terça-feira, 18 de outubro de 2022

Guiné 61/74 - P23717: In Memoriam (456 ): Xico Allen (1950-2022), ex-Soldado Condutor Auto, CCAÇ 3566, "Os Metralhas" (Empada e Catió, 1972/74), um dos nossos pioneiros nas viagens de saudade à Guiné-Bissau

 



Xico Allen (1950-2022). O funeral é na quinta feira, às 14h30, em Lordelo do 
Ouro, Porto.  Ia completar, em 19 de maio de 2023,  os 73 anos.

1. O Zé Teixeira mandou-me, por SMS, com data de ontem, às 23h49, a triste mensagem que acabei de ler às seis e meia da manhã, quando peguei no telemóvel: 

"Luís, acabo de ser informado pela Inês, filha do Xico Allen, que ele faleceu há minutos. Não resistiu à segunda operação aos intestinos - Teve uma recaída há dois dias. E partiu." 

A notícia foi igualmente partilhad na página do Facebook da sua filha, Inês Allen

A mim, cumpre-me o doloroso dever de anunciar à Tabanca Grande esta notícia da morte de mais um dos nossos (*).

O Francisco Allen, mais conhecido por  Xico Allen, e também por Xico de Empada, ex-Soldado Condutor Auto, da CCAÇ 3566, "Os Metralhas" (Empada e Catió, 1972/74),  era um histórico da Tabanca Grande, para onde entrou, em princípios de 2006, pela mão do seu amigo e vizinho Albano Costa.(**)

Bancário reformado, vivia em Vila Nova de Gaia.  Conheci-o, pessoalmente, a ele, ao Albano Costa, ao Hugo Costa e ao Zé Teixeira, em 31/12/2005, na Madalena... Foi um dos primeiros camaradas a voltar à Guiné depois da independência. E nos últimos anos chegou mesmo a lá viver. 

De acordo com as memórias da Zélia Allen, sua companheira na altura, mãe da nossa amiga Inês Allen (as duas são também nossas tabanqueira), o casal Allen visitou a Guiné do pós-guerra, em abril de 1992, eles os dois mais um outro casal, o Artur Ribeiro e a esposa. Em 1994 lá voltaram, desta vez foram 3 casais e conseguiram ir a Empada, onde o Xico tinha feito a sua comissão. Uma terceira viagem foi em 1996 e uma quarta em 1998.

Para a Zélia aquela, a de 1998, foi a sua última viagem à Guiné, mas não para o Xico, que continuou a lá ir regulamente.  Em 1998, o  Xico, a Zélia, o Camilo e outros camaradas foram até à região do Boé, a partir de Quebo, no sul, seguindo a estrada junto à fronteira. Estiveram em Madina do Boé, não sei se chegaram a ir a Beli, e seguiram depois pela antiga picada que, indo por Cheche e Canjadude, ia dar a Gabu (Nova Lamego)... Fizeram, por isso, o mesmo percurso das NT,  no âmbito da Op Mabecos Bravios (1-7 de fevereiro de 1969), ou seja a picada Madina do Boé-Cheche-Canjadude-Gabu.

Era um homem de ação, pouco dado à escrita, afável, amigo do seu amigo... Guardo dele as melhores recordações, incluindo as suas idas ao Encontro Nacional da Tabanca Grande, em Monte Real (a última vez, em 2018). 

Sobre ele escrevi algures, legendando a feliz foto do Hugo Costa, a do Xico com um saraui, na Mauritãnia, a caminho da Guiné-Bissau:

(...) O Xico Allen em acção: ele tem o melhor dos portugueses (a abertura aos outros, o sorriso aberto e frontal, a alegria de viver, o sentido da aventura) e dos ingleses (a organização, a tenacidade, a teimosia, o pragmatismo)... Pelo menos, dos portugueses e dos ingleses do Porto. É o que eu deduzo da apreciação feita pelos amigos que o conhecem... e também daquilo que eu já sei dele (...). Desejo-lhe good luck / boa sorte nas suas próximas aventuras terrestres a caminho dessa "terra vermelha e ardente", como  chama o Torcato Mendonça à nossa Guiné" (...)

À família enlutada, e em particular à sua filha querida, a Inês Allen, bem como ao seu filho, fica a nossa manifestação de dor e do nosso apreço por este camarada e amigo, cuja memória prometemos honrar: o Xico era muito querido por todos nós. E este é o "In Memoriam" possível que eu aqui deixo, feito em escassas duas horas, antes de ir para a minha sessão matinal de fisioterapia. 

Até sempre, Xico! (LG)

Viagem Porto-Guiné > Abril de 2005 > O Xico com um saraui

Expedição Porto-Bissau, organizada por Xico Allen e A. Marque Lopes... 9 de abril de 2006... Dia 5... A caminho de  Nouakchott, capital da Mauritânia... Um encontro amigável com sarauis e camelos... Fabulosa esta foto do Xico com um saraui, Grande fotógrafo, o nosso Hugo Costa, filho do Albano Costa que, juntamente com a Inês Allen, integrou esta viagem à Guiné, por terra, pelo deserto do Sara...  

