as casas não têm número e a maior parte das ruas dos bairros não têm um nome, o que impede a atribuição de moradas às pessoas! Incrível!

Agora é que a Câmara Municipal de Bissau (Membro Efetivo da UCCLA), na Guiné- Bissau, vai começar a numerar as casas?
Então os números que os portugueses deixaram eram assim tão colonialistas que não serviam?
E colocar (os novos) nomes nas ruas da capital, com o objetivo de melhorar a toponímia da cidade? Já disse que aceito a mudança total ou parcial (à vontade do povo) da toponímia.
Mas nada tenho com isso. É outro país. Porém parece-me que demais...

Um Ab.
António J. P. Costa
Esta será uma das medidas de Baltazar Cardoso, presidente da Câmara de Bissau, que está no cargo há dois meses. A proibição de lavagem de carros no centro da cidade e a remoção de carros velhos estacionados serão outras das medidas implementadas por Baltazar Cardoso. (...)