Como não tenho qualquer memória desta Operação Garrote , excepto pelo que depois ouvi falar dela, acredito que não participei nesta operação. Por este motivo vou transcrever o que me parece mais relevante, tal como consta no “relatório”.
(...) A CCAÇ 1439 realizou uma importante operação, de nome Garroye na região de Madina / Belel. Golpe de mão da CCaç 1439: (...) para os bons resultados desta Operação muito contribuiu o guia utilizado, Pedro Pina.
As NF divididas em dois escalões, actuaram da seguinte forma: O 1º escalão desenvolveu um cerco seguido de assalto tendo apanhado de surpresa o IN. Com o movimento e forças das NT, o IN não conseguiu reagir imediatamente. Em virtude do acampamento IN estar bastante disperso , o cerco não pode efectuar-se com perfeição tendo parte do IN conseguido esquivar-se à acção das NF. Feito o assalto fizeram-se as baixas e capturou-se o material que abaixo se descrimina.
Organizou-se uma força de perseguição dos elementos que conseguiram esquivar-se à acção das NT. Depois de batida toda a zona, iniciou-se o regresso ao quartel tendo o IN emboscado as NF na região de Madina. Novo grupo de perseguição tentou cercar os elementos do IN emboscantes, tendo-se os mesmos esquivado ao contacto." (...)
Segue-se uma descrição bastante exaustiva dos “resultados”, os quais se resumem como segue:
(i) destruição do Acampamento IN; baixas infligidas ao IN: 4 mortos confirmados e feridos confirmados em número não estimado. Foram capturadas duas mulheres
(ii) material capturado: 6 espingardas mauser; 3 pistolas metralhadoras de diversas marcas ; 13 granadas de diversos tipos ;15 carregadores de diversos tipos; 356 munições de varios tipos; 2 livros de escola da PAIGC.
Durante a emboscada foram atingidos ligeiramente os soldados da CCaç 1439, Francisco Assis de Freitas, nº 334/65, e o soldado de 2ª classe ,da provímciaa, Calubus Pago. nº 218/63l
Pessoal que
foi distinguido durante esta Operação:
Alf mil Luís Manuel
Zagalo de Matos;
2o Sargento António Manuel
Azevedo;
Furriel Mil Eduardo José
Ferreira de Oliveira;
1º cabo 276/65 Manuel
Fernandes
soldado 607/63Manuel Rosa de
Oliveira
Caç nativo Quemó Nanquin
Caç nativo Queba Soncó
1º cabo da P.A. 236/64 Bonco
Sanhá
1º cabo da P. A. 240/ 64 -Sori Baldé
Refe5ência elogiosa à Operação Garrote feita pelo Comando de Agrupamento nº 24 (Bafatá, 1965/67):
"Apraz a este comando registar a boa concepção dos planos estabelecidos, e dentro dos condicionamentos impostos mais pelo terreno do que pelo IN, o acertado desenrolar da acção e comportamento da NT bem secundadas senão igualado ultrapassado pelos actos individuais de caçadores nativos e elementos da Polícia Administrativa".
Dia 30 de Maio de 1966
As NT sofreram duas emboscadas na
região de Besmunha. As NT reagiram convenientemente gtentando um envolvimento
e e posteriormente um assalto às
posições IN. O IN foi desalojado das suas posições e perseguido, furtando-se ao
combate.
O official de operações do BCaç 1888, foi atingido por rebentamento de uma Granada ofensiva, supõe-se que lançada com dispositivo, pois o IN encontrava-se instalado a mais de 100 metros da Estrada.
(Continua)
_________
Nota do editor:
(*) Último poste da série > 6 de junho de 2021 > Guiné 61/74 - P22258: CCAÇ 1439 (Xime, Bambadinca, Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67): A “história” como eu a lembro e vivi (João Crisóstomo, ex-alf mil, Nova Iorque) - Parte IXb: Porto Gole: 3 de março de 1966, ataque IN, e visita da "Cilinha"
2 comentários:
Como as coisas mudaram, João. Quma troca anos depois fomos a Madina /Belele, armados até aos dentes e com forças a nível de batalhão...Op Tigre Vadio, 30 marco - 1 abril 1970. Três dias de inferno.
Queria dizer "quatro anos depois"
.
Enviar um comentário