quinta-feira, 1 de julho de 2021

Guiné 61/74 - P22333: Tabanca da Diáspora Lusófona (15): Convite do João Crisóstomo e da Vilma Kracun, aos seus vizinhos de rua, para se juntarem em convívio pós-Covid... no 14 de Julho, dia nacional da França... Um exemplo muito bonito de boa vizinhança e multiculturalismo!


Portugal > Torres Vedras > A-dos-Cunhados > Paradas > 16 de setembro de 2018 > João e Vilma. Ela eslovena, com nacionalidade francesa. Ele português, com dupla nacionalidade, a viver na América desde 1975. Dois cidadãos do mundo, que não páram de nos surpreender. Casaram em segundas núpcias em 2013. Vivem em Queens, Nova Iorque. Saúde e longa vida oara eles!

Recorde-se que o nosso amigo luso-americano João Crisóstomo, e nosso camarada da diáspora (EUA, Nova Iorque) foi alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67).  É destacado ativista social, tendo liderado campanhas bem sucedidas como a defesa das gravuras rupestres de Foz Coa, a reabilitação da memória de Aristides Sousa Mendes ou o apoio à autodeterminação de Timor Leste. LG

Foto: © Luís Graça (2018). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


"Flyer", em inglês  (*), em que os nossos amigos João Crisóstomo e Vilma Kracun convidam os seus vizinhos de rua  a celebrar o 14 de Julho, festa nacional da França, depois da separação imposta pela pandemia de Covid-19. "Comes & Bebes" por conta dos anfitriões... 

A Vilma, embora de origem eslovena, tem passaporte francês. Casou-se com o João em 2013. Este é um exemplo que merece o nosso aplauso, de multiculturalismo e de boa vizinhança, que nos vem... da Tabanca da Diáspora Lusófono!... E que merece ser conhecido. 

João e Vulma, parabéns!... Boa Festa, mas cuidem-se... Apesar de vacinados, a Covid-19 ainda anda por aí a fazer estragos por todo o mundo... Se  decidirem cá vir a Portugal, ainda este ano, já sabem que serão recebidos de braços abertos pelas Tabancas da Tabanca Grande, e em especial pela Tabanca do Atira-te ao Mar, herdeira da Tabanca de Porto Dinheiro (que era animada pelo nosso querido Eduardo Jorge Ferreira, 1952-2019).  Aliás, vocês pertencem, de pleno direito, à Tabanca do Atira-te ao Mar (de que é régulo agora o Joaqim Pinto Carvalho).


1. Excerto de mensagem que o João Crisóstomo nos mandou, hoje, às 12h10: 

(...) Nós, por aqui "vamos andando”, como se costuma dizer. Na semana passada fomos a West Virgínia visitar uns amigos e na volta estivémos em Gettysburg, lugar da batalha mais conhecida e decisiva para os Estados na altura permanecerem Unidos como ficaram estão e para o fim da escravatura “oficial”( …) 

 O que mais me surpreendeu foi a diferença entre a cidade enorme de Nova Iorque ( repara que não digo ‘grande cidade” mas cidade enorme ) e as várias cidades e lugares por onde passámos. Em toda a parte tudo muito limpo, nada de papéis e lixo por todos os cantos com o sucede aqui, para frustração minha. 

Por isso, logo que acabe de te enviar este E mail, comentário aos posts sobre o Círio ao Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, vou pôr a minha fardamenta de “voluntário do Departamento de parques” e vou limpar a vizinhança. Não posso fazer milagres, tanto mais que esta chata da ciática me inibe de me mover como eu estou acostumado, mas pelo menos a minha rua e lugares mais próximos da minha casa estão sempre mais ou menos limpos…

Neste momento eu e Vilma estamos já a preparar um pequeno”convívio", com os velhinhos da minha rua, um edifício de 72 apartamentos de regime de "vida assistida”. 

O próximo domingo, dia 4 de Julho, “Dia da Independência” é sempre festejado em toda a parte especialmente a nível familiar, com "pic nics” e outros eventos ao ar livre. E nós, queiramos ou não, americanizados também já especialmente pelos nossos filhos e netos, fazemos o mesmo. Desta vez vai ser na casa do meu filho que vive em New Jersey e que está morto por dar mais vida à piscina que mandou construir ao lado da casa. 

 Neste dia em Nova Iorque vai ser inaugurada uma segunda " Estátua da Liberdade” , réplica em ponto pequeno da bem conhecida senhora que se encontra no estuário entre Nova Iorque e New Jersey e que, assim consta, antes de ser colocada na capital dos US, onde vai ficar definitivamente, vai andar às voltas pelos Estados Unidos para benefício daqueles que vivem no interior e que não viajam a estas paragens.

Como não podemos estar aqui neste dia 4 de Julho, e uma vez que a Vilma ainda conserva o seu passaporte francês, decidimos celebrar com estes seniors ( que eu considero a “my extended family"!) o Dia da Bastilha, a 14 de Julho. Creio que o “flyer” que junto é elucidativo; e nem o vou traduzir pois sei que tu e quase toda a gente hoje conhecem suficiente inglês para o compreender ( e há sempre a tradução do “Google", para quem tem coragem para essas coisas digitais).

A Vilma acaba de se levantar e está a sair para se juntar a um pequeno grupo de coreanos, chineses, liderados por um americano-polaco, para os seus exercícios de Tai Chi,!!!… em que eu não alinho….

Instruiu-me para não esquecer ( como se fosse preciso lembra-me !) de te enviar ti, à Alice e demais amigos de quem tantas saudades temos um grande abraço. 

João e Vilma (**)
_____________

Notas do editor:

(*) Tradução livre  e rápida para português (LG / Google):

A todos os residentes dos Sunnywood Apartments: 

Caro/a vizinho/a, como você sabe, os EUA têm uma segunda Estátua da Liberdade oferecida pela França. Esta nova estátua, em bronze, apelidada de "irmã mais nova",  é um décimo sexto do tamanho da mundialmente famosa que fica na Ilha da Liberdade. Será exposta na Ilha Ellis no Dia da Independência. Nós não estaremos aqui no dia 4 de julho, mas… Na quarta-feira, 14 de julho, Dia nacional da França! João e Vilma, convidam-na, a si!

Temos saudades de todos vocês ! É hora de nos encontrarmos novamente, como costumávamos fazer antes da pandemia de Covid 19! Então ... Vamos almoçar juntos e desfrutar da companhia uns dos outros enquanto comemoramos o Dia nacional da França na quarta-feira, 14 de julho. 

Local: área da entrada para o nº 44-20, 64th Street, Woodside. Horário: 13h00.   Alimentos e bebidas serão servidos: Frango grelhado…. Arroz de marisco ... Salada de macarrão frio,  Salada verde mista ... Salada de frutas frescas ... Bolo ... e bebidas 

 Embora não seja necessário, se alguém quiser trazer algum prato ou qualquer coisa para compartilhar com todos ... está à vontade para o fazer!

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Vilmas e João: de repente fui assaltado por uma dúvida, será que estão todos vacinados na vossa rua ? E os negacionistas ? Cuidem-se!