Foto (e legenda(: © Hugo Costa (2006). Todos os direitos reservados.  [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Guiné-Bissau > Região de Quínara (Buba) > Empada > Abril de 2006 >  Pai, Xico Allen, e filha, Inês Allen, juntos na pesquisa de vestígios da presença dos "Metralhas"  (CCAÇ 3566) nos já idos tempos de 1972/74.

Foto (e legenda): © A. Marques Lopes (2006). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Brasil > Cidade de Praia Grande > Estado de São Paulo > 2014 >  Da esquerda para a direita, o António Chaves, o Joaquim Pinheiro da Silva e o Xico Allen.

Foto (e legenda): © Joaquim Pinheiro  (2014). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Leiria > Monte Real > XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 5 de maio de 2018 > O Xico Allen e o Agostinho Gaspar

Foto (e legenda): © Miguel Pessoa (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar; Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Guiné-Bissau > Região do Oio > Jugudul > Abril de 2006 > Uma paragem na casa do Manuel Simões (1941-2014). A única mulher do grupo, com o seu recente penteado africano, feito em Bissau: a Inês Allen. O Manuel Simões era um velho conhecido e amigo do Xico Allen,

Foto (e legenda): © A. Marques Lopes (2006).  Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar; Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Guiné-Bissau > Região de Gabu > Picada de Cheche - Gabu > 1998 >  Restos de viaturas das NT abandonadas...Trinta anos depois da retirada de Madina do Boé (6 de fevereiro de 1969), ainda continuavam vísiveis os sinais das emboscadas e das minas... que fizeram da zona do Boé uma das mais trágicas para as NT.

Fotos (e legenda): © Francisco Allen / Albano M. Costa (2006). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Guiné-Bissau > Região de Quínara > Empada > 1998 > A famosa Fonte de Empada... " O calor era tanto que o melhor naquele momento foi despejar várias bacias de água pela cabeça abaixo somente para refrescar e tirar a maioria do pó apanhado ao atravessar as muitas picadas para ali chegar. Fomos ali pois era àquela fonte que o Xico ia fazer o carregamento de água e assim nos deparamos com as mulheres a lavar a roupa após o que tomavam banho. Na foto eu estava nas escada a filmar enquanto meu marido tirava fotos" (Zélia)... "A Zélia é mesmo assim e lá foi tomar o seu banho" (Albano Costa). 

Foto (e legenda); © Xico Allen / Zélia Neno (2006). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Matosinhos > Leixões > Restaurante Casa Teresa > 9 de Abril de 2008 > Reunião habitual, às quartas feiras, da Tertúlia de Matosinhos (ou Tabanca Pequena de Matosinhos)... Da esquerda para a direita: (i) de pé, A. Marques Lopes, João Rocha (1944-2018), Eduardo Reis, José Teixeira, Armindo; na primeira fila, Jorge Félix, Xico Allen (1950-2022) e Silvério Lobo... À entrada da Casa Teresa, o António Pimentel. Foi na Casa Teresa, em Leixões, que começou a Tabanca Pequena de Matosinhos.

Foto (e legenda): © Jorge Félix (2008). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Vila Nova de Gaia > Madalena > Vésperas de Natal de 2005 > Uma minitertúlia de camaradas e amigos da Guiné: da esquerda para direita: Luís Graça (que costuma passar o Natal no Norte, em casa dos cunhados), A. Marques Lopes, José Teixeira, Albano Costa, Hugo Costa e Francisco Allen (mais conhecido pelo Xico de Empada ou Xico Allen...)


Foto (e legenda): ©  Hugo Costa / Xico Allen (2005). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

___________

(...) O Xico ainda hoje falei com ele e disse-lhe para ele também entrar na nossa tertúlia. Eu tenho a certeza que ele vai contar a sua estória mas ele não se sente muito à vontade para a escrita: é daqueles que só de empurrão mas vai...

Ja mandei um e-mail ao José Teixeira para nos encontrarmos um dia destes. Afinal também somos vizinhos. O Allen é uma pessoa que tem uma visão da Guiné muito grande, ele já lá foi muitas vezes, conhece muitissimo bem a Guiné, e os guinéus conhecem-no bem a ele (...)

14 comentários:

José Teixeira disse...

Após uns meses de profundo sofrimento, o Xico partiu esta noite.
São muitas as saudades deste amigo que parte.
Apaixonado pela Guiné-Bissau, contagiou a família e muitos de nós por esta segunda pátria.
Pessoa simples e muito humana. Amigo e dedicado. Desde 1992, ano em foi à Guiné em férias, ficou perdido pelas suas gentes e raro foi o ano em que não regressou. fez muitas viagens por terra e nunca ia de mãos vazias. A viatura ou viaturas, porque nunca ia sozinho carregavam, roupas, medicamentos, livros e cadernos escolares, enfim, tudo o que sabia, por conhecimento próprio, que fazia lá falta, e sobretudo levava amizade e carinho para distribuir. Gerou profundas amizades entre o povo da Guiné. Percorreu este país de lés a lés.
Acompanhei-o duas vezes no percurso e outras vezes de avião. foi ele que que abriu o caminho de regresso ao encontro de um povo que admiro profundamente.
Obrigado Xico.
Foi o iniciador e a alma da TABANCA DE MATOSINHOS que germinou por esse Portugal abaixo, outras tabancas - ponto de encontro de camaradas da Guiné.
Ia fazer setenta e três anos, mas a morte arrebatou-o, depois de profundo sofrimento.
PAZ À SUA ALMA
O funeral será amanhã - Quarta feira.

Hélder Valério disse...

Apanhado de surpresa, tal como penso que a maioria de nós, fiquei muito entristecido.

O Xico Allen foi um dos amigos que encontrei por aqui, no nosso Blogue, e com quem criei empatia. Estive com ele algumas (poucas) vezes mas sempre com grata recordação.

Neste momento sinto que pouco posso fazer a não ser lamentar o seu falecimento e endereçar à família e amigos os meus profundos sentimentos.

Que descanse em paz.

Hélder Sousa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Zé Teixeira, fazes um retrato perfeito e justo do nosso Xico. Vou publicar.Sabemos que ele, como muito dos nossos camaradas que integram a Tabanca Grande, não era homem das escritas. Perdi a conta das vezes que foi à Guiné, e nunca em simples passeio. De resto, como tu. É justo lembrares que ele foi um históricos fundadores da Tabanca de Matosinhos. Contigo e outros. É uma perda muito grande para os amigos e camaradas da Guiné. Manda-me o no. telemóvel da Inês

Anónimo disse...

Que é que havemos de esperar nesta fase das nossas vidas? Esta comissão toca a todos, embora não faltassem desertores ou refractários.
Mais uma baixa e logo de um grande condutor que se distinguiu naquelas picadas.
Até daqui a uns dias, Caro Camarada Xico Allen!

Os meus respeitoa à Família.

V. Briote
____________

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Peço desculpa pelas gralhas matinais que, entretanto,já corrigi. LG

José Marcelino Martins disse...

Fiquei surpreso, apesar do sucedido ser sempre esperado.
Até sempre.

Valdemar Silva disse...

Sentidos pêsames.

Valdemar Queiroz

antonio graça de abreu disse...

Mais um, dos muito bons, dos melhores que partiu. Descansa em paz, meu amigo.

António Graça de Abreu

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Gtancisco Allen Pereira... Tinha sentido de humor... Veja-se como se aparesentava napágina do Facebook:

https://www.facebook.com/fapereira1

Director na empresa Reformado

Trabalhou como Chefe na empresa No Sofá Em Minha Casa

Estudou Estudos económicos e leiteiros. em universidade da vida

Andou na escola BC10

Vive em Gaia, Porto, Portugal

De Porto

Divorciado

Anónimo disse...

O Chico foi para outro lado. Julgo que não o voltarei a ver, mas nunca se sabe.
Na minha vida registo algumas coisas boas, e delas saliento a minha viagem à Guiné, em 2009, o conhecimento da Tabanca de Matosinhos e a descoberta deste blog maravilhoso. Sucede que o Chico, foi um dos membros do pequeno grupo fundador da Tabanca de Matosinhos e sem o incentivo dele não teria empreendido aquela aventura venturosa de regressar à Guiné, a Mamptá, em 2009, sendo ele o chefe dessa excursão muito especial e gloriosa.
Estou-lhe muito grato por tudo isso.
Gostaria de o reencontrar, num qualquer sítio.

Os meus sentimentos à família e aos seus amigos mais próximos.
Obrigado Chico.

Carlos Vinhal disse...

Especialmente à Inês, deixo o meu mais sentido pesar pela morte de seu pai.
Aos camaradas que mais de perto privaram com o Xico envio o meu abraço solidário.
Mais um companheiro que parte para o Batalhão celestial onde forçosamente nos vamos encontrar todos.
Por impedimento físico não tenho a certeza de poder comparecer no funeral, mas farei um momento de recolhimento em sua memória.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

Anónimo disse...

Por lapso esqueci-me de assinar o meu comentário de condolências, feito às 19:12: Carvalho de Mampatá.



Carvalho de Mampatá

joaquim disse...

Paz à sua alma.
À sua família um abraço forte e sentido.

Fernando Gouveia disse...

Tanto haveria a dizer sobre ti. No que me diz respeito, disse um dia que se não tivesse ido à Guiné, contigo, há uns 12 anos, arrepender-me-ia para sempre. Fui por oito dias mas acabei por lá ficar 15 dias.
Almocei com o grupo habitual e contigo portanto, há dois ou três meses. Mais dia menos dia tornaremos a encontrarmo-nos.
Até sempre
Fernando Gouveia