quarta-feira, 30 de junho de 2021

Guiné 61/74 - P22328: Tabanca do Atira-te ao Mar (3): O "círio" ao Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal - Parte I: como há 62 anos, em 29 de junho de 1959...


Foto nº 1 > Bombarral > Carvalhal > Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal > 29 de junho de 2021 > O 1º "círio" da Tabanca do Atira-te ao Mar (Porto das Barcas, Lourinhã) > Esperemos que seja o primeiro de vários que ainda tencionamos fazer nos próximos anos... se o Senhor Bom Jesus do Carvalhal nos der vida e saúde... Da Lourinhã até lá, por estrada e camimhos rurais forma 25 quilómetros a pé, realizados em menos de seis horas (das 7h00 às 13h00).


Foto nº 2 > Bombarral > Carvalhal > Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal > 29 de junho de 2021 > O 1º "círio" da Tabanca do Atira-te ao Mar (Porto das Barcas, Lourinhã) > NO parque das merendas, retemperam-se depois as forças... Da esquerda para a direita: Eugénia, Luís Graça, Jaime Silva. Alice Carneiro, Conceição Ferreira (viúva do Eduardo Jorge Ferreira, 1952-2019), Joaquim Pinto Carvalho, Esmeralda Costa e Maria do Céu Pinteus... A foto foi tirada pelo Xico Costa.


Foto nº 3 > Bombarral > Carvalhal > Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal > 29 de junho de... 1959 > Foi há 62 anos, que o futuro régulo da Tabanca do Atira-te ao Mar, foi com a família, em carro de bois enfeitado, do Cadaval até ao Carvalhal (cerca de 7 km), com toda a família (pais, mais 6 rapazes e 3 raparigas, alguns já casados e com filhos)... O Joaquim Pinto de Carvalho, aqui com 11 anos, é o rapaz de boné, da primeira fila. 


Foto nº 3A > Bombarral > Carvalhal > Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal > 29 de junho de... 1959 > Há 62 anos, o futuro régulo da Tabanca do Atira-te ao Mar, "agarrado ao tacho"... A seu lado, o  sobrinho Luís
... (Foto do álbum do Joaquim Pinto Carvalho)
 

Foto nº 4 > Bombarral > Carvalhal > Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal > 29 de junho de 2021 > O 1º "círio" da Tabanca do Atira-te ao Mar (Porto das Barcas, Lourinhã) >  O régulo, Joaquim Pinto de Carvalho, 62 anos depois, sentado no chão a guardar o tacho ( com o caldo verde feito pela Conceição Ferreira, que também chegou a vir a este santuário, com o seu querido e saudoso Eduardo  ...


Foto nº 5 > Bombarral > Carvalhal > Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal > 29 de junho de 2021 > O 1º "círio" da Tabanca do Atira-te ao Mar (Porto das Barcas, Lourinhã) > A Conceição Ferreira, viúva do Eduardo Jorge Ferreira (1952-2019) cuja memória recordámos com saudade.


Foto nº 6 > Bombarral > Carvalhal > Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal > 29 de junho de 2021 > O 1º "círio" da Tabanca do Atira-te ao Mar (Porto das Barcas, Lourinhã) > O Jaime Silva, que em jovem, também vinha ao Santuário, integrado no círio do Seixal, que se realizava (e continua a realizar-se) no dia 7 de setembro.  Ao fundo, eram as antigas cavalariças ou currais onde os romeiros guardavam os seus animais (burros, cavalos, machos)... A casa da ponta esquerda aloja hoje um pequeno museu. O Santuário também também tinha casas para os peregrinos ou romeiros.



Foto nº 7 > Bombarral > Carvalhal > Recinto do Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal > 29 de junho de 2021 > O 1º "círio" da Tabanca do Atira-te ao Mar (Porto das Barcas, Lourinhã) > O Joaquim Jorge, a sair do carro,  também nos quis fazer uma visita de surpresa... O régulo da Tabanca de Ferrel, que fez em pouco tempo duas opreações à coluna, continua a escrever os seus livros: tens dois para lançar, um com versos da sua lavra e outro sobre a praia do Baleal... O círio de Ferrel continua a ser o maior círio que vem a este Santuário. Na foto, à direita, o Joaquim Pinto Carvalho e a Alice Carneiro.

Fotos (e legendas): © Luís Graça (2021). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. A ideia foi do régulo... Queria comemorar a ida ao Santuário de há 62 anos atrás... Precisamente em 29 de junho de 1959. Tinha ele 11 aninhos... Foi lá com a família, de carro de bois, todos em fato domingueiro, que o dia era de festa rija... 

Os restantes tabanqueiros da Tabanca do Atira-te ao Mar (... e Não Tenhas Medo!) alinharam: uns iriam a pé, outros iriam lá ter de carro... Até porque que havia de necessidade de dois ou três carros para trazer de volta os romeiros e de dar o necessário apoio logístico.  

A peregrinação, por estradas e caminhos rurais, foi um pouco mais "puxada" do que o previsto. Mas todos os corpos e almas se portaram bem. E o desafio foi conseguido. Fica desde já marcado o próximo para o dia 29 de junho de 2022.

A pouco e pouco, o "tabancal" começa arriscar a aparecer mais vezes em grupo e em pequenas saídas como esta...Ontem fomos nove, para o ano esperamos poder ser mais.  Aqui fica uma primeira reportagem. 

A ideia é também dar ânimo aos demais amigos e camaradas de outras tabancas da Tabanca Grande.  Para uma das próximas semanas, está já "apalavrada" a ida ao Santuário da Senhora dos Remédios, no Cabo Carvoeiro, Peniche... com sardinhada no restaurante Toca do Texugo... A distância   é  mais curta, 19 km.  Na altura podemos alargar o grupo... Já estamos todos vacinados e com os respetivos certificados digitais, como convém. (LG)

___________

Notsa do editor:


(**) Último poste da série > 5 de outubro de 2020 > Guiné 61/74 - P21418: Tabanca do Atira-te ao Mar, Porto das Barcas, Lourinhã (2): A despedida do verão ou a vida que segue dentro de momentos (texto e fotos: Luís Graça)

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis,
Com grande satisfação constato que a tua saúde já te permite invadir a minha terra, ajudando a perpetuar uma tradição, que me parecia estar um pouco esmorecida. Satisfeito também que o grupo dos meus vizinhos disfrutasse de um dia de S.Pedro para recordar, pois terá sido repleto de boas recordações e alegre convivio.
Aproveitando a abertura a outros tabanqueiros, teria muito prazer de vos acompanhar no próximo encontro em Peniche,terra que também me é proxima, pois desde o berço que sou "residente" sazonal no Baleal.

Anónimo disse...

ficando limitado por falta de espaço,concluo identificando-me e aguardando a informação, quando houver data para Peniche.

Abraço do José Carvalho