quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Guiné 61/74 - P23720: In Memoriam (457): Xico Allen (1950-2022), ex-Soldado Condutor Auto, CCAÇ 3566, "Os Metralhas" (Empada e Catió, 1972/74): A minha homenagem ao amigo Xico Allen, como sempre o tratei (Albano Costa)


1. Mensagem do nosso camarada Albano Costa (ex-1.º Cabo At Inf da CCAÇ 4150 (Bigene e Guidaje, 1973/74), com data de 18 de Outubro de 2022:


A minha homenagem ao amigo Xico Allen (como sempre o tratei)

Sabia que estava a passar por um período menos favorável na sua saúde, mas sempre muito otimista. Ainda há 15 dias, falando com ele ao telefone, me disse que uma dia em breve íamos tomar uma café para falar, era uma maneira que ele tinha de estar na vida, era uma conversa com todos os seus amigos, e eram imensos.

Conheci o Xico Allen no ano de 1996. Tinha eu organizado o meu convívio militar a CCaç 4150. Telefonou e veio à minha procura, logo ali sem nos conhecermos, tivemos uma empatia muito grande que acabamos depois de muita conversa sobre a Guiné irmos os dois almoçar para continuar a conversar.

Explicou-me como podia saber as direcções de todos os meus colegas que fizeram parte da minha companhia e um dia foi comigo ao Arquivo Geral do Exército para saber e acabei por conseguir.

Sempre preocupado com os guineenses que viviam em Portugal, falou-me de um Braima que gostava de tocar música e tocava em alguns convívios militares, e convenceu-me a o convidar para ir actuar no próximo convívio, e foi o que veio a acontecer.

Nunca mais nos separamos. Começou a convencer-me a ir visitar a Guiné, eu disse que gostava, mas tinha muito receio, porque a minha zona (Guidaje) era um zona muito complicada para lá chegar e também muito perigosa (na minha mente ainda andava muitos «bichinhos» de outrora). Ele sempre muito otimista nas suas afirmações nunca desistiu de me convenver a voltar à Guiné, e eu sempre a resistir.

Um dia, depois de tanta insistência, ele apercebeu-se que eu tinha vontade, mas faltava-me a coragem. Acabou por aparecer no meu estabelecimento junto com a Zélia e ali os dois conseguiram convercer-me a ir à Guiné, o que veio a acontecer em Novembro de 2000.

Fomos: o Xico, eu, o meu filho Hugo, o Manuel, o Carlos, o Amândio, o Casimiro, o Armindo, o Lúcio e o Camilo, sempre com o receio na minha mente, com os pensamentos do passado, mas o Xico Allen sempre ótimista, e com muita organização no que dizia e fazia, não deixava nada para trás, ele sempre tratava de tudo.

Xico Allen, agradeço (já te tinha dito pessoalmente) por teres conseguido com que eu, a partir do dia em que cheguei à Guiné e a Guidaje, conseguisse limpar todos os receios que tinha na minha mente sobre o meu passado na guerra na Guiné. Mais um vez obrigado.

"Lembro-me quando chegamos a Empada, à zona onde estiveste na Guiné. Um africano ir ao teu encontro e dizer: oh Xico, eu sabia que vinhas aqui, porque já tinha sido informardo que te viram em Bissau", tal a popularida que o Xico Allen tinha na Guiné.

Nós deixamos de ter o Xico Allen fisicamente connosco, mas ele nunca vai sair de dentro de nós. E vai também deixar muitas saudades aos guineenses.

É uma pequena homenagem póstuma que te faço.

Albano


____________

Nota do editor

Vd. poste de 18 de Outubro de 2022 > Guiné 61/74 - P23717: In Memoriam (456 ): Xico Allen (1950-2022), ex-Soldado Condutor Auto, CCAÇ 3566, "Os Metralhas" (Empada e Catió, 1972/74), um dos nossos pioneiros nas viagens de saudade à Guiné-Bissau

2 comentários:

Anónimo disse...

Que posso dizer por mais um dos Nossos que partiu?
Conheci o Chico Allen na Tabanca de Matosinhos, já la vai mais de uma década, e nos múltiplos encontros que convivemos, acabei por verificar que era um verdadeiro "Homem Grande".
A vida é assim muito ingrata. Não partimos de acordo com a idade, mas de acordo com uma lei desconhecida.
Grande Camarada Xico Allen, já que foi assim que sempre te conheci, até qualquer dia...
Aos familiares os meus sentidos pêsames.

Jorge Picado

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Albano,sempre te conheci com um "brilhozinho nos olhos" sempre que falavas da Guiné... Afinal, vejo que foi o Xico a pegar-te a "doença"... Em troca, tu trouxeste-lo até à nossa tertúlia.

Fico muito sensibilizado pelo teu testemunho e pela seleção fotográfica. Para mim, és também um dos "amigos para sempre" que eu fiz, no nosso blogue.

Um grande abraço para ti e para o teu Hugo, que tomou conta do teu negócio, e é um dos meninos lindos da nossa Tabanca Grande. Luís