sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

Guiné 63/74 - P357: O Xico de Empada, grande amigo dos guinéus (Albano Costa)

Caro Amigo L.G.

O Xico de Empada ou Xico Allen (ou ainda Francisco Allen) é um ex-combatente que esteve na Guiné em 72-74. A CCAÇ dele, eu um dia destes dou toda a informação, era os «Metralhas», não era CCAÇ 2381, do José Teixeira, que esteve em Buba e Empada, de 1968 a 1970.

O Xico ainda hoje falei com ele e disse-lhe para ele também entrar na nossa tertúlia. Eu tenho a certeza que ele vai contar a sua estória mas ele não se sente muito à vontade para a escrita: é daqueles que só de empurrão mas vai...

Ja mandei um e-mail ao José Teixeira para nos encontrarmos um dia destes. Afinal também somos vizinhos.

O Allen é uma pessoa que tem uma visão da Guiné muito grande, ele já lá foi muitas vezes, conhece muitissimo bem a Guiné, e os guinéus conhecem-no bem a ele (1).

Um abraço,
Albano
_____

(1) Albano:

O Carlos Schwarz (mais conhecido por Pepito), que é o fundador e director executivo da AD - Acção para o Desenvolvimento, responsável pelo Projecto Guiledje, manda dizer que gostava de conhecer o Francisco Allen quando ele for à Guiné. E mais: e se ele precisar de alguma ajuda, que o contacte, sem qualquer constrangimento... Ora isto é que é de amigo! Transmite este recado ao Xico!

Há dias eu tinha tomado a liberdade de enviar ao Pepito, para o arquivo dele, um cópia das fotos de Guileje, tiradas pelo Xico em 2004, e que tu tiveste a gentileza de nos mandar. Também sugeri que ele aproveitasse as idas (frequentes) do Xico à Guiné... Não sei se foi abuso da minha parte, mas não há dúvida que o Xico tem que vir para a nossa caserna... Dessa parte encarresgas-te tu, que és amigo dele...
L. G.

Sem comentários: